
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
David Luiz tem motivos para festejar. O antigo defesa do Benfica celebra esta terça-feira, 22 de abril, o seu 38.º aniversário. O atualmente atleta do Fortaleza está ainda em atividade e tem sido opção titular entre os escolhidos de Vojvoda, isto depois de se ter dado a conhecer na Europa, através do Clube da Luz.
O internacional brasileiro representou diversos emblemas de gigantes europeus como Benfica, PSG, Chelsea e Arsenal. O central conta ainda com 57 internacionalizações pela seleção brasileira, onde marcou três vezes com o emblema canarinho. O central ficou marcado pelo seu penteado icónico com o cabelo grande e pelos golos marcados de livre.
O defesa central participou do Mundial de 2014, onde marcou o maior golo de sua carreira contra a Colômbia, mas saiu a chorar após a goleada sofrida para a Alemanha, no histórico 7-1. O jogador foi um dos personagens da humilhação sofrida pelo Brasil na Copa do Mundo e saiu de campo a proferir a conhecida frase: "Só queria dar alegria pro meu povo".
O antigo jogador dos encarnados representou a camisola do Chelsea em mais oportunidades que todas as outras equipas. Com os blues, o central soma 248 jogos, onde assinalou 18 tentos e contribuiu com 11 assistências. Além disso, o jogador também fez história no PSG quando fez a dupla brasileira com Thiago Silva nos parisienses.
De águia ao peito, David Luiz - avaliado em 300 mil euros - tornou-se um nome incontornável no futebol europeu durante a sua passagem pelo Benfica, entre 2007 e 2011. Com a camisola encarnada, destacou-se pela sua qualidade técnica, capacidade de construção de jogo e entrega em campo. Durante a sua estadia no Clube da Luz, o brasileiro somou 131 jogos, onde assinalou seis tentos e contribuiu com 9 assistências. Vale lembrar que o jogador do Fortaleza recordou o Benfica recentemente.
Futebolista que cativou as atenções de Rui Costa, pode estar mais longe de rumar aos encarnados na próxima temporada, uma que agrada ao treinador do Milan
|
O nome de Breno Bidon volta a ganhar destaque no mercado de transferências. Depois de ter sido apontado ao Benfica, tendo em vista uma possível mudança para as águias na próxima temporada, o jovem brasileiro, que defende as cores do Corinthians, soma novos pretendentes em Itália.
Depois de ter dado uma entrevista onde falou sobre o seu futuro, Breno Bidon volta a atrair as atenções dos principais emblemas europeus. Segundo deu conta Ekrem Konur na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter), o jovem do Corinthians está a ser seguido pelo AC Milan de Sérgio Conceição, que pode vir a tramar Rui Costa e desviar o atleta.
Além do emblema comandado pelo antigo timoneiro do Porto, também existem mais interessados no futebolista. Também a Fiorentina e o Nápoles estão atentos à situação do médio do Corinthians, acabando por enviar olheiros para o Brasil, de modo a seguir o internacional jovem canarinho.
Recorde-se que, apesar de estar avaliado em apenas 8 milhões de euros pelo portal Transfermarkt, a verdade é que o médio encontra-se blindado por 100 milhões de euros e, de acordo com o diário, Egool, o Corinthians não aceita receber menos que isso. Este montante pode mesmo afastar as águias da corrida pelo jovem canarinho.
Esta temporada, com a camisola do Corinthians, Breno Bidon - atualmente avaliado em 12 milhões de euros - marcou presença em 15 partidas: quatro na Libertadores, quatro no Campeonato Paulista, dois na Copa Sudamericana e cinco na Série A. Nos 828 minutos disputados dentro das quatro linhas, o alvo do Benfica não conseguiu somar qualquer golo, tendo contribuído apenas com uma assistência. No entanto, o craque já fez o gosto ao pé numa ocasião, no Sudamericano S20.
