Modalidades
Exclusivo Glorioso 1904 - Capitão do Benfica pode bater com porta no final da época
01 Nov 2025 | 14:33
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Modalidades
09 Dez 2024 | 09:55 |
É oficial: Telma Monteiro termina a carreira. A judoca do Benfica anunciou esta segunda-feira, 9 de dezembro, a decisão após 24 anos de competição, sendo que esta informação vai na sequência da retirada do circuito olímpico.
"As mulheres choram muito. Toda a gente chora, mesmo os fortes choram. Talvez agora não chore de todas as lágrimas que já chorei. Foram 24 anos muito especiais. 17 anos de Benfica, uma história especial que me orgulha e me hora muito. Neste momento, eu penso em todas as pessoas que contribuíram para a minha carreira, as que viveram comigo cada ippon, cada vitória, cada queda, cada derrota, cada vez que celebrei ou não consegui celebrar o que queria", disse Telma Monteiro, aos meios oficiais do Benfica.
Telma Monteiro - Termino a minha carreira exatamente como eu queria
"Termino a minha carreira exatamente como eu queria, com a sensação de que dei tudo o que havia para dar. Foi tudo como tinha de ser. Uma gratidão eterna", frisou ainda a antiga judoca portuguesa que vai desempenhar novas funções no Clube da Luz.
"O Sport Lisboa e Benfica enaltece a enorme dedicação e espírito competitivo de Telma Monteiro numa longa e profícua carreira que elevou o prestígio do judo português. No clube do coração desde julho de 2007, contribuiu decisivamente para o crescimento e desenvolvimento da modalidade no Benfica", pode ler-se na nota publicada pelo Clube da Luz que revela que a ex atleta vai desempenhar a função de coordenadora do judo no Clube, para desenvolver e inspirar novas gerações.
Confira aqui o Comunicado do Benfica na íntegra:
"O Sport Lisboa e Benfica enaltece a enorme dedicação e espírito competitivo de Telma Monteiro numa longa e profícua carreira que elevou o prestígio do judo português. No clube do coração desde julho de 2007, contribuiu decisivamente para o crescimento e desenvolvimento da modalidade no Benfica".
"Considerada a melhor judoca portuguesa de todos os tempos, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, tendo ainda participado nas Olimpíadas de 2004, 2008, 2012 e 2020. Quatro medalhas de prata e uma de bronze compõem o seu currículo em Campeonatos do Mundo".
"Com resiliência, uma ímpar Telma Monteiro alcançou elevado e consistente respeito internacional – chegou a ser líder do ranking mundial em 2015 na categoria −57 kg –, foi a judoca mais medalhada da história dos Campeonatos da Europa, competição que venceu por seis vezes, em duas edições obteve o segundo lugar e em sete o terceiro".
"Manteve-se em plano de destaque durante anos consecutivos, a subir ao pódio com regularidade – ao longo de 24 anos de carreira, 94 medalhas conquistadas, desde os escalões jovens até à atualidade – e garantindo, assim, prestígio para Portugal em Taças do Mundo, Taças da Europa, Grand Prix, Grand Slam e outras provas entre a elite mundial do judo".
"A contribuição como atleta para o sucesso do SL Benfica na modalidade também foi vital, como o comprova o triunfo por equipas em cinco Campeonatos Nacionais de Clubes e uma Taça de Portugal".
"Obrigado por tanto, Telma!".
"Termina o longo percurso com a judoca de alta competição, mas vai prosseguir a caminhada de mística e compromisso com Telma Monteiro, que assume, desde já, novo desafio profissional como coordenadora do judo no Clube, para desenvolver e inspirar novas gerações".
"E Pluribus Unum".
Pelo que foi apurado junto do nosso jornal, jogador está na corda bamba em relação ao futuro profissional ligado ao emblema vermelho e branco
03 Nov 2025 | 03:00 |
A terminar o seu contrato, jogador com vários anos de Benfica procura aval de Rui Costa. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal adianta que o Tiago Violas, da equipa de voleibol, tem de subir de rendimento de forma a conseguir com que o Clube da Luz avance com uma renovação.
Sabe o nosso Jornal que o distribuidor de 36 anos é visto como um atleta importante para Marcel Matz. Contudo, como o Glorioso 1904 apurou, o atleta tem apresentado um rendimento abaixo do que ser esperado, algo que não parece convencer a estrutura, liderada por Rui Costa, a apresentar uma proposta para prolongar o vínculo, válido até 2026.
Assim sendo, o voleibolista do Benfica terá de mudar drásticamente o seu rendimentos nos próximos compromissos, a fim de provar que de facto é uma mais-valia, apesar da sua idade. Tal como o nosso Jornal prevê, a partida diante do rival Sporting, que decorreu no dia 2 de novembro, pode ser um ponto partida para um volte-face na carreira do atleta.
