Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Clube

Eleições Benfica | As frases fortes de João Noronha Lopes no debate contra Rui Costa

Decorreu, na noite desta quinta-feira, 30 de outubro, o confronto entre os dois cabeças de lista que concorrem à Presidência do Clube da Luz

Decorreu, na noite desta quinta-feira, 30 de outubro, o confronto entre João Noronha Lopes e Rui Costa, concorrentes à Presidência do Benfica
Decorreu, na noite desta quinta-feira, 30 de outubro, o confronto entre João Noronha Lopes e Rui Costa, concorrentes à Presidência do Benfica

30 Out 2025 | 23:22 |

Icon Comentário0

João Noronha Lopes e Rui Costa debateram, pela segunda vez, com vista às eleições presidenciais do Benfica. Depois do confronto inicial, que incluiu todos os seis candidatos da primeira volta, participaram no debate apenas os dois concorrentes que avançaram para a segunda ronda de votações do Clube da Luz. Confira, em baixo, as declarações do atual Presidente encarnado no frente a frente com o seu oponente - e veja AQUI como decorreu o debate.


João Noronha Lopes: "Eu não passava nenhum cheque em branco, nem a Pedro Proença"


Depois de um mandato de Rui Costa sem sucesso, teve menos de 12% de votos de Rui Costa. Muitos benfiquistas acham que se quer servir do Benfica?


"A minha enorme alegria e satisfação pelo ato eleitoral de sábado. Somos o maior clube do mundo e merece a nossa alegria. Este ato foi possível pelos outros candidatos. Quero saudar Luís Filipe Vieira, João Diogo Manteigas, Rui Costa, Martim Mayer e também Cristóvão Carvalho. Tínhamos 6 candidatos. É uma eleição totalmente diferente da primeira. Temos todas as condições para reunir os votos dos que não se reveem no mandato de Rui Costa. Sei que parto ligeiramente atrás, tenho de pedalar um bocadinho, mas acredito. Eu estive cá anteriormente, com dois trabalhos, para servir o Benfica. Candidatei-me numa altura que ninguém se candidatou. Tenho sido participativo, mesmo nas Assembleias Gerais. O Benfica é o clube da minha vida."

O apoio de João Diogo Manteigas


"Deixe-me reiterar aquilo que disse o Rui, que é agradecer às pessoas que estiveram por trás destas eleições. Devemos-lhes muito. Já tive oportunidade de agradecer-lhe pelo seu apoio, agora os sócios terão de decidir. Houve boas ideias e as boas ideias não têm dono. O meu programa não tem dono. É de quem quiser. Vieira teve boas ideias em relação ao património, o Manteigas sobre o associativismo, o Mayer sobre os PALOP. Agora, o que eu e o Rui vamos tentar nesta segunda volta é esclarecer os benfiquistas."

"Agora vamos começar a segunda parte. Com toda a humildade democrática, eu preparei-me com isto. O meu pai diz-me que eu com 14 anos disse que já queria ser presidente do Benfica, eu não me lembro disto, mas ele diz-me isto. Eu preparei uma equipa com benfiquistas. Se não for eleito? Estou profundamente convicto que irei vencer, com todo o respeito pelo Rui. Se não vencer, voltarei aos camarotes e voltarei a participar nas AG's. Terceira candidatura caso não vença? Neste momento não coloco em hipótese essa possibilidade."

Há pouco agradeceu um dos seus últimos apoiantes, que disse ter muitas reservas a si em relação ao 'seu' Benfica...

"Os meus apoiantes, cada um pensa pela sua cabeça. É normal que goste mais do seu projeto do que do meu. É perfeitamente natural. A minha candidatura não é contra ninguém, é a favor do Benfica. E é uma candidatura pela positiva, com ideias e projetos. Nasce do facto de o Benfica ganhar pouco. O Rui sofre tanto como todos os benfiquistas, mas o resultado destes quatro anos de Rui Costa é este. Quero ver mais vermelho e branco nos próximos quatro anos. Como Sven Goran Eriksson dizia, no Benfica não existem segundos lugares. Não está aqui em causa a vontade que Rui Costa tem em ganhar, mas sim os resultados. É contra isto que me estou a candidatar."

