Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirModalidades
|
0Diogo Ribeiro, atleta da natação do Benfica, tem estado em grande destaque nos palcos nacionais e internacionais, depois de ter alcançado o bicampeonato mundial, em dois anos consecutivos. No passado fim-de-semana, o atleta olímpico voltou às piscinas nacionais, para disputar o título de campeão nacional de piscina curta. Quem marcou presença nas bancadas para assistir ao atleta do Glorioso não ficou desiludido com as prestações de Diogo Ribeiro, que voltou a fazer história.
O nadador do Benfica saiu de Tomar com cinco medalhas de ouro, nas cinco finais disputadas, além disso, no último domingo, dia 15 de dezembro, Diogo Ribeiro, adicionou mais três recordes nacionais de piscina curta ao seu, já invejável, currículo. Nos 50 metros mariposa, o atleta do Clube da Luz venceu a prova com um registo de 22.69 segundos, menos três centésimas do que a anterior marca, alcançada em Dezembro de 2023 e deixou para o segundo posto, o companheiro de equipa, Miguel Nascimento (23.04).
Na altura em que renovou o contrato com o Glorioso, o olímpico luso definiu que a próxima meta a alcançar, era assegurar uma vaga nos mundiais de Singapura e afirmou que todas as competições até ao dito evento, seriam levadas a sério para manter a boa forma física. “O treino está a ser feito para esse campeonato”, ambicionou o atleta português, à margem da renovação com as águias.
Além das provas individuais, o novo atleta olímpico, que fez a estreia nos Jogos Olímpicos Paris’2024, também esteve em grande evidência no panorama coletivo. Depois de ter batido recordes individuais, o Benfiquista fez questão de repetir a dose durante a prova de 4x100 metros livres. Diogo Ribeiro fez o primeiro percurso de quatro e alcançou a marca de 46.55 segundos, melhorando a marca que tinha alcançado nos Nacionais de Leiria (46.65s). No final da prova, o quarteto constituído por Diogo Ribeiro, Diogo Costa, Gustavo Ribeiro e Miguel Nascimento celebrou a conquista da medalha de ouro e de um novo recorde nacional, com 3.12.55 minutos e superando os 3.12.81 minutos, registados em 2022.
Nos Nacionais que decorreram no passado fim-de-semana, o Benfica foi o grande dominador a nível coletivo. O Clube da Luz saiu de Tomar com 37 pódios e viu os atletas encarnados alcançarem 14 medalhas de ouro, 14 de prata e 9 de bronze. Atrás do Glorioso ficou o Sporting, uma vez que os leões apenas subiram ao pódio em 24 ocasiões.
Recorde a vitória de Diogo Ribeiro, que o coroou como Campeão do Mundo nos 100m mariposa:
Pupilos de Edu Castro deslocaram-se ao reduto do adversário e disputaram mais uma eliminatória da Taça de Portugal com uma vitória crucial
|
0A equipa de hóquei em patins do Benfica defrontou, este domingo, 15 de dezembro, o SC Marinhense, em partida a valer para os 1/32 de final da Taça de Portugal. Os encarnados acabaram por triunfar, por 12-6. João Rodrigues (2', 4' 14', 39'), Nil Roca (5'), Diogo Rafael (7', 30'), Roberto Di Benedetto (16', 17'), Lucas Ordoñez (20'), Pau Bargalló (37') e Zé Miranda (42') foram os autores dos golos do Clube da Luz.
Edu Castro optou apostar em Bernardo Mendes, Pau Bargalló, Nil Roca, Gonçalo Pinto e João Rodrigues na formação inicial. Já o Marinhense, foi a jogo com Rodrigo Santos, Gonçalo Domingues, Nicolás Carmona, Rúben Henriques e Lucas Bridge.
No que ao jogo diz respeito, os encarnados entraram a todo o gás, vendo o 'suspeito do costume', João Rodrigues, a inaugurar o marcador, aos 2 minutos de partida. No entanto, o adversário, que jogava em casa, igualou o encontro, segundos depois. O reforço proveniente do Barcelona, que assinalou o regresso ao Benfica, voltou a ser estrela, aumentando a vantagem, aos 4 minutos. Nil Roca juntou-se à festa e fez o 3-1, um minuto depois.
Numa altura em que a pressão encarnada aumentava, o quarto golo apontado por Diogo Rafael antecedeu o hat-trick de João Rodrigues, aos 14 minutos. Antes do intervalo, Roberto Di Benedetto fez o bis em apenas dois minutos e Lucas Ordoñez apontou o oitavo golo do Benfica. Destaque para os remates certeiros de José Silva, Nicolás Carmona, através de grande penalidade, e Gonçalo Domingues para o lado do Marinhense. Ao intervalo, o Benfica vencia por 8-4.
