 
                                                    
                        
                    Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
 
             
                                        30 Out 2025 | 22:59 |
Rui Costa e João Noronha Lopes debateram, pela segunda vez, com vista às eleições presidenciais do Benfica. Depois do confronto inicial, que incluiu todos os seis candidatos da primeira volta, participaram no debate apenas os dois concorrentes que avançaram para a segunda ronda de votações do Clube da Luz. Confira, em baixo, as declarações do atual Presidente encarnado no frente a frente com o seu oponente - e veja AQUI como decorreu o debate.
Rui Costa: "Já percebi que hoje Vieira para si até é herói. Virou herói"
Este resultado (da primeira volta) acontece por ser um voto de confiança ou desconfiança da alternativa?
"Queria reforçar as palavras de João Noronha Lopes em relação ao ato eleitoral estrondoso e aproveitar para cumprimentar todos os envolvidos no ato eleitoral. Foram mais de 40 horas em que muita gente trabalhou. Se isto aconteceu pelos 6 candidatos e pelos benfiquistas terem ido às urnas, também aconteceu por termos por trás uma equipa maravilhosa que tornou este dia memorável. Esperamos que seja ainda melhor no sábado. Agradeço a todos os que votaram, seja por voto de confiança, seja o que a Mariana acabou de dizer. A minha convicção é de que tenha sido um voto de confiança à minha pessoa e liderança. Acredito que na segunda volta pode ser ainda melhor. Vamos os dois partir do zero. É necessário que aqueles que acreditaram em mim continuem a acreditar e ir buscar votos que estavam noutros candidatos. Estou grato. Foi uma votação mundial. Estou satisfeito com isso. Não serviu para ninguém ganhar. Cá estamos os dois. Tem sido uma campanha muito longa para todos. Até para os benfiquistas, que ouvem há 3 meses falar de eleições. É de enaltecer estes debates."
Já recebeu chamadas dos outros candidatos?
"Recebi o telefonema de Cristóvão Carvalho, a quem agradeço. Não tive mais nenhum contacto, não considero uma falta de respeito ou de fair play, até porque fui apenas o vencedor da primeira volta. Não se decretou o próximo presidente. Acho natural que não haja parabéns, porque ninguém ganhou nada."
Quer o apoio de Vieira ou desvincular-se dele?
"Nem uma coisa nem outra. Nenhum de nós é dono dos sócios. Os sócios são donos do Benfica, nós não somos donos dos sócios. Cada um terá a liberdade de escolher o candidato que mais defende para o futuro do clube. Não é necessário ter os apoios de outros candidatos, nem publicamente nem não publicamente. Se contabilizarmos os meus votos e de Noronha Lopes, ficou de fora uma quantidade grande de votos. Essas pessoas têm de decidir em quem acreditam mais."
Se não conseguir ser eleito, o que fará?
"De uma forma muito humilde, nunca deixou de ser uma vida. O Benfica esteve sempre na minha vida. Não foi pelos cargos que o Benfica esteve na minha vida. Será sempre assim. Também considero que vou ganhar, mas de forma humilde, se não as ganhar, o Benfica não sai de mim."
Mas voltará a candidatar-se?
"Não faço essa futurologia. Não pode estar na minha cabeça pensar que se não ganhar daqui a 4 anos vou estar aqui outra vez. Quem ganhar tem de ser o presidente dos benfiquistas."
Não fará oposição?
"Já passei por isso 4 anos e não consigo fazer aos outros o que me fizeram."
Votaram em si pelo seu projeto ser sedutor ou pelo medo dos benfiquistas que haja alguma surpresa que não controlem?
"Daqui a bocado não tenho mérito nos votos que houve em mim. As pessoas conhecem-me. Sabem o que dou da minha vida por este clube. Eu não sou de embandeirar em arco e de fazer derrotas vitórias. As pessoas sabem como peguei no Benfica e o momento em que o Benfica estava. Nos últimos 3 anos, o Benfica fez uma reformulação tremenda. O Benfica está muito melhor do que há quatro anos. Os benfiquistas têm noção disso. Até ao campeonato de 2023, vínhamos de 3 anos com uma Supertaça. Essa parte é importante. Foi feita uma reformulação grande numa altura crítica."
Não se identifica com a ideia de ser um presidente do quase?
"Vamos ver o que é o presidente do quase. Na altura oportuna eu explico. Se o presidente do quase é porque o Benfica foi competitivo, não ganhando, em todas as competições... Contente com isso? Não. Mas quando não ganhar, que o Benfica perca como perdeu no ano passado, a lutar por todas as competições. É uma frustração, mas o Benfica esteve lá para tentar ganhar tudo. O Benfica está mais preparado para o futuro do que há 4 anos."
