Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Clube

Eleições Benfica | Frases marcantes de Rui Costa no debate contra João Noronha Lopes

Atual Presidente e recandidato às eleições vermelhas e branca deixou bem claro quais ideias e mudanças que quer implementar no Clube da Luz

A cerca de 48 horas das eleições do Benfica, Rui Costa realizou o derradeiro debate eleitoral contra o candidato João Noronha Lopes
A cerca de 48 horas das eleições do Benfica, Rui Costa realizou o derradeiro debate eleitoral contra o candidato João Noronha Lopes

06 Nov 2025 | 23:28 |

Icon Comentário0

A dois dias das eleições, que visam a Presidência do Benfica, Rui Costa voltou a estar no frente-a-frente com João Noronha Lopes. Confira de seguida as frases que marcaram a intervenção do Líder vermelho e branco, que procura renovar o seu mandato como dirigente máximo das águias.


O que considera ser um bom mandato?


"Não estou a vitimizar-me. Eu não o interrompi e peço que não o faça. O que proponho é um mandato em que ganhamos mais do que os outros. O que se pretende é que se ganhe mais do que os outros. Não temos bolas mágicas, mas temos obrigação. Foram 4 anos de reformulações. Obviamente que não foi um mandato com queríamos. Tenho um sonho que vou transportá-lo, que no mínimo é acabar o mandato com a quarta estrela. É o desejo de todos os benfiquistas. Ontem foi uma noite triste para os benfiquistas, uma noite em que devíamos ter ganho. E quando não ganharmos o responsável sou sempre eu. Os 400 milhões... tenho ouvido falar disso como se fosse mandados à rua e não é assim".


Relatórios

"Eu não tenho varinha mágica. O João é que está a dizer que tem o projeto, mas não diz qual. Até agora não conseguiu responder a nada. Em relação aos jogadores, evidente que comprámos muitos. Nem sempre se vai acertar, mas tenho lido e ouvido o que tem dito e permita-me que lhe diga isto. No futebol os jogadores não têm paternidade. Vai haver falhas em todas as presidências. Vi que disse que o Benfica não pode ter mais Meïtés. Tenho aqui 4 relatórios do Meïté, que é contratado pelo Pedro Ferreira. Vou oferecer-lhe e pode levar a Pedro Ferreira".


"Não vamos falar de liderança porque você já meteu a equipa a falar nos jornais durante toda a semana. Eu percebo que Noronha Lopes, depois da semana passada, venha com a agressividade toda. Posso falar ou vai fazer um debate sozinho? Estava a falar das saídas... no scouting saíram 3 pessoas, porque o Pedro Ferreira quando foi para Inglaterra conseguiu levá-los por preços mais caros.".

Quem vai tutelar o futebol feminino?

"O futebol feminino passou para a SAD no nosso mandato. Criaram-se condições melhores. Perdemos duas jogadores de grande gabarito para a equipa, fruto do crescimento da equipa e da visibilidade destas duas jogadores. Não desinvestimos, bem pelo contrário. A capacidade de investimento que vai continuar... não podemos de uma assentada criar condições máximas para sermos campeões europeus. Lembro que os últimos campeões têm orçamentos acima dos 15 milhões de euros. Por sua vez, em termos de Benfica Campus precisamos de mais espaço para dar melhores condições a todas as equipas. O investimento que foi feito... tornámos o desastre num luxo. Vamos continuar a crescer e em termos de Benfica Campus precisamos de mais um campo. O responsável, é certamente uma das pessoas mais conhecedores do futebol feminino português, e será anunciado na segunda-feira".

Bilhética

"É uma das maiores guerras, precisamente porque o adepto do Benfica paga o dobro para acompanhar a sua equipa no final da temporada. Não é uma batalha fácil porque muitos clubes fazem casa quando o Benfica vai lá. Até aqui usámos o critério da assiduidade. Não vamos conseguir resolver este problema, não é fácil principalmente porque há estádios em que temos 500 bilhetes e não conseguimos meter lá 10 mil adeptos. Em casa, o único remédio é o crescimento do nosso estádio. Concordo e é uma das coisas que temos trabalhado. Há aqui uma falha, que é o tempo de espera. É algo que estamos a trabalhar afincadamente para que o sócio não esteja tanto tempo à espera para saber se tem bilhete".

Qual o futuro das Casas do Benfica?

