Futebol
José Mourinho e o Benfica - Tondela da Taça da Liga: "Não queremos..."
28 Out 2025 | 13:20
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
28 Out 2025 | 14:49 |
Iturralde González, especialista em arbitragem, analisou os lances que marcaram as incidências do encontro entre o Benfica e o Arouca, onde encarnados golearam. Segundo o antigo árbitro espanhol, o VAR esteve bem nas suas intervenções nas grandes penalidades marcadas a favor das águias, frisando que se tratam de decisões claras e bem feitas.
Iturralde González: "É um penálti muito claro"
A convite do jornal Record, o antigo árbitro espanhol analisou os principais casos da jornada 10, incluíndo o duelo das águias. "É um penálti muito claro. O jogador levanta o braço direito até uma posição horizontal e este ganha volumetria, ocupando um espaço por onde passa a bola", começou por revelar Iturralde González.
"A única questão aqui – e isto não é só com os árbitros portugueses -- é que, antes, os árbitros viam mais este tipo de jogadas. É um penálti tão claro, que nem era preciso recorrer ao VAR", acrescentou o especialista, analisando a forma como Hélder Carvalho atuou.
Iturralde González: "Neste trabalho, ele é pago para ver e um árbitro de elite, como este, não lhe podia ter escapado estes penáltis"
No lance da segunda grande penalidade, na sequência de uma falta sobre Gianluca Prestianni, o espanhol não tem dúvidas sobre a decisão feita: "É um lance que não oferece dúvidas. O defesa, em vez de tocar na bola, atinge o adversário. Ele quer ir à bola, mas acaba por tocar na perna esquerda do jogador do Benfica e derruba-o".
Além disso, Iturralde González voltou a criticar a abordagem de Hélder Carvalho: "Há jogadas que o árbitro não consegue ver e tem de ser auxiliado, mas aqui não. Neste trabalho, ele é pago para ver e um árbitro de elite, como este, não lhe podia ter escapado estes penáltis. Mesmo sem o VAR".
Confira através do Glorioso 1904 tudo o que foi abordado pelo Special One na véspera da partida entre encarnados e beirões, quarta-feira, 29 de outubro
28 Out 2025 | 14:12 |
O Benfica vai iniciar a defesa do título da Taça da Liga frente ao Tondela, partida a contar para os quartos-de-final, amanhã, 29 de outubro. Em conferência de imprensa, José Mourinho abordou os objetivos traçados para o torneio, deixando uma certeza de que a equipa está preparada e que não irá facilitar.
O Tondela não vive o melhor momento da época. O que espera do jogo?
"Taça é Taça, são competições diferentes. É verdade que não estão numa posição fácil na tabela, mas as equipas que são promovidas normalmente precisam de tempo para se adaptarem. Mas não queremos facilitar, queremos ir à 'final four', vamos jogar no nosso estádio. Ganhámos bem na Luz para o campeonato, vamos ter um jogo difícil em Guimarães no sábado, mas preparámo-nos hoje com um bom treino para amanhã ganharmos o jogo."
Felicidade de voltar ao Benfica e as declarações ao Corriere dello Sport
"Quando saí do Fenerbahçe não estava à espera de regressar tão rapidamente. Queria ser seletivo na minha escolha, queria aceitar algo que sentisse motivação, responsabilidade. Mas quando o Benfica apareceu fui rápido a dizer sim. Tinha confirmado ao 'Corriere dello Sport' que ia estar na gala, mas foi a maneira de estar sem estar e de expressar o meu orgulho por ser treinador do Benfica. O processo eleitoral tem tido impacto eleitoral fora, os meus contactos no futebol são muitos, e aproveitei a oportunidade para vincar orgulho de estar aqui e se posso ser veículo de promoção do Benfica, faço-o com orgulho."
Renovação de Otamendi aos 38 anos?
