Futebol
Sidny Cabral estreou-se no Benfica - Estoril e reforço assume: "Nem sei o que dizer"
04 Jan 2026 | 09:52
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Set 2025 | 16:00 |
Octávio Machado concedeu uma entrevista ao Correio da Manhã, onde revelou tudo sobre o processo que ditou o seu despedimento do Porto, em 2001, onde foi substituído por José Mourinho, que pouco tempo antes, tinha sido despedido do Benfica, de onde seguiu para o Leiria. O antigo treinador português comparou-se a Bruno Lage, explicando que os dois ficaram numa situação semelhante. O técnico do Benfica também falou da sua carreira recentemente.
"Agora, com o Mourinho no Benfica, e sobretudo a forma como aconteceu, rebobinei tudo. A maneira como fui cozinhado em banho Mourinho. Fiquei triste pelo Bruno Lage e com a resposta que lhe deram: “Ele que faça o luto, que eu também fiz muita vez”. Isso não se diz. Revoltou-me. Eu passei por aquilo", começou por explicar Octávio Machado.
Prosseguiu, com alguns detalhes sobre o sucedido: "Na altura já tinha o [Benny] McCarthy chegado ao Porto. Houve um jogo organizado no dia a seguir ao aniversário de Pinto da Costa, e foi-me dito que ele estava selecionado para a seleção de África do Sul e ficaríamos sem ele durante algum tempo. Havia a hipótese do Iván Kaviedes. Disse-lhes que não conhecia o jogador e ia tentar: Ganhámos 4-1. Mas, no regresso, recebo uma mensagem: 'Ganhaste o jogo, mas perdeste o lugar'".
"No aniversário de Pinto da Costa e depois de terem saído todos os convidados foi celebrado o acordo da minha substituição. Havia uma pessoa dentro de um carro à espera todos saíssem, para entrar: José Mourinho", atirou, de seguida, concluindo sobre o dia em que perdeu o lugar para o atual treinador do Benfica.
Octávio Machado falou, ainda, com maior detalhe, sobre a sua saída do Porto, bem como sobre esse processo se deu, e sobre os últimos tempos que passou no clube azul e branco. No final, confessa não conhecer José Mourinho, apesar de ter sido colega de equipa do seu pai, na Seleção nacional.
Atleta, que teve uma passagem muito feliz com o Manto Sagrado das águias, foi um dos grandes destaques do primeiro duelo de 2026
04 Jan 2026 | 11:31 |
Pizzi dificilmente esquecerá o regresso ao Estádio da Luz. No encontro entre o Benfica e o Estoril, no qual as águias venceram por 3-1, o médio foi um dos grandes destaques do conjunto canarinho e recebeu forte carinho por parte dos adeptos encarnados.
De acordo com o jornal Record, na edição deste domingo, dia 4 de janeiro, o antigo capitão do Benfica — que deixou a Luz em 2022 — foi amplamente ovacionado pelas bancadas no momento em que as duas equipas entraram no relvado.
No final da partida, o jogador, que representou o Benfica durante sete épocas e meia, entre 2014 e 2022, permaneceu mais algum tempo no relvado, sendo novamente aplaudido pelos adeptos do seu antigo clube. Além disso, Pizzi fez questão de cumprimentar e trocar algumas palavras com elementos do staff e ex-companheiros de equipa.
Vale a pena recordar que o Benfica iniciou 2026 com uma vitória importante frente ao Estoril. Num encontro exigente, Vangelis Pavlidis foi a grande figura, ao assinar um hat-trick que decidiu o marcador. Do lado dos canarinhos, João Carvalho apontou o golo de honra da equipa orientada por Ian Cathro.
Com este resultado, o Clube da Luz aproveitou da melhor forma o deslize do Sporting, que empatou na deslocação a Gil Vicente, reduzindo para três pontos a diferença entre os dois rivais. No terceiro lugar, com 39 pontos, o Benfica aguarda agora pelo desfecho do encontro entre Porto e Santa Clara.
À saída do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, futebolista abordou a nova aventura na sua carreira e teceu alguns comentários sobre colombiano
04 Jan 2026 | 10:55 |
Luis Guilherme falou sobre o período em que jogou ao lado de Richard Ríos. Na tarde deste sábado, o jovem brasileiro aterrou em Lisboa, onde vai reforçar o Sporting, e, em declarações à imprensa presente no local, deixou um aviso ao internacional colombiano do Benfica, que foi titular frente ao Estoril.
Luis Guilherme sobre Richard Ríos: "Joguei com ele mas agora estou a vestir a camisola do Sporting"
"Com ele não falei, mas é um grande jogador", começou por dizer o futebolista de 19 anos, primeiro reforço de inverno dos leões. De seguida, o canarinho deixou palavras mais firmes dirigidas ao antigo colega de balneário, com quem partilhou o balneário no Palmeiras.
"Joguei com ele mas agora estou a vestir a camisola do Sporting", avisou o antigo extremo do West Ham United, mostrando-se expectante quanto a um reencontro com Richard Ríos num futuro próximo, que poderá acontecer já a 10 de janeiro, caso as duas equipas se defrontem na final da Allianz Cup.
"Ele apresentou-me o clube, falou-me muito bem do clube. Fico muito feliz de estar aqui", concluiu Luis Guilherme, ao referir o que ouviu sobre o emblema leonino através de Mateus Fernandes. De acordo com o que foi apurado, o jogador vai custar 14 milhões de euros aos cofres de Alvalade, podendo o valor subir mais 3 milhões, mediante o cumprimento de objetivos.
Na presente temporada, ao serviço do Benfica, Richard Ríos — avaliado em 22 milhões de euros — já disputou 30 jogos oficiais: 16 na Liga Portugal Betclic, 10 na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal, um na Supertaça e outro na Taça da Liga. Nos 2.488 minutos em que esteve em campo, somou três golos e duas assistências.
Especialista reconheceu que houve infração num dos lances da partida, mas frisou que a equipa de arbitragem tomou decisões bem ajuizadas
04 Jan 2026 | 10:25 |
Jorge Faustino afirmou que não ficou nenhum penálti por assinalar a favor do Estoril e que a grande penalidade a beneficiar o Benfica foi bem marcada. No rescaldo da vitória frente ao conjunto canarinho, o especialista analisou os lances capitais do primeiro jogo do ano, dirigido por Anzhony Rodrigues.
Jorge Faustino: "Marqués tocou a bola com braço estando este claramente aberto e em movimento para a bola"
"Marqués tocou a bola com braço estando este claramente aberto e em movimento para a bola. Boa intervenção VAR. Penálti", afirmou Jorge Faustino, em declarações ao jornal Record. Marco Ferreira partilhou da mesma interpretação: "Marqués salta para a bola, num movimento deliberado, desviando-a com o seu braço direito. Penálti bem assinalado após intervenção do VAR".
Relativamente aos lances que ficaram por assinalar, o especialista considera que houve falta ofensiva na primeira situação: "Marqués obstruiu a progressão de Dedic que reage empurrando o jogador do Estoril. A assinalar infração seria a primeira, atacante. Com posterior amarelo a Dedic pela reação".
Jorge Faustino: "Remate bateu no braço de Otamendi quando este o tinha encostado ao corpo sem volumetria não natural"
Mais tarde, Jorge Faustino manteve o mesmo critério no lance que envolveu o capitão das águias: "Remate bateu no braço de Otamendi quando este o tinha encostado ao corpo sem volumetria não natural. Sem penálti. Boa decisão", análise partilhada igualmente por Marco Ferreira.
"Lance na área do Benfica com a bola a bater no corpo/braço de Otamendi sem infração. O defesa tem o braço junto ao corpo num movimento natural. Boa decisão", concluiu o segundo especialista, sobre o lance que marcou o encontro entre encarnados e estorilistas.