"Continuam a ser as maiores embaixadas. Estar mais perto das casas e dar melhores condições... claramente. Fizemos o modelo 2.0 em Santarém e é um dos modelos que queremos usar, porque é funcional e dá grandeza, existe uma maior proximidade. Está aprovado a ligação ao Estádio da Luz e também criar condições para que as equipas as visitem quando forem jogar a certos locais, dependendo naturalmente de horários. São as principais coisas a fazer no imediato. Vai haver uma reunião macro no próximo ano".

Assembleias Gerais

"Não podem ser mil, duas mil pessoas a decidirem o futuro do clube. Temos que ter AG's mais participadas. Olhando para os novos estatutos, tem obrigatoriamente que ser formato. Lembro que os estatutos do Benfica foram aprovados por dois por cento dos sócios. Todas as decisões macro têm que ter mais participação. Pode ser em dia de jogo, transmissão nos canais do clube, tem que ser de outra forma. Precisamente para que as decisões macro para a vida do clube sejam aprovadas por mais sócios".

Mandato nas modalidades. O que seria um bom mandato?

"Nos últimos quatro anos fizemos um investimento forte e equiparámos aos rivais, porque não estava. No global de todos os troféus, ganhámos mais do dobro em relação ao anterior mandato. Preparámos as equipas. Recuperámos o Basquetebol com 4 campeonatos. Tivemos a perda no voleibol, infelizmente. Recuperámos o futsal, volei feminino. Um bom mandato é aumentar estes números. No próximos mandato quero ter o título europeu em duas modalidades, futsal e hóquei".

Direitos televisivos

"O que temos e já garanti... Garantimos propostas superiores e ainda não estamos satisfeitos com elas. É dos dossiês mais prementes, sendo que já estamos salvaguardados com um valor mas queremos mais. Fizemos uma pausa por causa da eleição. A garantia que dou é que vamos ter um contrato superior ao que temos hoje. Continuar a contar com a BTV, para que continue a ser a operadora dos nossos jogos. E resolver este dossiê porque é muito premente".

Faz sentido aumentar a lotação do estádio?

"Faz sentido até pelos Red Pass em espera. Há necessidade, temos o projeto para 80 mil. É uma necessidade extrema. Há mais de 15 mil Red Pass em espera. Se fizermos contas, mesmo o valor do Benfica District pode não chegar. Com 80 mil continuamos a garantir a comodidade aos sócios do Benfica, não queremos colocar sócios em cima de sócios. Dar os parabéns à nossa fundação pelo espaço onde estamos, que vai virar hotel. Fizemos investimento grande na Cidade Universitária com o polo. Queremos o aumento do Seixal para fazer mais campos e o projeto Benfica District que será de um crescimento muito grande para o nosso clube".

Mensagem final

"A mensagem final é muito simples. Desde já peço desculpa por este debate porque isto não foi nada. Foi algo que não dignificou o clube e lamento por isso. Quisemos um registo, talvez por ser a última cartada, quisemos um registo desta dimensão. Lamento profundamente que os sócios tenham assistido a um debate desta maneira. Eu assumo as minhas responsabilidade. O João só tem a bola mágica para resolver os problemas todos. A situação é muito simples. Nunca me vou impor aos sócios do Benfica. Serei presidente do Benfica se os sócios assim o entenderem porque foi assim que sempre servi o meu clube. Sempre à disposição do meu clube, nunca virei a cara ao meu clube. E estarei sempre à disposição do meu clube. Os únicos dois apelos que faço, além naturalmente de votarem na lista G, é que bata o recorde outra vez. Que mostremos novamente ao mundo a nossa dimensão. Está cá o Guinness para comprovar isso. Acima de tudo, que o voto eleitoral de sábado decorra como há 15 dias, com a maior dignidade e democracia onde nada se passou. Não vou estar aqui a ler textos. O pedido de ser presidente não se impõe. Temos de nos meter à disposição dos sócios. É isso que farei sempre, meter-me à disposição dos sócios do Benfica".


