
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
Edu Castro é o novo treinador de hóquei em patins do Benfica. O Clube da Luz anunciou a contratação através dos meios de comunicação, esta segunda-feira, dia 15 de julho, revelando que o timoneiro assinou um vínculo até 2027.
Depois de uma passagem no Barcelona, o técnico de 57 anos vai suceder a Nuno Resende, tendo já prestado as primeiras declarações ao microfone da BTV. "As instalações são maravilhosas, o pavilhão, o rinque, o Museu, as zonas de trabalho onde trabalharemos dia a dia", afirmou o treinador espanhol, que admitiu ver este novo desafio como "um sonho tornado realidade".
"A principal razão que me levou a vir para o Benfica foi o amor mostrado por Fernando Tavares [vice-presidente do Benfica], Miguel Campos [diretor da equipa], Valter Neves [team manager do coletivo], as pessoas com quem falei habitualmente sobre esta possibilidade. Sempre que viemos jogar à Luz, era um cenário especial. Não podíamos dizer 'não' a esta possibilidade", revelou o novo treinador de hóquei em patins do Benfica.
Edu Castro deixou ainda uma garantia a todos os Benfiquistas: "Dar tudo a cada dia para fazer do Benfica, se possível, ainda um pouco maior". O técnico encarnados ambiciona também que os "adeptos do Benfica vejam a sua equipa de hóquei em patins como um exemplo de luta, de velocidade, de jogo espetacular".
Vindo do Barcelona, Edu Castro conta com seis Liga Espanhola, três Supertaça Espanhola, quatro Taça de Espanha, quatro Liga Catalã, duas Taça Intercontinental, uma WSE Continental e uma Liga dos Campeões no palmarés. É de referir, ainda, que o treinador do Benfica representou o emblema blaugrana por 18 anos, sendo que as águias são a primeira aventura fora da Espanha.
Confira as declarações do novo treinador do Benfica:
Focado na próxima temporada dos vermelhos e brancos, estrutura informou que dois atletas, fundamentais para conquistas recentes das águias, estão de saída
|
Mais uma saída oficializada pelo Benfica. Depois de confirmar a despedida de Raphaella Monteiro, da equipa de basquetebol, agora o Clube da Luz anunciou que as atletas Alice Vicente e Elena Tamiozzo não vão fazer parte do plantel de hóquei em patis, que vai tentar alcançar o 13.º título nacional na época de 2025/26.
Na nota informativa que foi partilhada no site oficial dos vermelhos e brancos, as águias dão conta da saída das duas patinadoras, fundamentais para o sucesso do Clube da Luz: “O Sport Lisboa e Benfica informa que chegou ao fim o vínculo entre o Clube e as hoquistas Alice Vicente e Elena Tamiozzo”.
No mesmo comunicado, o Glorioso informa qeu as duas atletas integraram a equipa de Paulo Almeida na temporada de 2023/24. Nas duas épocas em que vestiram o MAnto Sagrado do Benfica, tanto a portuguesa, como a italiana, ajudaram a prolongar o domínio das águias no hóquei feminino, com a conquista de dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e duas Elite Cup.
No final do boletim informativo, o Clube da Luz deixa um agradecimento a Alice Vieira, que terminou a sua carreira profissional, e a Elena Tamiozzo, que terminou o seu contrato: “O Clube agradece todo o empenho, capacidade de trabalho e espírito de equipa de Alice Vicente e Elena Tamiozzo, desejando as maiores felicidades a ambas”.
Por outro lado, integradas na próxima temporada das águias, o Benfica vai ter cinco patinadoras que vão integrar a convocatória da Seleção Nacional, que vai participar no Europeu. Entre as eleitas de Ricardo Barreiros estão Maria Vieira, Marlene Sousa, Raquel Santos, Sofia Moncóvio e Maria Sofia Silva.
Informação foi tida em conta pela comunicação social, depois do timoneiro ter anunciado nomes para participar numa prova importante
|
Após a conquista inédita do dodecampeonato nacional, quinteto da equipa feminina de hóquei em patins do Benfica recebeu mas uma boa notícia. As atletas, Maria Vieira, Marlene Sousa, Raquel Santos, Sofia Moncóvio e Maria Sofia Silva foram todas convocadas para representar Portugal no Campeonato da Europa deste ano.
