
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica entrou em campo, esta terça-feira, 21 de janeiro, para medir forças com o Barcelona, para a jornada 7 da fase de liga da Champions League. Os encarnados perderam, por 5-4, com Vangelis Pavlidis (3', 22' e 30'), Ronald Araújo (68' a.g.) a marcarem os golos das águias, no Estádio da Luz. Veja AQUI como decorreu o duelo europeu.
Bruno Lage mexeu na formação inicial, mantendo Ángel Di María no banco de suplentes e a aposta em Schjelderup e Akturkoglu nas alas. Com Aursnes de volta ao onze, o Benfica entrou com cautela, mas, rapidamente, com o fator casa a jogar a seu favor, aumentou a intensididade e as redes do Barcelona tremeram...ao terceiro minuto de jogo. Pavlidis quebrou o enguiço e voltou aos golos de grande forma, ao fazer levantar os Benfiquistas das bancadas da Luz ao abrir o marcador na Catedral.
No entanto, a festa não durou no reduto encarnado, uma vez que, aos 12 minutos, após um pisão de Tomás Araújo na área das águias, o VAR chamou Danny Makkelie, que, ao ver o lance, apontou para a marca de 11 metros. Lewandowski não 'tremeu' e bateu Trubin, igualando a partida. Os pupilos de Bruno Lage foram atrás da reviravolta no marcador e foi num momento insólito que o Benfica voltou para a frente do duelo.
Aos 22', um choque entre guarda-redes e defesa dos catalães levou Pavlidis a aproveitar e a encostar a redonda para o fundo da baliza do Barcelona. A noite parecia estar destinada para o avançado, que até este jogo estava a passar por uma 'seca de golos, e as estrelas alinharam-se, novamente. O camisola 14 alcançou o hat-trick, o primeiro de águia ao peito, através de uma grande penalidade, após falta de Szczesny sobre Akturkoglu, na grande área dos cúles. O grego não falhou, à semelhança de Lewamdowski, e ampliou a vantagem para os encarnados, que já venciam por 3-1 à meia hora de jogo. O placard não mexeu mais e os encarnados regressaram aos balneários, ao intervalo, na frente da partida.
Na segunda parte, a turma de Bruno Lage voltou a entrar a 'todo o gás'. Contudo, os encarnados acabaram por perder um pouco de ritmo, após algumas oportunidades de golo. Aos 65 minutos, Trubin acabou por cometer um erro grave, ao acertar em Raphinha quando foi repor a bola em jogo. A bola só parou dentro da baliza do Benfica, reduzindo, assim, a diferença no marcador. O Glorioso fez questão de tentar responder, logo, de seguida.
Foi nessa resposta que Andreas Schjelderup tentou a assistência ao quarto golo de Pavlidis e do Benfica, no entanto, quem acabou de intercetar foi Ronald Araújo, que com o joelho fez o autogolo. Mas o jogo ainda prometia muito e o Barcelona voltou a beneficiar de uma grande penalidade, após falta de Carreras sobre Yamal, com Lewandowski a bisar. Vale a pena destacar que, o lateral espanhol vai falhar o último duelo desta fase da Champions diante da Juventus, depois de ver cartão amarelo.
A Luz viveu o jogo com muitas emoções à mistura até ao último segundo. Destaque particular para a dupla de centrais, António Silva e Otamendi, que foram protagonistas de dois cortes cruciais nos últimos minutos da partida. A partida era para se viver até ao último segundo, especialmente, depois do golo de Eríc García que fez o empate na Luz. O final ainda viveu muita polémica, uma vez que o quinto golo do Barcelona surgiu face a um penálti que não foi assinalado e, ao contrário dos outros lance, o árbitro não foi ao VAR e validou o golo dos catalães, que venceu o Benfica
Depois desta derrota, o Benfica de Bruno Lage desce para a 18.ª posição, somando 10 pontos. Já o Barcelona mantém-se no segundo posto, com mais 18 pontos.
As atenções do Benfica voltam-se para o Campeonato Nacional. Os encarnados vão ser recebidos pelo Casa Pia, no próximo sábado, 25 de janeiro, pelas 18h00, para disputarem a 19.ª jornada da Liga Portugal Betclic, no Estádio Municipal de Rio Maior.
Confira os golos do Benfica - Barcelona:
Camisola 47 dos vermelhos e brancos, recorde-se, regressou aos relvados depois de ter estado sete meses a recuperar de lesão
|
Tomás Araújo está em apto para a receção do Benfica ao Arouca, no entanto, Bruno Lage não deverá apostar no defesa, tendo já tem uma solução debaixo de olho. O técnico das águias pode mesmo dar uma prenda a Tiago Gouveia, com o craque a estar apontado à titularidade, depois de sete meses fora dos relvados.
O jornal A Bola revela que, face à possível indisponibilidade do camisola 44, que tem feito as vezes de Alexander Bah, Bruno Lage deverá optar por adaptar também o extremo formado no Seixal à lateral. Depois de ter visto Leandro Santos assumir a titularidade no duelo com o Tirsense, da Taça de Portugal, Tiago Gouveia pode voltar a ter à vista o regresso à formação inicial do Glorioso.
Ao que conseguiu apurar o nosso Jornal, desvendando as novas informações da edição Exclusiva deste sábado, o facto de Tiago Gouveia estar a responder bem à adaptação é um fator que poderá valer uma segunda vida ao craque. Assim, a polivalência do atacante poderá garantir-lhe um lugar no plantel de 2025/26.
Recorde-se que, para o encontro de amanhã, 13 de abril, com o Arouca, Bruno Lage já volta a ter à disposição Bruma, que esteve ausente devido a uma síndrome gripal. Contudo, o técnico não poderá contar com o contributo de Renato Sanches, Manu Silva e Alexander Bah. O encontro, vale destacar, está agendado para as 18h00.
Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, Tiago Gouveia - atualmente avaliado em 4 milhões de euros - já disputou apenas seis partidas: três na Liga Portugal Betclic, duas na Segunda Liga e uma na Taça de Portugal. Com 210 minutos registados, o extremo formado no Seixal já soma duas assistências e um golo.
Antigo jogador do Clube da Luz não vive uma boa fase com o emblema turco ao peito e sofreu uma nova derrota no campeonato
|
No passado sábado, o Besiktas recebeu o Istambul Basaksehir em partida válida para a 31.ª jornada da Super Lig. O conjunto orientado por Ole Gunnar Solskjaer foi derrotado por 2-0, apesar de ter dominado boa parte do confronto. O treinador norueguês contou com três antigos jogadores do Benfica em campo, mas o trio 'ficou em sarilhos' ao não conseguir ajudar a reverter o resultado.
Rafa Silva e Gedson Fernandes estiveram entre os onze titulares escolhidos por Solskjaer, enquanto João Mário entrou ainda durante o decorrer da primeira parte, quando Muçi saiu lesionado, aos 27 minutos de jogo. Os pupilos do nórdico acabaram por recolher aos balneário com o 0-0 no marcador, mas com a turma da casa por cima do encontro.
No entanto, o regresso dos balneários não foi tão benéfica para os pretos e brancos. Yusuf Sari aproveitou um passe de Miguel Crespo e rematou para o fundo da baliza do Besiktas, inaugurando o marcador. O responsável por abrir o placard no duelo ainda apareceu outra vez na partida.
O turco de 26 anos marcaria o segundo golo do encontro, a partir de um livre direto conquistado por Miguel Crespo. O Basakehir ainda teve um golo polémico anulado, vindo dos pés de Piatek, mas foi marcada sobre Gabriel Paulista. Deste modo o confronto terminou com o 0-2 no marcador.
O Besiktas de Solskjaer saiu do relvado vaiado pelos adeptos, que não ficaram satisfeitos com a exibição do conjunto turco. Assim sendo, a equipa de Rafa Silva, Gedson Fernades e João Mário pode complicou a situação para se qualificar para a Liga Europa, mas ainda tem hipóteses de qualificação. Os pretos e brancos estão em quarto no Campeonato e lutam pelo terceiro posto para ir à Europa. Vale lembrar que Rafa Silva pode estar de saída do Besiktas.
Pupilos de Bruno Lage, relembre-se, voltam aos relvados este domingo, pelas 18h00, disputando a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
Ángel Di María e Florentino Luís deixam todos em alerta antes do duelo do Benfica frente ao Arouca. Bruno Lage pode enfrentar um problema, uma vez que a os dois atletas dos encarnados encontram-se em risco de exclusão, podendo assim falhar a deslocação do Glorioso ao reduto do Vitória de Guimarães, agendado para a próxima semana, dia 19 de abril.
É que a dupla de craques encarnada está 'tapada' por amarelos e caso seja admoestada na receção aos arouquenses, agendada para este domingo, 13 de abril, falhará mesmo a partida com os conquistadores. O camisola 61 dos vermelhos e brancos está à 'bica' desde o jogo com o Gil Vicente, em Barcelos, tendo visto a cartolina amarela perto do final do encontro.
Já o extremo campeão do mundo, que deverá regressar ao onze inicial esta tarde contra o Arouca, ficou em alerta antes de ter sido afastado dos relvados por lesão. Caso sejam visados por António Nobre na partida desta tarde, Bruma e Leandro Barreiro poderão assumir protagonismo da deslocação ao D. Afonso Henriques.
Vale destacar que, o Benfica partilhou novas informações sobre os bilhetes para a receção ao Arouca. O embate, que vai contar para a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic, está marcado para este domingo, às 18h00. Se Florentino e Di María virem o cartão amarelo e falharem o encontro, Bruno Lage poderá ter um 'berbicacho' para solucionar na ida ao reduto do Vitória de Guimarães.
Na atual temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Florentino Luís – atualmente avaliado em 22 milhões de euros – marcou presença em 36 embates: 21 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, nove na Liga dos Campeões e dois na Taça da Liga. Nos 2.810 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio formado no Seixal apontou dois golos (Santa Clara e Gil Vicente) e uma assistência.
Já, Ángel Di María – atualmente avaliado em 3 milhões de euros – marcou presença 35 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Nos 2.313 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o argentino apontou 15 golos e fez oito assistências.