As mensagens que alguns sócios receberam...

"É completamente um não assunto. As mensagens foram mandadas aos que estavam inscritos como candidatos e apoiantes. Agora se outros reencaminharam para outras pessoas... Estas mensagens foram mandadas apenas para pessoas que aceitavam receber. É perfeitamente natural fazer-se com pessoas que estavam em grupos ou que eram voluntários da candidatura."

"Quantos voluntários tenho? Ainda ontem tive uma conferência com 700 voluntários. É um não tema. Não vamos criar ruído à volta disto. Vamos discutir ideias sobre o Benfica."

Dos caminhos que a campanha percorreu, que episódio desejava que não tivesse acontecido?

"Em primeiro lugar, partilho a condenação e a repulsa pelos atos e campanhas que fazem na Internet e que envolvem os candidatos e as suas famílias. Aquilo que o Rui passou é o que eu também tenho passado. Nestas eleições já fui acusado de tudo: de ser o novo Vale e Azevedo, de querer viver do Benfica, de não pagar impostos... ao ponto de fazer algo que nunca pensei fazer: apresentar a minha declaração de rendimentos. Quem não se sente, não é filho de boa gente. Eu sou filho dos meus pais. Essas campanhas na Internet são miseráveis. Mas outra coisa são os ataques que vêm de outra campanha. Um vice-presidente da sua campanha disse que estava farto das burrices de João Noronha Lopes. Eu tinha-o colocado na ordem. A campanha de Rui Costa, em determinada altura, disse que eu festejava as derrotas do Benfica. Acha que Bagão Félix festeja as derrotas do Benfica? Que Luís Tadeu festeja as derrotas do Benfica? Isso, Rui, eu teria feito de forma diferente."

Mensagem não chegou aos sócios do Benfica?

"Para ser claro, eu nesta campanha, todas as críticas que faço são críticas objetivas ao que se passou durante o mandato de Rui Costa. E digo-lhe mais: durante uma AG eu cheguei a defender Rui Costa de ataques pessoais. Um presidente do Benfica tem de ter todo o respeito institucional. Não é o meu estilo. O que estamos aqui a defender, mais uma vez, é um mandato de quatro anos. Em quatro anos, Rui Costa, que quer ganhar tanto como eu, que é um grande benfiquista, mas não ganhou, não equilibrou as contas..."

"Há pessoas que são sonsas...". Estas palavras eram para Rui Costa?

"Deixe-me dizer aqui uma coisa relativamente a Luís Filipe Vieira. Olhem para aquilo que foi esta campanha, olhem para aquilo que foram os ataques pessoais e façam uma análise. Sobre Luís Filipe Vieira, eu não trabalhei com ele, mas os benfiquistas têm de lhe reconhecer os méritos. Não consigo perceber como não foi convidado para os 20 anos do Estádio. Rui Costa pegou no Benfica numa altura complicada, mas faz-me confusão que faça desmerecer o que aconteceu antes."

Que peso teve Mourinho nas eleições?

"É um grande treinador, será o treinador com quem trabalharei. Nunca defendi um treinador interino após a saída de Bruno Lage. Foi a decisão de Rui Costa e eu defendo-a a 100%. Mourinho terá um peso determinante para o Benfica ganhar mais. Trunfo eleitoral de Rui Costa? Não vejo as coisas assim. José Mourinho é um treinador que vem para o Benfica para ganhar e quando ele vem para ganhar, ganhamos todos."

Imagine que Mourinho indica quatro jogadores no mercado de inverno e a sua estrutura de futebol tem outros quatros. Quem vai decidir os jogadores?

"Obviamente que as contratações são discutidas com o treinador. É aquilo que for discutido com o treinador e de acordo com as necessidades da equipa. Deixe-me recuperar o atraso, não posso deixar de registar a minha estranheza depois de termos feito o maior investimento da história do Benfica estejemos já a falar do mercado de janeiro. Alguma coisa não correu bem. Mourinho entrou à 5.ª ou 6.ª jornada com uma equipa que não escolheu. Foi o mesmo problema de Bruno Lage. Quando assim é, qualquer treinador, até mesmo o melhor do mundo, que eu acredito ser José Mourinho, torna-se difícil ganhar."

