Clube
Luís Mendes deixa exigência a Rui Costa sobre futuro do Benfica: "Mão estendida"
16 Jan 2026 | 06:48
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
30 Out 2025 | 23:22 |
João Noronha Lopes e Rui Costa debateram, pela segunda vez, com vista às eleições presidenciais do Benfica. Depois do confronto inicial, que incluiu todos os seis candidatos da primeira volta, participaram no debate apenas os dois concorrentes que avançaram para a segunda ronda de votações do Clube da Luz. Confira, em baixo, as declarações do atual Presidente encarnado no frente a frente com o seu oponente - e veja AQUI como decorreu o debate.
João Noronha Lopes: "Eu não passava nenhum cheque em branco, nem a Pedro Proença"
Depois de um mandato de Rui Costa sem sucesso, teve menos de 12% de votos de Rui Costa. Muitos benfiquistas acham que se quer servir do Benfica?
"A minha enorme alegria e satisfação pelo ato eleitoral de sábado. Somos o maior clube do mundo e merece a nossa alegria. Este ato foi possível pelos outros candidatos. Quero saudar Luís Filipe Vieira, João Diogo Manteigas, Rui Costa, Martim Mayer e também Cristóvão Carvalho. Tínhamos 6 candidatos. É uma eleição totalmente diferente da primeira. Temos todas as condições para reunir os votos dos que não se reveem no mandato de Rui Costa. Sei que parto ligeiramente atrás, tenho de pedalar um bocadinho, mas acredito. Eu estive cá anteriormente, com dois trabalhos, para servir o Benfica. Candidatei-me numa altura que ninguém se candidatou. Tenho sido participativo, mesmo nas Assembleias Gerais. O Benfica é o clube da minha vida."
O apoio de João Diogo Manteigas
"Deixe-me reiterar aquilo que disse o Rui, que é agradecer às pessoas que estiveram por trás destas eleições. Devemos-lhes muito. Já tive oportunidade de agradecer-lhe pelo seu apoio, agora os sócios terão de decidir. Houve boas ideias e as boas ideias não têm dono. O meu programa não tem dono. É de quem quiser. Vieira teve boas ideias em relação ao património, o Manteigas sobre o associativismo, o Mayer sobre os PALOP. Agora, o que eu e o Rui vamos tentar nesta segunda volta é esclarecer os benfiquistas."
"Agora vamos começar a segunda parte. Com toda a humildade democrática, eu preparei-me com isto. O meu pai diz-me que eu com 14 anos disse que já queria ser presidente do Benfica, eu não me lembro disto, mas ele diz-me isto. Eu preparei uma equipa com benfiquistas. Se não for eleito? Estou profundamente convicto que irei vencer, com todo o respeito pelo Rui. Se não vencer, voltarei aos camarotes e voltarei a participar nas AG's. Terceira candidatura caso não vença? Neste momento não coloco em hipótese essa possibilidade."
Há pouco agradeceu um dos seus últimos apoiantes, que disse ter muitas reservas a si em relação ao 'seu' Benfica...
"Os meus apoiantes, cada um pensa pela sua cabeça. É normal que goste mais do seu projeto do que do meu. É perfeitamente natural. A minha candidatura não é contra ninguém, é a favor do Benfica. E é uma candidatura pela positiva, com ideias e projetos. Nasce do facto de o Benfica ganhar pouco. O Rui sofre tanto como todos os benfiquistas, mas o resultado destes quatro anos de Rui Costa é este. Quero ver mais vermelho e branco nos próximos quatro anos. Como Sven Goran Eriksson dizia, no Benfica não existem segundos lugares. Não está aqui em causa a vontade que Rui Costa tem em ganhar, mas sim os resultados. É contra isto que me estou a candidatar."
As mensagens que alguns sócios receberam...
"É completamente um não assunto. As mensagens foram mandadas aos que estavam inscritos como candidatos e apoiantes. Agora se outros reencaminharam para outras pessoas... Estas mensagens foram mandadas apenas para pessoas que aceitavam receber. É perfeitamente natural fazer-se com pessoas que estavam em grupos ou que eram voluntários da candidatura."
