
Futebol
Ex Benfica Rui Vitória está fora da Liga dos Campeões e dá ajuda das grandes ao Sporting
31 Jul 2025 | 12:16
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
02 Out 2023 | 06:08 |
O Benfica de Roger Schmidt tem sete vitórias em nove jogos oficiais, somando 19 golos marcados e já conquistou o primeiro troféu da época. Ainda assim, as águias estão a um ponto da liderança e sente-se que estão a voar mais baixo do que a época anterior.
Nesse sentido, o Glorioso 1904 esteve à conversa com o conhecido adepto, Carlos Janela, para tentar apurar o que está bem, o que falta, será que a liderança isolada é possível. O Benfiquista revelou-se esperançoso e, embora note que os encarnados estão melhores do no arranque das competições, sente que a 'chave' estará na época passada.
"É evidente que o Benfica está a melhorar, mereceu ganhar ao Porto, subiu na classificação e apenas não é o líder da classificação no final desta jornada, porque no jogo de Faro houve erros graves de arbitragem que prejudicaram gravemente o Farense. Sempre fui um defensor dos árbitros, mas assim, não. Actualmente com o VAR, há erros com influência no resultado que não podem acontecer", começou por dizer.
"Nenhum dos três grandes está a jogar a um nível elevado. Nota-se na dificuldade que têm em superar adversários claramente inferiores. Ou seja, tem havido competitividade no topo da classificação, mas com desempenhos medianos dos três grandes. Nas últimas épocas, os grandes têm perdido poucos pontos com os restantes clubes. Os jogos entre rivais são sempre decisivos, porque são jogos de 'seis pontos'. Os pontos que são ganhos e os que o adversário perde. Se o Benfica ganhar o dérbi ao Sporting, esta vitória sobre o Porto terá ainda mais impacto na luta pelo titulo", continuou.
"Acredito na competência para ter sucesso. O Benfica tem um bom presidente, um treinador competente, o melhor plantel e uma massa adepta sem paralelo a nível mundial. São os elementos fundamentais para ter sucesso na presente época, como aconteceu na temporada anterior. Para tal, tem que voltar, rapidamente, a jogar com a mesma qualidade da época passada", 'rematou' o Benfiquista, em jeito de conclusão.
A versão 2023/24 do Clube da Luz apresentou-se à massa adepta ao que vinha quando, no passado dia 9 de agosto, foi ao Estádio Municipal de Aveiro vencer o eterno rival, Porto, por 2-0, em jogo da final da Supertaça Cândido de Oliveira.
Chegou, então, o momento de defender o título nacional. O 'pontapé de saída' dos encarnado na Liga Portugal Betclic não correu tão bem quanto se esperava, pois acabaram por perder na primeira jornada no Bessa por 3-2, num jogo em que as águias ficaram reduzidas a 10 unidades.
Depois desse desaire, o Campeonato português seguiu e, com mais ou com menos dificuldade, ao momento, o Campeão em título leva seis treiunfos seguidos, em sete jornadas. A vitória da sétima jornada trouxe em si um 'gostinho' especial, uma vez que foi num Clássico, diante de quase 63 mil na Luz.
Esta bonança a nível interno, foi maculada pelo início da caminhada europeia. A formação encarnada, que nos últimos dois anos chegou com brilhantismo aos 'quartos' da Liga dos Campeões, perde de forma inesperada na jornada inaugural da fase grupos por 2-0, diante dos austríacos Salzburg.
Ao longo deste mês de outubro, a formação de Schmidt atacará em mais duas 'frentes' - dia 20 de outubro viajam até aos Açores estrear-se na Taça de Portugal frente ao Lusitânia e, passados 11 dias, dá os primeiros passos na Taça da Liga, em Arouca.
Sendo que pelo meio as águias vão ter mais dois confrontos para a Liga - visitam os 'vizinhos' da Linha de Cascais, Estoril, e recebem os 'vizinhos' do Bairro da Boavista, Casa Pia - e outros dois para a Champions - deslocação ao San Siro para a 'vingança' ao Inter de Milão e encontram-se, em casa, com a Real Sociedad.
O próximo jogo é justamente essa segunda jornada da fase de grupos da Liga milionária em Milão. O Benfica informou, em comunicado oficial, que a comitiva seguiu na passado dia 1 de outubro para Itália, onde dia 3 pelas 20 horas estará a tentar ter uma reação tão boa ao mau início europeu, como teve ao mau início nacional.
Com uma passagem bem sucedida ao serviços dos vermelhos e brancos, futebolista já tem novo desafio e vai reencontrar velho conhecido de profissão
31 Jul 2025 | 15:32 |
Francisco Ferro - um dos nomes que ganhou destaque durante a primeira passagem de Bruno Lage - vai prosseguir a sua carreira profissional em Portugal. Depois de terminar o seu contrato com o Estrela Amadora, o ex-formado no Benfica vai assinar pelo Estoril, passando a ser colega de equipa de Pizzi.
Segundo o que escreve o jornal Record, durante o dia de hoje, 31 de julho, o antigo pupilo de Bruno Lage, que fez dupla com Rúben Dias na temporada de 2018/19, já está integrado nos trabalhos da equipa da linha, contudo, o mesmo diário informa que o atleta ainda deve ser apresentado nas próximas horas.
Tal como a mesma fonte já tinha adiantado nos últimos tempos, o defesa-central, que mantém uma ligação próxima ao setubalense, foi informado que não surgia nos planos do conjunto tricolor, o português foi forçado a procurar outro desafio e a equipa de Ian Cathro chegou-se à frente.
