Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Clube

Eleições Benfica | Frases marcantes de Rui Costa no debate contra João Noronha Lopes

Atual Presidente e recandidato às eleições vermelhas e branca deixou bem claro quais ideias e mudanças que quer implementar no Clube da Luz

A cerca de 48 horas das eleições do Benfica, Rui Costa realizou o derradeiro debate eleitoral contra o candidato João Noronha Lopes
A cerca de 48 horas das eleições do Benfica, Rui Costa realizou o derradeiro debate eleitoral contra o candidato João Noronha Lopes

06 Nov 2025 | 23:28 |

Icon Comentário0

A dois dias das eleições, que visam a Presidência do Benfica, Rui Costa voltou a estar no frente-a-frente com João Noronha Lopes. Confira de seguida as frases que marcaram a intervenção do Líder vermelho e branco, que procura renovar o seu mandato como dirigente máximo das águias.


O que considera ser um bom mandato?


"Não estou a vitimizar-me. Eu não o interrompi e peço que não o faça. O que proponho é um mandato em que ganhamos mais do que os outros. O que se pretende é que se ganhe mais do que os outros. Não temos bolas mágicas, mas temos obrigação. Foram 4 anos de reformulações. Obviamente que não foi um mandato com queríamos. Tenho um sonho que vou transportá-lo, que no mínimo é acabar o mandato com a quarta estrela. É o desejo de todos os benfiquistas. Ontem foi uma noite triste para os benfiquistas, uma noite em que devíamos ter ganho. E quando não ganharmos o responsável sou sempre eu. Os 400 milhões... tenho ouvido falar disso como se fosse mandados à rua e não é assim".


Relatórios

"Eu não tenho varinha mágica. O João é que está a dizer que tem o projeto, mas não diz qual. Até agora não conseguiu responder a nada. Em relação aos jogadores, evidente que comprámos muitos. Nem sempre se vai acertar, mas tenho lido e ouvido o que tem dito e permita-me que lhe diga isto. No futebol os jogadores não têm paternidade. Vai haver falhas em todas as presidências. Vi que disse que o Benfica não pode ter mais Meïtés. Tenho aqui 4 relatórios do Meïté, que é contratado pelo Pedro Ferreira. Vou oferecer-lhe e pode levar a Pedro Ferreira".


"Não vamos falar de liderança porque você já meteu a equipa a falar nos jornais durante toda a semana. Eu percebo que Noronha Lopes, depois da semana passada, venha com a agressividade toda. Posso falar ou vai fazer um debate sozinho? Estava a falar das saídas... no scouting saíram 3 pessoas, porque o Pedro Ferreira quando foi para Inglaterra conseguiu levá-los por preços mais caros.".

Quem vai tutelar o futebol feminino?

"O futebol feminino passou para a SAD no nosso mandato. Criaram-se condições melhores. Perdemos duas jogadores de grande gabarito para a equipa, fruto do crescimento da equipa e da visibilidade destas duas jogadores. Não desinvestimos, bem pelo contrário. A capacidade de investimento que vai continuar... não podemos de uma assentada criar condições máximas para sermos campeões europeus. Lembro que os últimos campeões têm orçamentos acima dos 15 milhões de euros. Por sua vez, em termos de Benfica Campus precisamos de mais espaço para dar melhores condições a todas as equipas. O investimento que foi feito... tornámos o desastre num luxo. Vamos continuar a crescer e em termos de Benfica Campus precisamos de mais um campo. O responsável, é certamente uma das pessoas mais conhecedores do futebol feminino português, e será anunciado na segunda-feira".

Bilhética

"É uma das maiores guerras, precisamente porque o adepto do Benfica paga o dobro para acompanhar a sua equipa no final da temporada. Não é uma batalha fácil porque muitos clubes fazem casa quando o Benfica vai lá. Até aqui usámos o critério da assiduidade. Não vamos conseguir resolver este problema, não é fácil principalmente porque há estádios em que temos 500 bilhetes e não conseguimos meter lá 10 mil adeptos. Em casa, o único remédio é o crescimento do nosso estádio. Concordo e é uma das coisas que temos trabalhado. Há aqui uma falha, que é o tempo de espera. É algo que estamos a trabalhar afincadamente para que o sócio não esteja tanto tempo à espera para saber se tem bilhete".

