
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Lage conta com más notícias para a receção do Benfica ao Sporting, agendada para o próximo sábado. É que Rui Borges, técnico leonino, conta com um 'reforço' para o Dérbi eterno, uma vez que Ousmane Diomande já vai estar à disposição do timoneiro verde e branco, podendo ser utilizado no Estádio da Luz.
Depois de ter cumprido castigo frente ao Gil Vicente e de ter falhado do duelo no reduto dos leões, o central deverá mesmo regressar diretamente ao onze inicial do Sporting. A garantia é dada pelo jornal desportivo Record, esta quarta-feira, 7 de maio, que revela que Diomande vai mesmo liderar o eixo da defesa no Dérbi.
Apesar do central regressar às opções iniciais, Eduardo Quaresma vai manter o lugar na formação, sendo que opção é relegar St. Juste ao banco de suplentes. Contudo, de acordo com informações avançadas pela mesma fonte, existe também a possibilidade de Matheus Reis entrar nas contas de Rui Borges.
Do lado do Benfica, Bruno Lage conta apenas com uma dúvida. Zeki Amdouni ainda não está a 100 por cento, depois de ter saído do duelo com o Estoril em dificuldades. Quem recuperou a tempo do duelo com o Sporting foi a estrela do Benfica, Ángel Di María, que deverá ser o titular eleito.
O Dérbi eterno, vale destacar, está então agendado para o próximo sábado, 10 de maio, na Catedral do Benfica. Pupilos de Bruno Lage vão defrontar o Sporting de Rui Borges pelas 18h00, na 33.ª jornada do Campeonato Nacional, num duelo que pode decidir quem será o campeão nacional da presente temporada.
De olhos postos no encontro decisivo, ambos os técnicos contam vários futebolistas que envergaram as cores dos emblemas adversários
|
Na antecâmara para o dérbi que irá colocar frente a frente o Benfica e o Sporting, as duas equipas contam com muitos jogadores com experiência no capítulo das conquistas.No entanto, num dado curiosos, há dois nomes que saltam à vista, por terem festejado troféus com as cores dos rivais.
Estamos a falar de Nicolás Otamendi, capitão do Glorioso e de Nuno Santos, atualmente a representar a turma de Alvalade. Os dois atletas são os futebolistas com mais títulos nacionais conquistados nas duas equipas. O argentino conta com quatro, já o português festejou por três ocasiões distintas.
No entanto, tanto como o encarnado, como o leonino, ambos têm uma particularidade que os une, foram campeões nacionais pelos rivais das suas respectivas equipas atuais. Dos quatro troféus que conquistou, o camisola 30 apenas levantou o último com as águias, as três primeiras conquistas foram com o Porto. No caso do camisola 11 já festejou com o Sporting em duas ocasiões, contudo, a primeira vez que sentiu o sabor da conquista foi precisamente com o Benfica, em 2015/2016.
A fechar o pódio das conquistas, há vários jogadores que levantaram a Liga em duas épocas diferentes. Do lado do Clube da Luz, aparece Florentino Luís. Já do lado dos verdes e brancos, a lista conta com nomes de Gonçalo Inácio, Matheus Reis e Pedro Gonçalves.
Recorde-se, que o encontro está marcado para o próximo sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz, a partir das 18h00 e irá contar com a arbitragem de João Pinheiro, da AF Braga. Em caso de triunfo do Benfica, por uma diferença de dois golos, as águias festejam de seguida a conquista do 39.ª Campeonato Nacional.
Defesa não vive momentos fáceis, depois de ter sido associado ao Clube da Luz e de ter preferido rumar a outras paragens no mercado de inverno
|
Alberto Costa não vive um período fácil na Juventus. Depois de ter preferido rumar à Serie A ao invés de vestir o Manto Sagrado do Benfica, o lateral, que chegou a ser apontado como uma alternativa a Alexander Bah, foi, na passada terça-feira, 5 de maio, arrasado pela imprensa estrangeira, mais precisamente pelo diário desportivo Tuttosport.
Objeto misterioso de 15 milhões de euros
"Objeto misterioso de 15 milhões de euros", começa por escrever o diário transalpino, que considera que, apesar de Alberto Costa ter somado já várias oportunidades na Juventus, a verdade é que "nunca aproveitou as chances para brilhar". O Tuttosport realça ainda que nem a mudança de treinador, nem a chegada de Igor Tudor, inverteram a situação do alvo do Benfica que é "preterido em relação a outros jogadores, mesmo adaptados".
Alberto Costa, recorde-se, foi um dos vários alvos do Benfica na janela de transferências de inverno. Aquando da saída de Issa Kaboré, os responsáveis encarnados apontaram a mira ao antigo lateral do Vitória de Guimarães. Contudo, e face aos milhões apresentados pela Juventus, o Clube da Luz acabou por perder a corrida pelo jovem atleta.
Recentemente, perante a falta de minutos na vecchia signora, Alberto Costa tem vindo a ser associado a uma transferência. O lateral-direito nascido em Santo Tirso foi apontado ao Sporting para a janela de mercado de verão, sendo que os leões de Frederico Varandas também sondaram o atleta em janeiro.
Na presente temporada desportiva, ao serviço da Juventus, desde o mercado de inverno, Alberto Costa - atualmente avaliado em 10 milhão de euros - foi aposta em apenas sete embates: seis na Serie A e ainda um na Coppa Italia. O defesa direito, que chegou então a estar na mira do Benfica em janeiro de 2025, disputou qualquer coisa como 144 minutos pelos transalpinos.
Encarnados, recorde-se, vão defrontar a turma de Rui Borges no próximo domingo, em duelo válido para a 33.ª jornada do Campeonato Nacional
|
No próximo sábado, 10 de maio, Benfica e Sporting vão protagonizar o "Dérbi dos Dérbis". As preparações para o jogo decisivo já começaram e as comparações também não escapam. A dúvida começa pela baliza, afinal, quem tem o melhor guarda-redes? Quem é melhor, Trubin ou Rui Silva? Números não enganam.
O ucraniano terá um adversário ao seu nível no campeonato, sendo que o guardião leonino foi contratado para ser dono da posição e desde que chegou, não cedeu dúvidas a Rui Borges e foi titular. Do outro lado, Samuel Soares ainda ameaçou a presença de Trubin no onze inicial, mas muito mais por mérito do suplente, do que propriamente por demérito do número 1.
Quando comparamos em termos de golos sofridos no campeonato, o camisola 1 do Benfica sofreu 26 golos em 30 partidas, ou seja, 0,87 tentos cedidos por jogo. Além disso, o ucraniano deixou de sofrer remates certeiros em 12 ocasiões, totalizando 43% dos jogos com 'clean sheet'. Outro fator que dá destaque a Trubin são os penáltis, que nem o leão nem qualquer outro supera o guardião da Luz.
Já Rui Silva, tem menos golos sofridos do que o Benfiquista, porém, disputou apenas 15 jogos pelo Sporting este ano, metade do seu adversário. Ao todo, foram 12 golos sofridos, o que totaliza 0,82 tentos por jogo. Além disso, 33% das partidas que disputou não sofreu golos. Na marca de onze metros, o sportinguista não fez sucesso e sofreu todos os penáltis.
Na presente temporada desportiva, com o Manto Sagrado do Benfica, Anatoliy Trubin – atualmente avaliado em 25 milhões de euros – marcou presença em 45 duelos: 12 na Liga dos Campeões, 30 na Liga Portuguesa e três na Taça da Liga. Nos 4.500 minutos disputados dentro das quatro linhas, o guardião internacional pela Ucrânia sofreu um total de 46 golos.