Vindos dos balneários, os encarnados começaram com o stick direito. Diogo Rafael voltou a brilhar, protagonizando o bis, aos 30 minutos. O Marinhense ainda reduziu, novamente, por intermédio de Albano Marinazzo. No entanto, Pau Bargalló 'afastou' as esperanças do adversário de uma reviravolta ao apontar o 10.º golo do Benfica na partida desta noite. João Rodrigues ainda foi a tempo de fazer o póquer. Zé Miranda brilhou com um grande golo, aumentando a vantagem das águias, que selou o resultado no 12-6.
Com esta vitória, o Benfica segue na Taça de Portugal, garantindo o apuramento para a fase seguinte. Depois desta partida, os pupilos de Edu Castro voltam a jogo para medir forças com o HC Braga. O duelo, que vai valer para a jornada 9 do Campeonato Nacional, está marcado para quarta-feira, dia 18 de dezembro, pelas 21h00, no Pavilhão de Sequeira.
Glorioso recebeu a turma do Norte e venceu no Clássico da época, reforçando a primeira posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional
|
0A equipa de voleibol feminino do Benfica foi a jogo este domingo, 15 de dezembro, recebendo o Porto, no Pavilhão n.º2 da Luz. As encarnadas acabaram por vencer, por 3-0, na partida relativa à 12.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional, subindo ao primeiro lugar, com 29 pontos.
Os parciais do encontro foram os seguintes: 26 - 24 | 25-20 e 25-20.
Vindas de um triunfo na Europa, as encarnadas quiseram dar continuidade ao registo positivo, entrando com tudo na partida disputada longe de casa. No entanto, a jogar em casa, o Benfica viu as azuis e brancas a dar luta, no entanto, o primeiro parcial acabou por cair para o lado do Benfica, depois de um parcial muito disputado (26-24).
No parcial seguinte, como era de esperar, o Glorioso manteve a pressão encarnada, jogando a seu favor o fator-casa. Apesar das dificuldades impostas pelo Porto, as encarnadas conseguiram respirar mais do que no primeiro parcial, vencendo, por 25-20. No derradeiro set, o Benfica voltou a entrar com tudo e seguiram com a mesma pressão encarnada. A história acabou por ser a mesma e o triunfo não escapou ao Glorioso, que derrotou o Porto no Clássico desta noite.
Depois desta partida, a equipa de voleibol feminino do Benfica volta a disputar mais um duelo do Campeonato Nacional. O encontro, que é relativo à jornada 13, está agendado para o próximo sábado, 21 de dezembro, diante do GC Vilacondense, no Pavilhão n.º2 da Luz.
Confira o apoio dos Benfiquistas no Clássico:
Depois de um desaire para esquecer, a turma encarnada reencontrou o caminho para o sucesso numa partida em que manteve a superioridade desde o primeiro segundo
|
0A equipa de basquetebol feminino do Benfica defrontou, este domingo, 15 de dezembro, a AD Sanjoanense. As encarnadas acabaram por vencer, por 90-33, em jogo da 11.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional. Os parciais do duelo foram: 26-2 | 51-13 | 67-27 e 90-33.
O técnico das águias, Eugénio Rodrigues, apostou em Inês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro na formação inicial. Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Artémis Afonso, Leonor Peixinho, Mariana Silva e Sydney Brown começaram no banco das encarnadas.
No que ao jogo diz respeito, as encarnadas, que vinham de uma derrota, entraram com tudo prontas para regressar às vitórias. Desde cedo, a turma de Eugénio Rodrigues começou a dominar o adversário e, no final do primeiro quarto, venciam com uma diferença de pontos tremenda (26-2). No quarto seguinte, a superioridade do Benfica, que jogava em casa, manteve-se e, ao intervalo, as águias triunfavam por 51-13.
No segundo tempo, as encarnadas continuaram a pressionar e a encostar a Sanjoanense 'às cordas'. O adversário não tinham muita margem numa altura em que o Benfica só crescia. As águias venceram os dois últimos quartos e confirmam o regresso às vitórias com um triunfo por 90-33.
No que toca à classificação Liga Betclic feminina, o Benfica volta à liderança, assumindo o primeiro lugar com 20 pontos, menos um do que o segundo classificado, Esgueira, que ainda vai a jogo. O Gdessa ocupa o terceiro posto, com 18 pontos.
Depois do encontro desta noite, o Benfica volta a jogo para medir forças com a União Sportiva, no próximo dia 22 de dezembro, domingo. O embate, que vai valer para os oitavos de final da Taça de Portugal, está agendado para as 15h00, no Pavilhão Sidónio Serpa, em Ponta Delgada, nos Açores.