
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Benfica continua a arrumar a casa e as saídas prováveis de Ángel Di María e Rafa Silva no final da presente temporada continuam a dar que falar. Contudo, os responsáveis encarnados podem já ter um 'substituto' em carteira: Tiago Gouveia. Segundo apurou o nosso Jornal, em exclusivo, o camisola 47 dos encarnados é para segurar no mercado de verão.
Sabe o Glorioso 1904 que tanto o treinador como os responsáveis das águias pretendem que o futebolista permaneça no emblema do seu coração, mesmo com as chegadas de Benjamín Rollheiser e Gianluca Prestianni à Luz. A vinda dos dois reforços de inverno não desanimam a pérola do Seixal, que é mesmo vista como uma solução mais segura para a frente de ataque, devido ao facto de estar ais familiarizado com o Clube.
Importante recordar que, no mercado de verão o extremo direito esteve quase a rumar ao Cádiz, porém o desejo do jovem de 22 anos de se sagrar campeão nacional pelo Clube da Luz e voltar ao Marquês de Pombal, desta vez como parte do plantel de Schmidt (relembrando que esteve presente nas celebrações do último ano na condição de adepto), acabou por falar mais alto.
De destacar que, tão existido contactos tendo em vista perceber a disponibilidade para libertar o jogador por empréstimo, tanto de Portugal como do estrangeiro, mas Roger Schmidt continua a considerar que pode ser uma opção importante no plantel, mesmo que seja, até à data, pouco utilizado.
Tiago Gouveia - avaliado em 3,5 milhões de euros, pelo portal Transfermark - marcou presença em 17 jogos, pela equipa principal do Benfica, apontando três golos, diante do Lusitânia a valer para a Taça de Portugal, do AVS, para a Taça da Liga e do Vizela, para o Campeonato Nacional. Na época passada, esteve emprestado ao Estoril, onde se afirmou, tendo alinhado em 30 duelos, somando cinco tiros certeiros e seis assistências.
No Clube da Luz, onde atua de águia ao peito desde a temporada de 2017/18, oriundo do Sporting, o extremo passou por vários escalões da formação, sendo que soma neste momento 75 presenças, tendo feito o gosto ao pé com o Manto Sagrado em 27 ocasiões.
Centrocampista do conjunto bávaro gerou algum furor nas redes sociais, depois de fazer um comentário numa publicação de um atleta dos verdes e brancos
|
Atualmente a participar no Mundial de Clubes, com as cores do Bayern Munique, João Palhinha protagonizou um momento caricato ao comentar na publicação de Francisco Trincão, extremo do Sporting. O médio internacional português, que também tem sido associado ao Benfica, brincou com a fotografia do camisola 17 dos leões.
João Palhinha: “Estavas a tentar ver o nosso amigo Daniel Bragança”
Terminada a participação na Liga das Nações, onde Portugal conquistou o seu segundo troféu da competição, Francisco Trincão tem aproveitado os últimos dias para ir de férias, de forma a recarregar as suas baterias antes do arranque oficial da pré-temporada da equipa do Sporting, orientada por Rui Borges.
Através da sua conta de Instagram, o camisola 17 da turma de Alvalade partilhou uma fotografia onde aparece, de binóculos nas mãos, a observar leões num safari. Aproveitando a ocasião, João Palhinha decidiu brincar com a situação às custas do seu antigo companheiro de equipa leonina: “Estavas a tentar ver o nosso amigo Daniel Bragança”.
Associado como um possível reforço para o plantel do Clube da Luz para a época de 2025/26, o cenário ficou mais distante depois do Bayern Munique revelar quanto é que pretende receber para libertar o internacional português. Segundo as informações recolhidas, os bávaros estão dispostos a ouvir propostas que comecem a partir dos 35 milhões de euros.
Na temporada desportiva 24/25, ao serviço do Bayern Munique, João Palhinha - atualmente avaliado em 30 milhões de euros - foi aposta em 24 encontros: cinco na Liga dos Campeões, 17 na Bundesliga e dois na DFB Pokal. Nos 941 minutos em que esteve em campo, o alvo do Benfica para o centro do terreno, não somou qualquer golo ou assistência.
Numa entrevista concedida à televisão brasileira, antigo timoneiro do Benfica falou sobre o resultado frente aos franceses e deixou uma crítica ao público
|
Contra todas as expectativas, o Botafogo, liderado por Renato Paiva, antigo treinador do Benfica, surpreendeu o mundo do futebol ao derrotar o atual campeão europeu, o PSG, por 1-0. Na ressaca do triunfo, o técnico português pôs travão à euforia que se sente à volta do 'Fogão' e deixou uma crítica às oscilações de opinião.
Renato Paiva: “Hoje, infelizmente, podes fazer 50 coisas ótimas. Se fazes uma que não é tão boa, é essa que vai vender ganhar dimensão”
Numa entrevista concedida ao canal brasileiro Globoesporte, o antigo treinador que orientou atletas encarnados como Gonçalo Ramos, assumiu o orgulho de ter conquistado uma vitória importante, no entanto, alertou para o excesso de euforia: “Acho que é um momento de orgulho para todos. Depois, há os 'antis', mas isso haverá no futebol como há na sociedade. Hoje, infelizmente, podes fazer 50 coisas ótimas. Se fazes uma que não é tão boa, é essa que vai vender ganhar dimensão. Nâo é um problema do futebol, mas da sociedade, e o futebol não se dissocia”.
“Hoje o Renato Paiva é um génio, há três dias era um burro. Hoje o jogador X é fantástico, há três dias era ‘perneta’. Mas sei como nós, Botafogo e grupo, vivemos com isso: fechados, não ouvindo absolutamente nada que te ponha na Lua ou cá em baixo. Nós precisamos de equilíbrio. E até já contextualizando, precisamos jogar o último jogo para ganhá-lo e passar de fase, o que ainda não fizemos”, acrescentou o ex-Benfica.
Renato Paiva: “Hoje o Renato Paiva é um génio, há três dias era um burro. Hoje o jogador X é fantástico, há três dias era ‘perneta’”
Em declarações à televisão brasileira, o timoneiro ainda aproveitou para comentar sobre a participação do Glorioso na prova: “Na forma como eu vejo o desporto, acho isso absolutamente normal. Sempre torci pelo Benfica e queria sempre que o Benfica ganhasse nas competições portuguesas. Mas quando eram competições europeias, queria que os clubes portugueses ganhassem, porque era bom para Portugal”.
Renato Paiva: “Sempre torci pelo Benfica e queria sempre que o Benfica ganhasse nas competições portuguesas”
Por fim, a Globoesporte convidou o timoneiro do Botafogo a enumerar os momentos mais importantes da sua carreira como treinador e Renato Paiva fez questão de destacar a importância do Clube da Luz: “O dia mais importante em questões profissionais foi quando entrei no Benfica e comecei todo este trajeto”.
Antigo lateral dos encarnados, juntamente com outra cara conhecida das águias, foram a jogo esta madrugada, num encontro que terminou empatado
|
Na última madrugada, 23 de junho, ficaram concluídos os restantes jogos que diziam respeito à 2.ª jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes. Entre os duelos que prendeu as atenções dos espectadores foi o embate entre o RB Salzburg, da Áustria, e o Al Hilal, da Arábia Saudita, que terminou com um empate a zero.
Numa partida onde faltaram golos, o conjunto saudita contou com a titularidade de dois antigos atletas do Benfica, Marcos Leonardo e João Cancelo, tal como tinha acontecido frente ao Real Madrid, que não teve Mbappé entre os eleitos. O atacante canarinho cumpriu os 90 minutos em campo, já o lateral-direito foi substituído à passagem do minuto 80.
Do outro lado da barricada, o conjunto austríaco contou com a presença do médio iraelita, Oscar Gloukh, que chegou a ser apontado como reforço do Benfica. Contudo, tal como os antigos Benfiquistas, o jovem criativo também foi incapaz de fazer a diferença num encontro sem inspiração de ambas as partes.
Quem acabou por sorrir no mesmo grupo foi o Real Madrid, que bateu os mexicanos do Pachuca, por 3-1. Jude Bellingham, Arda Guler e Federico Valverde fizeram os golos do conjunto liderado por Xabi Alonso. Já o tento de honra da equipa da América Central foi assinado por Elias Montiel.
Na conjugação dos resultados verificados na presente jornada, as decisões ficaram adiadas para a derradeira ronda. Para assegurar uma presença nos oitavos de final, o Al Hilal, que somou dois empates, em dois jogos, tem de vencer o Pachuca e esperar por um deslize no encontro entre o Salzburg e o conjunto merengues. Atualmente, a equipa saudita segue no 3.º lugar, com 2 pontos.