"Quantos voluntários tenho? Ainda ontem tive uma conferência com 700 voluntários. É um não tema. Não vamos criar ruído à volta disto. Vamos discutir ideias sobre o Benfica."
Dos caminhos que a campanha percorreu, que episódio desejava que não tivesse acontecido?
"Em primeiro lugar, partilho a condenação e a repulsa pelos atos e campanhas que fazem na Internet e que envolvem os candidatos e as suas famílias. Aquilo que o Rui passou é o que eu também tenho passado. Nestas eleições já fui acusado de tudo: de ser o novo Vale e Azevedo, de querer viver do Benfica, de não pagar impostos... ao ponto de fazer algo que nunca pensei fazer: apresentar a minha declaração de rendimentos. Quem não se sente, não é filho de boa gente. Eu sou filho dos meus pais. Essas campanhas na Internet são miseráveis. Mas outra coisa são os ataques que vêm de outra campanha. Um vice-presidente da sua campanha disse que estava farto das burrices de João Noronha Lopes. Eu tinha-o colocado na ordem. A campanha de Rui Costa, em determinada altura, disse que eu festejava as derrotas do Benfica. Acha que Bagão Félix festeja as derrotas do Benfica? Que Luís Tadeu festeja as derrotas do Benfica? Isso, Rui, eu teria feito de forma diferente."
Mensagem não chegou aos sócios do Benfica?
"Para ser claro, eu nesta campanha, todas as críticas que faço são críticas objetivas ao que se passou durante o mandato de Rui Costa. E digo-lhe mais: durante uma AG eu cheguei a defender Rui Costa de ataques pessoais. Um presidente do Benfica tem de ter todo o respeito institucional. Não é o meu estilo. O que estamos aqui a defender, mais uma vez, é um mandato de quatro anos. Em quatro anos, Rui Costa, que quer ganhar tanto como eu, que é um grande benfiquista, mas não ganhou, não equilibrou as contas..."
"Há pessoas que são sonsas...". Estas palavras eram para Rui Costa?
"Deixe-me dizer aqui uma coisa relativamente a Luís Filipe Vieira. Olhem para aquilo que foi esta campanha, olhem para aquilo que foram os ataques pessoais e façam uma análise. Sobre Luís Filipe Vieira, eu não trabalhei com ele, mas os benfiquistas têm de lhe reconhecer os méritos. Não consigo perceber como não foi convidado para os 20 anos do Estádio. Rui Costa pegou no Benfica numa altura complicada, mas faz-me confusão que faça desmerecer o que aconteceu antes."
Que peso teve Mourinho nas eleições?
"É um grande treinador, será o treinador com quem trabalharei. Nunca defendi um treinador interino após a saída de Bruno Lage. Foi a decisão de Rui Costa e eu defendo-a a 100%. Mourinho terá um peso determinante para o Benfica ganhar mais. Trunfo eleitoral de Rui Costa? Não vejo as coisas assim. José Mourinho é um treinador que vem para o Benfica para ganhar e quando ele vem para ganhar, ganhamos todos."
Imagine que Mourinho indica quatro jogadores no mercado de inverno e a sua estrutura de futebol tem outros quatros. Quem vai decidir os jogadores?
"Obviamente que as contratações são discutidas com o treinador. É aquilo que for discutido com o treinador e de acordo com as necessidades da equipa. Deixe-me recuperar o atraso, não posso deixar de registar a minha estranheza depois de termos feito o maior investimento da história do Benfica estejemos já a falar do mercado de janeiro. Alguma coisa não correu bem. Mourinho entrou à 5.ª ou 6.ª jornada com uma equipa que não escolheu. Foi o mesmo problema de Bruno Lage. Quando assim é, qualquer treinador, até mesmo o melhor do mundo, que eu acredito ser José Mourinho, torna-se difícil ganhar."
"Essas decisões são decididas pelo treinador e pela estrutura. A estrutura tem de dar ao treinador as várias alternativas, de acordo com as necessidades que o treinador pensa. Tenho na minha equipa pessoas que cresceram no Benfica, o Pedro, o Nuno... pessoas que conhecem os cantos à casa. O Pedro Ferreira identificou o Enzo Fernández e o Darwin. Foram pessoas que saíram para se valorizarem profissionalmente e que voltam ao Benfica para dar mais. O Nuno Gomes valorizou-se enquanto consultor da FIFA. O Vítor Paneira dispensa apresentações. Vai estar no banco. Vai trazer a garra e a mística."