Prestes a ser anunciado como o novo reforço do Estoril, Ferro vai reencontrar assim Pizzi, companheiro de equipa com quem partilhou o balneário no Benfica e, ao lado de bruno Lage, fizeram parte do plantel que alcançou a conquista milagrosa do Campeonato Nacional 2018/19, quando todos o dava como perdido para o Porto de Sérgio Conceição.
Antes de se estrear na equipa principal, o ex-Benfiquista cumpriu todos os escalões de formação das águias. Na temporada de 2024/25, Ferro - avaliado em 700 mil euros - realizou 20 partidas com a camisola do Estrela Amadora: 18 na Liga Portugal Betclic e dois na Taça de Portugal. Nos 1.577 minutos em que pisou as quatro linhas, o ex-defesa tricolor não apontou qualquer golo ou assistência.
Depois de falhar a contratação do avançado internacional português, presidente dos encarnados vira as atenções para outra posição
31 Jul 2025 | 13:25 |
Os últimos dias do mercado têm sido bastante atarefados para Rui Costa. O Presidente do Benfica teve em mãos dois dossiês por resolver: João Félix, que acabou por rumar ao Al Nassr, e Franjo Ivanovic, que já está em Lisboa para assinar pelas águias. O dirigente máximo dos encarnados muda agora o foco para a posição de extremo-direito, que terá de ser preenchida face à saída de Di María, para o Rosario Central.
O Benfica tem mente um grande alvo para a posição. Anis Hadj-Moussa, do Feyenoord, é o jogador pretendido pela estrutura encarnada para substituir Di María, no entanto, os encarnados têm 'esbarrado' nas exigências pesadas dos neerlandeses, que só considera libertar o extremo por uma verba impraticável de 30 milhões de euros.
O Benfica, sabendo da exigência do Feyenoord, começou a virar a atenção para outros jogadores. Nas últimas horas surgiram notícias a avançar o interesse em Marco Asensio, do PSG, e em Nicolo Zaniolo, do Galatasaray. Os dois nomes atuam tanto na posição de '10', como encostado às alas, e viriam para cumprir a mesma função que João Félix, por exemplo, estaria responsável.
O rumor do interesse em Marco Asensio surgiu na noite da passada quarta-feira, 30 de julho, e foi avançado pela CMTV. Segundo a mesma fonte, o Benfica já apresentou uma proposta ao PSG pelos serviços do jogador, que termina o contrato na próxima temporada. Já O Jogo, fala de uma sondagem por Zaniolo, que custaria cerca de 10 milhões de euros.
Na temporada passada, tanto Zaniolo como Marco Asensio foram emprestados. O italiano jogou 36 vezes ao serviço da Atalanta e da Fiorentina, enquanto o espanhol esteve cedido ao Aston Villa na segunda metade de temporada e anotou 8 golos em 21 encontros. Vale recordar que ambos se tratam de jogadores internacionais experientes e seriam, com alguma naturalidade, negócios caros para os cofres encarnados.
Apesar de estar integrado no plantel da turma inglesa, onde tem sido uma das figuras, internacional português está na iminência de deixar terras britânicas
31 Jul 2025 | 12:50 |
Gonçalo Guedes - que tem sido associado à Real Sociedad - marcou um golo soberbo ao serviço do Wolverhampton. O antigo jogador formado no Benfica, apesar de ser dado como descartado pelos ingleses, está integrado na pré-época e fez o gosto ao pé na derrota frente ao Lens, por 3-1.
O tento apontado pela antigo pupilo de Rui Vitória surgiu durante a segunda parte do encontro, numa altura em que a equipa inglesa, orientada por Vítor Pereira, já perdia por duas bolas a zero. O português foi lançado aos 61 minutos e, 20 minutos mais tarde, num remate colocado à entrada da área, reduziu a desvantagem.
No entanto, para o desespero do antigo internacional português - que garantiu a conquista da Liga das Nações de 2019 - o Lens rapidamente voltou a aumentar a vantagem, fazendo o 3-1, por intermédio de Deiver Machado, aos 83 minutos. Os dois primeiros golos do Lens foram apontados por Wesley Said e Deiver Machado, que bisou no encontro.
Aparentemente na porta de saída do clube que compete na Premier League, nos últimos dias, o avançado tem sido associado a um possível regresso a Espanha, onde já jogou no Valência. Escreveu o jornal Record, nos últimos dias, que o ex-Benfiquista vai ser uma das caras novas da real Sociedad, que prepara a nova temporada.
Gonçalo Guedes - avaliado em 11 milhões de euros - cumpriu a segunda temporada com a camisola do Wolverhampton. Em 2024/25, o antigo internacional português, sob as ordens de Vítor Pereira, realizou 33 partidas oficiais. Nos 1.287 minutos em campo, o camisola 29 apontou cinco golos e cinco assistências.
Confira aqui o golo de Gonçalo Guedes frente ao Lens:
Ex Benfica Rui Vitória está fora da Liga dos Campeões e dá ajuda das grandes ao Sporting
31 Jul 2025 | 12:16
Nélson Semedo esteve com pé e meio no Benfica, mas, afinal, vai ser rival de Kokçu
31 Jul 2025 | 11:55
Sporting - Benfica ainda nem começou, mas águias já deixam os leões a comer pó
31 Jul 2025 | 11:38