Qual o futuro das Casas do Benfica?

"Continuam a ser as maiores embaixadas. Estar mais perto das casas e dar melhores condições... claramente. Fizemos o modelo 2.0 em Santarém e é um dos modelos que queremos usar, porque é funcional e dá grandeza, existe uma maior proximidade. Está aprovado a ligação ao Estádio da Luz e também criar condições para que as equipas as visitem quando forem jogar a certos locais, dependendo naturalmente de horários. São as principais coisas a fazer no imediato. Vai haver uma reunião macro no próximo ano".

Assembleias Gerais

"Não podem ser mil, duas mil pessoas a decidirem o futuro do clube. Temos que ter AG's mais participadas. Olhando para os novos estatutos, tem obrigatoriamente que ser formato. Lembro que os estatutos do Benfica foram aprovados por dois por cento dos sócios. Todas as decisões macro têm que ter mais participação. Pode ser em dia de jogo, transmissão nos canais do clube, tem que ser de outra forma. Precisamente para que as decisões macro para a vida do clube sejam aprovadas por mais sócios".

Mandato nas modalidades. O que seria um bom mandato?

"Nos últimos quatro anos fizemos um investimento forte e equiparámos aos rivais, porque não estava. No global de todos os troféus, ganhámos mais do dobro em relação ao anterior mandato. Preparámos as equipas. Recuperámos o Basquetebol com 4 campeonatos. Tivemos a perda no voleibol, infelizmente. Recuperámos o futsal, volei feminino. Um bom mandato é aumentar estes números. No próximos mandato quero ter o título europeu em duas modalidades, futsal e hóquei".

Direitos televisivos

"O que temos e já garanti... Garantimos propostas superiores e ainda não estamos satisfeitos com elas. É dos dossiês mais prementes, sendo que já estamos salvaguardados com um valor mas queremos mais. Fizemos uma pausa por causa da eleição. A garantia que dou é que vamos ter um contrato superior ao que temos hoje. Continuar a contar com a BTV, para que continue a ser a operadora dos nossos jogos. E resolver este dossiê porque é muito premente".

Faz sentido aumentar a lotação do estádio?

"Faz sentido até pelos Red Pass em espera. Há necessidade, temos o projeto para 80 mil. É uma necessidade extrema. Há mais de 15 mil Red Pass em espera. Se fizermos contas, mesmo o valor do Benfica District pode não chegar. Com 80 mil continuamos a garantir a comodidade aos sócios do Benfica, não queremos colocar sócios em cima de sócios. Dar os parabéns à nossa fundação pelo espaço onde estamos, que vai virar hotel. Fizemos investimento grande na Cidade Universitária com o polo. Queremos o aumento do Seixal para fazer mais campos e o projeto Benfica District que será de um crescimento muito grande para o nosso clube".

Mensagem final

"A mensagem final é muito simples. Desde já peço desculpa por este debate porque isto não foi nada. Foi algo que não dignificou o clube e lamento por isso. Quisemos um registo, talvez por ser a última cartada, quisemos um registo desta dimensão. Lamento profundamente que os sócios tenham assistido a um debate desta maneira. Eu assumo as minhas responsabilidade. O João só tem a bola mágica para resolver os problemas todos. A situação é muito simples. Nunca me vou impor aos sócios do Benfica. Serei presidente do Benfica se os sócios assim o entenderem porque foi assim que sempre servi o meu clube. Sempre à disposição do meu clube, nunca virei a cara ao meu clube. E estarei sempre à disposição do meu clube. Os únicos dois apelos que faço, além naturalmente de votarem na lista G, é que bata o recorde outra vez. Que mostremos novamente ao mundo a nossa dimensão. Está cá o Guinness para comprovar isso. Acima de tudo, que o voto eleitoral de sábado decorra como há 15 dias, com a maior dignidade e democracia onde nada se passou. Não vou estar aqui a ler textos. O pedido de ser presidente não se impõe. Temos de nos meter à disposição dos sócios. É isso que farei sempre, meter-me à disposição dos sócios do Benfica".