Consigo a presidente, Bernardo Silva vai regressar no máximo no próximo mercado de verão?
"O Bernardo disse que queria vir para o Benfica, quero muito trazê-lo. Já falo com ele há imenso tempo. Volto a dizê-lo agora. Comigo a presidente, Bernardo Silva voltará ao Benfica. Eu falo com o Bernardo há muito tempo. É alguém que eu admiro. Para além de um grande jogador, é um grande benfiquista. Percebo perfeitamente que não tome uma posição pública."
O que deve procurar o Benfica neste mercado de inverno?
"Permita-me antes que comente o que disse Rui Costa sobre a estabilidade. Obviamente que temos treinadores de projeto. Já tivemos um exemplo no Benfica, que foi Vieira, em manter Jorge Jesus e depois foi campeão. Qualquer benfiquista percebe isto: quando temos cinco treinadores em quatro anos, como é que podemos ganhar? Quando temos treinadores com plantéis que não foram eles que formaram, como é que podemos ganhar? Os benfiquistas têm de ter estas perguntas respondidas. Gastámos 400 milhões, ganhámos apenas um campeonato. Qual é a avaliação que fazemos destes quatro anos de mandato? Desportivamente, Rui Costa falhou. Não estamos a falar do seu benfiquismo. É uma avaliação que vou fazer com José Mourinho. É a única resposta responsável."
Como vai lidar com os GOA?
"No Benfica, não há adeptos de primeira ou de segunda. Há grupos de adeptos que pagam bilhetes para estar a apoiar o Benfica. Os que estiverem no Estádio para apoiar o Benfica, são bem-vindos. Está a fazer-me a pergunta ou a comentar? É o entrevistador ou comentador? Acabei de lhe dar uma resposta concreta. Os que estiverem no Estádio para apoiar ao Benfica são bem-vindos, seja no topo ou na bancada central."
Equipa para o futebol: é pública a proximidade entre Mourinho e Mário Branco. Se Mourinho insistir admite deixar cair?
"Não, em circunstância alguma. Eu tenho aqui o meu programa, Rui. Tenho alguma dificuldade em perceber que tenha feito críticas ao meu programa sem sequer o ler. Tenho-o aqui. Com certeza que não há espaço para dois diretores gerais. Não escolheria Pedro Ferreira no lugar de José Mourinho. Tem tido uma postura incrível, ao nível dos melhores do mundo. Disse ter votado no Benfica. Nuno Gomes conhece muito bem José Mourinho. É um grande treinador. Vamos sentar com José Mourinho. Não podemos garantir nada, agora, o nosso projeto é bom, as pessoas estão unidas e tenho a certeza que José Mourinho vai querer trabalhar connosco. Nenhum treinador está acima do Benfica. Eu vou falar com José Mourinho e tenho a certeza que vai rever-se no nosso projeto e que vai ficar no Benfica."
Contrato de Mourinho. Quais os mínimos exigidos a Mourinho para renovar?
"Estou convicto que Mourinho vai ser campeão este ano no Benfica. Eu não lhe disse como presidente, Rui. É isso que os benfiquistas querem, que José Mourinho seja treinador do Benfica. Mais uma vez, o que eu quero é que seja campeão. Estou perfeitamente convicto que será campeão. Mourinho não pode ser responsabilizado com um plantel que não escolheu. Isto é uma avaliação que será feita ao longo da época. Não lhe é exigível que seja campeão. Quem começa com um plantel que não é escolhido por ele, não lhe exijo que seja campeão. Todos os treinadores têm de ganhar títulos no Benfica."
Nuno Gomes foi apoiante declarado de Pedro Proença...
