Futebol
Richard Ríos reage ao empate no Benfica - Sporting: "Se pudesse trocar..."
05 Dez 2025 | 22:54
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
30 Abr 2025 | 03:00 |
No rescaldo da goleada esclarecedora frente ao AVS (6-0), o Benfica parte mais do que motivado para o resta da Liga Portugal Betclic, com o objetivo de levantar mais um Campeonato Nacional. Numa conversa exclusiva com o Glorioso 1904, o treinador Luís Norton de Matos analisou o desfecho do encontro com os minhotos e abordou o as suas incidências.
Sobre o triunfo em si, onde os encarnados impuseram o seu domínio e arrecadaram uma vitória categórica, Luís Norton de Matos assegurou ao nosso Jornal que se tratou de um duelo de sentido único. “O Benfica soube tornar o jogo fácil através de uma enorme motivação e foco. Construiu cedo o resultado com facilidade pela velocidade e intensidade que imprimiu ao jogo”, começou por dizer.
Luís Norton de Matos - O Benfica soube tornar o jogo fácil através de uma enorme motivação e foco
Em declarações ao Glorioso 1904, o técnico, que chegou a orientar a equipa B dos encarnados, em 2012/2013, assegura que o trabalho nos treinos é o segredo por detrás do sucesso: “Quando uma equipa marca 6 golos através de 6 jogadores diferentes revela uma enorme força coletiva, fruto de um processo de treino bem organizado”. De seguida, deixou elogios ao jogo praticado no passado domingo, 27 de abril. “Foram muitas as jogadas ao primeiro toque, pelas faixas laterais e pela zona central, quase de olhos fechados”, acrescentou.
Convidado a destacar um atleta após a goleada, em conversa com o Glorioso 1904, Luís Norton de Matos preferiu frisar o coletivo: “Especificamente neste jogo tenho de dar uma nota elevada a todos os jogadores, mas sobretudo uma nota 10 à equipa, ao seu colectivo”. Porém, fez questão de deixar umas palavras em relação a um craque em específico. “[Kerem] Akturkoglu confirmou a sua excelente forma e tem confirmado a sua influência positiva na equipa”, salientou o antigo timoneiro das águias.
Luís Norton de Matos - Akturkoglu confirmou a sua excelente forma
Em relação ao cartão amarelo visto por Álvaro Carreras, Luís Norton de Matos assumiu ao nosso Jornal que o mesmo passou por um passo estratégico. “Acredito que foi estratégia de Bruno Lage porque o Carreras é um jogador extremamente importante e decisivo para difíceis e decisivos jogos contra o Sporting e o Braga, em que a sua ausência seria um dano enorme no colectivo Benfiquista”, explicou ao Glorioso 1904.
Quem também mereceu a atenção da parte do treinador de 71 anos foi Gianluca Prestianni. Ao nosso Jornal, o mesmo acredita que o argentino será fulcral no futuro do Benfica: “O Prestianni é um jovem jogador de muito talento e potencial que está a ser preparado para ser uma peça influente na equipa num futuro próximo. As suas aparições deixam água na boca e penso que a sua gestão e adaptação, à equipa e ao clube, estão a ser bem geridas pelo Bruno Lage”.
Luís Norton de Matos - As suas aparições deixam água na boca
Face à reta final da Liga Portugal Betclic, quando só faltam três jogos para o Benfica chegar ao título nacional, em conversa ao Glorioso 1904, o técnico português deixou um alerta sobre o próximo adversário. “O Estoril está a fazer um excelente campeonato e a sua tranquilidade na tabela torna-o um adversário capaz de fazer a vida difícil ao Benfica, porque vai jogar sem pressão e com a ambição e motivação enorme de poder fazer um resultado positivo. E isso exige um Benfica sem falhas de concentração, muito solidário, para que qualidade individual e colectivo sobressaiam”, frisou Luís Norton de Matos.
Treinador das águias viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
05 Dez 2025 | 23:22 |
José Mourinho explicou estar satisfeito com a atitude apresentada pela equipa do Benfica. O treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o Sporting, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, e no final da partida, falou aos microfones da BTV, na habitual flash interview.
