Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Prestes a cumprir a sua última internacionalização, Di María espera despedida especial da seleção argentina. Depois de conquistar a Copa América, a Associação de Futebol da Argentina (AFA) queria dar ao extremo a possibilidade de jogar 11 minutos frente ao Chile, em simbolização do seu número de camisola. No entanto, o castigo dado pela FIFA veio meter-se no caminho e o Estádio Monumental vai ver reduzida a sua lotação a 50%.
A intenção da AFA é que Di María, atualmente jogador do Benfica, entre em campo durante 11 minutos, número que corresponde ao da sua camisola na seleção. Esta homenagem tem o apoio do selecionador Lionel Scaloni, dos seus colegas de equipa e da sua esposa, Jorgelina Cardoso. No entanto, o castigo imposto ao estádio devido a distúrbios ocorridos nos jogos de qualificação contra Brasil, Uruguai e Equador em 2023, pode estragar os planos.
Além de restringir a capacidade do estádio, que normalmente acomoda 85 mil pessoas e desta vez só poderá acomodar 40 mil, o Comité Disciplinar da FIFA atribuiu uma coima no valor de 75 mil euros. Porém, a verdade é que a seleção argentina não esquece o historial do craque encarnado que conquistou o Mundial de 2022, a Copa América de 2021 e de 2024 e a Finalíssima de 2022.
É de recordar que a estrela argentina renovou o contrato com o Benfica, recentemente, ficando vinculado até 2025. Apesar de ter o regresso à Argentina como plano inicial, a falta de segurança levaram Di María a descartar esse cenário, acabando por escolher ficar no Glorioso.
Ao todo, ao serviço do Benfica, Di María vestiu-se de águia ao peito em 173 ocasiões, apontando 32 golos e 38 assistências, partidas que contribuíram para o registo de 769 jogos e 177 tiros certeiros ao todo na sua carreira. Em títulos, pelo Benfica conquistou quatro: um Campeonato Nacional (2009/10), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023/24) e duas Taças da Liga (2008/09 e 2009/10).
Defesa encarnada tem tido um registo irrepreensível no campeonato, em quinze jornadas, batendo o das temporadas transatas
|
0Após triunfo sobre o Estoril, por três bolas a zero, o Benfica passou o Natal no primeiro lugar do Campeonato Nacional e deixou para trás os rivais Sporting e Porto, depois de uma recuperação às ordens de Bruno Lage. A remontada milagrosa do técnico teve impacto positivo não só no aspeto ofensivo, mas também na qualidade defensiva que as águias têm vindo a apresentar na liga.
A equipa liderada pelo timoneiro de 48 anos, que ocupou o lugar deixado por Roger Schmidt, sofreu até ao momento apenas oito golos nesta edição da Liga Portugal Betclic. Um registo impressionante que, uma vez mais, deixou para trás os rivais da Luz. Nas quinze jornadas disputas, as águias superam o registo do Porto, como nove golos sofridos e o registo das leões, que concederam dez tentos.
A marca alcançada até ao momento é, o melhor registo que o Clube da Luz registou nos últimos cinco anos desportivos. No mesmo período, as águias superam o Benfica de Roger Schmidt, que sofreu dez golos nas duas temporadas anteriores. Já em 2020/2021 e 2021/2022, sob a batuta de Jorge Jesus, o Glorioso concedeu 14 e 12 golos respetivamente .
Antes do técnico alemão e do atual timoneiro do Al Hilal da Arábia Saudita, o melhor registo defensivo do Benfica aconteceu na época 2019/2020, que coincidiu com a primeira passagem de Lage pelo plantel principal do Glorioso. Ao fim de quinze jornadas realizadas, as águias apenas registavam cinco golos sofridos, acumulados das derrotas com o Porto e Moreirense, dois golos cada e o golo sofrido no triunfo frente ao Santa Clara.
Quando se fala do bom momento defensivo do Benfica esta temporada, é impossível não mencionar nomes, como os de Tomás Araújo e do capitão Nicolás Otamendi, Porém, há um outro nome que salta à vista, o de Álvaro Carreras. O lateral espanhol contabiliza dois dos quatro golos apontados pelos defesas encarnados e, além disso, tem forte presença nos momentos ofensivos, com vários passes perigosos e assistências.