Por outro lado, Tiago Violas pode não ser o único veterano a deixar o Clube da Luz no final da presente temporada. Tal como o Glorioso 1904 já tinha avançado anteriormente, Bélone Moreira, capitão da equipa de andebol, pode também dizer adeus ao Manto Sagrado do Benfica.
Tiago Violas, de 36 anos, está no Clube da Luz desde a época 2016/17, proveniente do Fonte do Bastardo. De águia ao peito, o distribuidor festejou a conquista de seis Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal e seis Supertaças. Na presente temporada, o voleibolista soma duas partidas, uma delas a titular, diante do Sporting.
Depois de um triunfo folgado no dia anterior, encarnados não conseguiram repetir dose diante rival de Alvalade que foi mais eficaz
02 Nov 2025 | 20:37 |
A fechar o fim-de-semana de modalidades, o Pavilhão da Luz recebeu o segundo dérbi da temporada de voleibol. Frente a frente estiveram Benfica e Sporting, na disputa a contar para a 3.ª jornada da 1.ªa fase do Campeonato Nacional. No final da partida, os leões foram mais felizes e venceram por 3-0.
Tratou-se também do segundo jogo da equipa encarnada em dois dias. Durante a tarde de ontem, no Pavilhão da Luz, a formação de Marcel Matz defrontou o modesto Clube K. Perante um adversário mais acess+ivel, as águias venceram por 3-0. Frente aos verde e brancos, o canarinho apresentou a seguinte equipa titular: Peter Wohlfahrtstätter, Murad Khan, Pablo Natan, Kelvi Geovani, Tiago Violas, Nivaldo Gómez e Bernardo Silva (L).
Numa tentativa de vingar a derrota na final da Supertaça, o Benfica entrou mais forte no primeiro set, com uma liderança de três pontos. Porém, quando o marcador registava 16-14 para as águias, o Sporting reagiu e deu a volta, acabando por vencer por 25-19.
No segundo set, a história do jogo foi semelhante à do primeiro parcial. O Benfica entrou mais determinado e assumiu a liderança nos pontos iniciais. Contudo, a partir do 12.º ponto, o rival ganhou novo alento e saltou para a frente do marcador, acabando por derrotar as águias por 25-18.
No terceiro set, as duas equipas disputaram até ao último ponto, com o Benfica e o Sporting a trocarem entre si a liderança do parcial. O Clube da Luz lutou até ao derradeiro ponto, mas o rival soube gerir as expectativas e triunfo no set final por 26-24, derrotando o Benfica por 3-0.
Na realização de mais uma jornada, que decorreu este sábado, 1 de novembro, emblema vermelho e branco deu passo importante com título em mente
02 Nov 2025 | 12:54 |
Na última tarde, sábado, 1 de novembro, o futsal feminino do Benfica deu um passo mais importante no campeonato. Fora de portas, a equipa encarnada visitou o Santa Luzia, partida a contar para a 9.ª jornada da 1.ª fase da Liga Placard. No final do encontro, as águias sorriram com um triunfo por 4-2.
As águias seguem embaladas no campeonato nacional, onde somam uma mão cheia de triunfos, incluíndo uma goleada por 6-0 ao Futsal Feijó. Desta vez, perante outro adversário igualmente desafiante, Paulo Roxo voltou a apostar nas suas melhores jogadoras e estas foram as escolhas do técnico do Benfica: Ana Catarina, Fifó, Inês Matos, Maria Pereira e Janice.
A jogar fora de portas, a equipa de futsal feminino não se deixou amedrontar pelo estatuto de visitante e assumiu o controlo da partida. À passagem do minuto 3, Inês Matos colocou o Glorioso na liderança. Antes do intervalo, um bis de Janice, aos 11 e 17 minutos, deixou o Clube da Luz com uma vantagem de três golos.
No segundo tempo, o Benfica não tirou o pé do acelerador e, em cima do minuto 21, as jogadoras de Paulo Roxo festejaram o quarto tento da partida, assinado por Fifó. Já com um ritmo de jogo mais baixo, o Santa Luzia conseguiu reagir e reduziu a desvantagem com dois remates certeiros, apontados por Mariana Marques, que também bisou.
Com este resultado, o Clube da Luz mantém o pleno de vitórias na fase regular da Liga Placard, onde segue na liderança com 27 pontos. Na próxima jornada (10.ª) da Liga Feminina Placard, o Benfica visita o Atlético CP no Pavilhão Eng.º Santos e Castro (Tapadinha), numa partida que está prevista para as 17H00 de 13 de dezembro.