Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
30 Out 2025 | 22:59 |
Rui Costa e João Noronha Lopes debateram, pela segunda vez, com vista às eleições presidenciais do Benfica. Depois do confronto inicial, que incluiu todos os seis candidatos da primeira volta, participaram no debate apenas os dois concorrentes que avançaram para a segunda ronda de votações do Clube da Luz. Confira, em baixo, as declarações do atual Presidente encarnado no frente a frente com o seu oponente - e veja AQUI como decorreu o debate.
Rui Costa: "Já percebi que hoje Vieira para si até é herói. Virou herói"
Este resultado (da primeira volta) acontece por ser um voto de confiança ou desconfiança da alternativa?
"Queria reforçar as palavras de João Noronha Lopes em relação ao ato eleitoral estrondoso e aproveitar para cumprimentar todos os envolvidos no ato eleitoral. Foram mais de 40 horas em que muita gente trabalhou. Se isto aconteceu pelos 6 candidatos e pelos benfiquistas terem ido às urnas, também aconteceu por termos por trás uma equipa maravilhosa que tornou este dia memorável. Esperamos que seja ainda melhor no sábado. Agradeço a todos os que votaram, seja por voto de confiança, seja o que a Mariana acabou de dizer. A minha convicção é de que tenha sido um voto de confiança à minha pessoa e liderança. Acredito que na segunda volta pode ser ainda melhor. Vamos os dois partir do zero. É necessário que aqueles que acreditaram em mim continuem a acreditar e ir buscar votos que estavam noutros candidatos. Estou grato. Foi uma votação mundial. Estou satisfeito com isso. Não serviu para ninguém ganhar. Cá estamos os dois. Tem sido uma campanha muito longa para todos. Até para os benfiquistas, que ouvem há 3 meses falar de eleições. É de enaltecer estes debates."
Já recebeu chamadas dos outros candidatos?
"Recebi o telefonema de Cristóvão Carvalho, a quem agradeço. Não tive mais nenhum contacto, não considero uma falta de respeito ou de fair play, até porque fui apenas o vencedor da primeira volta. Não se decretou o próximo presidente. Acho natural que não haja parabéns, porque ninguém ganhou nada."
Quer o apoio de Vieira ou desvincular-se dele?
"Nem uma coisa nem outra. Nenhum de nós é dono dos sócios. Os sócios são donos do Benfica, nós não somos donos dos sócios. Cada um terá a liberdade de escolher o candidato que mais defende para o futuro do clube. Não é necessário ter os apoios de outros candidatos, nem publicamente nem não publicamente. Se contabilizarmos os meus votos e de Noronha Lopes, ficou de fora uma quantidade grande de votos. Essas pessoas têm de decidir em quem acreditam mais."
Se não conseguir ser eleito, o que fará?
"De uma forma muito humilde, nunca deixou de ser uma vida. O Benfica esteve sempre na minha vida. Não foi pelos cargos que o Benfica esteve na minha vida. Será sempre assim. Também considero que vou ganhar, mas de forma humilde, se não as ganhar, o Benfica não sai de mim."
Mas voltará a candidatar-se?
"Não faço essa futurologia. Não pode estar na minha cabeça pensar que se não ganhar daqui a 4 anos vou estar aqui outra vez. Quem ganhar tem de ser o presidente dos benfiquistas."
Não fará oposição?
"Já passei por isso 4 anos e não consigo fazer aos outros o que me fizeram."
Votaram em si pelo seu projeto ser sedutor ou pelo medo dos benfiquistas que haja alguma surpresa que não controlem?
"Daqui a bocado não tenho mérito nos votos que houve em mim. As pessoas conhecem-me. Sabem o que dou da minha vida por este clube. Eu não sou de embandeirar em arco e de fazer derrotas vitórias. As pessoas sabem como peguei no Benfica e o momento em que o Benfica estava. Nos últimos 3 anos, o Benfica fez uma reformulação tremenda. O Benfica está muito melhor do que há quatro anos. Os benfiquistas têm noção disso. Até ao campeonato de 2023, vínhamos de 3 anos com uma Supertaça. Essa parte é importante. Foi feita uma reformulação grande numa altura crítica."
Não se identifica com a ideia de ser um presidente do quase?
"Vamos ver o que é o presidente do quase. Na altura oportuna eu explico. Se o presidente do quase é porque o Benfica foi competitivo, não ganhando, em todas as competições... Contente com isso? Não. Mas quando não ganhar, que o Benfica perca como perdeu no ano passado, a lutar por todas as competições. É uma frustração, mas o Benfica esteve lá para tentar ganhar tudo. O Benfica está mais preparado para o futuro do que há 4 anos."