"Essas decisões são decididas pelo treinador e pela estrutura. A estrutura tem de dar ao treinador as várias alternativas, de acordo com as necessidades que o treinador pensa. Tenho na minha equipa pessoas que cresceram no Benfica, o Pedro, o Nuno... pessoas que conhecem os cantos à casa. O Pedro Ferreira identificou o Enzo Fernández e o Darwin. Foram pessoas que saíram para se valorizarem profissionalmente e que voltam ao Benfica para dar mais. O Nuno Gomes valorizou-se enquanto consultor da FIFA. O Vítor Paneira dispensa apresentações. Vai estar no banco. Vai trazer a garra e a mística."

Consigo a presidente, Bernardo Silva vai regressar no máximo no próximo mercado de verão?

"O Bernardo disse que queria vir para o Benfica, quero muito trazê-lo. Já falo com ele há imenso tempo. Volto a dizê-lo agora. Comigo a presidente, Bernardo Silva voltará ao Benfica. Eu falo com o Bernardo há muito tempo. É alguém que eu admiro. Para além de um grande jogador, é um grande benfiquista. Percebo perfeitamente que não tome uma posição pública."

O que deve procurar o Benfica neste mercado de inverno?

"Permita-me antes que comente o que disse Rui Costa sobre a estabilidade. Obviamente que temos treinadores de projeto. Já tivemos um exemplo no Benfica, que foi Vieira, em manter Jorge Jesus e depois foi campeão. Qualquer benfiquista percebe isto: quando temos cinco treinadores em quatro anos, como é que podemos ganhar? Quando temos treinadores com plantéis que não foram eles que formaram, como é que podemos ganhar? Os benfiquistas têm de ter estas perguntas respondidas. Gastámos 400 milhões, ganhámos apenas um campeonato. Qual é a avaliação que fazemos destes quatro anos de mandato? Desportivamente, Rui Costa falhou. Não estamos a falar do seu benfiquismo. É uma avaliação que vou fazer com José Mourinho. É a única resposta responsável."

Como vai lidar com os GOA?

"No Benfica, não há adeptos de primeira ou de segunda. Há grupos de adeptos que pagam bilhetes para estar a apoiar o Benfica. Os que estiverem no Estádio para apoiar o Benfica, são bem-vindos. Está a fazer-me a pergunta ou a comentar? É o entrevistador ou comentador? Acabei de lhe dar uma resposta concreta. Os que estiverem no Estádio para apoiar ao Benfica são bem-vindos, seja no topo ou na bancada central."

Equipa para o futebol: é pública a proximidade entre Mourinho e Mário Branco. Se Mourinho insistir admite deixar cair?

"Não, em circunstância alguma. Eu tenho aqui o meu programa, Rui. Tenho alguma dificuldade em perceber que tenha feito críticas ao meu programa sem sequer o ler. Tenho-o aqui. Com certeza que não há espaço para dois diretores gerais. Não escolheria Pedro Ferreira no lugar de José Mourinho. Tem tido uma postura incrível, ao nível dos melhores do mundo. Disse ter votado no Benfica. Nuno Gomes conhece muito bem José Mourinho. É um grande treinador. Vamos sentar com José Mourinho. Não podemos garantir nada, agora, o nosso projeto é bom, as pessoas estão unidas e tenho a certeza que José Mourinho vai querer trabalhar connosco. Nenhum treinador está acima do Benfica. Eu vou falar com José Mourinho e tenho a certeza que vai rever-se no nosso projeto e que vai ficar no Benfica."

Contrato de Mourinho. Quais os mínimos exigidos a Mourinho para renovar?

"Estou convicto que Mourinho vai ser campeão este ano no Benfica. Eu não lhe disse como presidente, Rui. É isso que os benfiquistas querem, que José Mourinho seja treinador do Benfica. Mais uma vez, o que eu quero é que seja campeão. Estou perfeitamente convicto que será campeão. Mourinho não pode ser responsabilizado com um plantel que não escolheu. Isto é uma avaliação que será feita ao longo da época. Não lhe é exigível que seja campeão. Quem começa com um plantel que não é escolhido por ele, não lhe exijo que seja campeão. Todos os treinadores têm de ganhar títulos no Benfica."