Clube

Última hora! Rui Costa dá péssima notícia sobre participação do Benfica na Liga dos Campeões

Em comunicado, Clube da Luz fez importante apelo aos adeptos dos encarnados para evitar castigo pesado por parte da UEFA na prova milionária

UEFA proibiu venda de bilhetes para o Juventus - Benfica. Rui Costa apela aos adeptos para comportamento exemplo na Liga dos Campeões
UEFA proibiu venda de bilhetes para o Juventus - Benfica. Rui Costa apela aos adeptos para comportamento exemplo na Liga dos Campeões

04 Dez 2025 | 11:29 |

Icon Comentário0

O Benfica anunciou que está proibido pela UEFA de vender bilhetes para a deslocação ao reduto da Juventus (21 de janeiro, 20h00, Itália). Em comunicado, o Clube da Luz apela aos adeptos para que tenham um “comportamento exemplar” no próximo embate da Liga dos Campeões para evitar qualquer castigo.


UEFA proíbe venda de bilhetes para o Juventus - Benfica


“O Sport Lisboa e Benfica informa que, na sequência do acendimento de tochas ocorrido no jogo frente ao Ajax, em Amesterdão, o Clube está impedido pela UEFA de proceder à venda de ingressos para o próximo jogo fora na Liga dos Campeões, diante da Juventus”, revelam os encarnados, em comunicado.


“Para além disso, pende ainda sobre o Benfica uma partida de pena suspensa por um período de dois anos, pelo que qualquer novo incidente relacionado com pirotecnia resultará numa nova interdição de venda de bilhetes para encontros fora de portas e numa possível interdição de acesso a determinados sectores nos jogos em casa”, acrescentam os encarnados.

Na mira da UEFA, Benfica faz apelo aos adeptos: "Comportamento exemplar"


Por fim, a Direção de Rui Costa deixa um pedido aos adeptos: “O Sport Lisboa e Benfica volta, por isso, a apelar aos seus adeptos para que tenham um comportamento exemplar no apoio à equipa, protegendo o Clube de sanções adicionais e garantindo que todos continuamos a viver o Benfica com a paixão e o entusiasmo que a nossa história merece”.

Depois da receção ao Sporting, que está a fazer correr muita tinta, o Benfica volta a entrar em cena na Liga dos Campeões, diante do Nápoles. O jogo está agendado para a próxima quarta-feira, às 20h00, no Estádio da Luz, e, em caso de novos incidentes, a turma de José Mourinho pode mesmo vir a ser penalizada.


Clube

Rui Costa e Frederico Varandas lado a lado no Benfica - Sporting? Há novas informações

Protocolo presidencial para o dérbi eterno já está definido. Saiba onde vão sentar-se os líderes dos dois rivais no Estádio da Luz na próxima sexta-feira

Rui Costa e Frederico Varandas ficarão na Tribuna Presidencial. Relação entre os presidentes de Benfica e Sporting mantém-se cordial
Rui Costa e Frederico Varandas ficarão na Tribuna Presidencial. Relação entre os presidentes de Benfica e Sporting mantém-se cordial

04 Dez 2025 | 07:39 |

Icon Comentário0

O Sport Lisboa e Benfica já fechou os detalhes protocolares para a receção à comitiva leonina no próximo dérbi. Ao contrário do que o clima de tensão que se vive no futebol português poderia fazer prever, a decisão tomada pela estrutura encarnada para a Tribuna Presidencial revela uma normalidade institucional.


Onde vão sentar-se os presidentes? Rui Costa vai ocupar o seu lugar habitual no camarote Presidencial do Estádio da Luz. Por sua vez, Frederico Varandas irá sentar-se nos lugares indicados pelos encarnados, devidamente reservados para a direção visitante na mesma zona.


Como está a relação entre os dirigentes? Apesar do ambiente crispado que envolve o futebol nacional, com trocas de galhardetes frequentes entre clubes, a relação pessoal e institucional entre Rui Costa e Frederico Varandas é descrita como cordial. Os presidentes de Benfica e Sporting têm sabido separar as águas, mantendo o respeito mútuo fora das quatro linhas.