Sobre as mensagens enviadas pela campanha de João Noronha Lopes:
"As queixas foram feitas ao Benfica, não às outras candidaturas. O Benfica recebeu essas queixas, entregou-as ao Departamento de auditoria interna e enviou ao CNPD. Ouvi que não tinha de ser o Benfica a encaminhar as queixas. Não estava só eu nessas eleições. Estávamos seis nas eleições. As queixas foram apresentadas ao Benfica. Tinha de ser o Benfica a fazer esse encaminhamento."
É pouco ético?
"Acho que sim. Não foi só para os delegados. Não foram os delegados a fazer as queixas. É normal apresentar-se uma queixa por receber mensagens e e-mails."
Qual é o episódio que desejava que não tivesse acontecido?
"Sabemos como as redes sociais funcionam. Lamento o que se tem visto. Lamento que não se perceba que no final do dia somos todos do mesmo clube e que isto não é uma eleição política. Não somos partidos a lutar contra os outros a ver quem fica no governo. São candidatos à presidência, em que se espera que sejam todos do Benfica. Aquilo que se tem visto nas redes sociais... Eu não tenho, mas tudo daquilo a que se tem assistido é lamentável. Sou candidato, umas custas mais e outras menos, mas quando metem famílias, os meus filhos..."
E quando se mete a capacidade de gestão de Noronha Lopes?
Eu não tenho nada a ver com aquilo que sai das capacidades de gestão de Noronha Lopes, como das minhas. Falo das ofensas, o fomentar o ódio no clube. Não estamos em partidos. Não pode ser uma campanha política. Tem de ser visto como a campanha do maior clube do mundo. Só somos grandes se conseguirmos estar mais juntos. É natural que haja quem esteja do lado e do outro. Fomentar o ódio não consigo compreender. Abomino."
Rui Costa responde a acusações de João Noronha Lopes:
"Quem da minha candidatura disse isso? Ontem o seu diretor de campanha ofendeu-me de alto a baixo. Numa Assembleia Geral, o seu diretor de campanha chamou a minha mãe à conversa. Os seus apoiantes diziam esta semana que o melhor que podia acontecer ao Benfica era ser goleado frente ao Vitória e frente ao Leverkusen. É extraordinariamente triste desejar que o clube perca. Ontem, da sua campanha, mandaram-me coisas à procura de podres meus. Não acho natural. Quem falou sobre a sua pessoa não está na minha campanha. Fernando Tavares não está na minha lista."
Não falou de Vieira por algum motivo quando assumiu a presidência? Foi aconselhado a não falar de Vieira?
"Naquele dia não está em causa se aplaudia ou não aplaudia o trabalho dele. Entre coisas boas e más, está aqui uma obra que também é do mandato dele. Naquele dia não estava em causa falar ou desprezar Vieira. A apresentação do novo presidente tinha a ver... Estávamos a meio de um empréstimo obrigacionista que ia cair, uma inscrição na UEFA que ia cair. A única coisa que importava era mostrar ao mundo que o Benfica tinha um presidente. Por questões jurídicas, não era o momento para enaltecer ou desprezar Vieira. Não é uma decisão sobre não querer falar de Vieira. Era o momento de olhar para a frente e não para trás. Estive rodeado de advogados porque o processo era muito longo. Era um dos dias mais importantes do Benfica. O empréstimo obrigacionista estava a minutos de cair. Tínhamos de mostrar que o Benfica tinha um novo presidente."
Estaria disposto a dar o primeiro passo para se reconciliar com Vieira:
"Isso é uma questão pessoal. O que importa isso? Não sou rancoroso. Houve coisas que se passaram neste período. Houve coisas que me magoaram muito. Não foi só coisas de Vieira. Ouvi críticas injustas. Não sou rancoroso. O que me faz estar aqui é o Benfica."
Tema José Mourinho
"Noronha Lopes já mudou de opinião. Disse publicamente que era um trunfo eleitoral. Ainda ontem Bagão Félix, que respeito muito, disse-o. Não é a primeira vez que muda de manhã para a noite."