Nuno Gomes foi apoiante declarado de Pedro Proença...

"O Nuno Gomes expressou a sua opinião há um ano, quando não tinha nenhum vínculo com o Benfica. Neste momento está totalmente alinhado com a minha visão e as minhas observações sobre Pedro Proença, alguém que durante tempo embalou os clubes com uma promessa de 300 milhões para os direitos televisivos. Eu não tinha votado em Proença. Embalou os clubes, depois disse que o Benfica valia mais que todos os outros e depois não consigo entender no seu projeto. Na ECA defendeu uma opinião contrária ao dos clubes portugueses, defendeu que a Liga dos Campeões deveria juntar-se aos melhores campeonatos europeus. Comigo, enquanto presidente, não iria apoiar. Se debati com Nuno Gomes? Com certeza. Estamos completamente alinhados. Há uma diferença: eu não conheço Pedro Proença e sou completamente independente. E isso permite-me defender intransigentemente o Benfica, de forma a olhar apenas para os interesses do Benfica. Eu gostava de fazer uma pergunta a Rui Costa: voltava a apoiar Pedro Proença?"

Nuno Gomes foi apoiante declarado de Pedro Proença...

"[Após intervenção de Rui Costa] Portanto, voltava a apoiar Pedro Proença. O Rui Costa já me respondeu à pergunta... Mas qual é o projeto de Pedro Proença. Estava à espera de uma resposta 'Sim' ou 'Não'. Até hoje, nenhum benfiquista sabe qual é o projeto de Pedro Proença. Eu não passava nenhum cheque em branco."

Mensagem final de Noronha Lopes:

"É justo. Valeu a pena só para ter a sua resposta sobre Pedro Proença. Quero dizer olhos nos olhos ao Rui que é uma honra enorme estar aqui, a disputar estas eleições. É o sonho da minha vida. Estou aqui com muita vontade. Tenho comigo Bagão Félix, Vítor Paneira, Nuno Gomes... Há muito tempo que estamos juntos. Estou muito convicto que vou ganhar as próximas eleições. Mas reitero o que Rui Costa disse. O Benfica está acima de tudo."


Clube

Benfica impede entrada de fundo norte-americano na SAD; Saiba porquê

Operação tinha sido acordada entre todas as partes, mas acabou por ser esbarrada na oposição da estrutura do emblema encarnado

Benfica decidiu impedir a venda da participação de 16,38% ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partner
Benfica decidiu impedir a venda da participação de 16,38% ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partner

16 Jun 2026 | 15:43 |

Icon Comentário0

O Benfica decidiu impedir a venda da participação de 16,38% da SAD detida por José António dos Santos, empresário conhecido como "Rei dos Frangos", ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partner. A operação tinha sido acordada entre as partes, mas acabou por esbarrar na oposição da estrutura encarnada.


Segundo informações avançadas pela Bloomberg, o Clube da Luz justificou a decisão com uma cláusula dos estatutos relacionada com situações de concorrência e potenciais conflitos de interesse. Em causa está o facto de o fundo liderado por Tim Leiweke ter investimentos noutras sociedades desportivas europeias.


A principal preocupação do Benfica prende-se com a ligação do grupo ao Venezia, clube italiano do qual o fundo é o principal acionista. Na ótica dos responsáveis encarnados, essa relação inviabiliza a entrada do investidor no capital da SAD benfiquista.


O acordo para a aquisição da posição de José António dos Santos tinha sido tornado público em abril e, segundo informações conhecidas, o valor da transação rondava os 12 euros por ação. A decisão de bloquear o negócio já terá sido comunicada tanto aos representantes do fundo norte-americano como ao empresário português. Também Fernando Tavares se havia pronunciado sobre o tema.

Esta não é a primeira vez que o Benfica recorre aos seus estatutos para impedir a entrada de investidores estrangeiros na SAD. Em 2021, os encarnados já tinham utilizado um mecanismo semelhante para travar a entrada de John Textor no capital da sociedade. Ainda assim, a Bloomberg refere que as partes poderão continuar a dialogar, uma vez que o fundo norte-americano não pretende assumir qualquer papel na gestão da SAD, o que deixa margem para novas negociações.



