
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica defrontou e venceu o Braga, na noite da passada quarta-feira, dia 10 de janeiro, em duelo a valer para a Taça de Portugal, garantindo a passagem para a fase dos quartos de final da prova-rainha. Nesse sentido, o nosso Jornal conversou com Tiago Godinho, conhecido adepto do Glorioso, que não hesitou em destacar a exibição de Arthur Cabral.
Paciência como peça-chave do sucesso encarnado
Em análise ao desempenho do coletivo, o comentador do Glorioso 1904 listou quatro nomes, incluindo o do avançado brasileiro, que deram o 'empurrão' certo para o triunfo das águias.
"A capacidade da equipa em ser paciente depois de estar a perder por 0-1 foi fundamental para conseguir virar o jogo. Estando longe de ter sido uma exibição fantástica, foi uma exibição competente, alicerçada no talento Trubin, Aursnes, João Neves, Rafa e Arthur, claramente as unidades mais produtivas da equipa do Benfica", afirmou.
"Arthur, a melhor exibição ao serviço do clube, depois das duas anteriores que já tinham sido muito competentes", completou, ainda, considerando que o camisola 9 da formação encarnada foi o melhor jogador em campo frente aos minhotos.
"A pressão de jogar no Benfica é enorme, Arthur cometeu um gesto irrefletido no pós jogo contra o Farense mas foi capaz de reconhecer esse mesmo erro horas depois, com o rendimento dos últimos jogos Arthur está a confirmar as credenciais que levaram o Benfica a contratá-lo", referiu, em referência ao período de altos e baixos que o craque brasileiro protagonizou, desde que reforçou o Clube da Luz, no mercado de verão.
Titularidade na frente de ataque
A posição mais ofensiva da turma de Roger Schmidt conta, atualmente, com quatro avançados, tendo em conta a mais recente contratação de Marcos Leonardo ao emblema canarinho, Santos.
"Neste momento a titularidade é de Arthur, Marcos Leonardo chegou agora, terá que ter tempo para integrar e ganhar também forma física, pois não compete faz mais de 1 mês", começou por analisar Tiago Godinho.
"Arthur naturalmente está mais integrado com a equipa e comas ideias do treinador, está a aproveitar muito bem a oportunidade que surgiu com a lesão de Tengesdt", considerou, no final, o comentador do Glorioso 1904.
Nesta temporada, Arthur Cabral - avaliado em 16 milhões de euros - conta com 21 jogos, cinco tentos e uma assistência. Na última temporada, ao serviço do italianos, alinhou em 48 partidas, onde apontou 17 golos e realizou uma assistência.
Vale recordar que as águias voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 14 de janeiro, para defrontar o Rio Ave, às 18h00. É um encontro a ter lugar no Estádio da Luz e a contar para a Liga Portugal Betclic, cuja classificação é liderada pelo rival da Segunda Circular, Sporting, com mais um ponto que o Benfica, que assume o segundo lugar com 39 pontos.
Há quem analise o perfil de futebolista apontado ao lugar do médio português, que pode sair da Luz, neste defeso de transferências
|
André Almeida, futebolista que atua no Valencia, analisou o perfil de Enzo Barrenechea, que está apontado ao lugar de Florentino no Benfica. O atual médio encarnado tem sido associado a uma saída da Luz, pelo que as águias já contam com o atleta do Aston Villa na lista de alvos. O internacional sub-21 português apresenta o possível reforço do Clube encarnado, dado que o conhece bem.
André Almeida: "[Enzo Barrenechea] é muito agressivo nos duelos"
"O Enzo [Barrenechea], como jogador, é um seis alto e moderno, no sentido de que é completo, tanto defensiva como ofensivamente. Dá muito à equipa", começou por admitir André Almeida, em declarações ao jornal Record, dando conta, ainda, dos aspetos mais fortes do alvo do Benfica neste mercado de verão.
"É muito agressivo nos duelos e depois tem bastante qualidade de passe, passe curto, passe longo. É, de facto, muito bom jogador. Para o Benfica é muito bom", destacou o médio do Valencia, que considera Enzo Barrenechea como 'ideal' para o plantel orientado por Bruno Lage. Refira-se que, o atleta que cumpriu empréstimo no Valencia poderá ser o sucessor de Florentino, que tem despertado atenções na Itália.
André Almeida: "Para o Benfica é muito bom"
Contudo, o Benfica não está sozinho na corrida pelo jogador referenciado. O Porto, de André Villas Boas, pode vir a desviar Enzo Barrenechea da rota da Luz e garantir a contratação do futebolista argentino no presente mercado de transferências, deixando Rui Costa de mãos a abanar, perdendo o médio para o eterno rival.