Questionado sobre as críticas de Mourinho ao plantel:
"Parte-se para uma época com uma ideia. Se em janeiro o Benfica necessitar de melhorar cá estaremos. Bruno Lage, antes de sair, disse que estava feliz com o plantel. Mourinho, quando foi adversário, disse que tinha um ótimo plantel. José Mourinho é uma das pessoas mais experientes no Mundo. Sabe o que tem na mão. Neste momento, Mourinho tem um problema gravíssimo em mãos, que já vinha com Bruno Lage, que é o treinar. Jogámos ontem, hoje é dia de recuperação, amanhã estamos a preparar a viagem para Guimarães. É difícil treinar neste período. Acredito, e Mourinho também, que muitos jogadores, que ainda não tiveram o rendimento esperado, possam aparecer. Mas, quando chegarmos a janeiro e necessitarmos de algum retoque, cá estaremos."
Se o Benfica estiver fora da Liga dos Campeões, vai ao mercado?
"O Benfica vai sempre ao mercado. Não vai abdicar de uma época em janeiro."
Bernardo Silva:
"Ninguém pode garantir que um jogador regressa ao Benfica. Estamos a falar em campanhas de anos 80 ou 90. Garantir o regresso é ter um contrato na mão. O Bernardo tem contrato com Man. City. Estou convencido que, pelo benfiquismo dele, o Bernardo volta como Rui Costa fez: com qualquer presidente. Ele não será jogador de um presidente, será do Benfica."
Bernardo aceitou ser trunfo eleitoral ao não dizer nada?
"Não aceitou. Eu passei por isto há anos atrás. Quando o jogador é benfiquista e quer regressar, não regressa pelo presidente, regressa pelo clube. O jogador não é do presidente. Ele até pode achar que um projeto é melhor do que o outro, mas estou convencidíssimo que ele quer ser jogador do Benfica. É a minha convicção. Só ele pode dizer. Ser jogador de um presidente nem é bom. Como jogador, nunca quis ser jogador de presidente. Acho que o Bernardo pensa como eu. Ninguém pode garantir que um jogador regressa ao Benfica. Estamos a falar em campanhas de anos 80 ou 90."
Estabilidade dos treinadores:
"Mais uma contradição. Estarmos a falar dos treinadores que não podem sair. A 27 de setembro, Noronha Lopes disse à CNN que um treinador fica no Benfica, quer tenha sucesso ou não. Correto? Se ele não tiver sucesso, vai mantê-lo. Anunciou que já teria despedido Roger Schmidt no final da época. Estas incongruências não deixam perceber qual é a mensagem que quer passar. Falar de estabilidade num clube desta dimensão e com o grau de responsabiidade é uma linha muito ténue. Todos queremos estabilidade e criar o treinador de projeto. Espero que Mourinho possa estar muitos anos. Depende sempre dos resultados e do ambiente à volta da equipa. Pode trazer as 10 pessoas do futebol e espanta-me que não lhe digam isso. Tem 2 jogadores na estrutura que os resultados no futebol são assim. O João Noronha Lopes não pode saber como está o ambiente no balneário para saber se o treinador está em condições para continuar. Aquilo que todos esperamos é conseguirmos treinadores que aguentem a longo prazo. Tem a ver com os resultados."
Já gastou 130 M€ no verão, mas Mourinho disse que quer pelo menos 2 jogadores. Quanto vai gastar?
"Não tenho uma verba estipulada. Vamos ao encontro das necessidades do treinador. Se tivermos de reforçar a equipa em janeiro, vamos fazê-lo. Olhamos sempre a custos e se os gastarmos é sinal que o Benfica tem crescido, pôde gastar e não hipotecou o clube. Quando lá chegarmos, analisaremos como todos os anos tentamos fazer."
"De uma forma muito rápida, fez uma contradição. Se me diz publicamente que já tinha dito que Roger Schmidt tinha de ser despedido. Deu o exemplo de Jorge Jesus e Vieira. Já percebi que hoje Vieira para si até é herói. Virou herói. Ouvindo o que disse do passado e a ouvir o que estou a ouvir hoje, já percebi que a estratégia mudou. Deu o exemplo que Vieira manteve Jesus e no ano a seguir ganhou. Depois diz que Schmidt devia ter sido despedido ao final da segunda época. Está a fazer uma contradição. Está a dizer que um treinador, quando não ganha, tem de sair."
Grupos organizados de adeptos:
"Acho que estamos meio de acordo. O Benfica não tem uma claque organizada. Quem está no topo é detentor de Red Pass. Os problemas podem acontecer em qualquer área do estádio. É normal que naquelas zonas do estádio aconteçam mais. Não se pode punir topos, bancadas centrais ou terceiros anéis. Tem de se punir a pessoa que faz algo de errado. Não são os grupos que são punidos."