"Uma coisa é a idade real e outra é o que vemos em campo, em treino. Há jovens de 20 anos que são jogadores velhos e há velhos de 38 e de 40 que são jovens. O Nico é jovem. Perguntei-lhe objetivamente: 'o que fazemos amanhã?' Ele disse: 'Temos Guimarães, Leverkuysen e Tondela'. Joga. É importantíssimo para nós. Questões contratuais e de futuro temos gente num plano superior ao meu para decidir".
Alterações para o jogo com o Tondela
"Poucas, algumas. Mudo alguma coisa".
Perfil dos jogadores que quer em janeiro.
"Na minha opinião como treinador, conhecendo melhor os jogadores, as qualidades, as limitações, tanto ao nível individual como coletivo, disse que um ou dois jogadores-chave são suficiente para dar equilíbrio diferente. Não pedi jogadores a ninguém. Internamente abro a minha análise, falo sobre o que pode ser importante para melhorar, mas nada mais do que isso. Não vou discutir isso convocosco, a minha minha missão não é pedir jogadores, é trabalhar com os que tenho. Em janeiro se a direção me puder ajudar com um ou dois jogadores de determinado perfil, seria ótimo. Que perfil? Vou esconder-me um bocadinho..."
Faz sentido a Taça da Liga seguir nestes moldes? E como blindou o plantel sobre as eleições?
"As eleições sentem-se há meses, ainda antes de eu chegar já se sentia. No último mês intensificou-se. Os jogadores habituaram-se fazer o seu trabalho um bocadinho isolados de alguns contextos, mas não prejudicaram. Não acho que exista relação entre os resultados negativos e o período eleitoral. Taça da Liga? Habituei-me a jogar muitos jogos, em Inglaterra habituei-me a tudo isto. Na minha cabeça e no meu corpo, que já não é jovem, gosto de jogar. Não vou contra nenhum tipo de competição Se significa alguma coisa para os clubes ao nível económico? Não faço ideia. É a única competição em Portugal que não ganhei, pode ser que consiga agora. Depois, o Benfica quando entra numa competição tem de a respeitar, mesmo que sejam jogos particulares o Benfica não pode fazer borrada. Há jogadores que precisam de descansar, vou respeitar a competição respeitando os jogadores e o plantel".
Resultados das eleições: os sócios confiam no projeto de Rui Costa? O seu regresso teve impacto?
"Não faço ideia. Quando cheguei, nem o presidente Rui Costa nem o Mário Branco me tocaram no tema eleitoral. O único momento foi sensibilizarem-me a aceitar um contrato que respeita as eleições, no sentido de uma hipotética nova direção poder decidir que eu não era o treinador que eles queriam. Mas a partir do momento em que aceitei essa situação ética, importante ao nível eleitoral, foi a única coisa em que tocaram ao nível eleitoral. De resto só me falaram do Benfica".
Manu Silva já pode somar minutos?
"Não"
Jogar como no último jogo; é necessário que os jogadores cresçam em todos os momentos do jogo? Instruções a Lukebakio no início do treino de hoje.
"Disse-lhe que se ele pensa que quando joga do lado oposto ao banco eu não vejo, vejo. Quando chego aqui rouco é por causa disso. As dinâmicas ofensivas são importantes relativamente à disciplina de cada jogador. É importante que a equipa trabalhe bem defensivamente, mas demos uma boa dinâmica ofensiva que trouxemos do treino para o jogo. Hoje só trabalhámos ofensivamente".
Obrador e Joshua Wynder podem ter minutos amanhã?
"O Joshua teve um pequeno problema no treino e quando são coisas pequenas musculares prefiro não arriscar. O Obrador é possível que tenha minutos amanhã, é um rapaz que tem boas condições, que tem de crescer, até do ponto de vista mental, de auto-confiança, mas vai chegar. Não é um produto acabado, é um bom miúdo, inteligente, absorve o feedback. Vai chegar a um nível bom para nós, tem um caminho a percorrer, mas vamos ajudá-lo".
Perante uma competição menos importante no calendário encarnado, treinador português não abiriu jogo em relação às escolhas do onze
28 Out 2025 | 13:55 |
José Mourinho está ciente do calendário que o Benfica tem nos próximos tempos. Em conferência de imprensa, o Special One assumiu que a equipa não irá facilitar, frente ao Tondela, contudo, o português reconhece que poderá haver mudanças na equipa titular.
José Mourinho: "Poucas, algumas. Mudo alguma coisa"
Presente no Benfica Campus, depois do treino do plantel encarnado, José Mourinho fez a antevisão do encontro, respondendo a algumas questões. Entre as quais, se iria fazer mudanças na equipa titular frente aos beirões. contudo, o português não foi muito expressivo.
"Poucas, algumas. Mudo alguma coisa", respondeu José Mourinho, perante a pergunta do jornalista, sem abrir o jogo em relação às escolhas que iria apresentar no encontro de amanhã noite, 29 de outubro, no Estádio da Luz.
Vale a pena lembrar que a imprensa, durante a manhã de hoje, adiantou que o Special One irá apresentar um onze bastante diferente ao que fez alinhar no duelo contra o Arouca. Segundo a mesma fonte, Aursnes e Dahl irão manter-se na equipa, porém, as restantes posições irão mudar.
Assim, nomes como o de Samuel Soares, Joshua Wynder, Gonçalo Oliveira, Leandro Barreiro ou Franjo Ivanovic terão oportunidades de somar mais minutos de jogo. Recorde-se que a partida frente ao Tondela, a contar para os quartos-de-final da Tça da Liga está agendada para amanhã, 29 de outubro, às 20H30.
Questionado sobre longevidade do atleta, Special One não hesitou em deixar rasgados elogios e explicou que questões burocráticas não entram no balneário
28 Out 2025 | 13:39 |
Nicolás Otamendi foi um dos marcadores na goleada do Benfica, diante do Arouca. Em conferência de imprensa, José Mourinho abordou a presença do veterano argentino e considerou que a idade por vezes é só um número, explicando que o camisola 30 é um exemplo a ter em conta, tanto no campo, como nos treinos.
José Mourinho: "Há velhos de 38 e de 40 que são jovens. O Nico é jovem"
Presente na sala de impresa do Benfica Campus, o Special One, antes de falar do argentino, falou da meta para a Taça da Liga. Em relação ao futebolista, o português começou por dar um exemplo sobre as idades dos futebolistas o que realmente significam: "Uma coisa é a idade real e outra é o que vemos em campo, em treino".
De seguida, José Mourinho deu continuidade ao seu racioci´nio, afirmando que há atletas e atletas, afirmando que a idade por vezes não influencia em nada: "Há jovens de 20 anos que são jogadores velhos e há velhos de 38 e de 40 que são jovens. O Nico é jovem".
José Mourinho: "Joga. É importantíssimo para nós"
Sobre o compromisso do capitão das águias, um dos jogadores mais veteranos que ainda está no ativo, Mourinho revelou parte de um diálogo que teve com Otamendi: "Perguntei-lhe objetivamente: 'o que fazemos amanhã?' Ele disse: 'Temos Guimarães, Leverkuysen e Tondela'".
Por fim, José Mourinho voltou a frisar o papel que o argentino tem no balneário, afirmando que os temas burocráticos são da responsabilidade da estrutura: "Joga. É importantíssimo para nós. Questões contratuais e de futuro temos gente num plano superior ao meu para decidir".
José Mourinho e o Benfica - Tondela da Taça da Liga: "Não queremos..."
28 Out 2025 | 13:20
Duk confessa amor ao Benfica e deixa bicada a Porto e Sporting: "Doente"
28 Out 2025 | 12:51
Bruno Varela comenta rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi: “Lenda”
28 Out 2025 | 12:38