Modalidades
Benfica está em desvantagem nas bancadas e técnico pede apoio dos adeptos: "Não se deixem abafar"
15 Jun 2026 | 15:37
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
17 Out 2024 | 11:16 |
Depois de falhar a qualificação para os seus sextos Jogos Olímpicos, o que a colocaria como a primeira mulher portuguesa e judoca mundial a alcançar essa marca, a atleta afirmou que não pretende voltar a competir nos Jogos Olímpicos.
A judoca pronunciou-se, na quarta-feira, 17 de outubro, perante os jornalistas na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), onde teve lugar a segunda sessão do Fórum Nacional de Atletas, organizado pela Comissão de Atletas Olímpicos (CAO).
"Na próxima semana tenho o Campeonato Nacional de equipas, no qual vou representar o Benfica e, depois, a partir daí, vou ver qual vai ser o meu futuro", começou por dizer a atleta do Clube da Luz.
"[Já tinha decidido que] os Jogos Olímpicos de Paris seriam os meus últimos Jogos, seria o meu último ciclo olímpico, portanto, isso é uma decisão que já está tomada", afirmou.
Tinha acabado de não conseguir qualificar-me por todo o processo que eu tive, com a minha lesão
"Sinceramente, eu fui com algum receio de ser emocionalmente muito forte para mim, porque era uma coisa ainda muito recente na altura. Eu tinha acabado de não conseguir qualificar-me por todo o processo que eu tive, com a minha lesão. Portanto, era bastante emotivo. Eu fiquei a um combate, uma vitória de conseguir qualificar-me de forma direta e, portanto, estava com receio, mas a experiência que eu tive nos Jogos Olímpicos foi mesmo muito, muito boa", disse a judoca.
"Quando fui à Aldeia Olímpica, foi um dia difícil para mim. Emocionalmente, acho que foi a única coisa que foi realmente muito difícil, quando estive na Aldeia Olímpica, e pensar que queria ter estado lá como atleta, mas todo o resto da experiência que eu tive junto dos atletas, junto da seleção nacional de judo, vi a Patrícia [Sampaio] ser medalhada [nos -78kg], vi outras conquistas de outros amigos no judo internacional, então acabei por encerrar este ciclo emocional de uma forma muito boa", acrescentou.
"Não foi só um presidente muito especial, muito próximo dos atletas, mas era uma pessoa muito sensível. Eu já tinha tido uma lesão antes, já tinha sido operada antes, ao joelho, a outra lesão, e ele já me tinha dito que se eu não fosse, que ele me levaria. Eu sempre disse 'não, mas eu vou conseguir'. Era uma pessoa mesmo muito especial, muito próxima de nós, com quem podíamos falar de uma forma muito simples, muito direta e fiquei sensibilizada, mas, sendo ele a pessoa que era, sabíamos que isso podia acontecer e foi muito especial esse convite", concluiu recordando o presidente do COP que faleceu no dia 11 de agosto.
De recordar que, Telma Monteiro conquistou quatro títulos de vice-campeã mundial e seis de campeã europeia. Está associada ao Benfica desde 2007. Prontamente, conquistou títulos pelo emblema, como o caso da Taça de Portugal, em 2008. Em 2015, em Baku, celebrou o primeiro lugar com uma medalha de ouro, nos Jogos Europeus.
Jogador do Clube encarnado continua a reinventar-se e encontrou um novo desafio, deixando adeptos encarnados impressionados
16 Jun 2026 | 13:10 |
Felipe Banderó continua a provar que a idade é apenas um número. Aos 38 anos, o oposto brasileiro do Benfica, que chegou à Luz em 2023, encontrou uma nova forma de evoluir como atleta e como pessoa no jiu-jitsu. Nas redes sociais, o jogador revelou ter recebido uma nova graduação, numa conquista que classificou como especialmente importante.
F. Banderó: "Hoje recebi uma graduação que tem um significado muito especial para mim"
"Hoje recebi uma graduação que tem um significado muito especial para mim. Mesmo sendo atleta profissional de voleibol, sempre acreditei que o desporto é uma escola constante de aprendizado, e foi justamente essa mentalidade que me levou a iniciar minha trajetória no jiu-jitsu", escreveu o internacional brasileiro.
O atleta explicou ainda como a carreira no voleibol o ajudou nesta nova aventura. "O voleibol ensinou-me valores que carrego para todas as áreas da minha vida: disciplina, comprometimento, resiliência e a busca diária pela evolução. Ao entrar no jiu-jitsu, encontrei um novo desafio, uma nova forma de aprender e de me desenvolver como atleta e como pessoa. Cada treino reforçou ainda mais a importância da dedicação ao processo e do respeito por cada etapa da caminhada", pode ler-se.
F. Banderó: " Cada conselho, correção e incentivo fizeram a diferença"
Felipe Banderó fez questão de agradecer às pessoas que o acompanharam nesta jornada. "Quero agradecer especialmente ao meu primeiro professor, Kleber Falcone, que me recebeu desde o início, acreditou no meu potencial e foi fundamental para que eu desse os primeiros passos dentro do tatame. Você teve um papel muito importante nessa jornada e sempre terá minha gratidão e respeito. Também agradeço a todos os professores da Gracie Barra Benfica, em especial ao professor Raphael Silva, além dos meus companheiros de treino e amigos que contribuíram para a minha evolução até aqui. Cada conselho, correção e incentivo fizeram a diferença", lembrou.
