
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Jul 2025 | 16:34 |
O mercado de verão está oficialmente aberto e os clubes começam a fechar negócios. Desta vez, é Luka Jovic que está no centro das atenções. O atleta, que chegou a erguer o Campeonato Nacional ao serviço do Benfica, protagonizou uma transferência para o futebol mexicano para representar o Cruz Azul, antiga equipa do recém despedido treinador do Porto, Martin Anselmi. O avançado sérvio terá chegado a um acordo com o clube sul-americano.
A imprensa mexicana confirmou a noticia que havia sido avançada pelo jornalista e especialista em mercado, Ekrem Konur. O internacional sérvio chegou ao final do contrato com o Milan e decidiu rumar ao futebol mexicano, onde vai auferir um salário anual de cinco milhões de euros, acrescido de bónus por golos marcados e um prémio de assinatura de 4,3M€.
Os dirigentes do Cruz Azul acreditam que Jovic pode liderar o ataque da equipa que, na temporada passada, após a saida polémica de Martin Anselmi para o Porto, venceu a Liga dos Campeões da CONCACAF, a maior competição internacional norte-americana. Com a conquista, o emblema mexicano já garantiu a qualificação para o Mundial de Clubes de 2029.
Luka Jovic teve uma passagem curta pelo Benfica. Chegou em 2015, proveniente do Estrela Vermelha, e jogou apenas quatro jogos pela equipa principal dos encarnados, ainda assim, fez parte do plantel campeão em 15/16 e 16/17. O avançado foi emprestado ao Eintracht Frankfurt, conjunto onde teve mais sucesso na carreira. O emblema alemão gastou cerca de 20 milhões de euros para garantir o passe do jogador que, duas temporadas depois, foi transferido para o Real Madrid por mais de 60M€.
Sem grande sucesso em Espanha, Luka Jovic rumou ao futebol italiano, onde esteve três temporadas. Em 2024/2025, ao serviço do Milan, o avançado sérvio - avaliado em 4,5 milhões de euros - foi aposta em 17 partidas oficiais. Nos 692 minutos que esteve em campo, marcou 4 golos e ajudou os rossoneri a vencer a Supertaça de Itália.
Argentino foi um dos alvos do Presidente do Clube da Luz para reforçar o plantel de Bruno Lage, acabando por ser contratado por um 'gigante' alemão
02 Set 2025 | 17:23 |
Ezequiel Fernández foi um dos alvos de Rui Costa, com o intuito de reforçar o meio-campo do Benfica. No entanto, a transferência acabou por nunca acontecer e os encarnados optaram pela contratação de Enzo Barrenechea e Richard Ríos como reforços para o meio-campo de Bruno Lage. À procura de um novo destino, o jogador de 23 anos acabou por rumar ao Bayer Leverkusen.
Ezequiel Fernández: "Quero avançar na minha carreira na Europa"
"Quero avançar na minha carreira na Europa, num clube internacionalmente conceituado", começou por dizer Ezequiel Fernández, que assinou um contrato válido com o Bayer Leverkusen até 2030.
O internacional olímpico mencionou ainda o facto de ter presente no plantel dos farmacêuticos três argentinos: "O Leverkusen tem atualmente três compatriotas no plantel: Exequiel Palacios, Alejo Sarco e Claudio Echeverri. Eles falaram-me sobre a cultura do clube e as elevadas exigências desportivas aqui em Leverkusen".
Ezequiel Fernández: "Conquistaremos vitórias importantes"
Por fim, Ezequiel Fernández mostrou-se desejoso para vencer com a camisola do Bayer Leverkusen, equipa quer terminou a última edição da Bundesliga no segundo lugar, apontando a novas conquistas: "Estou muito confiante de que, juntos, conquistaremos vitórias importantes".
Esta é a primeira experiência futebolística de Ezequiel Fernández na Europa, após ter somado passagens pelo Boca Juniors, Tigre e Al Qadisiyah. No último emblema, onde o jogador atuou na época passada, o futebolista registou um golo e quatro assistências em 37 jogos.