Sobre as mensagens enviadas pela campanha de João Noronha Lopes:
"As queixas foram feitas ao Benfica, não às outras candidaturas. O Benfica recebeu essas queixas, entregou-as ao Departamento de auditoria interna e enviou ao CNPD. Ouvi que não tinha de ser o Benfica a encaminhar as queixas. Não estava só eu nessas eleições. Estávamos seis nas eleições. As queixas foram apresentadas ao Benfica. Tinha de ser o Benfica a fazer esse encaminhamento."
É pouco ético?
"Acho que sim. Não foi só para os delegados. Não foram os delegados a fazer as queixas. É normal apresentar-se uma queixa por receber mensagens e e-mails."
Qual é o episódio que desejava que não tivesse acontecido?
"Sabemos como as redes sociais funcionam. Lamento o que se tem visto. Lamento que não se perceba que no final do dia somos todos do mesmo clube e que isto não é uma eleição política. Não somos partidos a lutar contra os outros a ver quem fica no governo. São candidatos à presidência, em que se espera que sejam todos do Benfica. Aquilo que se tem visto nas redes sociais... Eu não tenho, mas tudo daquilo a que se tem assistido é lamentável. Sou candidato, umas custas mais e outras menos, mas quando metem famílias, os meus filhos..."
E quando se mete a capacidade de gestão de Noronha Lopes?
Eu não tenho nada a ver com aquilo que sai das capacidades de gestão de Noronha Lopes, como das minhas. Falo das ofensas, o fomentar o ódio no clube. Não estamos em partidos. Não pode ser uma campanha política. Tem de ser visto como a campanha do maior clube do mundo. Só somos grandes se conseguirmos estar mais juntos. É natural que haja quem esteja do lado e do outro. Fomentar o ódio não consigo compreender. Abomino."
Rui Costa responde a acusações de João Noronha Lopes:
"Quem da minha candidatura disse isso? Ontem o seu diretor de campanha ofendeu-me de alto a baixo. Numa Assembleia Geral, o seu diretor de campanha chamou a minha mãe à conversa. Os seus apoiantes diziam esta semana que o melhor que podia acontecer ao Benfica era ser goleado frente ao Vitória e frente ao Leverkusen. É extraordinariamente triste desejar que o clube perca. Ontem, da sua campanha, mandaram-me coisas à procura de podres meus. Não acho natural. Quem falou sobre a sua pessoa não está na minha campanha. Fernando Tavares não está na minha lista."
Não falou de Vieira por algum motivo quando assumiu a presidência? Foi aconselhado a não falar de Vieira?
"Naquele dia não está em causa se aplaudia ou não aplaudia o trabalho dele. Entre coisas boas e más, está aqui uma obra que também é do mandato dele. Naquele dia não estava em causa falar ou desprezar Vieira. A apresentação do novo presidente tinha a ver... Estávamos a meio de um empréstimo obrigacionista que ia cair, uma inscrição na UEFA que ia cair. A única coisa que importava era mostrar ao mundo que o Benfica tinha um presidente. Por questões jurídicas, não era o momento para enaltecer ou desprezar Vieira. Não é uma decisão sobre não querer falar de Vieira. Era o momento de olhar para a frente e não para trás. Estive rodeado de advogados porque o processo era muito longo. Era um dos dias mais importantes do Benfica. O empréstimo obrigacionista estava a minutos de cair. Tínhamos de mostrar que o Benfica tinha um novo presidente."
Estaria disposto a dar o primeiro passo para se reconciliar com Vieira:
"Isso é uma questão pessoal. O que importa isso? Não sou rancoroso. Houve coisas que se passaram neste período. Houve coisas que me magoaram muito. Não foi só coisas de Vieira. Ouvi críticas injustas. Não sou rancoroso. O que me faz estar aqui é o Benfica."
Tema José Mourinho
"Noronha Lopes já mudou de opinião. Disse publicamente que era um trunfo eleitoral. Ainda ontem Bagão Félix, que respeito muito, disse-o. Não é a primeira vez que muda de manhã para a noite."
Questionado sobre as críticas de Mourinho ao plantel:
"Parte-se para uma época com uma ideia. Se em janeiro o Benfica necessitar de melhorar cá estaremos. Bruno Lage, antes de sair, disse que estava feliz com o plantel. Mourinho, quando foi adversário, disse que tinha um ótimo plantel. José Mourinho é uma das pessoas mais experientes no Mundo. Sabe o que tem na mão. Neste momento, Mourinho tem um problema gravíssimo em mãos, que já vinha com Bruno Lage, que é o treinar. Jogámos ontem, hoje é dia de recuperação, amanhã estamos a preparar a viagem para Guimarães. É difícil treinar neste período. Acredito, e Mourinho também, que muitos jogadores, que ainda não tiveram o rendimento esperado, possam aparecer. Mas, quando chegarmos a janeiro e necessitarmos de algum retoque, cá estaremos."