Disse que Noronha Lopes copiou mas disse que não leu o programa:
"Os programas são conhecidos. Não vou estar a ler 300 páginas. Ouvimos todos os candidatos, tiveram todos uma liberdade de expressão enorme, com os canais abertos para anunciar os programas. Não preciso de ler um programa de 300 páginas para saber os pontos-chave. Lembro-me dos 500 mil sócios, dos 500 M€ de receita, do aumento do estádio. Noronha Lopes acabou de dizer que há ideias que vêm de outras candidaturas, que podem ser aproveitadas. Tenho o interesse que o Benfica cresça em todas as áreas. Eu não fiz críticas ao programa, João."
O que exige de Mourinho para renovar contrato?
"Mourinho tem contrato para mais um ano. Não é de opção. São dois anos de contrato, com uma cláusula para ele poder sair em que o presidente não tem de pagar o contrato todo. O mesmo acontece se for uma decisão de José Mourinho. Não é preciso colocar em causa. Tem 2 anos de contrato. Ele espera e está a trabalhar muito para obter resultados positivos. Parte para a época com a Supertaça já ganha. Está nas meias-finais da Taça da Liga, tem o campeonato e a Taça para jogar. E tem pontos para recuperar na Liga dos Campeões. Aquilo que é a exigência para Mourinho é conseguir os melhores resultados possíveis."
Tem de haver pedidos de desculpa para voltarem às mesas de negociações que o Benfica deixou?
"O Benfica está a alertar para um problema. Tem de haver movimentações que permitam que os clubes se sintam seguros."
Qual é a garantia que precisa?
"O valor que se prometeu inicialmente. Se estamos a falar da centralização, que seja metido em cima da mesa o trabalho realizado para se chegar aos valores que foram prometidos. Caso não aconteça, o Benfica não defende que a centralização avance e apela a que o Governo perceba o quão prejudicial esta lei pode ser para o futebol português. O Benfica voltará à mesa das negociações quando perceber que estes passos estão a ser dados. A centralização não tem a ver com a final da Taça. São outros 500. Esta preocupação é enorme não só para o Benfica, mas para o crescimento do futebol português."
Rui Costa voltava a apoiar Pedro Proença?
"Rui Costa já explicou que não apoia a pessoa, mas sim o projeto para a FPF. Proença recolhe os votos porque o que era discutido, o que estava em cima da mesa para a Liga e que passaria para a FPF... Proença está a par destes dossiês todos. O compromisso com os clubes todos é a resolução das matérias todas. Não é só a centralização."
Mensagem final de Rui Costa:
"A mensagem é clara. Mais uma vez, agradeço as eleições de sábado. Que voltem todos às urnas. Que haja vontade de bater este recorde. Não vou apelar para votarem em mim, já fizemos durante este período. Que consigamos bater este recorde. Que seja mais um dia com respeito. Que se passe o que se passou sábado. Cada um votou em quem quis votar. Não houve um atrito. É o que desejo para sábado."
Através de um comunicado partilhado no site oficial, Mesa da Assembleia Geral decretou que Sócios se vão reunir para apreciar e votar projeto
03 Dez 2025 | 20:24 |
O Benfica District vai ser discutido numa Assembleia Geral Extraordinária. A informação surgiu na tarde desta quarta-feira, 3 de dezembro, quando a Direção, liderada por Rui Costa, revelou que o projeto apresentado pela estrutura encarnada será votado na referida reunião, que ficou agendada para 3 de janeiro de 2026.
A dita Assembleia Geral Extraordinária, como o próprio Benfica a denominou, vai decorrer dentro de um mês e terá lugar no Pavilhão n.º 2 da Luz. Segundo o comunicado enviado pela Mesa da Assembleia Geral das águias, o ponto de trabalho será a apreciação e consequente votação do Benfica District.
O Benfica District consiste num projeto de requalificação do Estádio da Luz e de toda a sua zona envolvente, focado em desporto, cultura, lazer e receitas extradesportivas, com conclusão prevista para perto de 2030. O plano foi apresentado aos Sócios poucos meses antes das eleições, que decorreram entre 25 de outubro e 8 de novembro.
A ideia central é modernizar a infraestrutura, criar novas valências e reforçar a sustentabilidade financeira do clube, sem alterar a essência do Estádio da Luz nem da sua envolvente. Este é um dos projetos que Rui Costa tem em mente — ao mesmo tempo, o Presidente quer acelerar o tema dos direitos televisivos.
Entre as principais novidades, o plano prevê a construção de novos pavilhões, uma arena multiusos, uma nova praça cívica e unidades comerciais, hoteleiras e residenciais, com um investimento estimado a rondar os 220 milhões de euros. Está previsto que a Assembleia Geral Extraordinária seja transmitida no site oficial do Benfica.