"O Nuno Gomes expressou a sua opinião há um ano, quando não tinha nenhum vínculo com o Benfica. Neste momento está totalmente alinhado com a minha visão e as minhas observações sobre Pedro Proença, alguém que durante tempo embalou os clubes com uma promessa de 300 milhões para os direitos televisivos. Eu não tinha votado em Proença. Embalou os clubes, depois disse que o Benfica valia mais que todos os outros e depois não consigo entender no seu projeto. Na ECA defendeu uma opinião contrária ao dos clubes portugueses, defendeu que a Liga dos Campeões deveria juntar-se aos melhores campeonatos europeus. Comigo, enquanto presidente, não iria apoiar. Se debati com Nuno Gomes? Com certeza. Estamos completamente alinhados. Há uma diferença: eu não conheço Pedro Proença e sou completamente independente. E isso permite-me defender intransigentemente o Benfica, de forma a olhar apenas para os interesses do Benfica. Eu gostava de fazer uma pergunta a Rui Costa: voltava a apoiar Pedro Proença?"
Nuno Gomes foi apoiante declarado de Pedro Proença...
"[Após intervenção de Rui Costa] Portanto, voltava a apoiar Pedro Proença. O Rui Costa já me respondeu à pergunta... Mas qual é o projeto de Pedro Proença. Estava à espera de uma resposta 'Sim' ou 'Não'. Até hoje, nenhum benfiquista sabe qual é o projeto de Pedro Proença. Eu não passava nenhum cheque em branco."
Mensagem final de Noronha Lopes:
"É justo. Valeu a pena só para ter a sua resposta sobre Pedro Proença. Quero dizer olhos nos olhos ao Rui que é uma honra enorme estar aqui, a disputar estas eleições. É o sonho da minha vida. Estou aqui com muita vontade. Tenho comigo Bagão Félix, Vítor Paneira, Nuno Gomes... Há muito tempo que estamos juntos. Estou muito convicto que vou ganhar as próximas eleições. Mas reitero o que Rui Costa disse. O Benfica está acima de tudo."
Em consequência pelo que tem vindo a acontecer ao longo dos últimos dias, Clube da Luz, através de nota oficial, dá conta da sua prontidão
02 Fev 2026 | 17:17 |
O Benfica - que perdeu um reforço para o Porto - emitiu, ao início da tarde desta segunda-feira, um comunicado, através das plataformas oficiais, dando conta da disponibilidade da sua Fundação "para apoiar as autoridades competentes no âmbito da resposta às situações urgentes decorrentes do mau tempo que se abateu sobre o país", ao longo dos últimos dias.
"A Fundação Benfica manifesta a sua total disponibilidade para apoiar a ANEPC"
"A Fundação Benfica manifesta a sua total disponibilidade para apoiar a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e todo o dispositivo de emergência instalado no terreno, no âmbito da resposta às situações urgentes decorrentes do mau tempo e da situação crítica que se abateu sobre o país", pode ler-se.
O Clube garante que nada faltará às vítimas: "Nesse sentido, a Fundação Benfica encontra-se preparada para uma mobilização imediata de bens de primeira necessidade que se venham a revelar necessários, assegurando a sua entrega no terreno, à ordem das forças de segurança e das estruturas de apoio às populações".
"A Fundação Benfica apoiará situações de extrema fragilidade social e de isolamento familiar"
Na impossibilidade por parte do Estado, o Benfica garante apoio total: "Ultrapassada a fase crítica da emergência, e após identificação das necessidades pelas entidades competentes, a Fundação Benfica manifesta, igualmente e desde já, a sua disponibilidade para apoiar situações de extrema fragilidade social e de isolamento familiar, sempre que as respostas do Estado se revelem insuficientes face ao carácter excecional e imprevisível de uma catástrofe desta dimensão".
Por último, o Clube termina a nota ao lamentar as dificuldades e sofrimento das vítimas: "Todos estes pontos foram já comunicados às autoridades competentes. O Sport Lisboa e Benfica expressa o seu profundo pesar pelas vítimas do mau tempo dos últimos dias e manifesta a sua total solidariedade para com as milhares de famílias que atravessam, neste momento, um período de grande dificuldade e exigência".