Se o Benfica estiver fora da Liga dos Campeões, vai ao mercado?
"O Benfica vai sempre ao mercado. Não vai abdicar de uma época em janeiro."
Bernardo Silva:
"Ninguém pode garantir que um jogador regressa ao Benfica. Estamos a falar em campanhas de anos 80 ou 90. Garantir o regresso é ter um contrato na mão. O Bernardo tem contrato com Man. City. Estou convencido que, pelo benfiquismo dele, o Bernardo volta como Rui Costa fez: com qualquer presidente. Ele não será jogador de um presidente, será do Benfica."
Bernardo aceitou ser trunfo eleitoral ao não dizer nada?
"Não aceitou. Eu passei por isto há anos atrás. Quando o jogador é benfiquista e quer regressar, não regressa pelo presidente, regressa pelo clube. O jogador não é do presidente. Ele até pode achar que um projeto é melhor do que o outro, mas estou convencidíssimo que ele quer ser jogador do Benfica. É a minha convicção. Só ele pode dizer. Ser jogador de um presidente nem é bom. Como jogador, nunca quis ser jogador de presidente. Acho que o Bernardo pensa como eu. Ninguém pode garantir que um jogador regressa ao Benfica. Estamos a falar em campanhas de anos 80 ou 90."
Estabilidade dos treinadores:
"Mais uma contradição. Estarmos a falar dos treinadores que não podem sair. A 27 de setembro, Noronha Lopes disse à CNN que um treinador fica no Benfica, quer tenha sucesso ou não. Correto? Se ele não tiver sucesso, vai mantê-lo. Anunciou que já teria despedido Roger Schmidt no final da época. Estas incongruências não deixam perceber qual é a mensagem que quer passar. Falar de estabilidade num clube desta dimensão e com o grau de responsabiidade é uma linha muito ténue. Todos queremos estabilidade e criar o treinador de projeto. Espero que Mourinho possa estar muitos anos. Depende sempre dos resultados e do ambiente à volta da equipa. Pode trazer as 10 pessoas do futebol e espanta-me que não lhe digam isso. Tem 2 jogadores na estrutura que os resultados no futebol são assim. O João Noronha Lopes não pode saber como está o ambiente no balneário para saber se o treinador está em condições para continuar. Aquilo que todos esperamos é conseguirmos treinadores que aguentem a longo prazo. Tem a ver com os resultados."
Já gastou 130 M€ no verão, mas Mourinho disse que quer pelo menos 2 jogadores. Quanto vai gastar?
"Não tenho uma verba estipulada. Vamos ao encontro das necessidades do treinador. Se tivermos de reforçar a equipa em janeiro, vamos fazê-lo. Olhamos sempre a custos e se os gastarmos é sinal que o Benfica tem crescido, pôde gastar e não hipotecou o clube. Quando lá chegarmos, analisaremos como todos os anos tentamos fazer."
"De uma forma muito rápida, fez uma contradição. Se me diz publicamente que já tinha dito que Roger Schmidt tinha de ser despedido. Deu o exemplo de Jorge Jesus e Vieira. Já percebi que hoje Vieira para si até é herói. Virou herói. Ouvindo o que disse do passado e a ouvir o que estou a ouvir hoje, já percebi que a estratégia mudou. Deu o exemplo que Vieira manteve Jesus e no ano a seguir ganhou. Depois diz que Schmidt devia ter sido despedido ao final da segunda época. Está a fazer uma contradição. Está a dizer que um treinador, quando não ganha, tem de sair."
Grupos organizados de adeptos:
"Acho que estamos meio de acordo. O Benfica não tem uma claque organizada. Quem está no topo é detentor de Red Pass. Os problemas podem acontecer em qualquer área do estádio. É normal que naquelas zonas do estádio aconteçam mais. Não se pode punir topos, bancadas centrais ou terceiros anéis. Tem de se punir a pessoa que faz algo de errado. Não são os grupos que são punidos."
Disse que Noronha Lopes copiou mas disse que não leu o programa:
"Os programas são conhecidos. Não vou estar a ler 300 páginas. Ouvimos todos os candidatos, tiveram todos uma liberdade de expressão enorme, com os canais abertos para anunciar os programas. Não preciso de ler um programa de 300 páginas para saber os pontos-chave. Lembro-me dos 500 mil sócios, dos 500 M€ de receita, do aumento do estádio. Noronha Lopes acabou de dizer que há ideias que vêm de outras candidaturas, que podem ser aproveitadas. Tenho o interesse que o Benfica cresça em todas as áreas. Eu não fiz críticas ao programa, João."
