
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
25 Jul 2024 | 13:11 |
Nicolás Otamendi, aos 36 anos, iniciou a sua participação nos Jogos Olímpicos, uma decisão que levantou controvérsias no mundo do futebol. Após ter ganho o Mundial, a Copa América e a Finalíssima Intercontinental com a Argentina, o defesa-central do Benfica procura agora o título olímpico, uma das poucas honras que ainda não possui.
Otamendi pediu autorização ao Benfica para estar nos Jogos, pedido que foi concedido pelo Clube. Em contraste, o goleiro Trubin teve a solicitação negada, após representar a Ucrânia no Euro-2024. Esta desigualdade de tratamento é vista de forma diferente por diversos críticos. Segundo Hugo do Carmo do jornal A Bola, "não sou daqueles que consideram que somos todos iguais", indicando que circunstâncias específicas justificam decisões distintas, como no caso de Neymar em 2016.
A situação de Otamendi é peculiar. Apenas nove dias após a final da Copa América, onde a Argentina saiu vitoriosa, o jogador já estava em França para defrontar Marrocos. A rápida transição não deu ao jogador tempo para o descanso adequado, levando-o a trocar de roupa rapidamente em Portugal. Após uma temporada exaustiva com 51 jogos pelo Benfica, participar em duas competições internacionais consecutivas demonstra um grande esforço.
Otamendi, em declarações à imprensa argentina, afirmou que "sacrificou as férias para poder estar nos Jogos Olímpicos". Esta declaração gerou críticas, especialmente considerando a sua posição de capitão no Benfica. Hugo do Carmo destacou que "um capitão, mesmo que esteja vestido com as cores do país, não pode omitir o seu clube", sublinhando a importância do compromisso com o Clube que lhe paga o salário.
A decisão de permitir a participação de Otamendi nos Jogos foi tomada após conversas entre Rui Costa e Roger Schmidt, treinador do Benfica. No entanto, há preocupações quanto ao impacto desportivo desta decisão. Com Otamendi ausente, a competição por posições na defesa aumenta, e Schmidt terá o desafio de gerir o retorno do capitão. Como apontado por Hugo do Carmo, "não queria estar no lugar do alemão", evidenciando a dificuldade de manter a harmonia no plantel com jogadores de alto estatuto, como Di María, também com 36 anos, que não gosta de ser substituído.
Presidente do Porto tem falado cada vez mais sobre as arbitragens nos últimos tempos, e a tendência parece não se alterar no futuro próximo
09 Out 2025 | 16:52 |
A postura do Porto, com André Villas-Boas em destaque, em relação às arbitragens, é para continuar. O jornal Record avança que o emblema do norte do país, que tem estado no centro da atualidade devido às palavras do seu presidente, que disparou críticas para todo o lado, assumiu uma posição que quer manter para o futuro.
Segundo a imprensa nacional, a partir do apito final do clássico do futebol português, que colocou frente a frente Benfica e Porto, André Villas-Boas sente-se legitimado para denunciar o que considerar que está errado nas várias instituições que tutelam o futebol português, com especial atenção para o Conselho de Arbitragem.
O primeiro sinal dado por André Villas-Boas surgiu após o FC Porto B-Torreense, quando existiram críticas à ação do árbitro desse encontro, Vítor Ferreira. No entanto, o ponto alto que marca esta nova postura do emblema do norte foram as palavras do seu presidente nos Portugal Football Globes.
Segundo o jornal Record, a postura do Porto, e de André Villas-Boas, é que a inação da Federação Portuguesa de Futebol, e da Liga Portugal, foi o que permitiu o cenário de toxicidade no futebol português que está instalado, com constantes queixas e comunicados por parte dos três grandes, onde se incluiu o Benfica.
Para terminar, o periódico português explica que André Villas-Boas tinha noção de que as suas palavras nos Portugal Football Globes iriam causar a polémica que existiu, mas que o presidente do Porto se sentiu na necessidade de as proferir, com medo que existisse prejuízo para o emblema do norte do país, caso ficasse em silêncio.
Dois jogadores do Clube da Luz contraíram o mesmo problema físico, no mesmo jogo, e passado alguns meses, abriram o livro acerca da recuperação
09 Out 2025 | 16:17 |
O Benfica partilhou um vídeo onde Manu Silva e Alexander Bah revelam alguns detalhes sobre as suas lesões, e sobre o processo de recuperação. Os dois trabalham, há vários meses, para voltar aos relvados, e revelam que passar pelo mesmo problema juntos fortaleceu a relação entre ambos.
"Vi-te entrar e fiquei totalmente em choque porque não sabia o que tinha acontecido", começou por explicar Alexander Bah. A declaração tem um motivo: Manu Silva lesionou-se, no mesmo sítio, apenas três minutos depois do lateral encarnado ter deixado o campo, quando as águias eram orientadas por Bruno Lage, em 2024/25.
Manu Silva prosseguiu com a explicação: "Se é que existe uma coisa melhor, é o sentimento de ter alguém que passa pelas mesmas dificuldades, que partilha as mesmas conquistas, alguém com quem partilhar a dor. Por vezes, quando estás a passar por este tipo de situações, sentes que as pessoas não compreendem...".
"E, nesta situação, tenho a certeza de que tens as mesmas dificuldades, e sei que consigo ajudar-te nos dias menos bons. É como se fosse mais fácil passar pelos dias maus quando sabes que tens alguém que está a passar pelo mesmo. E o laço que criámos...", continuou o médio. Os dois jogadores acabaram por contrair exatamente a mesma lesão, uma rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
"De uma forma segura, mas o mais cedo possível. Tentar chegar ao nível em que estava, ou até melhor. Claro que penso em ser campeão, é um objetivo", atirou Manu Silva, já a pensar no regresso, numa perspetiva partilhada com o colega do Benfica: "Quero estar preparado quando regressar. Pronto para ajudar a equipa".
Antigo jogador dos rivais da segunda circular comentou a recente chegada do treinador português às águias, de quem confessou ser fã
09 Out 2025 | 15:21 |
Nani confessou ser fã de José Mourinho, e desejou boa sorte ao treinador do Benfica, com exceção feita aos jogos contra o Sporting. O antigo internacional português, que conta com três passagens pelo rival da segunda circular, falou com os jornalistas, em virtude da sua presença no Portugal Football Summit.
"Vejo com bons olhos. É muito bom para o nosso país, para nossa liga, vai dar mais visibilidade e promover o nosso campeonato. É um excelente treinador e todos temos orgulho no trabalho feito", começou por explicar Nani, acerca da chegada de José Mourinho ao Benfica - o técnico encarnado também elogiou o Clube da Luz recentemente.
O antigo internacional português prosseguiu: "Lá fora, todos os clubes e países ficaram de olho no nosso futebol e nos nossos treinadores porque o Mourinho foi e é o Special One, sempre demonstrou que temos muita qualidade no nosso país. Temos de dar sempre valor e honrar os que levantam o país".
"Gosto muito do Mourinho, é uma pessoa que admiro muito, gosto da postura dele e torço por ele, que tenha sucesso. Mas, é lógico, contra o Sporting, vai-me desculpar, mas aí não há espaço para vitórias (risos)", atirou de seguida o jogador retirado.
Terminou, com uma análise à luta pelo campeonato: "Acredito, tudo é possível. Temos tudo a nosso favor. Já somos campeões e temos de trabalhar para voltar a ser. Quem tem de correr atrás são os outros que ainda não ganharam, mas acredito que seja mais difícil este ano. O FC Porto está bem preparado, o Benfica a crescer, vai ser um campeonato muito bem disputado. O Sp. Braga e outras equipas também se prepararam bem e não vai ser fácil. Temos de trabalhar e acreditar que vamos chegar na frente".