Futebolista partilhou balneário com o reforço de última hora do Clube da Luz, afirmando que será um bom acrescento ao plantel dos encarnados
02 Set 2025 | 16:11 |
Dodi Lukebakio foi a contratação surpresa da reta final do mercado de transferências do Benfica. O jogador, proveniente do Sevilha, partilhou balneário com Anthony D'Alberto na formação do Anderlecht, bem como no Charleroi. O jogador, que também atuou no Braga, Moreirense e Torreense, falou do reforço das águias, afirmando que é uma grande adição ao plantel de Bruno Lage.
Anthony D'Alberto: "Tem um nível muito bom para fazer grandes coisas no Benfica"
"Na minha opinião, vai ter impacto na equipa. É um jogador muito bom, muito forte no um contra um, não sente a pressão por estar num grande clube ou a jogar contra quem for. Tem um nível muito bom para fazer grandes coisas no Benfica. Ele já mostrou em vários clubes, como no Sevilha ou até na seleção belga, que é um jogador de muito alto nível. Tem tudo para ter um papel importante no Benfica", começou por dizer Anthony D'Alberto em declarações ao jornal Record.
Recordando a altura em que partilhou balneário com Dodi Lukebakio no Anderlecht, Anthony D'Alberto afirma que o talento do extremo já era notório desde cedo, atribuindo-lhe uma falha: "Sinceramente, quando joguei com ele no Anderlecht, nas camadas jovens, já se percebia que era um jogador diferente e de muito talento. Tinha muita qualidade, mas no lado mental, não era um jogador tão focado".
Anthony D'Alberto: "A mentalidade mudou, muito mais humilde"
O belga voltou a cruzar caminho com o compatriota fora do Anderlecht e revelou que no reencontro, Lukebakio era um jogador diferente: "Quando o reencontrei três anos depois, no Charleroi, percebi que a mentalidade mudou, muito mais humilde. E acabou por conseguir mostrar essas qualidades todas. Depois foi um percurso natural. Esteve muito bem na Alemanha, chegou à seleção".
Por fim, Anthony D'Alberto atribuiu a mudança de mentalidade de Lukebakio à devoção religiosa do jogador de 27 anos: "Era já um jogador diferente, muito religioso, tinha conhecido a mulher e vi grandes mudanças na mentalidade. Foi isso que o ajudou a tornar-se num jogador de topo".
Atleta do Clube da Luz era uma figura central no plantel e tinha contrato até 2027, mas acabou por sair rumo à Arábia Saudita, onde atua o craque português
02 Set 2025 | 16:09 |
É oficial. O Benfica anunciou a saída de Andreia Faria do plantel e a jogadora irá rumar até à Arábia Saudita, para reforçar o Al Nassr, clube onde Cristiano Ronaldo atua. A médio não treinou com os encarnados no passado dia 1 de setembro e já se encontra no país do médio oriente.
Quem avança com a informação é o jornal Record, que acrescenta ainda que a atleta será oficializada pelo Al Nassr em breve. Já a saída de Andreia Faria foi confirmada nas redes sociais do Benfica, onde foi publicado um vídeo de despedida com a seguinte descrição: "Obrigado e boa sorte, Andreia Faria!".
Andreia Faria chegou ao Benfica com 18 anos, tendo vindo a afirmar-se no plantel ao longo dos anos. Agora com 25 anos, a jogadora tinha contrato válido com as águias até 2027, sendo que o montante da transferência da centrocampista ainda não é conhecido.
Além de Andreia Faria, Carole Costa e Nycole Raysla também podem abandonar o Benfica e já existem conversações em curso entre o trio do futebol feminino do Clube da Luz e os responsáveis Fundo de Investimento Público do país (PIF). As águias podem mesmo vir a faturar uma verba muito assinalável com estas operações.
As encarnadas vão iniciar a defesa do título nacional feminino de futebol frente ao Racing Power. A primeira jornada da próxima edição de 2025/26 da Liga BPI irá ocorrer no fim de semana de 13 e 14 de setembro, com as águias vão receber o sexto classificado da prova na época anterior.
Confira o vídeo de despedida do Benfica a Andreia Faria: