Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
15 Abr 2025 | 04:00 |
A 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic ficou marcada por uma polémica sem precedentes que se verificou durante o Benfica - Arouca, que terminou empatado a duas bolas. Em entrevista exclusiva ao Glorioso 1904, Tiago Godinho abordou as incidências deste encontro polémico, deixando palavras de crítica à prestação de António Nobre, mas também à direção encarnada pela sua posição em relação à arbitragem.
Um dos casos que gerou mais polémica no último domingo, 13 de abril, foi a arbitragem da parte de António Nobre. O juiz da AF Leiria assinalou um penálti contra o Benfica, por alegada falta de Nicolás Otamendi. Perante mais um caso duvidoso, o adepto revelou ao nosso Jornal que tem sido um caso recorrente: “É um erro muito grave, pior que já é a terceira vez nesta época que sucede o mesmo com o Sr. António Nobre, infelizmente o Sport Lisboa e Benfica só fala quando não vence”.
Tiago Godinho - É um erro muito grave, pior que já é a terceira vez nesta época
Porém, em declarações ao Glorioso 1904, o Benfiquista também criticou a postura da estrutura das águias, afirmando que a direção deveria assinalar os erros sempre que aconteceu, mesmo em caso de vitória, dando o exemplo da turma de Alvalade. “Pressão inconcebível efetuada pelo Presidente do Sporting Clube de Portugal e seu treinador nos últimos meses, com resultados evidentes”, atirou.
Ainda sobre a prestação, Tiago Godinho deixou um pedido ao Clube da Luz: “António Nobre não tem condições para arbitrar jogos do Sport Lisboa e Benfica, espero que o clube faça a pressão necessária para que isso seja uma realidade”.
Tiago Godinho - António Nobre não tem condições para arbitrar jogos do Sport Lisboa e Benfica
Depois de ter ficado rendido à exibição no Estádio do Dragão, o conhecido Benfiquista mostrou-se desiludido com o que aconteceu na receção ao Arouca. Em conversa ao nosso Jornal, Tiago Godinho considerou que o Benfica esteve aquém do habitual: “No domingo faltou muita coisa, na 1.ª parte eficácia para ter concretizado as muitas oportunidades que foram criadas, na 2.ª parte maior controlo do jogo, até ao golo de Kokçu o Arouca esteve por cima”.
Ainda sobre a partida, reiterou que as mexidas foram insuficientes para garantir o triunfo e o Benfiquista criticou a forma como a equipa defendeu na reta final do encontro. “Depois do golo de Kokçu e das entradas de Belotti e Schjelderup voltamos a não ser eficazes para matar o jogo e depois não fomos capazes nos últimos minutos de ter a bola sofrendo um golo inadmissível para uma equipa que está a vencer”, afirmou ao Glorioso 1904.
Tiago Godinho - Sofrendo um golo inadmissível para uma equipa que está a vencer
Contudo, as críticas não ficaram apenas pelos jogadores, o Benfiquista também deixou reparos às decisões de Bruno Lage. Em conversa com o nosso Jornal, garantiu que Samuel Dahl fez falta à equipa: “Na parte final não conseguimos ter bola, Bruno Lage podia e devia ter colocado Dahl para conseguir esse objetivo, depois não podemos defender nos últimos minutos da forma como o fizemos. Neste último jogo, perdemos 2 pontos, mas agora é focar em vencer em Guimarães”.
Tiago Godinho - Bruno Lage podia e devia ter colocado Dahl para conseguir esse objetivo
Por fim, em conversa com o Glorioso 1904, Tiago Godinho deixou uma certeza sobre o final da época: “Esta época tem sido uma montanha russa para o Sport Lisboa e Benfica, mas como já escrevi esta semana, o treinador e jogadores que venceram a Taça da Liga e que nos colocaram em posição privilegiada para lutar pelo campeonato e pela Taça de Portugal, vão ser campeões, apesar da gestão desportiva incompetente da Sport Lisboa e Benfica, SAD”.
Central está na lista de possíveis contratações do Clube encarnado, mas não é a prioridade de Marco Silva para reforçar a sua equipa
23 Jun 2026 | 16:36 |
O Benfica continua atento ao mercado de transferências em busca de soluções para reforçar o eixo defensivo, mas Ibrahima Ba não surge, para já, no topo da lista de prioridades. O defesa-central senegalês, de 21 anos, que representa o Famalicão, tem sido associado aos encarnados nas últimas semanas, depois de o seu nome ter sido apontado tanto ao Benfica como ao Sporting.
Apesar de agradar à estrutura liderada por Rui Costa e de estar devidamente referenciado pelos responsáveis do clube da Luz, o perfil do jogador não corresponde totalmente às necessidades definidas para este mercado. O Benfica procura atualmente um central mais experiente e, preferencialmente, esquerdino, características consideradas importantes para equilibrar o setor defensivo após a saída de Nicolás Otamendi, que terminou contrato e prosseguiu a carreira no River Plate.
Ainda assim, o internacional sub-21 pelo Senegal mantém-se sob observação. O potencial demonstrado ao serviço do Famalicão continua a despertar interesse e o seu nome poderá ganhar maior relevância caso se verifique a saída de António Silva ou Tomás Araújo durante a janela de transferências.
Enquanto avalia várias opções para a posição, a SAD encarnada sabe também que uma eventual negociação por Ibrahima Ba não seria simples. O defesa renovou recentemente contrato com o Famalicão até 2030, o que reforça a posição negocial do clube minhoto.
Além disso, os responsáveis famalicenses apontam para uma transferência na ordem dos 20 milhões de euros, valor que reflete a crescente valorização do jogador no mercado. Por agora, o Benfica mantém o processo em fase de observação, sem qualquer avanço concreto, continuando a analisar diferentes alternativas para reforçar o centro da defesa antes do arranque oficial da nova temporada.
Extremo teve grande exibição diante do Senegal no Mundial e aumenta rumores de saída; Clube encarnado pede valor astronómico para negociar
23 Jun 2026 | 16:13 |
Andreas Schjelderup continua a somar pretendentes no mercado internacional. Numa altura em que representa a Noruega no Mundial, o extremo do Benfica terá sido observado por emissários de vários clubes italianos durante a vitória dos nórdicos sobre o Senegal, por 3-2.
Segundo o TuttoMercato, tanto o Milan como o Como seguem atentamente a evolução do jogador encarnado. Schjelderup entrou aos 71 minutos da partida e voltou a deixar boas indicações, contribuindo para a dinâmica ofensiva da seleção norueguesa. Depois de o Parma ter tentado garantir a contratação do extremo durante o mercado de inverno, surgem agora Milan e Como como os clubes mais atentos à situação do internacional norueguês.
A crescente valorização do jogador levou o Benfica a definir uma posição firme relativamente ao seu futuro. Como já foi revelado anteriormente, a SAD liderada por Rui Costa não admite negociar Schjelderup por um valor inferior a 40 milhões de euros. Os clubes interessados já terão sido informados das exigências encarnadas, embora o interesse se mantenha vivo. A cobiça em torno do jovem atacante não se limita ao futebol italiano. Em Inglaterra, vários clubes continuam a acompanhar o percurso do norueguês, estudando uma eventual investida no futuro.
Grande parte deste interesse resulta da excelente segunda metade de temporada protagonizada por Schjelderup, que conseguiu afirmar-se como uma das figuras mais influentes da equipa orientada por José Mourinho. A temporada 2025/26 marcou um ponto de viragem na carreira do extremo. Depois de conquistar maior protagonismo na equipa principal do Benfica, Schjelderup terminou a época com números expressivos.
Ao longo de 43 jogos oficiais, o internacional norueguês somou 10 golos e sete assistências, consolidando-se como uma das principais promessas do plantel encarnado e um dos ativos mais valorizados do clube. Com vários emblemas atentos à sua evolução e uma participação no Mundial em curso, Schjelderup continua a reforçar o estatuto de jogador estratégico para o presente e para o futuro do Benfica.
Com uma época exigente pela frente, novo treinador dos encarnados tem perfil definido mas poderão existir algumas alterações na Luz
23 Jun 2026 | 15:02 |
O Benfica inicia a preparação para a temporada 2026/27 num contexto pouco habitual. A chegada de Marco Silva ao comando técnico foi oficializada há apenas alguns dias e, apesar de Rui Costa ter garantido que o planeamento da nova época já estava em marcha, continuam a existir várias questões em aberto relativamente à composição do plantel.
Com pouco mais de um mês para preparar a equipa, Marco Silva terá de acelerar processos e definir rapidamente as suas opções para o arranque da época. Uma das questões que mais curiosidade desperta entre os adeptos prende-se com a utilização dos jogadores formados no Seixal.
Ao longo da carreira, Marco Silva nunca ficou particularmente associado a uma aposta massiva na formação, embora tenha trabalhado regularmente com plantéis jovens. Muitos dos atletas que lançou já possuíam experiência em contextos profissionais, o que torna difícil classificá-lo como um treinador especializado na promoção de jovens talentos.
Ainda assim, existem vários exemplos de jogadores que deram os primeiros passos sob a orientação do técnico português. Na temporada 2011/12, ao serviço do Estoril, Marco Silva proporcionou a primeira experiência profissional a Gerso Fernandes.
O extremo acabaria por realizar 27 jogos nessa época, com apenas 21 anos. Na mesma temporada, Leandro Borges também teve oportunidade de se estrear pela equipa principal, embora não tenha voltado a somar minutos após esse primeiro encontro. Já em 2013/14, novamente no Estoril, Marco Silva promoveu outros dois jovens oriundos da formação. Ricardo Vaz, então com 19 anos, participou em cinco partidas e marcou um golo, enquanto Rui Caniço, de apenas 18 anos, somou uma presença pela equipa principal.
No Benfica, Marco Silva terá desde logo oportunidade de observar vários talentos da formação. João Fonseca, Rui Silva, Miguel Figueiredo, Gonçalo Moreira, Jaden Umeh e Peter Edokpolor foram chamados para integrar os trabalhos da pré-temporada e tentar convencer o novo treinador.