Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Modalidades

É o adeus de Telma Monteiro? Judoca do Benfica anuncia decisão

Depois de não apurar-se para Paris2024, a judoca portuguesa referiu que permanece em reflexão sobre o caminho a seguir na sua carreira

Glorioso 1904
Glorioso 1904

17 Out 2024 | 10:16 |

Icon Comentário0

Depois de falhar a qualificação para os seus sextos Jogos Olímpicos, o que a colocaria como a primeira mulher portuguesa e judoca mundial a alcançar essa marca, a atleta afirmou que não pretende voltar a competir nos Jogos Olímpicos.


A judoca pronunciou-se, na quarta-feira, 17 de outubro, perante os jornalistas na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), onde teve lugar a segunda sessão do Fórum Nacional de Atletas, organizado pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO).


"Na próxima semana tenho o Campeonato Nacional de equipas, no qual vou representar o Benfica e, depois, a partir daí, vou ver qual vai ser o meu futuro", começou por dizer a atleta do Clube da Luz.


"[Já tinha decidido que] os Jogos Olímpicos de Paris seriam os meus últimos Jogos, seria o meu último ciclo olímpico, portanto, isso é uma decisão que já está tomada", afirmou.

Tinha acabado de não conseguir qualificar-me por todo o processo que eu tive, com a minha lesão


"Sinceramente, eu fui com algum receio de ser emocionalmente muito forte para mim, porque era uma coisa ainda muito recente na altura. Eu tinha acabado de não conseguir qualificar-me por todo o processo que eu tive, com a minha lesão. Portanto, era bastante emotivo. Eu fiquei a um combate, uma vitória de conseguir qualificar-me de forma direta e, portanto, estava com receio, mas a experiência que eu tive nos Jogos Olímpicos foi mesmo muito, muito boa", disse a judoca.

"Quando fui à Aldeia Olímpica, foi um dia difícil para mim. Emocionalmente, acho que foi a única coisa que foi realmente muito difícil, quando estive na Aldeia Olímpica, e pensar que queria ter estado lá como atleta, mas todo o resto da experiência que eu tive junto dos atletas, junto da seleção nacional de judo, vi a Patrícia [Sampaio] ser medalhada [nos -78kg], vi outras conquistas de outros amigos no judo internacional, então acabei por encerrar este ciclo emocional de uma forma muito boa", acrescentou.

"Não foi só um presidente muito especial, muito próximo dos atletas, mas era uma pessoa muito sensível. Eu já tinha tido uma lesão antes, já tinha sido operada antes, ao joelho, a outra lesão, e ele já me tinha dito que se eu não fosse, que ele me levaria. Eu sempre disse 'não, mas eu vou conseguir'. Era uma pessoa mesmo muito especial, muito próxima de nós, com quem podíamos falar de uma forma muito simples, muito direta e fiquei sensibilizada, mas, sendo ele a pessoa que era, sabíamos que isso podia acontecer e foi muito especial esse convite", concluiu recordando o presidente do COP que faleceu no dia 11 de agosto.

De recordar que, Telma Monteiro conquistou quatro títulos de vice-campeã mundial e seis de campeã europeia. Está associada ao Benfica desde 2007. Prontamente, conquistou títulos pelo emblema, como o caso da Taça de Portugal, em 2008. Em 2015, em Baku, celebrou o primeiro lugar com uma medalha de ouro, nos Jogos Europeus. 


Modalidades

Em noite de dérbi Benfica não vacila e vence Sporting na Luz

No primeiro encontro entre as duas formações rivais, equipa vermelha e branca comprovou que favoritismo estava do seu lado ao longo da partida

O Benfica recebeu e venceu o Sporting no primeiro dérbi da temporada onde as águias sempre foram superiores
O Benfica recebeu e venceu o Sporting no primeiro dérbi da temporada onde as águias sempre foram superiores

03 Dez 2025 | 22:57 |

Icon Comentário0

A formação do Benfica recebeu e venceu o Sporting por 74–67 na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro. Águias e leões mediram forças numa partida a contar para a sexta jornada da 1.ª fase da Liga Betclic feminina de basquetebol.


No primeiro dérbi entre as duas equipas lisboetas, o primeiro em muitos anos, a formação encarnada procurou dar continuidade à sua boa forma na presente temporada. No Pavilhão da Luz, Eugénio Rodrigues — que ainda não contou com o novo reforço — apostou na seguinte formação: Inês Faustino, Emanuely de Oliveira, Maria Bettencourt, Zuzanna Puc e Letícia Soares.


Apesar de se tratar de um dérbi contra um rival de grande qualidade, a equipa do Benfica nunca perdeu a liderança da partida e, desde o início, assumiu o controlo do jogo. No final do primeiro quarto, a equipa encarnada já vencia por 29–27. Ao intervalo, as jogadoras vermelhas e brancas aumentaram ainda mais a vantagem e foram para o descanso a vencer por 42–36.


No terceiro período, a equipa adversária ainda conseguiu reagir ao marcador e reduziu a desvantagem, mas o Benfica continuou firme na dianteira e seguiu para o último parcial a vencer por 59–52. No quarto e derradeiro período, as águias não tiraram o pé do acelerador e selaram o triunfo no dérbi.