Em comunicado, Casa Nº1 do Clube da Luz revela que reagiu prontamente às declarações feitas do Presidente, mas não mereceu qualquer resposta
02 Fev 2026 | 11:37 |
Duas semanas após Rui Costa ter afirmado de forma incorreta que a Casa do Benfica de Campo Maior não se encontrava em funcionamento, a instituição manifestou publicamente o seu desagrado pela ausência de um esclarecimento ou correção por parte do líder encarnado.
Em comunicado, revela que reagiu prontamente às declarações feitas por Rui Costa no programa 'Pelas Casas do Benfica', da BTV. Segundo a nota, no dia seguinte foi enviada uma carta registada com aviso de receção ao presidente do Clube, que até ao momento não mereceu qualquer resposta.
Casa do Benfica de Campo Maior: “A opção pelo silêncio, após a correção discreta do gravíssimo lapso, representa uma falta de consideração institucional"
“A opção pelo silêncio, após a correção discreta do gravíssimo lapso, representa uma falta de consideração institucional para com uma Casa histórica e para com todos aqueles que diariamente trabalham, muitas vezes no anonimato e sem qualquer benefício pessoal, em prol do clube”, pode ler-se no comunicado divulgado.
Casa do Benfica de Campo Maior: “Tal postura não dignifica o cargo que ocupa, nem é compatível com os valores de respeito, verdade e gratidão que o Sport Lisboa e Benfica afirma defender”
A mesma nota aprofunda as críticas à atitude adotada: “Tal postura não dignifica o cargo que ocupa, nem é compatível com os valores de respeito, verdade e gratidão que o Sport Lisboa e Benfica afirma defender”, acrescenta o documento, que aponta ainda um “profundo desagrado e perplexidade institucional perante o silêncio mantido pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica”.
Apesar da controvérsia, a direção da Casa Nº1 das águias sublinha que a sua ligação ao Clube permanece inabalável. O comunicado termina reforçando que o compromisso da instituição “é e continuará a ser com o Benfica, independentemente de pessoas ou circunstâncias”. Recentemente, José Manuel Capristano saiu em defesa de Rui Costa.
Nova extensão contratual, já acordada há vários dias, entrará em vigor na próxima temporada desportiva de 2026/27; Oficialização vai ocorrer brevemente
24 Jan 2026 | 11:07 |
É negócio fechado. O Benfica e a NOS chegaram a acordo para a renovação do contrato de direitos audiovisuais, num vínculo que terá a duração de duas épocas e garantirá aos cofres da SAD encarnada mais de 100 milhões de euros, o que representa um encaixe superior a 50 milhões de euros por temporada.
Segundo o jornal 'Record', a nova extensão contratual entrará em vigor na época 2026/27, antecedendo o processo de centralização dos direitos televisivos. O Clube da Luz prolonga uma parceria iniciada em 2016/17, mantendo a operadora como principal parceira na exploração dos seus direitos audiovisuais.
Apesar de Rui Costa - que está em negociações para vender Andreas Schjelderup - ter manifestado publicamente a ambição de alcançar valores próximos dos 70 milhões de euros anuais neste tipo de contratos, o acordo agora alcançado enquadra-se na estratégia global da SAD para atingir a meta dos 500 milhões de euros de receitas anuais.
A NOS foi sempre o interlocutor prioritário do Benfica, tendo em conta a situação contratual existente, embora nos últimos dois anos tenham existido contactos exploratórios com outras entidades. O contrato atualmente em vigor, válido até 30 de junho, assegura às águias um encaixe total de 400 milhões de euros, valor que a SAD pretendia reforçar com esta nova renovação.
Fica assim resolvido um dos dossiês mais sensíveis do universo encarnado. A oficialização deverá ocorrer na próxima semana, durante um evento próprio, colocando um ponto final num processo estratégico crucial para a estabilidade financeira dos encarnados.
Mourinho justifica derrota com a Juventus:
Luís Mendes deixa exigência a Rui Costa sobre futuro do Benfica: "Mão estendida"
16 Jan 2026 | 06:48
Rui Costa denuncia "tratamento vergonhoso" aos adeptos no Porto – Benfica
15 Jan 2026 | 00:22
Rui Costa tem parceiro à vista para investimento de quase 300 milhões no Benfica
14 Jan 2026 | 11:27