
Futebol
Richard Ríos ouviu das boas no Benfica – Rio Ave e já se sabe o motivo
25 Set 2025 | 08:19
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
25 Set 2025 | 12:32 |
Franculino Djú saiu do Benfica a custo zero em 2023, tendo rumado ao Midtjylland. O avançado suscitou o interesse de vários clubes este verão e encontra-se em excelente forma a serviço do emblema dinamarquês, tendo contribuído para um dos golos da partida frente ao Sturm Graz na primeira ronda da Liga Europa, que acabaria 2-0 para o conjunto de Franculino.
Foi o internacional pela Guiné-Bissau, que fez a sua formação no Benfica, que impulsionou o golo inaugural da partida, aos 7 minutos. Franculino bateu um pontapé de canto para o coração da área, com Oliver Christensen, guardião do Sturm Graz a deixar escapar a bola para o fundo das redes, no que a UEFA considerou ter sido um autogolo.
Com a vantagem mínima e a jogar em casa, o Midtjylland soube ser paciente, gerindo o encontro até aos seus minutos finais. No entanto, Ousmane Diao quis dar alguma tranquilidade aos seus adeptos e, aos 88', marcou o segundo golo para a equipa da casa, selando assim a vitória na primeira jornada da fase de campeonato da Liga Europa.
Apesar de neste encontro Franculino Djú não ter sido capaz de apontar um golo para a sua conta pessoal, o avançado formado do Benfica tem estado em grande destaque. Nesta época, a serviço do conjunto dinamarquês, o futebolista soma nove golos e três assistências em 16 jogos, sendo que oito desses golos foram marcados entre as oito jornadas do campeonato da Dinamarca. Com um valor de mercado fixado nos 13 milhões de euros, o jovem de 21 anos só tem tendência para valorizar cada vez mais, o que poderá beneficiar os encarnados numa venda futura do jogador, graças ao Mecanismo de Solidariedade da FIFA.
Nos escalões de formação do Benfica, Franculino Djú realizou 42 partidas nos juniores, onde marcou 33 golos e fez duas assistências. Na última temporada de águia ao peito, nos sub-23, fez 16 jogos e balançou as redes 13 vezes.
Confira o lance do primeiro golo:
Franculino Djú aponta o primeiro golo da Liga Europa 25-26 e já fez 10 golos esta temporada 💎🇬🇼pic.twitter.com/Tvs5hIKjZp
— Cabine Desportiva (@CabineSport) September 24, 2025
Jogador do emblema neerlandês foi um dos objetivos do Clube da Luz neste mercado de transferências e acabou a noite da pior forma frente à turma lusa
25 Set 2025 | 11:48 |
O Braga deu um pontapé na sequência de maus resultados, após registar dois empates e uma derrota nos últimos três jogos, ao vencer o Feyenoord por 1-0, no que foi a primeira jornada da Liga Europa, disputada na Pedreira.
O antigo jogador do Benfica, Tengsted, foi titular pelo emblema neerlandês, sendo que um dos principais alvos das águias neste verão, Moussa, entrou apenas ao minuto 80 da partida, numa fase em que o Feyenoord acabava de entrar em grandes dificuldades na partida.
Durante a primeira parte, o Feyenoord fez-se sentir em casa e, no reduto do Braga, foi o conjunto de Robin van Persie quem foi controlando o jogo. Os primeiros 20 minutos da partida foram de verdadeiro sofrimento para os adeptos bracarenses, que viram a possibilidade do 0 -1 passar diante dos seus olhos várias vezes.
No entanto, valeu Zalazar e Moutinho para elevar o jogo do Braga, que a partir desse momento foi ganhando gradualmente o controlo do jogo, ainda que sem criar grande perigo para a baliza dos visitantes. Os jogadores foram para o intervalo com o nulo no marcador, deixando a segunda parte totalmente em aberto.
No segundo tempo, o Braga continuou a querer controlar o jogo e a avançar no terreno adversário, ainda que sem oportunidades flagrantes de golo. Finalmente, ao minuto 79, Fran Navarro estabeleceu a vantagem no marcador, que viria a ficar 1-0 até ao apito final.