O que exige de Mourinho para renovar contrato?
"Mourinho tem contrato para mais um ano. Não é de opção. São dois anos de contrato, com uma cláusula para ele poder sair em que o presidente não tem de pagar o contrato todo. O mesmo acontece se for uma decisão de José Mourinho. Não é preciso colocar em causa. Tem 2 anos de contrato. Ele espera e está a trabalhar muito para obter resultados positivos. Parte para a época com a Supertaça já ganha. Está nas meias-finais da Taça da Liga, tem o campeonato e a Taça para jogar. E tem pontos para recuperar na Liga dos Campeões. Aquilo que é a exigência para Mourinho é conseguir os melhores resultados possíveis."
Tem de haver pedidos de desculpa para voltarem às mesas de negociações que o Benfica deixou?
"O Benfica está a alertar para um problema. Tem de haver movimentações que permitam que os clubes se sintam seguros."
Qual é a garantia que precisa?
"O valor que se prometeu inicialmente. Se estamos a falar da centralização, que seja metido em cima da mesa o trabalho realizado para se chegar aos valores que foram prometidos. Caso não aconteça, o Benfica não defende que a centralização avance e apela a que o Governo perceba o quão prejudicial esta lei pode ser para o futebol português. O Benfica voltará à mesa das negociações quando perceber que estes passos estão a ser dados. A centralização não tem a ver com a final da Taça. São outros 500. Esta preocupação é enorme não só para o Benfica, mas para o crescimento do futebol português."
Rui Costa voltava a apoiar Pedro Proença?
"Rui Costa já explicou que não apoia a pessoa, mas sim o projeto para a FPF. Proença recolhe os votos porque o que era discutido, o que estava em cima da mesa para a Liga e que passaria para a FPF... Proença está a par destes dossiês todos. O compromisso com os clubes todos é a resolução das matérias todas. Não é só a centralização."
Mensagem final de Rui Costa:
"A mensagem é clara. Mais uma vez, agradeço as eleições de sábado. Que voltem todos às urnas. Que haja vontade de bater este recorde. Não vou apelar para votarem em mim, já fizemos durante este período. Que consigamos bater este recorde. Que seja mais um dia com respeito. Que se passe o que se passou sábado. Cada um votou em quem quis votar. Não houve um atrito. É o que desejo para sábado."
O Glorioso 1904 leva até si, com atualizações regulares, o confronto entre os dois cabeças de lista que concorrem à Presidência do Clube da Luz
 
                                30 Out 2025 | 19:43 |
TERMINA O DEBATE ENTRE RUI COSTA E JOÃO NORONHA LOPES, CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BENFICA.
22h28 - João Noronha Lopes: "É uma honra enorme estar aqui, a disputar esta segunda volta. É o sonho da minha vida, a paixão da minha vida. Preparei-me com muita humildade e vontade. Temos muita vontade de ajudar o Benfica. Estou convicto que vou ganhar, mas reitero o que o Rui disse, é importante que os Benfiquistas decidam, e que vão votar. O que nos une é mais do que nos separa. O Benfica está acima de tudo".
22h28 - Rui Costa: "Muito obrigado a todos os Benfiquistas, e peço que voltem de novo às urnas, espero que se possa bater o recorde. E que haja respeito, que se passe o que se passou nas eleições de sábado, sem atrito, sem razões para falar mal do Benfica"
22h27 - João Noronha Lopes: "Nenhum Benfiquista sabe o que é o projeto Pedro Proença"
22h26 - Rui Costa: "Não apoiei Pedro Proença, apoiei o projeto que foi para a Liga. E fiz isso porque o que estava em cima da mesa, o compromisso que Proença tem é a resolução das matérias todas, não só a centralização, é um período de grande modificação do futebol português".
22h23 - João Noronha Lopes: "Nuno Gomes expressou a sua opinião quando não tinha nenhum vinculo com o Benfica. Neste momento está alinhado com a minha visão do futebol português, e com a pessoa de Pedro Proença. Proença embalou os clubes com uma promessa de 300 milhões, e depois disse que o Benfica se achava mais que os outros. Mas não consigo perceber muitas posições de Pedro Proença. Não o apoiaria enquanto Presidente".
22h22 - Rui Costa: "O Benfica está a alertar um problema. Têm de acontecer movimentações que permitam os clubes sentirem-se seguros. Tem de se falar dos valores que foram assegurados. E caso não aconteça, o Benfica está contra a medida da centralização de direitos. Quando esses passos estiverem a ser dados, o Benfica senta-se à mesa. Não tem nada a ver com a final da Taça. O Benfica não quer sair a perder, nem nenhum outro clube, e isso é o que vai acontecer se tudo permanecer igual".
22h22 - Rui Costa: "A exigência para Mourinha é obter o máximo de resultados no Benfica"
22h18 - João Noronha Lopes: "Estou convicto que José Mourinho vai ser campeão este ano no Benfica. É preciso também dizer que inicia esta época com um plantel que não foi escolhido por si".
22h15 - João Noronha Lopes: "Não deixo cair Pedro Ferreira se José Mourinho exigir Mário Branco como diretor geral para o futebol do Benfica. A minha escolha está feita. José Mourinho tem tido uma conduta irrepreensível, disse que votou no Benfica. Não se meteu em questões eleitorais. Não espero ter essa reação de José Mourinho. Nuno Gomes conhece-o bem, vamos sentar-nos com ele e criar condições para que ganhe. Mas nenhum treinador está acima do Benfica".
22h14 - Rui Costa: "Os programas são conhecidos, não vou estar a ler 300 páginas no programa. Ouvimos todos os candidatos. Não preciso de ler o programa todo para saber os pontos chave. Lembro-me de ideias dos 500 mil sócios, os 500 milhões de receita, o aumento do Estádio. Mas o João Noronha Lopes disse, há ideias que vêm de outros candidatos, que podem ser aproveitadas. Também tenho esse interesse, e também o farei".
23h13 - Rui Costa: "O Benfica não tem nenhuma claque organizada, quem está no topo tem redpass. Não se pode punir todos, tem de se punir quem faz algo de errado, e essas pessoas são punidas, não o grupo de pessoas".
22h12 - João Noronha Lopes: "No Benfica não há adeptos de primeira nem de segunda. Há sócios que pagam bilhete e apoiam. Todos os que vierem apoiar são bem vindos, os que não o fizerem, não são bem vindos, quer seja no topo ou na central".
22h08 - João Noronha Lopes: "Há uma diferença entre garantir um treinador para sempre, ou corre-lo à primeira. Cinco treinadores em quatro anos não é estabilidade. Como é que podemos ganhar? Esta Direção contratou 17 titulares em quatro anos, gastamos 400 milhões de euros, ganhamos um campeonato. Qual a avaliação que se faz deste mandato? Só pode ser negativa. No mercado de inverno, vamos ter de fazer uma avaliação com José Mourinho".
22h07 - Rui Costa: "Não tenho uma verba estipulada para gastar no verão, queremos ir de acordo com as vontades do treinador e com as capacidades do Clube. Mas se formos ao mercado, vai ser para o melhor".
22h05 - Rui Costa: "Falar de estabilidade, num Clube desta dimensão... é uma linha muito ténue. Depende sempre dos resultados, e do ambiente que há a volta da equipa. E pode trazer a estrutura que quiser, e até me admira que não lhe digam isso. Aquilo que todos esperamos é conseguir treinadores a longo prazo, mas isso não é certo no futebol".
22h03 - Rui Costa: "Ninguém pode garantir que um jogador regressa ao Benfica. Bernardo Silva é capitão do Manchester City. Se tiver de voltar ao Benfica, regressa como Rui Costa fez, não fui jogador de nenhum Presidente. Bernardo não aceitou ser trunfo de ninguém, eu passei por isto. O jogador regressa pelo Benfica, não pelo Presidente. Até pode achar que um projeto é melhor que o outro, mas estou convencido que Bernardo Silva queira voltar ao Benfica, mas não como jogador do Presidente, até porque isso não é bom para o Clube".
22h02 - João Noronha Lopes: "O Bernardo disse que queria vir, eu quero muito trazê-lo, já falo com ele há muito tempo. Comigo Presidente, Bernardo Silva vai voltar ao Benfica"
21h58 - João Noronha Lopes: "As contratações são discutidas com o treinador. O que vai acontecer é o que for discutido com o treinador, e com as necessidades da equipa. Não deixo de estranhar que, depois do maior investimento de sempre no Benfica, se esteja já a falar no mercado. O problema de José Mourinho é ter pegado numa equipa que não escolheu, tal como aconteceu antes com Bruno Lage. Assim há sempre dificuldade em ganhar. E por isso é que no nosso projeto a estabilidade é fundamental".
21h57 - Rui Costa: "O Benfica irá sempre ao mercado, não abdicamos de uma época em janeiro".
21h54 - Rui Costa: "Referir que de facto disse que Mourinho era um trunfo eleitoral, fico contente que tinha mudado de opinião. Bagão Félix disse o mesmo (João Noronha Lopes recusa a ideia). Se o Benfica necessitar, em janeiro, de melhorar a equipa, cá estaremos. Bruno Lage disse que estava feliz com o plantel, Mourinho quando foi adversário também elogiou o plantel. Eu digo o 'se', porque neste momento temos um problema que é o tempo para treinar. Jogamos ontem, hoje é dia de recuperação, amanhã estamos a viajar para jogar no dia a seguir. Acredito, para já, que muitos dos jogadores vão melhorar".
21h53 - João Noronha Lopes: "José Mourinho é um grande treinador, trabalharei com ele. Nunca defendi um treinador interino, se a melhor solução foi José Mourinho, apoio a 100%. Quero acreditar que vai ter peso para melhorar o futebol. Não vejo as coisas como um trunfo eleitoral".
21h51 - João Noronha Lopes: "Quero discutir as ideias e os projetos. Em relação a Luís Filipe Vieira, tem de reconhecer o trabalho. Não percebo porque não foi convidado para o 20º aniversário do Estádio da Luz".
21h50 - Rui Costa: "É uma questão pessoal (reconciliação com Luís Filipe Vieira). O que é que isso importa para as eleições? Não sou rancoroso, houve coisas neste período que me magoaram, e não só do lado de Luís Filipe Vieira. O que me faz estar aqui é o Benfica".
21h47 - Rui Costa: "Já expliquei isto. Naquele dia (quando tomou posse) não está em causa se aplaudia ou não o mandato de Luís Filipe Vieira, nem falar dele. O que estava em causa, era a apresentação do novo Presidente. Estávamos a meio de um empréstimo obrigacionista que ia cair, e só queríamos mostrar ao mundo que o Benfica tinha um novo Presidente. Não era o momento, até por questões jurídicas. Não foi 'eu não quero falar', mas o Benfica tinha de apresentar um Presidente para a frente. Não importa quem aconselhou, posso dizer que estive rodeado de advogados, porque o processo é muito longo".
21h44 - João Noronha Lopes: "Para ser claro: nesta campanha, todas as críticas que faço são objetivas a coisas que não correram bem no Benfica. Numa AG do Benfica já defendi Rui Costa de ataques pessoais. Não é o meu estilo fazer ataques pessoais. A questão é ser Rui Costa cumpriu os objetivos enquanto Presidente do Benfica".
21h43 - João Noronha Lopes: "Estou a falar de coisas concretas que partiram da campanha de Rui Costa, do seu Vice-Presidente, e de comunicados oficiais".
21h41 - Rui Costa: "Ainda ontem o seu (João Noronha Lopes) diretor de campanha fez ataques pessoais na Internet à minha pessoa. Vi apoiantes seus a dizer que o melhor que podia acontecer ao Benfica era perder em Guimarães. É triste, e não vi nenhum reparo. Ontem, também da sua campanha, pediram às pessoas por podres meus. E quem falou da sua pessoa, não está na minha campanha".
21h38 - João Noronha Lopes: "Partilho a condenação e repulsa pelas campanhas que se fazem na Internet, que incluem candidatos e famílias. Já fui acusado de tudo nestas eleições. Ser o novo Vale e Azevedo, não pagar impostos, não ter rendimentos, ao ponto de ter de apresentar a minha declaração de rendimentos. Porque quem é gente não é filho de boa gente, tinha de defender a minha honra. Outra coisa, são ataques pessoais de outras campanhas - não consigo perceber que um Vice-Presidente da sua campanha me faça ataques pessoais. Se fosse ao contrário, tinha-o posto na ordem".
21h35 - Rui Costa: "Nós sabemos como as redes sociais funcionam, e lamento o que se tem visto, e que não se perceba que somos todos do mesmo Clube. Aceito as críticas, umas custam mais, outras menos. Mas quando se mete famílias, os meus filhos... Se temos a vaidade, justa, de nos considerarmos os maiores, temos de estar mais juntos. Seja lá para quem for. Fomentar o ódio, não consigo compreender".
21h33 - Rui Costa: "As queixas foram feitas ao Benfica. O Benfica recebeu, e encaminhou-as para as autoridades competentes. Estávamos seis candidatos, se as queixas foram apresentadas ao Benfica, tinha de ser o Benfica a encaminhar, como decorre da lei. Acho que as mensagens são pouco éticas, acho que é natural apresentarem queixas".
21h31 - João Noronha Lopes: "A questão das mensagens é um não assunto, as mensagens foram enviadas a voluntários, que as aceitaram receber, e eles sim reenviaram a outras pessoas. Tenho bastantes voluntários, mas é um não tema".
21h29 - João Noronha Lopes: "Os meus apoiantes pensam pela sua cabeça. É normal que João Diogo Manteigas goste mais do seu projeto do que do meu. A minha candidatura não é contra ninguém, é a favor do Benfica. E é pela positiva, e nasce do facto de o Benfica ganhar pouco".
21h27 - Rui Costa: "Eu acho que as pessoas me conhecem, e isso é importante. Sabem o que dou da minha vida por este Clube. Eu não sou de fazer derrotas vitórias, ninguém mais que eu queria ter ganho mais. Mas as pessoas sabem como peguei no Benfica. E o Benfica fez uma reformulação tremenda a nível interno, e está melhor do que estava há quatro anos".
21h26 - Rui Costa: "Também acredito que vou ganhar. Mas se não as ganhar, o Benfica não sai de mim. Não faço futurologia, não pode estar na minha cabeça pensar que se não ganhar me vou recandidatar".
21h24 - João Noronha Lopes: "Neste momento estou empenhado em ser Presidente do Benfica. A primeira volta é a primeira volta. Eu preparei-me para isto, é o sonho da minha vida, a paixão da minha vida. Estou convicto que vou ganhar. Se não ganhar, respeitarei os sócios, e voltarei ao meu lugar na bancada e às AGs. Ainda não coloco uma terceira candidatura".
21h23 - João Noronha Lopes: "Acho que os sócios são soberanos. Já agradeci a João Diogo Manteigas pelo apoio, mas os sócios vão ter de decidir. Explicar também que as ideias não são nossas, são do Benfica. Falamos de muitas ideias boas, que ficam para o Benfica".
21h21 - Rui Costa: "Recebi o telefonema de Cristóvão Carvalho, não tive mais nenhum contacto, mas não considero falta de respeito porque ainda ninguém ganhou nada. Não quero apoio público nem desvincular-me de Luís Filipe Vieira. Não somos donos dos sócios, e cada um tem a liberdade de escolher o seu candidato".
21h18 - Rui Costa: "Queria reforçar o ato eleitoral, que foi estrondoso para o Benfica. Agradecer a quem votou em mim. É um voto de confiança importante, creio que foi um voto de confiança à minha liderança e acredito que na segunda volta possa ser melhor. Mas partimos os dois do zero".
21h16 - João Noronha Lopes: "Somos o maior Clube do mundo, e quero saudar os outros candidatos. É uma eleição diferente na segunda volta. Considera que temos todas as condições para ganhar as eleições. Sei que parto com atraso e vou ter de pedalar mais. Tenho um passado Benfiquista que diz que não me quero servir do Benfica".
21h16 - O Debate tem duração de 70 minutos, João Noronha Lopes começa a responder.
ARRANCA O DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES DO BENFICA, RUI COSTA E JOÃO NORONHA LOPES!
21h04 - Rui Costa também deixou algumas palavras aos Benfiquistas:
"Não há nada para preparar mais, vou explicar o meu projeto, o outro candidato fará o mesmo (...) Aqui não há vantagens, há uma segunda volta, partimos ambos do zero e não tenho de jogar nem à defesa, nem ao ataque (...) Já disse no domingo a seguir àquela noite estrondosa, que nos deixou vaidosos que não espero o apoio de ninguém. Espero não perder o eleitorado e ganhar o que me falta. Faço o apelo ao voto, até porque acredito que este recorde será batido outra vez". Terminou, afirmando que José Mourinho "é para o Benfica, não para o Rui Costa".
21h02 - João Noronha Lopes já respondeu a algumas questões, na chegada ao debate:
"Vai ser uma conversa à Benfica. Espero que, calmamente, tenhamos a oportunidade de discutir os nossos projetos, as nossas equipas e as nossas ideias de forma a esclarecer os benfiquistas. Acabámos a primeira etapa e agora partimos para a segunda. Vai começar do zero, obviamente que Rui Costa vai à frente mas vou ter que pedalar um bocadinho mais para unir todos aqueles que não se reviram na sua candidatura (...) Já tive a oportunidade de agradecer pessoalmente o apoio de João Diogo Manteigas, mas a sua indicação de voto foi pessoal. Serão os benfiquistas a decidir pela sua própria cabeça (...) Todas as oportunidades para esclarecer os sócios são importantes. Hoje há este debate, na próxima quinta-feira haverá outro. O mais importante é que os sócios cheguem a dia 8 completamente esclarecidos sobre os projetos, equipas e ideias de cada um dos candidatos de forma a escolherem de forma informada (...) O Bernardo Silva pensa pela sua própria cabeça e fará o que bem entender".
19h45 - O Glorioso 1904 leva até si o relato, ao minuto, do confronto entre os candidatos à Presidência do Benfica.
19h45 - Rui Costa e João Noronha Lopes debatem, esta quinta-feira, em canal aberto (CMTV, SIC Notícias, CNN Portugal e RTP Notícias) a partir das 21h15.
Numa mensagem nas redes sociais, Presidente do Clube da Luz fez balanço do mandato e mostrou-se de olhos postos na segunda volta, agendada para 8 de novembro
 
                                30 Out 2025 | 14:01 |
Rui Costa apelou, esta quinta-feira, à participação em massa na segunda volta das eleições do Benfica, agendada para 8 de novembro. Numa mensagem nas redes sociais horas antes de um importante momento da campanha, o Presidente do Clube da Luz fez um balanço do mandato e considerou que a sua Direção "devolveu estabilidade, credibilidade e ambição" aos encarnados.
Rui Costa e a segunda volta das eleições do Benfica: "Decidir o futuro do nosso Clube"
“No dia 25 de outubro, o Benfica mostrou ao Mundo a sua grandeza com a maior votação da história do desporto mundial. Foi um momento de enorme orgulho para todos nós, mas, como aprendi assim que cheguei à Luz com oito anos, nada está ganho até ao apito final”, começou por afirmar Rui Costa.
“A 8 de novembro, temos todos um novo desafio: decidir o futuro do nosso Clube. E esse futuro constrói-se com o voto de cada um de vós. No Estádio, nas casas do Benfica, de norte a sul, nas ilhas e no mundo, em qualquer um dos 108 locais de votos”, acrescenta Rui Costa, apelando à participação eleitoral na segunda volta.
Rui Costa: "Reerguemos o Benfica"
“Nestes quatro anos, reerguemos o Benfica, devolvemos estabilidade, credibilidade e ambição. Lançámos o Benfica District, modernizámos o Estádio e reforçámos às modalidades. Na formação, pela primeira vez na história, vencemos todos os escalões na mesma época. Vencemos a Youth League e a Taça Intercontinental”, lembra Rui Costa.
"Mas o que mais nos move é o que ainda falta fazer e conquistar. Mais vitórias, mais títulos, mais Benfica. É por isso que o voto a 8 de novembro é tão importante. Cada voto conta. Cada voto é um gesto de amor ao nosso Clube. Não fiquem em casa porque só o Benfica importa. Votem em todas as candidaturas da Lista G", finaliza Rui Costa.
Confira a mensagem de Rui Costa:
Apoiante de João Noronha Lopes reagiu à queixa feita contra candidato e considera que atual direção está a exercer demasiado poder em período eleitoral
 
                                29 Out 2025 | 17:44 |
Vasco Mendonça deixou sérias acusações a Rui Costa, depois de uma queixa apresentada pelo Benfica. O apoiante de João Noronha Lopes considera que o atual Presidente das águias foi beneficaido pelos próprios meios de comunicação do Clube da Luz, no comunicado que foi divulgado na última noite.
Vasco Mendonça: "Isso é feito porque tem muito mais alcance junto da comunicação social"
Através de uma publicação feita na rede social X, o conhecido Sócio encarnado reagiu ao comunicado do Clube da Luz. "Sobre a queixa feita ontem à Comissão Nacional de Proteção de Dados: para além de ser mentira aquilo que é referido, o comunicado é mais um fino exemplo de como o Benfica utiliza os meios do clube para defender um candidato à Presidência", começou por escrever.
"Isso é feito porque tem muito mais alcance junto da comunicação social e porque quem dirige a campanha de Rui Costa se passeia pelo clube como se fosse um funcionário (tenho testemunhas)", acrescentou Vasco Mendonça, acusando de facilitismo para com a lista liderada pelo atual Presidente das águias.
Vasco Mendonça: "O Benfica se encontra ocupado por gente pouco séria que está agarrada ao poder"
"Por cada lamento acerca do menino atacado (relembro que tem 53 anos), por cada acusação de campanha suja vinda deste lado, há um exemplo de como o Benfica se encontra ocupado por gente pouco séria que está agarrada ao poder", atirou o apoiante de João Noronha Lopes.
Vale a pena lembrar que Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar, no próximo dia 8 de novembro, a segunda volta que visa a Presidência do Benfica. Antes do ato eleitoral, os candidatos vão estar frente a frente em dois debates, um a 30 de outubro, e outro a 6 de novembro.
Confira aqui a publicação de Vasco Mendonça: