Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 – Histórico do Benfica equaciona terminar a carreira
03 Dez 2025 | 06:15
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
06 Set 2024 | 12:14 |
Após sete épocas vinculado ao Benfica, Ricardo Santos abandonou o Clube da Luz, não vendo o contrato renovado com Rui Costa. Agora, o treinador de natação regressou à casa da partida, SFUAP, clube onde tudo começou, no entanto, não deixou de lançar 'farpas' ao Glorioso, apontando o dedo à estrutura encarnada.
"Penso que a maneira como saí não foi, acho eu, aquela que merecia, mas aceito que quando as pessoas terminam os contratos pretendam continuar as suas vidas e mudar, trazer sangue novo e ter ideias diferentes", afirmou, mostrando-se desiludido pela forma como abandonou as águias.
"Acho que na minha situação muito particular, por tudo o que dei ao clube em termos de profissionalismo, dedicação e resultados desportivos, porque estamos a falar deles — são os melhores do Benfica dos últimos largos anos e dois títulos que nunca foram alcançados em simultâneo na história do clube —, foi com grande orgulho que fiz parte desse processo, juntamente com várias pessoas e os atletas", continuou.
"Não gostei da forma como saí, porque acho que não foi digna para o serviço que prestei a uma instituição como a Benfica"
"É um trabalho de várias pessoas, não do Ricardo, mas de uma estrutura que deixámos montada e agora outras pessoas têm de dar continuidade àquilo que foi construído. Porém, não gostei da forma como saí, porque acho que não foi digna para o serviço que prestei a uma instituição como a Benfica", criticou Ricardo Santos.
Relativamente ao regresso a uma casa que conhece bem, Ricardo Santos explicou o sentimento desta mudança. "É um desafio novo, em que, ao fim e ao cabo, tinha estado dois anos enquanto treinador principal antes de ingressar no Benfica, e nos quais tivemos grandes resultados, atletas internacionais e campeonatos da Europa de juniores", afirmou.
"Por isso, é com grande vontade que abraço este projeto que foi criado. É um desafio. Ou seja, estamos a tentar dar as melhores condições possíveis para a realidade atual do clube e estou entusiasmado com este novo desafio porque não é algo para que exista um resultado imediato, mas para ser trabalhado a curto, médio e longo prazo", concluiu Ricardo Santos.
No primeiro encontro entre as duas formações rivais, equipa vermelha e branca comprovou que favoritismo estava do seu lado ao longo da partida
03 Dez 2025 | 22:57 |
A formação do Benfica recebeu e venceu o Sporting por 74–67 na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro. Águias e leões mediram forças numa partida a contar para a sexta jornada da 1.ª fase da Liga Betclic feminina de basquetebol.
No primeiro dérbi entre as duas equipas lisboetas, o primeiro em muitos anos, a formação encarnada procurou dar continuidade à sua boa forma na presente temporada. No Pavilhão da Luz, Eugénio Rodrigues — que ainda não contou com o novo reforço — apostou na seguinte formação: Inês Faustino, Emanuely de Oliveira, Maria Bettencourt, Zuzanna Puc e Letícia Soares.
Apesar de se tratar de um dérbi contra um rival de grande qualidade, a equipa do Benfica nunca perdeu a liderança da partida e, desde o início, assumiu o controlo do jogo. No final do primeiro quarto, a equipa encarnada já vencia por 29–27. Ao intervalo, as jogadoras vermelhas e brancas aumentaram ainda mais a vantagem e foram para o descanso a vencer por 42–36.
No terceiro período, a equipa adversária ainda conseguiu reagir ao marcador e reduziu a desvantagem, mas o Benfica continuou firme na dianteira e seguiu para o último parcial a vencer por 59–52. No quarto e derradeiro período, as águias não tiraram o pé do acelerador e selaram o triunfo no dérbi.
Com esta vitória, a formação feminina do Benfica cimenta o terceiro lugar na fase regular da Liga Betclic feminina, somando um total de 12 pontos. O próximo duelo da equipa de Eugénio Rodrigues está agendado para o dia 6 de dezembro, na receção à União Sportiva.