Clube

Benfica District atrai investidores norte-americanos e agita estrutura da SAD

Projeto estratégico das águias terá sido determinante para a entrada de novos acionistas no capital da Sociedade Anónima Desportiva encarnada

A entrada de investidores norte-americanos na Benfica SAD continua a dar que falar e o Benfica District surge como um dos motivos para o crescente interesse
A entrada de investidores norte-americanos na Benfica SAD continua a dar que falar e o Benfica District surge como um dos motivos para o crescente interesse

12 Jun 2026 | 17:07 |

Icon Comentário0

A entrada de investidores norte-americanos na Benfica SAD continua a dar que falar e o Benfica District surge como um dos principais motivos para o crescente interesse em torno do universo encarnado. O megaprojeto imobiliário e desportivo idealizado pelo Clube da Luz terá desempenhado um papel importante na recente aquisição de uma participação relevante no capital da SAD.


Segundo o Jornal Económico, a venda dos 16,38% detidos por José António dos Santos, conhecido como "Rei dos Frangos", ao fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partners, por cerca de 45,2 milhões de euros, poderá representar apenas o início de um novo capítulo na estrutura acionista do Benfica.


A mesma fonte revela que Tim Leiweke, empresário norte-americano ligado ao setor do entretenimento e das infraestruturas desportivas, foi um dos investidores convidados a participar na operação. Durante as conversações, o Benfica District foi apresentado como um dos ativos mais atrativos associados ao investimento no Clube da Luz.


De acordo com o respetivo portal, o interesse de Leiweke pelo projeto foi tão significativo que o empresário terá avançado individualmente para a aquisição das ações anteriormente detidas por José António dos Santos, sem integrar o grupo de investidores inicialmente reunido para o negócio.

O Benfica District, avaliado em cerca de 220 milhões de euros, é apontado como uma das grandes apostas estratégicas do Clube para os próximos anos. O projeto contempla uma profunda modernização das infraestruturas ligadas ao Estádio da Luz e áreas envolventes, procurando potenciar novas fontes de receita e reforçar a valorização do património encarnado.


A experiência de Tim Leiweke na gestão e rentabilização de arenas desportivas é um dos aspetos destacados pela publicação. O empresário liderou durante vários anos a AEG e fundou posteriormente a Oak View Group, empresas reconhecidas internacionalmente pelo desenvolvimento e exploração de grandes espaços de entretenimento.

Segundo o Jornal Económico, a visão empresarial do investidor encaixa precisamente na filosofia subjacente ao Benfica District, que pretende transformar a zona envolvente ao Estádio da Luz num polo multifuncional capaz de gerar receitas para além da componente desportiva.

A entrada destes investidores levanta, contudo, algumas questões relativamente ao futuro da estrutura acionista da Benfica SAD. Entre elas está a eventual aplicação do artigo 13.º dos estatutos, que permite ao Clube bloquear determinadas aquisições de participações qualificadas quando estejam em causa interesses considerados concorrentes.

Para já, o foco mantém-se no potencial impacto do Benfica District e na forma como este projeto continua a despertar atenção internacional. O interesse demonstrado por investidores ligados ao setor das infraestruturas e do entretenimento reforça a perceção de que o plano estratégico encarnado poderá assumir um papel central no futuro económico da Benfica SAD.


Clube

Rui Costa quebra silêncio e vai falar de Mourinho e Marco Silva aos adeptos do Benfica

Presidente das águias irá finalmente dar a conferência de imprensa que havia sido prometido após o fim da época da época desportiva

Presidente do Benfica, Rui Costa dará primeira conferência de imprensa e abordará Mourinho e Marco Silva
Presidente do Benfica, Rui Costa dará primeira conferência de imprensa e abordará Mourinho e Marco Silva

11 Jun 2026 | 09:35 |

Icon Comentário0

Rui Costa vai finalmente quebrar o silêncio esta quinta-feira. O Presidente do Benfica agendou uma conferência de imprensa para as 18h00, no Estádio da Luz, onde fará o balanço da temporada 2025/26 e abordará os principais temas da atualidade encarnada, respondendo às questões dos jornalistas.


A intervenção do líder benfiquista surge numa altura de profundas mudanças na estrutura técnica das águias. Rui Costa deverá encerrar definitivamente o capítulo relacionado com José Mourinho e falar, pela primeira vez, sobre a escolha de Marco Silva para assumir o comando técnico da equipa principal. A conferência acontece, de resto, na véspera da apresentação oficial do novo treinador.


Recorde-se que o presidente do Benfica tinha prometido dirigir-se aos Sócios logo após o final do Campeonato, a 16 de maio. Contudo, os acontecimentos relacionados com a sucessão no banco encarnado acabaram por alterar os planos da direção. A decisão de José Mourinho de rejeitar a proposta de renovação e regressar ao Real Madrid obrigou a SAD a concentrar atenções na contratação do sucessor, adiando assim a comunicação inicialmente prevista.


Entretanto, Marco Silva já foi confirmado como novo treinador do Benfica. O técnico português, de 48 anos, assinou um contrato válido até junho de 2028, ficando ainda prevista uma opção para prolongar o vínculo por mais uma temporada, até 2029.

A oficialização do antigo treinador do Fulham aconteceu pouco depois de o Benfica confirmar a saída de José Mourinho para o Real Madrid, numa operação que encerra um dos dossiês mais mediáticos das últimas semanas e abre um novo ciclo desportivo na Luz.



Clube

Aliado de Luís Filipe Vieira fala dos vários "erros" do Benfica District

Antigo candidato a vice-presidente na lista do ex líder do Clube encarnado mostrou-se analítico sobre o grande projeto das águias

Bruno Batista, vice-presidente de Luís Filipe Vieira nas últimas eleições, fez alguns comentários negativos sobre o Benfica District
Bruno Batista, vice-presidente de Luís Filipe Vieira nas últimas eleições, fez alguns comentários negativos sobre o Benfica District

01 Jun 2026 | 16:12 |

Icon Comentário0

Bruno Batista, ex candidato a vice-presidente na lista de Luís Filipe Vieira nas últimas eleições do Benfica, abordou o projeto do Benfica District, criticando que existe falhas estratégicas, como por exemplo não pensar-se na cobertura do Estádio da Luz.


B. Batista: "Há alguns erros estratégicos"


"O Benfica District trata-se de um projeto que eu não acho que se deva deitar fora, embora considere que há alguns erros estratégicos. O Benfica deveria cobrir o estádio por completo para que se torne na maior sala de espetáculos do país. Estamos a assistir a espetáculos esta semana que são uma gigantesca fonte de receita, que só acontecem nesta janela temporal de final de época e quando o Benfica muda o relvado", analisou, em entrevista ao jornal 'O Jogo'.


Na mesma linha, o empresário deu o exemplo do Real Madrid. "Se nós prepararmos o estádio, como o Real Madrid, que em três horas muda o piso de concertos para o relvado, e o cobrirmos, o Benfica fica com a maior sala de espetáculos do país. E devemos fazer isso antes que outros o façam. Esta é uma fonte de receita que pode valer 20, 30 ou 40 milhões de euros. No ano passado, foram 600 mil euros por dia de aluguer do estádio. Porém, não nos podemos esquecer de que o Benfica é um clube desportivo e tem de gerar títulos", completou.

B. Batista: "Em cada década o Benfica tem de ganhar cinco campeonatos"


Acerca do acordo com a NOS, Bruno Batista acredita que a antecipação de receitas pode ajudar o Clube a ser hegemónico em Portugal. "Podemos antecipar receita da NOS para compensar problemas de tesouraria neste ano, desde que se compense com o aumento de receitas. O futebol não é uma ciência perfeita, mas a qualidade de uma estrutura sustenta, no tempo, os resultados. Pode-se falhar um ano, mas, em cada década, o método tem de dar resultados e o Benfica tem de ganhar cinco campeonatos", falou.

O conhecido adepto também abordou o interesse do fundo norte-americano Entrepreneur Equity Partner nas ações de José António dos Santos. Bruno Batista considera uma boa oportunidade de negócio. "O meu desejo é que os dividendos sejam expressos em resultados desportivos e não em dinheiro. Por isso, defendo que o Clube deve adquirir o máximo de ações da SAD para depois procurar parceiros estratégicos que invistam e acrescentem valor no âmbito desportivo e das infraestruturas", pode ler-se.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Benfica lança camisola para 2026/27 e deixa adeptos em suspenso com grande mistério
Clube

Oficial! Benfica lança camisola para 2026/27 e deixa adeptos em suspenso com grande mistério

01 Jun 2026 | 15:11

Icon Comentário0
Benfica e Luís Filipe Vieira voltam ao centro do processo 'Saco Azul'
Clube

Benfica e Luís Filipe Vieira voltam ao centro do processo 'Saco Azul'

01 Jun 2026 | 11:47

Icon Comentário0
Benfica alcança posição notável na Forbes e deixa Porto e Sporting para trás
Clube

Benfica alcança posição notável na Forbes e deixa Porto e Sporting para trás

30 Mai 2026 | 17:00

Icon Comentário0