Clube

Rui Costa fala aos adeptos e prepara novo ataque ao futuro do Benfica

Apesar dos desafios financeiros e das mudanças em curso, a liderança encarnada garante que a ambição desportiva continuará a ser prioridade

Rui Costa lançou um comunicado aos sócios do Benfica para esclarecer o modo de preparação do Clube para a temporada 2026/2027
Rui Costa lançou um comunicado aos sócios do Benfica para esclarecer o modo de preparação do Clube para a temporada 2026/2027

16 Jun 2026 | 13:13 |

Icon Comentário0

O Benfica prepara-se para entrar numa nova época com ambição renovada e Rui Costa fez questão de transmitir uma mensagem de confiança aos sócios. Na proposta de orçamento que será apreciada em Assembleia Geral no próximo dia 27 de junho, o presidente encarnado garante que o Clube continuará a investir para manter a competitividade desportiva.


O líder das águias sublinha que a Direção tem conseguido conciliar investimento no futebol e nas modalidades com rigor financeiro. O orçamento para 2026/27 prevê um resultado positivo de 8,4 milhões de euros, permitindo ao Clube cumprir os seus compromissos e continuar a reforçar os plantéis.


Rui Costa assegura que o objetivo passa por manter o Benfica na luta pelos títulos, destacando que o documento apresentado procura equilibrar eficiência na gestão com a ambição desportiva. O presidente considera que o Glorioso terá capacidade para responder aos desafios da próxima temporada com confiança e responsabilidade.


Outro dos aspetos destacados é o crescimento sustentado das receitas próprias, da massa associativa e da adesão dos adeptos às iniciativas do Clube. Além disso, o dirigente aponta a concretização de projetos estruturantes como fundamentais para gerar valor de forma recorrente e consolidar o futuro do Benfica.

Na mensagem dirigida aos benfiquistas, Rui Costa deixa uma promessa clara: continuar a valorizar a componente desportiva na estrutura de custos, garantindo simultaneamente uma gestão criteriosa dos recursos. O presidente acredita que o Benfica entra em 2026/27 "mais forte, mais participado e mais preparado para o futuro", reafirmando o compromisso de honrar a história do Clube e corresponder às expectativas dos sócios e adeptos.


Confira a mensagem completa de Rui Costa:

CAROS CONSÓCIOS

"A cada época, temos conseguido investir fortemente na competitividade das nossas equipas obedecendo a uma aposta vincada no ecletismo, em paralelo com uma trajetória de rigor e sustentabilidade financeira, que pretendemos consolidar na época 2026/27. O orçamento agora apresentado projeta um resultado positivo de 8,4 milhões de euros, permitindo ao clube continuar a cumprir com os seus compromissos, reforçar a competitividade dos nossos plantéis e continuar a investir na ambição desportiva que define o Sport Lisboa e Benfica. Este é um orçamento que nos garante capacidade para responder aos desafios da próxima temporada com confiança e responsabilidade, conciliando eficiência na gestão com o investimento necessário para que o Benfica continue a vencer, a conquistar títulos e a honrar a sua gloriosa história de sucesso. Um orçamento de rigor e ambição, que reflete o crescimento sustentado das receitas próprias, a expansão da massa associativa, a forte adesão dos benfiquistas às iniciativas do clube e a concretização de projetos estruturantes que reforçam a nossa capacidade de gerar valor de forma recorrente. Mais importante ainda, um orçamento subordinado a um dos eixos estratégicos da nossa política de gestão: valorizar a componente desportiva na estrutura de custos, assegurando uma gestão criteriosa dos recursos e promovendo a máxima eficiência nas despesas não diretamente afetas aos plantéis. O Benfica entra na nova época mais forte, mais participado e mais preparado para o futuro. O crescimento da massa associativa, a aprovação de projetos estratégicos, a valorização dos seus ativos e os resultados positivos que se esperam alcançar demonstram que estamos a construir bases sólidas para um ciclo de desenvolvimento sustentado. Com confiança no futuro, responsabilidade na gestão e ambição em todas as áreas de atividade, continuaremos a trabalhar para honrar a história do Sport Lisboa e Benfica e corresponder às expectativas dos seus sócios e adeptos. Viva o Sport Lisboa e Benfica!".


Clube

Benfica District atrai investidores norte-americanos e agita estrutura da SAD

Projeto estratégico das águias terá sido determinante para a entrada de novos acionistas no capital da Sociedade Anónima Desportiva encarnada

A entrada de investidores norte-americanos na Benfica SAD continua a dar que falar e o Benfica District surge como um dos motivos para o crescente interesse
A entrada de investidores norte-americanos na Benfica SAD continua a dar que falar e o Benfica District surge como um dos motivos para o crescente interesse

12 Jun 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

A entrada de investidores norte-americanos na Benfica SAD continua a dar que falar e o Benfica District surge como um dos principais motivos para o crescente interesse em torno do universo encarnado. O megaprojeto imobiliário e desportivo idealizado pelo Clube da Luz terá desempenhado um papel importante na recente aquisição de uma participação relevante no capital da SAD.


Segundo o Jornal Económico, a venda dos 16,38% detidos por José António dos Santos, conhecido como "Rei dos Frangos", ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partners, por cerca de 45,2 milhões de euros, poderá representar apenas o início de um novo capítulo na estrutura acionista do Benfica.


A mesma fonte revela que Tim Leiweke, empresário norte-americano ligado ao setor do entretenimento e das infraestruturas desportivas, foi um dos investidores convidados a participar na operação. Durante as conversações, o Benfica District foi apresentado como um dos ativos mais atrativos associados ao investimento no Clube da Luz.


De acordo com o respetivo portal, o interesse de Leiweke pelo projeto foi tão significativo que o empresário terá avançado individualmente para a aquisição das ações anteriormente detidas por José António dos Santos, sem integrar o grupo de investidores inicialmente reunido para o negócio.

O Benfica District, avaliado em cerca de 220 milhões de euros, é apontado como uma das grandes apostas estratégicas do Clube para os próximos anos. O projeto contempla uma profunda modernização das infraestruturas ligadas ao Estádio da Luz e áreas envolventes, procurando potenciar novas fontes de receita e reforçar a valorização do património encarnado.


A experiência de Tim Leiweke na gestão e rentabilização de arenas desportivas é um dos aspetos destacados pela publicação. O empresário liderou durante vários anos a AEG e fundou posteriormente a Oak View Group, empresas reconhecidas internacionalmente pelo desenvolvimento e exploração de grandes espaços de entretenimento.

Segundo o Jornal Económico, a visão empresarial do investidor encaixa precisamente na filosofia subjacente ao Benfica District, que pretende transformar a zona envolvente ao Estádio da Luz num polo multifuncional capaz de gerar receitas para além da componente desportiva.

A entrada destes investidores levanta, contudo, algumas questões relativamente ao futuro da estrutura acionista da Benfica SAD. Entre elas está a eventual aplicação do artigo 13.º dos estatutos, que permite ao Clube bloquear determinadas aquisições de participações qualificadas quando estejam em causa interesses considerados concorrentes.

Para já, o foco mantém-se no potencial impacto do Benfica District e na forma como este projeto continua a despertar atenção internacional. O interesse demonstrado por investidores ligados ao setor das infraestruturas e do entretenimento reforça a perceção de que o plano estratégico encarnado poderá assumir um papel central no futuro económico da Benfica SAD.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Costa quebra silêncio e vai falar de Mourinho e Marco Silva aos adeptos do Benfica
Clube

Rui Costa quebra silêncio e vai falar de Mourinho e Marco Silva aos adeptos do Benfica

11 Jun 2026 | 09:31

Icon Comentário0
Aliado de Luís Filipe Vieira fala dos vários "erros" do Benfica District
Clube

Aliado de Luís Filipe Vieira fala dos vários "erros" do Benfica District

01 Jun 2026 | 15:42

Icon Comentário0
Oficial! Benfica lança camisola para 2026/27 e deixa adeptos em suspenso com grande mistério
Clube

Oficial! Benfica lança camisola para 2026/27 e deixa adeptos em suspenso com grande mistério

01 Jun 2026 | 15:11

Icon Comentário0