Na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, a formação vermelha e branca realizou a segunda jornada da prova europeia somando os primeiros pontos
03 Dez 2025 | 21:30 |
O Benfica teve de lutar unhas e dentes para somar um triunfo frente ao Budowlani Łódź (3–2). As duas equipas estiveram em ação em mais uma jornada do Grupo B da CEV Champions League feminina, principal competição de voleibol da Europa.
Depois de uma derrota na ronda inaugural, a formação encarnada procurou dar uma resposta à altura, mostrando que está na competição para vencer. Frente à equipa adversária de hoje, Henrique Furtado avançou com a seguinte formação: Isidora Ubavić, Cansu Çetin, Veronika Djokić, Mariana Garcez, Claudia Dillon, Kyra Holt e Tatiana Rizzo (L).
Apesar de estar a jogar em casa, o Benfica foi surpreendido ao perder o primeiro set frente ao Budowlani. A formação visitante venceu o parcial por 25–14, mas as águias não atiraram a toalha ao chão e procuraram equilibrar as contas.
No segundo set, a equipa de Henrique Furtado foi mais forte e conseguiu empatar o marcador. Sem grande surpresa, o Benfica triunfou por 25–19. No entanto, o Budowlani voltou a responder, contrariando o favoritismo encarnado, e relançou-se na liderança antes do intervalo (28–26).
Após o descanso, a equipa feminina das águias entrou com nova energia e conseguiu conquistar mais um set, para alegria dos adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão da Luz. O Benfica forçou a negra ao vencer por 25–20.
Na negra, as encarnadas mostraram maior consistência nos momentos decisivos e acabaram por selar a reviravolta, triunfando por 15–9 e garantindo uma vitória muito sofrida, mas igualmente importante, na sua caminhada europeia.
Caminho das águias na prova rainha ficou definido e clássico em fase muito precoce da competição deve mesmo vir a acontecer
03 Dez 2025 | 08:14 |
O sorteio da Taça de Portugal de hóquei em patins não foi propriamente amigo do Benfica. Nos 16 avos de final, os encarnados - que golearam na fase anterior - deslocam-se ao reduto do Sesimbra, num encontro agendado para o fim-de-semana de 10 e 11 de janeiro, mas há uma visita ao reduto do Porto no horizonte.
Caso as águias ultrapassem o Sesimbra e os dragões vençam o seu compromisso diante do Entroncamento, o sorteio ditou que haverá um Porto – Benfica logo nos oitavos-de-final. Este potencial duelo de titãs, que colocaria frente a frente dois dos maiores candidatos ao troféu, está previsto para o dia 14/15 de fevereiro de 2026.
Do outro lado do quadro, o Sporting visita o CA Feira nos 16 avos de final. Se os leões passarem e a Oliveirense vencer o Paço de Arcos, haverá outro escaldante duelo nos oitavos-de-final. No que ao Barcelos diz respeito, o conjunto minhoto teve mais sorte e tem caminho aberto para os quartos-de-final.
Na edição passada da Taça de Portugal de hóquei em patins, o Benfica – depois de eliminar o Marinhense, Alcobacense, Riba d’Ave e Barcelos – caiu aos pés do Sporting, nas meias-finais, por 4-2, com golos de Diogo Rafael e João Rodrigues. Os leões haveriam posteriormente de vencer a prova.
O Benfica já conquistou a Taça de Portugal de hóquei em patins por 15 vezes na sua história, a última das quais em 2014/15, numa final em que bateu o Sporting, por 3-0, com tentos de Carlos Nicolía (2) e João Rodrigues. Esta temporada, as águias querem reconquistar a prova rainha.
Exclusivo Glorioso 1904 – Histórico do Benfica equaciona terminar a carreira
03 Dez 2025 | 06:15
Benfica volta a perder mas segue em frente nas competições europeias
02 Dez 2025 | 21:21
EHF European League | Benfica - Melsungen (6.ª jornada) | Ao minuto
02 Dez 2025 | 18:04