Antigo jogador do Clube da Luz esteve em destaque na partida a contar para a primeira ronda do campeonato turco, tendo sido a figura do encontro
25 Set 2025 | 10:18 |
Foi na passada quarta-feira, dia 24 de setembro, que o Kayserispor recebeu o Besiktas, no que foi o encontro de reposição de calendário relativo à primeira jornada da liga turca. O encontro terminou com uma goleada do visitante por 4-0, com destaque para o antigo jogador do Benfica Rafa Silva, que se tem evidenciado no Besiktas, apontando o primeiro hat trick da sua carreira.
O golo inaugural da partida surgiu logo ao minuto 15, no que foi uma autêntica combinação com assinatura benfiquista. Ainda antes do meio-campo, Orkun Kokçu fez um passe em profundidade para Rafa, que venceu a oposição na corrida e, de cara para o guarda-redes, abriu o marcador.
O segundo golo do encontro surge também dos pés de Rafa Silva. Na sequência de um canto a favor do Besiktas, em que a bola é cortada por um jogador do Kayserispor, a mesma vai ter aos pés do ex-Benfica, que de primeira marca um golaço de fora da área aos 32'.
O 3-0 surge ainda na primeira parte, com Tammy Abraham a garantir uma vantagem confortável para o Besiktas ao minuto 45+1. O ponta-de-lança aproveitou uma jogada perdida do Kayserispor para arrancar com o esférico, que só parou no fundo das redes.
É no segundo tempo que Rafa Silva fecha o seu hat trick, bem como o marcador do embate. O antigo avançado do Benfica foi lançado novamente na profundidade, tendo feito o 4-0 com um toque de classe, ao picar o esférico para o fundo da baliza da equipa da casa.
Confira os dois últimos golos de Rafa Silva:
Conhecido comentador e jornalista considera que se trata de um “tiro na água”, dado que ninguém irá calar o técnico dos encarnados
25 Set 2025 | 08:32 |
Vítor Pinto considera que a queixa apresenta pela APAF contra José Mourinho pelas declarações sobre a arbitragem no final do Benfica – Rio Ave são um “tiro na água”. Num artigo de opinião, o conhecido comentador e jornalista afirma que ninguém vai conseguir colocar uma “mordaça” no técnico dos encarnados.
“A APAF decidiu apresentar queixa contra José Mourinho pelas declarações no final do Benfica - Rio Ave. O organismo agora liderado por José Borges acaba de dar mais um tiro na água. Não há nenhuma arma administrativa para colocar uma mordaça em Mourinho”, começa por afirmar Vítor Pinto.
“Em caso de lesão à honra e reputação, a APAF deve atuar. Quando a crítica é à condução do encontro e a Sérgio Guelho não ter “personalidade” para resistir ao VAR Pedro Ferreira, isso é exercício da liberdade de expressão”, acrescenta Vítor Pinto, num artigo de opinião no jornal Record.
“Não é crível que daqui possa medrar um castigo que resista ao trânsito em julgado, mas ao segundo jogo de Mourinho fica desenterrado o machado de guerra. Os estilhaços vão cair em cima do líder do CA, Luciano Gonçalves, e do diretor técnico, Duarte Gomes”, finaliza Vítor Pinto.
Recorde-se que, no final do Benfica – Rio Ave, José Mourinho questionou o golo anulado a António Silva: “Acaba por ser o protagonista do jogo o Sr. que estava na Cidade do Futebol ao chamar o árbitro para ver aquilo que vimos e depois o árbitro não ter personalidade, que normalmente não têm, quando vi que foi chamado já sabia que ia ser anulado”
Richard Ríos ouviu das boas no Benfica – Rio Ave e já se sabe o motivo
25 Set 2025 | 08:19
Luís Filipe Vieira deixa certeza sobre futuro de José Mourinho no Benfica: "Espero que…"
25 Set 2025 | 07:53
Dodi Lukebakio ainda agora chegou ao Benfica, mas pode receber tremenda notícia
25 Set 2025 | 07:40