Apesar de o Benfica ter falhado a conquista do campeonato nacional de voleibol, perdido para o Sporting, o brasileiro mantém intacta a ambição de continuar a crescer. "Recebo essa graduação com muita felicidade, mas também com a consciência de que ela representa apenas mais um passo na caminhada. Assim como busco evoluir diariamente no voleibol, seguirei me dedicando ao máximo para crescer no jiu-jitsu, aprendendo, superando desafios e me tornando melhor a cada treino", prometeu.
Veja a publicação:
Temporada já terminou para três das principais equipas masculinas de pavilhão, com o balanço a ficar muito aquém das expetativas
16 Jun 2026 | 12:52 |
A temporada já terminou para três das principais equipas masculinas de pavilhão do Benfica, com o balanço a ficar aquém das expetativas. No andebol e no voleibol, os encarnados não conseguiram conquistar qualquer troféu ao longo da época, enquanto no basquetebol o saldo final resume-se à conquista de apenas um título.
Nestes dois primeiros casos, o domínio foi do Sporting, que conseguiu assinar uma época perfeita ao conquistar Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça em ambas as modalidades. O rival de Alvalade acabou por dominar por completo o panorama competitivo, deixando o Benfica sem resposta nos momentos decisivos.
No basquetebol, a época teve um desfecho diferente, mas ainda assim longe do desejado para a estrutura encarnada. O Benfica venceu a Supertaça no arranque da temporada, em dezembro de 2025, mas depois viu o Sporting vencer a Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos, enquanto o Porto voltou a sagrar-se campeão nacional.
Perante estes resultados, espera-se uma remodelação profunda nas modalidades, não apenas ao nível dos jogadores, mas também nas equipas técnicas. As mudanças já começaram a ser preparadas, com várias decisões em cima da mesa no que toca à continuidade de treinadores e estruturas.
No andebol e no voleibol já se confirmam alterações, com saídas de técnicos e possíveis substituições em análise, enquanto no basquetebol o futuro de Norberto Alves ainda não está totalmente definido. Já no hóquei em patins, o Sporting venceu a Taça e o Porto a Liga dos Campeões. No futsal, os encarnados ainda conquistaram a Taça de Portugal e a Taça da Liga, mas viram o Sporting conquistar a Champions.
Jogador dirigiu uma mensagem sentida à massa associativa encarnada, reconhecendo a desilusão causada pela derrota na final
16 Jun 2026 | 10:33 |
Makram Ben Romdhane recorreu às redes sociais para reagir à perda do campeonato nacional de basquetebol para o Porto. O capitão do Benfica assumiu responsabilidades pelo desfecho da temporada e dirigiu uma mensagem sentida aos adeptos, reconhecendo a desilusão causada pela derrota na final.
Ben Romdhane: "Quero pedir desculpa às pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e nos apoiaram em todos os jogos"
"Eu sei que, às vezes, as palavras não mudam nada, mas não consigo ficar em silêncio sem dizer nada. Quero pedir desculpa a todos os adeptos do Benfica. Quero pedir desculpa às pessoas que sempre estiveram ao nosso lado e nos apoiaram em todos os jogos, àqueles que estão desiludidos, frustrados e magoados pela forma como perdemos o título de campeão. Vocês têm o direito de se sentir assim. Eu compreendo essa mentalidade porque cresci com ela", escreveu o internacional tunisino.
O jogador destacou ainda a cultura de exigência que existe no Benfica: "O que mais importa é o presente, conquistar títulos e competir ao mais alto nível. É essa mentalidade que torna este clube tão especial, e eu respeito-a profundamente. Também fui educado para assumir responsabilidades, especialmente nos momentos mais difíceis. É por isso que aceito a minha parte da responsabilidade pela perda deste título e peço sinceramente o vosso perdão".
Ben Romdhane garantiu também que nunca faltou entrega ao longo da época e assegurou que deu sempre prioridade ao Benfica: "Deus sabe que nunca poupei uma única gota de suor, esforço ou dedicação. Esta camisola, este clube e esta equipa sempre foram a minha prioridade. Infelizmente, a vida nem sempre nos dá controlo sobre os resultados. Por mais que trabalhemos, há coisas que permanecem fora do nosso controlo, e ninguém pode prever o que o futuro reserva", referiu.
A mensagem terminou com uma referência especial ao apoio dos benfiquistas: "Sei que esta derrota dói, e foi exatamente por isso que senti a necessidade de falar. Mesmo que hoje estejam zangados e desiludidos, eu compreendo. Porque, para mim, o amor e o apoio dos adeptos significam tudo. E se eu perdesse isso, sentiria que tinha perdido tudo", concluiu.
Veja a publicação:
Benfica está em desvantagem nas bancadas e técnico pede apoio dos adeptos: "Não se deixem abafar"
15 Jun 2026 | 15:37
Benfica desperdiça vantagem de 2-0 e perde 4-2 com o Sporting; Leões sagram-se campeões
15 Jun 2026 | 11:27
Treinador do Benfica não garante continuidade na Luz: "Isso fica entre mim e o Clube”
15 Jun 2026 | 10:52