Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Exclusivo Glorioso 1904 - Carlos Janela analisa vitória do Benfica ao Marselha e deixa 'prenúncio' para a segunda mão da Liga Europa

Gestor Desportivo e ex Assessor da SAD encarnada abordou o encontro da meia-final europeia

David Neres e Ángel Di María
David Neres e Ángel Di María

  |

Icon Comentário0

A antecipada partida da primeira mão dos quartos-de-final da Liga Europa entre o Benfica e o Marselha viu as águias venceram o duelo da UEFA por duas bolas a uma. O gestor desportivo e ex assessor da SAD encarnada entre 2009 e 2022, Carlos Janela, foi questionado pelo Glorioso 1904 sobre a partida e deu-nos a sua visão no encontro ao qual se dirigiu como: "Em alta competição não podemos ter jogadores que só atacam".
Pela primeira vez desde 1990 e... 2010

O histórico de confrontos europeus entre o Benfica e o Marselha viu as águias seguirem em frente em ambas as ocasiões, nos oitavos-de-final da Liga Europa em 2010 e nas meias-finais da Liga dos Campeões em 1990. O estado atual do conjunto francês também não é favorável, possuindo 10 lesões no plantel principal. Posto isto, a jogar no Estádio da Luz desenhava-se uma vitória encarnada confortável, mas a última meia hora de jogo não o traduz.

"O Benfica é claramente superior ao Marselha. O resultado não traduz essa superioridade, porque, sinceramente, após o 2-0, o treinador do Marselha alterou a dinâmica da sua equipa, e Roger Schmidt demorou a ajustar a equipa a essas alterações", descreveu Carlos Janela. 


O comentador denuncia ainda a falta de frescura física na segunda metade do encontro: "Depois dos 60 minutos, momento crítico em todos os jogos de alto rendimento, não podem continuar em campo jogadores em deficit de rendimento físico. O jogo tem dois sentidos, atacante e defensivo. Em alta competição não podemos ter jogadores que só atacam. Isso era há 30 anos atrás".


Posto isto, Carlos Janela afasta a culpabilização de Roger Schmidt: "Não gosto de questionar as várias opções de um treinador. Dou sempre o beneficio da dúvida. Mas, é nos momentos mais difíceis de um jogo que os jogadores mais precisam da ajuda do seu treinador.

"Os treinadores são os profissionais que mais querem ganhar. As substituições num jogo tem apenas um objetivo - Corrigir e melhorar o rendimento da equipa. Ou consegues ou não. Para cada jogo, o melhor hoje para ganhar esse jogo. É isso que o treinador do Benfica quer", terminou em relação a utilização de apenas dois jogadores do banco de suplentes, João Mário e Marcos Leonardo.


A segunda mão

A segunda partida dos quartos-de-final da Liga Europa será realizada no dia 18 de abril, na próxima quinta-feira, no Estádio Orange Véldrome. Em circunstancias normais, Carlos Janela acreditam na passagem às meias-finais da competição, abordando também a possibilidade de mais uma final europeia: "O Benfica é muito melhor que o Marselha. Tem que o provar no campo. O Benfica tem uma oportunidade única de chegar à final da Europe League".


Carlos Janela termina afirmando que o encontro frente ao Moreirense poderá ver muitas caras novas, tendo em conta a cadência física das águias: "Eu penso que sim...vamos numa fase adiantada da época. Muito jogos acumulados. Agora é gerir os jogadores para cada jogo e competição, conforme a sua importância para o clube. Neste momento, o Benfica tem hipóteses de atingir a meia final da Europe League e a seguir, jogar a final.


Futebol

Grimaldo volta a ser decisivo no Leverkusen, que colocou um pé na final da Liga Europa à boleia do ex Benfica

Lateral-esquerdo espanhol foi fulcral para abrir o marcador, na meia-final da prova secundária da UEFA

Grimaldo assiste na meia-final da Liga Europa
Grimaldo assiste na meia-final da Liga Europa

  |

Icon Comentário0

O Bayer Leverkusen bateu o Roma, por 2-0, na primeira mão da meia-final da Liga Europa, no Estádio Olímpico, esta quinta-feira, dia 2 de maio. O ex Benfica Alejandro Grimaldo foi decisivo na formação de Xabi Alonso, fazendo a assistência para Florian Wirtz, que abriu o marcador à passagem do minuto 28.

A jogar em casa, foi a equipa de Daniele de Rossi que entrou melhor em campo, encostando os campeões da Bundesliga às cordas durante os primeiros minutos da primeira parte. Contudo, bastou apenas uma desatenção do conjunto italiano para o Leverkusen conseguir um contra-ataque efetivo, onde esteve em igualdade numérica com a defensiva, terminando num simples passe de Grimaldo para finalização de Wirtz. A partida foi para intervalo com a liderança germânica.


Nos segundos 45 minutos, a Roma não conseguiu colocar a intensidade pretendida, especialmente para uma equipa em desvantagem que jogava em casa. O médio alemão Robert Andrich, que procurou a meia distância por diversas vezes, acabou por conseguir o espaço para um remate eficaz e dobrou a vantagem do Leverkusen. O antigo guarda-redes do Benfica, Mile Svillar, nada podia fazer.


A segunda mão da meia-final fica marcada para a próxima quinta-feira, dia 9 de maio, na BayArena. O duelo tem arranque marcado para as 20h00 e pode colocar o Bayer Leverkusen na final da prova secundária da UEFA, depois de já se terem vencido a Bundesliga. A equipa de Xabi Alonso também está na final da Taça da Alemanha, estando atualmente a discutir um triplete.