Na temporada desportiva de 2024/2025, com a camisola do Valencia, Enzo Barrenechea - atualmente avaliado em 10 milhões de euros - marcou presença em 32 partidas: 30 na La Liga e duas na Copa do Rei. Ao todo, o médio apontado ao Benfica para o lugar de Florentino registou 2.247 minutos, contando com um golo marcado e duas assistências concretizadas.
Rui Costa está em processo de negociações com os blues com vista a contratação do internacional português, que não integra os planos dos ingleses em 25/26
|
Quando já parecia quase certa a vinda de João Félix, eis que surge um contratempo nas negociações entre o Benfica e o Chelsea. Os blues não querem ficar a perder um cêntimos e, depois de investir mais de 50 milhões na contratação do internacional português, 'torcem o nariz' à proposta de 20 milhões avançada pelos responsáveis encarnados.
A imprensa nacional adianta, este sábado, 12 de julho, que o Chelsea mostra-se irredutível quanto aos milhões exigidos por João Félix. O emblema de Londres insiste nos 30 milhões por metade do passe, um acréscimo de 10M face à oferte inicial do Benfica pelo regresso do avançado formado no Seixal. Desta forma, Rui Costa terá de reavaliar a proposta já realizada, segundo informa o jornal Record.
Embora tanto João Félix, como o Benfica, estejam na mesma página no que toca a uma mudança para a Luz, o Chelsea não baixa os braços quanto à intenção de, ainda, poder lucrar um pouco com este negócio. Assim sendo, para já, o ponta-de-lança português vai ter de esperar antes de ver oficializada o regresso ao emblema onde se formou e brilhou ao ponto de despertar atenções, na altura, do Atlético de Madrid.
Refira-se que, depois de anunciar Rafael Obrador, o Benfica tem tentado fechar as últimas pontas soltas no que toca a negociações. Thiago Almada é outro possível reforço que ainda não está confirmado para 2025/2026. No entanto, Amar Dedic já está fechado e deverá ser oficializado nos próximos dias enquanto jogador de Bruno Lage para a próxima época.
Na temporada que agora terminou, entre o Chelsea e o Milan, João Félix – atualmente avaliado em 20 milhões de euros – marcou presença em 41 encontros. Nos 1.965 minutos em que foi utilizado, o avançado formado no Benfica apontou 10 golos e fez duas assistências. O internacional português tem contrato com os blues até junho de 2031 e uma cláusula de rescisão fixada nos 350 milhões de euros.
Após saída do antigo internacional argentino, Rui Costa e Bruno Lage procuram um substituto para o ex-camisola 11 da formação da Luz
|
Roger Fernandes surgiu na mira do Benfica, aquando da confirmação da saída de Di María da Luz, no entanto, o atleta português parece estar muito satisfeito nos quadros do Braga. Recentemente, em novas declarações, o extremo acabou a declarar-se ao conjunto rival do Clube da Luz, considerando-o "um amor para a vida".
"O Braga é um clube que eu aprendi a amar, porque não conhecia. Quando cheguei, aos poucos foi crescendo e posso dizer que é um amor para a vida. Cada dia que passo nesta equipa, é uma memória para mim, porque é um momento bom e que vou levar sempre comigo", começou por dizer Roger Fernandes, apontado ao Benfica, em declarações aos meios oficiais dos minhotos.
Roger Fernandes: "O Braga é um clube que eu aprendi a amar"
"Aquilo que mais me marcou no clube foi o jogo contra o Rio Ave em que fiz duas assistências e ganhámos já depois dos 90 minutos. Até agora é dos meus melhores momentos", destacou, ainda, o internacional sub-21 por Portugal. Roger Fernandes ainda abordou o futuro, onde os objetivos do alvo do Benfica estão muito claros.
"Vim do nada e desde que cheguei aqui, apenas penso em ter a minha família comigo e isso só depende de mim. Sonho fazer uma grande época este ano, queria que a nossa equipa alcançasse muitas coisas que nunca foram feitas. Depois evoluir na carreira, ganhar a Liga dos Campeões, Europeu e Mundial", completou Roger Fernandes.
Importa referir que, Roger Fernandes surgiu na órbitra do Benfica, contudo os milhões exigidos pelo Braga acabaram por deixar este interesse em 'banho-maria'. O emblema liderado por António Salvador valoriza o extremo português em 40 milhões, um valor que Rui Costa não pretende dar para garantir a contratação do jovem atleta.
Em 2024/2025, com a camisola do Braga, Roger Fernandes - avaliado em 22 milhões de euros - marcou presença em 48 partidas: 28 na Liga Portugal Betclic, 14 na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e duas na Taça da Liga. Ao todo, o novo alvo do Benfica registou 3.019 minutos, com cinco golos marcados e quatro assistências realizadas.