Durante o dia de terça-feira, 8 de julho, Ricardo Barreiros, timoneiro da Seleção Nacional feminina, divulgou a lista das 10 patinadoras que vão representar as cores nacionais no Europeu que vai decorrer entre os dias 8 e 13 de setembro, em Paredes. Na convocatória, o Benfica é o clube mais representado, com cinco atletas, o que corresponde a 50% dos nomes anunciados.
Após divulgar a lista das jogadoras que vai levar para o Campeonato da Europa, Ricardo Barreiros justificou as suas escolhas: “A responsabilidade de representar Portugal, por si só, aponta ao máximo. A história diz-nos que estamos, muitas vezes, perto. Isso, por si só, não chega. Temos ambição de ganhar e estamos a trabalhar nesse sentido, como sempre foi apanágio desta casa”.
Por fim, o Selecionador Nacional, em declarações aos meios de comunicação da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), assumiu a ambição de chegar longe na prova. “Queremos chegar ao momento da decisão nas melhores condições para competir pela vitória. O nosso compromisso tem de ser todos os dias, em prol de um objetivo que se atinge num só momento”, admitiu.
Relembre-se que, o quinteto de Benfiquistas têm assim a possibilidade de adicionar mais um título ao seu currículo, depois de terem conquistado, na temporada que findou, a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional, o segundo troféu pelo 12.o ano consecutivo, uma conquista que deixou Paulo Almeida muito orgulhoso do trabalho das suas jogadoras.
Convidado a comentar conquista inédita ao serviço dos vermelhos e brancos, treinador falou da importância do compromisso e apontou conquistas futuras
|
Pouco tempo depois da equipa feminina de hóquei em patins ter conquistado o dodecampeonato nacional, algo inédito na história do Benfica, Paulo Almeida mostrou-se rendido ao grupo de trabalho. O timoneiro fez questão de destacar a entrega total da parte das atletas, tanto nos treinos, como nos jogos, em recentes declarações.
Paulo Almeida: “Tenho grandes jogadoras e grandes mulheres, que nunca se negam ao trabalho”
Em entrevista à Lusa, o timoneiro do Benfica, que já aponta à conquista do 13.º título nacional, frisou a vontade das suas jogadoras e a sua entrega à modalidade: “Tenho grandes jogadoras e grandes mulheres, que nunca se negam ao trabalho. Elas têm a vida privada delas. Tenho duas médicas, uma juíza, uma dentista, advogadas... Chegar ao final de um dia de trabalho e vir para o pavilhão da Luz a 100% para treinar, em prol da modalidade que amam e do clube, é fantástico. Só tenho de agradecer às jogadoras por tudo o que têm feito nestes anos”.
Além da entrega, Paulo Almeida frisou que o importante é o facto do grupo de trabalho não sofrer grandes mudanças: “Além do compromisso, a amizade que criaram umas com as outras. Em todos os anos há retoques, mas a espinha dorsal da equipa tem-se mantido durante estes anos todos. Há espírito de grupo, união, alegria e elas vêm para aqui descomprimir um bocadinho do dia de trabalho. Todos esses fatores foram fundamentais para o Benfica ganhar estes títulos todos, e continuará a ganhar, sem dúvidas".
Paulo Almeida: “Esta equipa não se cansará de ganhar, pelo menos enquanto o Paulo Almeida estiver aqui”
“Ganhar uma, duas, três, quatro ou cinco vezes, pode ser fácil. Ganhar 12 vezes de seguida, não é nada fácil. É só para grandes jogadoras, grandes equipas e também uma grande união, com a ajuda deste grande clube, que tem dado, ano após ano, mais condições à equipa e ao treinador. Não há nenhuma condição que eu peça à direção do Benfica, que não digam presente”, acrescentou.
Por fim, deixou uma garantia sobre o plantel: “O céu é o caminho. Esta equipa não se cansará de ganhar, pelo menos enquanto o Paulo Almeida estiver aqui. Esse é o meu ADN desde que cheguei como jogador, muito jovem. Aqui, o segundo lugar é o primeiro dos últimos. Só corremos para um lugar, que é sempre o primeiro. Elas têm feito isso na perfeição”.