Lateral esquerdo espanhol que se encontra em bom plano pelo Clube da Luz, está a atrair o interesse de várias emblemas da Europa
|
0Álvaro Carreras em destaque no setor defensivo. A linha defensiva do Benfica tem-se notabilizado pela sua capacidade de travar os ataques adversários e pelo contributo ofensivo, já contabilizando quatro golos na atual edição da Liga Portugal Betclic, com o camisola 3 a ser o mais envolvido nesses registos.
O lateral esquerdo das águias, que inclusive tem chamado as atenções de vários tubarões espalhados pela Europa, soma até ao momento dois golos, ou seja, metade dos registados pelos defesas: faturou na vitória por 2-1 sobre o Farense e ainda no 4-1 no clássico com o FC Porto. Otamendi e António Silva registaram um golo cada um até ao momento. O capitão do Benfica fez o seu golo na vitória por 5-1 contra o Gil Vicente, enquanto o defesa central, número 4, marcou no regresso de Bruno Lage, no triunfo por 4-1 sobre o Santa Clara.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Álvaro Carreras – atualmente avaliado em 18 milhões de euros – marcou presença em 23 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Nos 1.989 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o espanhol marcou dois golos e fez duas assistências, sendo uma das figuras do conjunto orientado por Bruno Lage.
Após um período de empréstimo de seis meses, o Benfica avançou para a contratação a título definitivo de Álvaro Carreras, pagando uma verba a rondar os 6 milhões de euros ao Manchester United. O internacional sub-21 espanhol tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros
Vale a pena destacar que o jogo contra o Estoril antecede a deslocação dos encarnados a Alvalade. O Benfica volta a entrar em campo para enfrentar o Sporting, no próximo domingo, 29 de dezembro, naquele que será o último encontro de 2024. A partida, correspondente à 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic e tem início agendado para as 20h30.
Atleta cedido pelo Manchester City não se afirmou na turma de Bruno Lage e pode abandonar o Clube da Luz no próximo mercado de transferências
|
0Issa Kaboré pode ter os dias contados no Benfica. O lateral que chegou ao Clube da Luz no último mercado de transferências, cedido pelo Manchester City, deve abandonar os encarnados já em janeiro, sendo que em cima da mesa, ao que tudo indica, o internacional pelo Burkina Faso já terá uma recebido uma abordagem para 'abraçar' um novo desafio.
Segunda avançou o Fanatik, o Galatasaray já tem um entendimento com o Manchester City para assegurar a contratação de Issa Kaboré por 6 milhões de euros já em janeiro. Dessa forma, e segundo dá conta a mesma publicação, o Benfica irá desenvolver o lateral-direito de 23 anos aos cityzens já na reabertura do mercado de transferências.
Lembre-se que com a saída de Issa Kaboré do Benfica, Bruno Lage volta a ter só Alexander Bah como o único lateral-direito no plantel encarnado. Contudo, já nesta temporada, o técnico setubalense já adaptou Tomás Araújo à posição num encontro onde o dinamarquês não marcou presença. No entanto, Leandro Santos, jovem da equipa B que já se estreou nesta época, pode ocupar a vaga deixada por Issa Kaboré na ala.
Até ao momento, com a camisola do Benfica, Issa Kaboré – atualmente avaliado em 6 milhões de euros – realizou apenas sete encontros. Nos 193 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 23 anos não deixou as melhores indicações, embora conte com uma assistência no duelo com o Estoril para o Campeonato Nacional.
É importante referir que, Issa Kaboré, que chegou à Luz por via de um empréstimo do Manchester City, não tem previsto no negócio uma cláusula de compra, contrariando os casos das restantes cedências desta época (Renato Sanches e Zeki Amdouni). O defesa, proveniente do emblema inglês era visto como o concorrente de Alexander Bah no flanco direito, que, até ao ao passado defeso de verão, apenas contava com o internacional dinamarquês.
Confira aqui a publicação sobre o interesse do Galatasaray em Issa Kaboré: