Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
06 Mai 2024 | 06:44 |
Com a derrota em Famalicão e a entrega do título ao Sporting, Roger Schmidt abordou os momentos da equipa do Benfica em que a corrida pela conquista do Campeonato Nacional ficou comprometida.
"É difícil dizer, em casa temos de ganhar praticamente tudo, mas perdemos pontos com Casa Pia e Farense, quando tínhamos de ganhar. O jogo fora com o Sporting foi decisivo, poderíamos ter ganho, fizemos bom jogo, mas detalhes foram decisivos", começou por afirmar o treinador germânico.
"Se virmos a época toda, a diferença entre nós e o Sporting foi a forma mais estável e consistente de ganhar jogos. Foram mais eficientes, se olharmos para a época toda", acrescentou, ainda.
"Hoje foi imagem de toda a época para nós. Muitas hipóteses para marcar e decidir, mas falhamos e adversários como o Famalicão, que também tem qualidade, marcaram golos. Foram dois aspetos muito decisivos", concluiu Roger Schmidt, na conferência de imprensa, após a derrota do Benfica que ditou a conquista do Campeonato Nacional pelo Sporting.
Com esta derrota, o Benfica aumenta a desvantagem para com o Sporting, ficando a 8 pontos do primeiro lugar, o que garante a conquista do título nacional para o rival da Segunda Circular. O Porto mantém-se no terceiro posto.
Agora, as atenções voltam-se para o jogo com o Arouca, que marca a 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida está agendada para o próximo domingo, dia 12 de maio, com o pontapé de saída marcado para às 18h00, e será disputado no Estádio da Luz.
Imprensa destaca principais pormenores por detrás do importante triunfo dos encarnados na receção aos napolitanos na partida da Liga dos Campeões
13 Dez 2025 | 11:50 |
Aos poucos, o Benfica vai apresentando uma imagem com a assinatura de José Mourinho. Na partida de quarta-feira, 10 de dezembro, as águias apresentaram em campo, no triunfo contra o Nápoles, um rendimento e um estilo de jogo que fizeram lembrar as equipas que o Special One orientou ao longo da sua carreira.
Segundo revelou o jornal A Bola, na partida frente aos napolitanos — que terminou com um triunfo das águias por 2-0 — o Benfica apresentou-se à imagem de José Mourinho: um conjunto intenso na reação à perda de bola e sempre com os olhos postos na baliza contrária, detalhes que permitiram ao Glorioso continuar a sonhar na Liga dos Campeões.
Os jogadores acabaram por corresponder ao pedido que José Mourinho tinha feito ao longo dos dias de preparação. Na conferência de imprensa, o Special One explicou que a receita para o sucesso frente ao Nápoles passava pela demonstração de uma enorme capacidade de intensidade, energia e coração.
Outro aspeto que também chamou a atenção na exibição do Benfica foi o capítulo defensivo. As águias estiveram irrepreensíveis a defender, conseguindo anular quase na totalidade as iniciativas ofensivas que o Nápoles tentou criar. A dupla Tomás Araújo e Nicolás Otamendi conseguiu neutralizar as principais ameaças, como Rasmus Højlund ou David Neres.
No entanto, vale a pena recordar que, na conferência de imprensa no final do encontro, José Mourinho destacou o trabalho coletivo e individual dos seus atletas, dando como exemplo nomes como Richard Ríos e Samuel Dahl, que têm vindo a subir de rendimento desde a chegada do Special One à Luz.
Feito um raio-x sobre o novo elemento que vai trabalhar de perto com a estrutura desportiva das águias, a fim de dar continuidade ao que tem sido feito antes
13 Dez 2025 | 11:27 |
No último dia, o Benfica anunciou a chegada de Patrick Dippel. O alemão, conforme as águias esclareceram, vai ser o novo Chief Scout do Clube da Luz, pondo fim a uma das questões mais importantes que foram levantadas durante as eleições à Presidência dos encarnados.
Dippel, de 45 anos, vai cumprir a sua primeira experiência em Portugal, depois de uma passagem de sucesso ao serviço do Basileia, onde ajudou o clube suíço a quebrar um jejum de oito anos sem vencer o campeonato, acabando com a hegemonia do Young Boys. Além disso, o alemão foi também o responsável por algumas contratações-chave.
Segundo revelou o jornal Record, o novo Chief Scout dos encarnados chegou ao Basileia pela mão de Heiko Vogel e foi determinante para a contratação de Renato Veiga, que mais tarde acabaria por ser transferido para o Chelsea. Pelo que a mesma fonte explica, a metodologia de trabalho de Patrick Dippel passa pela potencialização de jovens atletas que possam dar garantias desportivas ao clube e, mais tarde, permitir a realização de grandes negócios.
Com uma vasta experiência no futebol alemão, Dippel começou por trabalhar nas camadas jovens da federação, onde integrou as equipas técnicas da seleção de sub-17. Mais tarde, rumou ao Bayern Munique, onde conheceu Vogel e, anos depois, desempenhou funções de analista no staff liderado por Carlo Ancelotti, durante a passagem do técnico italiano pelo conjunto bávaro.
Agora, no decorrer da temporada 2025/26, Patrick Dippel vai desempenhar as funções de Chief Scout do Benfica, trabalhando de perto com o presidente Rui Costa, o Diretor-geral Mário Branco e o treinador das águias, José Mourinho.
Em conversa com os meios oficiais do Clube da Luz, treinador português alertou para possível desgaste do plantel mas frisou o objetivo frente ao cónegos
13 Dez 2025 | 10:40 |
José Mourinho reconhece que o Moreirense irá criar dificuldades. Na antevisão feita à BTV, o treinador do Benfica respondeu a algumas perguntas, deixando elogios ao próximo adversário das águias e alertando que a sua equipa sofreu um enorme desgaste, tanto físico como emocional, na receção ao Nápoles. O encontro com os cónegos está agendado para 14 de dezembro, às 18H00.
Moreirense
“Está a fazer um início de campeonato muito forte, em casa e fora. É uma equipa que joga bem, que tem muita gente experiente e sabe conjugar este tipo de jogos. É um campo difícil, por diferentes circunstâncias. É uma equipa bem treinada por um jovem treinador [Vasco Botelho da Costa], que está a fazer uma boa carreira. Mas precisamos de ganhar e temos de ir com esse objetivo”.
Duelo da Champions
“Corremos muitos quilómetros com o Nápoles, mas também há um desgaste emocional e uma pressão inerente ao jogo, face à concentração necessária para esse encontro. Temos de ir com a vitória no pensamento. As partidas com o Nacional e o V. Guimarães também foram de dificuldade elevada e conseguimos vencer”.
Determinação da equipa
“Mas quem joga como o fizemos e fez tanta coisa positiva ao longo das semanas… Não com a mesma consistência ou brilhantismo, é verdade, mas fizemos coisas muito boas com o Nacional, um grande jogo com o Sporting e com o Bayer Leverkusen, e uma muito boa segunda parte em Guimarães. Mas este jogo com o Nápoles foi conseguido do primeiro ao último minuto”.
Possíveis estreias
“Neste jogo não há espaço para surpresas, mas há tantos jovens de qualidade aqui que eu poderia estrear um ou dois a cada fim de semana. Mas não posso fazê-lo. É importante dar solidez, continuidade e equilíbrio à primeira equipa. No Benfica, porém, há uma lista interminável de miúdos com talento nos diferentes escalões e com diferentes idades”.