O treinador encarnado começou por ser questionado acerca da entrega da equipa, e foi perentório na sua resposta: "Estou satisfeito. Em jogos destes, é knockout... entras e sofres um golo, é difícil recuperar. A equipa conseguiu isso mesmo".
O Benfica, relembre-se, recebeu o Sporting no Estádio da Luz, esta sexta-feira, dia 5 de dezembro. Até foram os leões a começar por cima, e a chegar à vantagem por Pedro Gonçalves, mas as águias reagiram, chegaram à igualdade, e estiveram por cima no resto da partida.
Já muito perto do final do encontro, Gianluca Prestianni fez uma falta sobre Geny Catamo, de modo a parar um contra-ataque do Sporting. O VAR interveio na jogada - António Nobre alterou o cartão amarelo que tinha mostrado numa primeira instância para vermelho. José Mourinho não escondeu que esse momento também teve impacto no jogo.
"Apanhamos situações em que o Dedic estava em dificuldade mas não havia outro. O Enzo também, mas o Manu não tinha condições e só o meti quando fui obrigado a meter. A expulsão do miúdo acaba por matar essa coisa que tínhamos preparado para tentar atacar o espaço nos últimos minutos", rematou o treinador do Benfica.
Treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o rival da segunda circular, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
05 Dez 2025 | 23:11 |
José Mourinho explicou que foi difícil para o Benfica aproveitar os pontos fracos do Sporting. O treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o Sporting, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, e no final da partida, falou aos microfones da BTV, na habitual flash interview.
"Honestamente, falar de fragilidades do Sporting é difícil, mas tentámos explorar algumas das situações que interpretámos como possíveis e eles tiveram muito respeito por nós", começou por apontar José Mourinho, explicando também que os leões se protegeram em relação aos pontos fortes do Benfica.
O treinador do Benfica destacou, depois, o corredor direito do Sporting, composto por Ivan Fresneda e Geny Catamo, que bateram de frente com Sudakov, um dos jogadores mais das águias, que acabou por apontar o golo que deu a igualdade aos encarnados.
"O Fresneda acompanhou sempre os movimentos do Sudakov e o Geny em certos momentos jogou como quinto defesa. Em determinados momentos parecia o Sporting de há anos a jogar com linha de 5", atirou, de seguida, José Mourinho, relembrando a tática utilizada por Ruben Amorim quando orientava os leões.
Relembrar que o Benfica recebeu, e empatou com o Sporting, a uma bola, no dérbi de Lisboa, referente à 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões começaram por cima, com golo de Pedro Gonçalves, mas as águias responderam, através de Sudakov, e dominaram praticamente todo o segundo tempo do encontro.
Treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o rival de Lisboa, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic
05 Dez 2025 | 23:02 |
José Mourinho admitiu que a equipa não esteve no seu melhor durante a fase inicial da partida. O treinador encarnado viu a sua equipa empatar com o Sporting, no estádio da Luz, em duelo da 13ª. Jornada da Liga Portugal Betclic, e no final da partida, falou aos microfones da BTV, na habitual flash interview.
"Começámos mal, começámos de um modo que não quer dizer que me enraiveceu, porque é duro, mas que me chateou. Na saída de bola, no trabalho que fizemos durante a semana, havia regras do 'não fazer' e foi exatamente o que fizemos no golo e mais uma ou outra vez", começou por apontar José Mourinho.
Relembrar que o Sporting chegou à vantagem no marcador bem cedo na partida, por Pedro Gonçalves. O lance surgiu de uma perda de bola de Enzo Barrenechea, em zona proibida, quando o Benfica tentava sair a jogar a partir da sua grande área.
"Depois uma reação emocional, de orgulho, de uma equipa que quis ir à procura do resultado. Onde dominámos o adversário foi na segunda parte onde só uma equipa quis ganhar. Tivemos um par de boas ocasiões. Uma falta lateral que o Ríos mete de cabeça na zona interior, normalmente é golo", explicou, de seguida, o treinador do Benfica.
José Mourinho terminou, com menção aos instantes finais do encontro: "O remate de pé esquerdo do Ríos, normalmente é golo. A ganhar alguém, tínhamos que ser nós. Estávamos por cima na expulsão do Prestianni e naquele momento, com um a menos, tivemos que nos adaptar".