Depois de ter concedido um empate na sua partida, o antigo treinador do Clube da Luz viu o líder da prova somar mais três pontos no campeonato
|
Após o empate desastrosos frente ao Al Shabab (2-2), o Al Hilal de Jorge Jesus ficou mais longe de revalidar o título de campeão saudita depois de ver o Al Ittihad somar mais três pontos depois de uma partida de loucos frente ao Al Ettifaq (3-2), partida a contar para a 29.ª jornada do Campeonato Saudita.
No plantel do atual líder da prova de regularidade, que também conta com os nomes de N’Golo Kanté e de Karim Benzema, Danilo Pereira, antigo internacional português e antigo jogador do Porto, rival do Benfica, foi o grande destaque do jogo, tanto por razões positivas como negativas.
O antigo portista, foi o primeiro a marcar para a sua equipa, dando início à reviravolta do Al Ittihad, ao apontar o golo do empate aos 11 minutos. Contudo, Numa fase em que a equipa já vencia por três bolas a uma, o antigo internacional pela Seleção de Portugal ‘ofereceu’ o segundo tento do Al Ettifaq, ao protagonizar um autogolo à passagem do minuto 83, criando dúvidas sobre o resultado final, que acabou por sorrir à sua equipa.
Na conjugação dos dois resultados, Jorge Jesus abordou a atual situação da equipa e o antigo timoneiro do Benfica assegurou que a equipa não vai deitar a toalha ao chão: “Enquanto tivermos hipóteses de sermos campeões continuaremos a lutar. Não podemos fazer comparações. O que fizemos na época jamais se repetirá. Vencemos tudo menos a Champions da Ásia. Agora, o nosso sonho é precisamente ganhar essa competição”. O Al Hilal encontra-se atualmente no 2.º lugar da liga saudita, ficando a seis pontos do líder, o Al Ittihad.
A conquista de qualquer troféu não deverá assegurar a permanência do português na Arábia Saudita. Durante esta semana, várias notícias deram conta do interesse da parte do Al Hilal em Simone Inzaghi, atual técnico do Inter de Milão. A comunicação social italiana avançou que o presidente dos sauditas vê no transalpino o sucessor adequado para render o ex Benfiquista.
Clube da Luz voltou a somar novo encaixe financeiro aos seus cofres, o que deixou os leões e dragões com motivos para se preocuparem
|
A UEFA divulgou que foram distribuídos entre as 55 federações nacionais e um total de 901 clubes um valor total de 233 milhões de euros. Este valor foi cedido aos clubes devido à contribuição de cada emblema ao ceder atletas para representar as seleções nacionais no último ciclo europeu concretizado, entre 2020 e 2024, quando a Espanha sagrou-se a campeã.
Em Portugal, a UEFA alocou mais de 3 milhões de euros (3.446.085.80), onde o Benfica foi o que mais recebeu entre os lusos. As águias receberam 1.294.256.12 de euros, valor que corresponde mais do dobro do Sporting: 524.078.05. Já o FC Porto viu 781.128.58 euros a serem somados nos cofres dos dragões.
Outros clubes portugueses também receberam valores significativos para ajudar na fortuna. O Boavista, arrecadou mais de 200 mil euros (213.695.52) e o Famalicão (179.211.52). Além deles, clubes de divisões mais baixas, como o Vilafranquense, da AF Lisboa, que recebe cerca de 7 mil euros, e também Marco 09 e o SC Vienense, do Campeonato de Portugal, que recebem quase 22 mil euros.
Os principais responsáveis por este dinheiro chegar aos cofres dos encarnados são António Silva, João Neves, Trubin, Bah e Kokçu, que foram chamados as respetivas seleções de modo a representá-las durante a maior parte do ciclo e, principalmente, durante a competição do Euro 2024. O Benfica foi o clube com mais jogadores a representar seleções em Portugal.
Contudo, o dinheiro que a FPF recebeu neste ciclo parece troco em comparação com outros países. A Inglaterra, por exemplo, recebeu 46 milhões de euros pelos 104 jogadores que cedeu ao Euro 2024, sendo até uma equipa da décima divisão inglesa premiada pela entidade europeia. Vale lembrar que o Benfica foi punido pela UEFA recentemente, mas já reagiu.