Alejandro Grimaldo - avaliado em 45 milhões de euros, pelo portal Transfermarkt - está em grande destaque na presente temporada, registando 46 partidas, somando 11 golos e 18 assistências, números individuais que o levam a ter enorme evidência no plantel do Bayer Leverkusen, que já é o campeão alemão.

Pelo Benfica, o agora internacional espanhol envergou o Manto Sagrado em qualquer coisa como 303 encontros, nos quais apontou 27 tiros certeiros. Além disso constam do seu palmarés quatro Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças Cândido de Oliveira.
Confira a assistência de Grimaldo:


Futebol

Eusébio Cup está de regresso e Benfica já tem adversário

Depois de não ter existido em 2023, troféu de homenagem ao Pantera Negra vai voltar a ser jogado em 2024

Eusébio Cup está de regresso
Eusébio Cup está de regresso

  |

Icon Comentário0

O Benfica vai fazer a Eusébio Cup, troféu de homenagem ao Pantera Negra, regressar na próxima pré-temporada, segundo avançou o portal dos Países Baixos 1908.nl, esta quinta-feira, dia 2 de maio. As informações surgiram devido à proximidade do órgão com o Feyenoord, que será o adversário nesta edição da prova. 

Depois de não ter existido em 2023, a estrutura encarnada pretende cimentar o regresso da Eusébio Cup. Posto isto, a data do jogo ainda não está decidida, mas deverá acontecer entre o fim de julho e o início de agosto, sendo que a última edição recua a 26 de julho de 2022.


A última Eusébio Cup sorriu ao Benfica, com uma vitória por 3-2 diante do Newcastle, no início da caminhada de Roger Schmidt no Glorioso. Para o Benfica marcaram Gonçalo Ramos (15') Álex Grimaldo (31') e Henrique Araújo (89'), enquanto que para os magpies bisou Miguel Almirón (22', 44').


O adversário do Benfica na edição de 2024 será uma repetição de uma partida da pré-temporada desta época, onde os neerlandeses bateram o Benfica por 2-1, nos Países Baixos. Recentemente os dois clubes também têm tido muito boas relações, resultando nas transferências de Fredrik Aursnes e Orkun Kokçu.

É de recordar que, ao todo já foram realizadas 11 edições da Eusébio Cup, sendo que o Benfica conquistou somente quatro vezes a taça. O Inter Milão, o Tottenham Hotspurs, o São Paulo, o Ajax, o Monterrey, o Torino e o Lyon são os outros vencedores da competição.



Modalidades

Exclusivo Glorioso 1904 - Rui Costa perto de colocar treinador do Benfica na porta de saída

Resultados da época não são totalmente satisfatórios, internamente e na Europa, pondo em causa a permanência do timoneiro

Nuno Resende pode estar de saída do Benfica
Nuno Resende pode estar de saída do Benfica

  |

Icon Comentário0

A recente eliminação do Benfica nos quartos-de-final da Liga dos Campeões de hóquei em patins às mãos do OC Barcelos, por 5-1, o adeus à Taça de Portugal nas grandes penalidades (também com o OC Barcelos) e o quarto lugar na fase regular do Campeonato Placard colocam o lugar de Nuno Resende em risco. O técnico português, de 48 anos de idade, segundo apurou o Glorioso 1904, poderá abandonar as águias no fim da temporada.

Depois de de ter conquistado o Campeonato Placard na época transata, esperava-se que o Benfica fosse o favorito em todas as competições portuguesas, sendo que também existiu um sério investimento no hóquei em patins por parte da SAD encarnada. Após ter ficado nos quartos-de-final da Liga dos Campeões no ano transato, o Clube da Luz também almejava voos maiores na Europa, mas acabou por cair na mesma fase da prova.


O técnico português está na terceira temporada à frente da equipa encarnada, sendo que renovou contrato no início da época. O vínculo do timoneiro abrange somente a campanha 2023/2024, necessitando de renovar o acordo para ficar nas águias para o próximo ano.


Posto isto, segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, o resultado dos playoffs pode ser decisivo na decisão dos dirigentes do Benfica, sendo que o título ainda é algo ao alcance do Benfica. A última jornada do Campeonato Placard será jogada no próximo dia 4 de maio, no sábado, diante do Famalicense, onde ficará desenhada a árvore dos playoffs. Caso a tabela termine sem alterações, o Glorioso vai defrontar o SC Tomar.

Durante a sua carreira no Benfica, nas três últimas temporadas, Nuno Resende realizou 138 partidas e conseguiu vencer 99 encontros. Pelo caminho conquistou um Campeonato Placard, duas Supertaças Portuguesas e uma Elite Cup.




envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


+ notícias
Assistência de Grimaldo para Wirtz frente à Roma
Futebol

Assistência de Grimaldo para Wirtz frente à Roma

 

Icon Comentário0
Antes de meia-final da Liga Europa, Grimaldo rasga-se de amores pelo Benfica: "Muito difícil"
Futebol

Antes de meia-final da Liga Europa, Grimaldo rasga-se de amores pelo Benfica: "Muito difícil"

 

Icon Comentário0
Confissões de Pizzi! Antigo médio do Benfica revela melhor jogador com quem jogou nas águias
Futebol

Confissões de Pizzi! Antigo médio do Benfica revela melhor jogador com quem jogou nas águias

 

Icon Comentário0