Com esta vitória, a formação feminina do Benfica cimenta o terceiro lugar na fase regular da Liga Betclic feminina, somando um total de 12 pontos. O próximo duelo da equipa de Eugénio Rodrigues está agendado para o dia 6 de dezembro, na receção à União Sportiva.



Modalidades

Em jogo muito sofrido, Benfica alcança primeira vitória na Liga dos Campeões

Na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, a formação vermelha e branca realizou a segunda jornada da prova europeia somando os primeiros pontos

Na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, a formação do Benfica somou a sua primeira vitória na Liga dos Campeões depois de um jogo bastante sofrido em casa
Na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro, a formação do Benfica somou a sua primeira vitória na Liga dos Campeões depois de um jogo bastante sofrido em casa

03 Dez 2025 | 21:30 |

Icon Comentário0

O Benfica teve de lutar unhas e dentes para somar um triunfo frente ao Budowlani Łódź (3–2). As duas equipas estiveram em ação em mais uma jornada do Grupo B da CEV Champions League feminina, principal competição de voleibol da Europa.


Depois de uma derrota na ronda inaugural, a formação encarnada procurou dar uma resposta à altura, mostrando que está na competição para vencer. Frente à equipa adversária de hoje, Henrique Furtado avançou com a seguinte formação: Isidora Ubavić, Cansu Çetin, Veronika Djokić, Mariana Garcez, Claudia Dillon, Kyra Holt e Tatiana Rizzo (L).


Apesar de estar a jogar em casa, o Benfica foi surpreendido ao perder o primeiro set frente ao Budowlani. A formação visitante venceu o parcial por 25–14, mas as águias não atiraram a toalha ao chão e procuraram equilibrar as contas.


No segundo set, a equipa de Henrique Furtado foi mais forte e conseguiu empatar o marcador. Sem grande surpresa, o Benfica triunfou por 25–19. No entanto, o Budowlani voltou a responder, contrariando o favoritismo encarnado, e relançou-se na liderança antes do intervalo (28–26).

Após o descanso, a equipa feminina das águias entrou com nova energia e conseguiu conquistar mais um set, para alegria dos adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão da Luz. O Benfica forçou a negra ao vencer por 25–20.


Na negra, as encarnadas mostraram maior consistência nos momentos decisivos e acabaram por selar a reviravolta, triunfando por 15–9 e garantindo uma vitória muito sofrida, mas igualmente importante, na sua caminhada europeia.


Modalidades

Sorteio da Taça de Portugal não foi simpático e Porto – Benfica está no horizonte

Caminho das águias na prova rainha ficou definido e clássico em fase muito precoce da competição deve mesmo vir a acontecer

Benfica vai medir forças com o Sesimbra nos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, mas há confronto com o Porto no horizonte
Benfica vai medir forças com o Sesimbra nos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins, mas há confronto com o Porto no horizonte

03 Dez 2025 | 08:14 |

Icon Comentário0

O sorteio da Taça de Portugal de hóquei em patins não foi propriamente amigo do Benfica. Nos 16 avos de final, os encarnados - que golearam na fase anterior - deslocam-se ao reduto do Sesimbra, num encontro agendado para o fim-de-semana de 10 e 11 de janeiro, mas há uma visita ao reduto do Porto no horizonte.


Caso as águias ultrapassem o Sesimbra e os dragões vençam o seu compromisso diante do Entroncamento, o sorteio ditou que haverá um Porto – Benfica logo nos oitavos-de-final. Este potencial duelo de titãs, que colocaria frente a frente dois dos maiores candidatos ao troféu, está previsto para o dia 14/15 de fevereiro de 2026.


Do outro lado do quadro, o Sporting visita o CA Feira nos 16 avos de final. Se os leões passarem e a Oliveirense vencer o Paço de Arcos, haverá outro escaldante duelo nos oitavos-de-final. No que ao Barcelos diz respeito, o conjunto minhoto teve mais sorte e tem caminho aberto para os quartos-de-final.


Na edição passada da Taça de Portugal de hóquei em patins, o Benfica – depois de eliminar o Marinhense, Alcobacense, Riba d’Ave e Barcelos – caiu aos pés do Sporting, nas meias-finais, por 4-2, com golos de Diogo Rafael e João Rodrigues. Os leões haveriam posteriormente de vencer a prova.

O Benfica já conquistou a Taça de Portugal de hóquei em patins por 15 vezes na sua história, a última das quais em 2014/15, numa final em que bateu o Sporting, por 3-0, com tentos de Carlos Nicolía (2) e João Rodrigues. Esta temporada, as águias querem reconquistar a prova rainha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Glorioso 1904 – Histórico do Benfica equaciona terminar a carreira
Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 – Histórico do Benfica equaciona terminar a carreira

03 Dez 2025 | 06:15

Icon Comentário0
Benfica volta a perder mas segue em frente nas competições europeias
Modalidades

Benfica volta a perder mas segue em frente nas competições europeias

02 Dez 2025 | 21:21

Icon Comentário0
EHF European League | Benfica - Melsungen (6.ª jornada) | Ao minuto
Modalidades

EHF European League | Benfica - Melsungen (6.ª jornada) | Ao minuto

02 Dez 2025 | 18:04

Icon Comentário0