Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Costa garantiu, na entrevista dada na passada quinta-feira, que Roger Schmidt vai continuar no comando técnico do Benfica. José Ribeiro e Castro, antigo vice-presidente do Glorioso, em declarações ao jornal A Bola, falou sobre a continuidade do treinador alemão.
"O presidente é que tem todos os dados para avaliar e decidir, de forma ponderada, o processo desportivo e o contexto contratual, as expectativas para próxima época. Acredito que tenha tomado a decisão mais madura. Faço fé, mais a mais com a enorme experiência que Rui Costa tem, de que tomou a decisão acertada e que o Benfica terá pelo menos os êxitos da primeira época de Roger Schmidt", começou por mencionar.
"Espero isso e, como benfiquista, espero que seja até melhor. A decisão será testada logo no início da temporada, tenhamos consciência da realidade, pois o Benfica tem de entrar muito bem ou o clima da relação com a massa associativa pode deteriorar-se rapidamente. Desejo que não aconteça, mas temos de estar conscientes dessa realidade, sejamos capazes de analisar os erros", disse.
"O primeiro jogo do campeonato passado foi perfeitamente desastroso, perder [2-3, com o Boavista] nos minutos finais depois de ter estado a ganhar... não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão. Depois, revelou fragilidade nas competições europeias, componente fundamental na história e no prestígio do Benfica", referiu o ex-dirigente.
"Exibições na fase final da Liga Europa não convenceram, jogou mal. Os sócios enervam-se, não é tanto por perder, foram exibições pouco convincentes e sem chama. E Roger Schmidt tem problema com substituições acima do minuto 90 que as pessoas não percebem. O desempenho tem de melhorar logo no início da próxima época, o Benfica tem de encher o coração dos benfiquistas", concluiu José Ribeiro e Castro.
Jovem ponta-de-lança madeirense não marcou presença no encontro entre as águias e o Arouca, por estar emprestado pelo Clube da Luz
|
0Henrique Araújo foi uma das ausências na formação do Arouca no duelo do Benfica, por estar emprestado pelos encarnados. Na conferência de imprensa, Bruno Lage acabou por comentar o desempenho que ponta-de-lança madeirense tem tido esta temporada, assumindo que o Clube da Luz está atento "a todos os jogadores emprestados". O técnico acabou por deixar um conselho ao jovem, destacando que o avançado "tem de perceber onde tem de melhorar".
"Eu conheço muito bem o Henrique [Araújo], tenho acompanhado a espaços, porque, realmente, há muito trabalho para fazer. Gosto muito do Henrique. O Henrique, com 17 anos, já treinava comigo, e naquela altura já sentia que dentro da área ele era um jogador com enorme qualidade", começou por mencionar o treinador do Benfica.
Bruno Lage - É tudo questão de ter uma oportunidade
"Aquilo que vejo é que ele continua com essa qualidade e com essa competência. Eu chamava frequentemente Gonçalo Ramos e Henrique Araújo, e dentro da área gostava muito dos movimentos curtos, do timing de finalização, do toque de finalização, da forma como ele descobria os espaços entre o guarda-redes para marcar o golo", disse.
Bruno Lage - Henrique Araújo tem de perceber onde tem de melhorar
"Por isso, acredito que todas as competências estão lá e, agora, é tudo questão de ter uma oportunidade. Tem vindo a fazer um trabalho por fora já em vários clubes, foi para o Championship em Inglaterra, já esteve aqui em Portugal, agora, está no Arouca. Tem de continuar a fazer o trabalho dele, olhar para ele e perceber o que pode melhorar, porque nós estamos atentos a todos os jogadores que estão emprestados", concluiu Bruno Lage.
Na atual temporada, com a camisola do Arouca, Henrique Araújo - atualmente avaliado em 2,5 milhões de euros - conta com 10 jogos: dois na Taça de Portugal e oito na Liga Portugal Betclic. Nos 459 minutos disputados, o avançado apontou três golos, tendo estado de fora por algumas semanas por lesão.
Já na equipa principal do Benfica, Henrique Araújo contabiliza 20 encontros, nos quais conseguiu um total de cinco finalizações certeiras: Vizela, Paços de Ferreira (2), Midtjylland e Maccabi Haifa. O avançado português de 22 anos, que enverga agora a camisola 39 no Arouca, tem contrato com as águias até junho de 2027.
Encarnados, recorde-se, bateram os lobos de Vasco Seabra, no passado domingo, entrando com o pé direito no mês de dezembro
|
0Bruno Lage apanhou um 'susto' valente na partida do Benfica frente aos lobos de Vasco Seabra: Alexander Bah, titular indiscutível na ala direita das águias, aos 37 minutos do encontro pediu assistência médica, ficando mesmo deitado no relvado no Municipal de Arouca.
Apesar do calvário de lesões na presente temporada, a verdade é que o camisola 6 dos encarnados, que gerou alguma preocupação na equipa técnica, acabou por recuperar, após ser assistido. Bah cumpriu os 90 minutos, não tendo sido substituído, o que dá a entender que o lateral está a 100% para o encontro com o Vitória de Guimarães.
De acordo com informações avançadas, esta segunda-feira, pelo jornal desportivo Record, enquanto Bah estava a ser assistido, Bruno Lage aproveitou para corrigir o posicionamento de Orkun Kokçu, dando indicações ao médio internacional turco, que vai falhar o encontro com o Vitória de Guimarães.
Vale recordar que, o Benfica de Bruno Lage acabou por bater o Arouca, por duas bolas a zero. Depois de um autogolo dos lobos, Di María converteu uma grande penalidade, fechando as contas no marcador da 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Alexander Bah – atualmente avaliado em 13 milhões de euros – foi opção em 15 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga. Nos 1.206 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa direito de 26 anos apontou duas assistências e um golo.
Alexander Bah chegou ao Benfica no verão de 2022, deixando o Slavia Praga a troco de 8 milhões de euros. Ao todo, de águia ao peito, o lateral já fez 89 partidas, onde apontou quatro tentos e somou 12 passes para golo, conquistando um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Clube da Luz bateu os lobos de Vasco Seabra, depois da vitória frente ao Porto, para o Campeonato Nacional, tendo agora em vista o duelo com o V. Guimarães
|
0Orkun Kokçu vai falhar a receção do Benfica ao Vitória de Guimarães e provoca assim uma nova dor de cabeça ao treinador das águias, Bruno Lage. O camisola 10 estava à 'bica' no encontro com o Arouca e acabou mesmo por ser admoestado com a cartolina amarelada.
Após uma falta sobre Chico Lamba, Kokçu, que estava em risco de exclusão, viu o quinto cartão amarelo na Liga Portugal Betclic, ficando assim de fora do encontro com os conquistadores. O médio internacional turco junta-se assim à lista de indisponíveis para o duelo com os vimaranenses, que conta já com Renato Sanches e Tiago Gouveia.
Quem poderá aproveitar esta ausência é Benjamín Rollheiser. O extremo argentino está a ser adaptado ao miolo do Benfica e deverá somar minutos na receção das águias aos conquistadores.
Vale destacar que, o Benfica de Bruno Lage volta a entrar em campo no próximo sábado, 7 de novembro, para medir forças com o Vitória de Guimarães. O encontro, que vai contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, está marcado para às 18h00, no Estádio da Luz. É o duelo que antecede a receção ao Bologna, no dia 11 de novembro (quarta-feira), a contar para a Liga dos Campeões.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 17 embates: cinco na Liga dos Campeões, 10 na Liga Portugal Betclic, um na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 1.234 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por quatro ocasiões, somando ainda quatro assistências. Ao todo, com a camisola dos encarnados, o turco contabiliza 60 partidas, 11 golos e 15 assistências.
Orkun Kokçu, recorde-se, chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.