Presidente do Clube da Luz não deixou rival sem resposta após a reunião na Liga. Votação esmagadora serviu para reforçar isolamento dos dragões
28 Nov 2025 | 07:48 |
A recente reunião da Comissão Permanente de Calendários da Liga Portugal ficou marcada por divergências entre os "grandes", motivando uma reação, indireta, do Benfica face às críticas tecidas pelo Porto. Após os dragões, liderados por André Villas-Boas, terem manifestado profundo desagrado com o agendamento dos jogos, insinuando prejuízo desportivo, a estrutura encarnada, encabeçada por Rui Costa, respondeu com os números da votação realizada em sede própria.
O ponto central da discórdia envolveu a definição das datas para as próximas jornadas, com o Porto a votar contra a proposta apresentada pela Liga. No entanto, a posição defendida pelos azuis e brancos acabou por ficar isolada, recolhendo apenas o apoio do Feirense. O resultado final da votação ditou um claro 6-2 a favor da proposta de calendário, um desfecho que o Benfica utiliza agora para desmontar a narrativa do rival.
Para a direção liderada por Rui Costa, o facto de a esmagadora maioria dos clubes presentes (incluindo Sporting, Braga, Santa Clara e Vitória de Guimarães) ter aprovado o plano de jogos é sintomático. Fonte próxima do processo, citada pelo jornal A Bola, sublinha que o resultado "prova que a lógica da Liga não é assim tão descabida".
O Benfica entende que a aprovação do calendário respeita os regulamentos e os tempos de descanso, contrariando a tese de favorecimento ou de perseguição levantada pelo Porto. Este episódio reforça a tensão nos bastidores entre os três grandes, numa altura em que a luta pelo título está ao rubro.
Dentro das quatro linhas, o Benfica irá receber o Sporting na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, às 20h15, em jogo a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Até final do ano, os encarnados também podem medir forças com o Porto, caso as duas equipas se qualifiquem para os quartos-de-final da Taça de Portugal.
Presidente do Clube da Luz anunciou, ainda, a realização do Congresso das Casas do Benfica para os dias 27 e 28 de março de 2026
27 Nov 2025 | 09:46 |
Rui Costa - que pretende renovar com internacional português - garante que o Benfica vai ser intransigente com todos os atores do universo do futebol que não respeitarem o Clube da Luz. Num longo discurso no 73.º aniversário da Casa Benfica Caldas da Rainha, o líder das águias comentou o momento desportivo da turma de José Mourinho e anunciou a realização do Congresso das Casas do Benfica para os dias 27 e 28 de março de 2026.
Rui Costa sobre o momento do Benfica: "Queríamos já estar noutra situação"
“Num ano que não tem sido fácil, em que queríamos já estar noutra situação tanto no Campeonato como na Liga dos Campeões, sabemos que temos a capacidade e o valor para ultrapassar as dificuldades e dar a volta por cima, chegando aos objetivos que estão traçados”, começou por afirmar Rui Costa.
“Já conquistámos uma Supertaça e garantimos igualmente o acesso à Liga dos Campeões. Mas não basta, queremos muito mais! Mantemos ambições intactas em todas as frentes e acreditamos muito na nossa qualidade. Seremos intransigentes na exigência que colocamos a nós próprios para dar aos Sócios aquilo que eles mais merecem, mas seremos igualmente exigentes com todos os outros intervenientes para que o Benfica seja respeitado”, acrescentou Rui Costa.
Rui Costa sobre o futuro do Benfica: "Temos desafios claros pela frente"
“Tenho a honra de anunciar para os dias 27 e 28 de março do próximo ano o Congresso das Casas do Benfica. Vai ser um momento de grande significado e especial importância para o futuro do Clube, e estou certo de que vamos contar com o vosso contributo. Este é o momento de pensarmos em conjunto o caminho que queremos trilhar, para reforçar o papel determinante das Casas na vida do Clube e de garantir que o Benfica do futuro é ainda maior, mais unido e mais ambicioso do que o Benfica do presente”, atirou Rui Costa.
“Neste início de mandato temos desafios claros pela frente: lançar o Benfica District, chegar aos 500 milhões de euros de receita e garantir uma renovação dos direitos televisivos que nos mantenha como uma referência no futebol português e no panorama internacional”, finalizou Rui Costa.
Saiba o que vão discutir Rui Costa, Frederico Varandas e André Villas-Boas com Pedro Proença
21 Nov 2025 | 07:37