Apesar da normalidade nas relações institucionais entre os clubes, o Benfica não ficou agradado com a nomeação de António Nobre para o dérbi. É que foi este mesmo árbitro que optou por não reverter uma alegada grande penalidade de Nicolás Otamendi no empate a duas bolas diante do Arouca, que viria a ser decisivo para as contas do título.

O Benfica – Sporting está agendado para a próxima sexta-feira, 4 de novembro, às 20h15, no Estádio da Luz. O dérbi eterno, relativo à 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, terá transmissão na BTV e é essencial para as aspirações da turma de José Mourinho - que contará com importante regresso - na luta pelo título, que está a três pontos dos leões e seis do Porto.


Perguntas frequentes sobre o Benfica – Sporting:

  • Rui Costa e Frederico Varandas vão estar juntos? Sim, ambos ficarão na Tribuna Presidencial.
  • Como é a relação entre Rui Costa e Frederico Varandas? Presidentes de Benfica e Sporting são cordiais.
  • Onde se vai sentar o presidente do Sporting? Nos lugares indicados pelo Benfica na Tribuna.
  • Quando é o Benfica – Sporting? Sexta-feira, 5 de dezembro, 20h15


Clube

Rui Costa convoca Assembleia Geral para discutir o Benfica District

Através de um comunicado partilhado no site oficial, Mesa da Assembleia Geral decretou que Sócios se vão reunir para apreciar e votar projeto

Na tarde desta quarta-feira, o Benfica emitiu um comunicado onde Rui Costa faz um anúncio importante sobre o Benfica District
Na tarde desta quarta-feira, o Benfica emitiu um comunicado onde Rui Costa faz um anúncio importante sobre o Benfica District

03 Dez 2025 | 20:24 |

Icon Comentário0

O Benfica District vai ser discutido numa Assembleia Geral Extraordinária. A informação surgiu na tarde desta quarta-feira, 3 de dezembro, quando a Direção, liderada por Rui Costa, revelou que o projeto apresentado pela estrutura encarnada será votado na referida reunião, que ficou agendada para 3 de janeiro de 2026.


A dita Assembleia Geral Extraordinária, como o próprio Benfica a denominou, vai decorrer dentro de um mês e terá lugar no Pavilhão n.º 2 da Luz. Segundo o comunicado enviado pela Mesa da Assembleia Geral das águias, o ponto de trabalho será a apreciação e consequente votação do Benfica District.


O Benfica District consiste num projeto de requalificação do Estádio da Luz e de toda a sua zona envolvente, focado em desporto, cultura, lazer e receitas extradesportivas, com conclusão prevista para perto de 2030. O plano foi apresentado aos Sócios poucos meses antes das eleições, que decorreram entre 25 de outubro e 8 de novembro.


A ideia central é modernizar a infraestrutura, criar novas valências e reforçar a sustentabilidade financeira do clube, sem alterar a essência do Estádio da Luz nem da sua envolvente. Este é um dos projetos que Rui Costa tem em mente — ao mesmo tempo, o Presidente quer acelerar o tema dos direitos televisivos.

Entre as principais novidades, o plano prevê a construção de novos pavilhões, uma arena multiusos, uma nova praça cívica e unidades comerciais, hoteleiras e residenciais, com um investimento estimado a rondar os 220 milhões de euros. Está previsto que a Assembleia Geral Extraordinária seja transmitida no site oficial do Benfica.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Costa deixa recado a André Villas-Boas após ataque do Porto ao Benfica
Clube

Rui Costa deixa recado a André Villas-Boas após ataque do Porto ao Benfica

28 Nov 2025 | 07:48

Icon Comentário0
Rui Costa deixa aviso aos rivais sobre futuro do Benfica: "Intransigentes"
Clube

Rui Costa deixa aviso aos rivais sobre futuro do Benfica: "Intransigentes"

27 Nov 2025 | 09:46

Icon Comentário0
Benfica emite nota de pesar após morte de Sérgio Caetano
Clube

Benfica emite nota de pesar após morte de Sérgio Caetano

22 Nov 2025 | 12:46

Icon Comentário0