Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirExtra Benfica
|
0Um acidente ocorreu na A4, entre Paredes e Baltar, no sentido Amarante - Porto. Esta colisão provocou dois feridos ligeiro e um morto, segundo informações avançadas pelas autoridades portuguesas. No acidente, ainda resultou um carro incendiado.
Nessa viatura, seguia a vítima mortal. A autoestrada em questão esteve totalmente cortada, entre Paredes e Baltar, durante duas horas. O acidente ocorreu perto da hora de almoço e só às 15h00 é que o trânsito foi reaberto, mas de forma condicionada.
No local, através dos vídeos que circularam na internet, é possível verificar que estiveram várias viaturas e elementos dos Bombeiros Voluntários de Paredes. Esta informação foi avançada pelo Jornal de Notícias, poucas horas depois do acidente.
A GNR também esteve no local, tendo controlado o trânsito condicionado. As autoridades portuguesas marcaram presença no local de forma a poder ajudar os automóveis a fazer a inversão de marcha e abandonar a autoestrada.
Vale referir que, a Agência Lusa avançou que os feridos registados foram transportados de ambulância para o hospital de Penafiel. A A4 ainda esteve encerrada para trabalhos de remoção das viaturas e limpeza do pavimento.
Históricos atletas premiados estavam a bordo do avião que colidiu com um helicóptero militar em Washington, na noite de quarta-feira
|
0Extra Benfica: Na passada quarta-feira, um trágico acidente aéreo marcou o dia 29 de janeiro, onde um avião da American Airlines chocou contra um helicóptero militar em Washington. A aeronave tinha cerca de 64 passageiros a bordo, sendo quatro tripulantes e 60 passageiros. Entre eles, a dupla campeã mundial de patinação artística no gelo Yevgenia Shishkova, de 52 anos e Vadim Naumov, de 55 anos de idade.
O casal russo foi campeão em 1994 e sagraram-se lendas da modalidade após o título. Desde 1998, eles viviam nos Estados Unidos da América, e eram treinadores de jovens que ambicionavam conquistar os mesmos feitos do casal. De acordo com as informações do The Guardian, os ex-patinadores regressavam de uma viagem de competição onde estavam a acompanhar os seus atletas. Vale lembrar, que recentemente ocorreu outro acidente aéreo, mas na Coreia do Sul.
A confirmação da presença da dupla dentro do avião que caiu sobre o rio Potomac foi dada pelo Kremlin. Os meios de comunicação da Rússia constam a presença de até 13 patinadores que poderiam ter embarcado no veículo. “Eles eram os meus desportistas favoritos. Eram pessoas talentosas e gentis”, disse Ludmila Velikova, que foi treinadora de Yevgenia e Vadim, citada pela Reuters.
A Federação dos Estados Unidos de Patinagem Artística transmitiu uma mensagem, através de um comunicado, que mais de 180 atletas estiveram presentes numa competição que decorreu de 20 a 26 de janeiro, no estado norte-americano do Kansas. “Profundamente chocada com o trágico acidente”, disse a organização.
As autoridades locais confirmaram pelo menos 28 mortos, cujos corpos foram encontrados e imediatamente retirados da água. Porém, o responsável pelos Serviços Médicos de Emergência e Incêndio do Distrito de Columbia disse que não acredita ser possível que haja quaisquer sobreviventes.
É possível ver o momento da colisão no X:
Emigrante português, que trabalhou na construção civil na Suíça e na Alemanha, regressou a Portugal recentemente e alega que quantia lhe pertence
|
0Extra: Após achar a grande quanti, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ), decretou que o dinheiro encontrado, um valor superior a 400 mil euros, descobertos dentro de um muro em Rio de Moinhos, no concelho de Penafiel, seja entregue, na sua totalidade, ao Estado. A decisão ficou tomada, após nega a um recurso apresentado por um emigrante, que dizia que o dinheiro lhe pertencia.
O Supremo Tribunal de Justiça chegou a consenso no início do mês de janeiro, com a instituição judicial a emitir um acórdão, a 15 deste mês, onde informa os envolvidos sobre o veredicto em relação à quantia. A decisão foi tomada pública e mais tarde divulgada pelo Jornal de Notícias, onde se pode ler a seguinte informação: “Os mais de 436 mil euros encontrados num muro, dentro de cinco cofres, vão reverter para o Estado”.
Contudo, o caso foi a tribunal, uma vez que um emigrante português alegou que o valor lhe pertencia. No entanto, os juízes conselheiros do STJ não deram razão aos argumentos apresentados pelo mesmo. Tratou-se de um recurso apresentado pelo homem de 46 anos, depois de ter visto, em março do ano passado, o Tribunal da Relação do Porto a decretar que a quantia fosse entregue às autoridades competentes, uma vez que não considerou válidas as explicações dadas pelo alegado dono do dinheiro.
Descontente com a decisão tomada pelo Tribunal portuense, o emigrante apresentou um recurso no Supremo Tribunal de Justiça. No documento apresentado, o alegado dono da elevada quantia monetária afirmou que era possível encontrar as suas impressões digitais no saco de plástico e em algumas das notas encontradas. Porém, estes argumentos foram considerados insuficientes para os juízes responsáveis por este processo.
“A presença de vestígios lofoscópicos só por si, desacompanhados de outros elementos de prova, não fazem prova da propriedade dos cofres e quantias apreendidas. Apenas se faz prova de que o recorrente teve contacto com algumas embalagens”, pode ler-se no excerto do acórdão emitido pelo STJ, divulgado pelo JN, onde se confirma que o emigrante não consegue provar que é dono da quantia entrada em Penafiel.
Executivo que governa o país está ponderar limitar ainda mais o acesso às reformas antecipadas. Face a este possível cenário, o economista João Duque explica o que poderá acontecer
|
0Extra Benfica: o Governo, liderado por Luís Montenegro, anunciou há pouco dias, que criou um grupo de trabalho para estudar a sustentabilidade do sistema atual de pensões, de forma a apresentar novas medidas para aumentar o úmero de contribuintes para a Segurança Social. Uma das medidas a ser ponderada é limitar ainda mais o acesso às reformas antecipadas e, segundo a ministra do Trabalho, a proposta é vista como um incentivo para manter a vida ativa.
Aos olhos do executivo e do Tribunal de Contas, esta proposta terá como propósito equilibrar as previsões do Tribunal, de forma a garantir uma maior sustentabilidade da Segurança Social. “A segurança social está aparentemente equilibrada momentaneamente, mas se juntarmos a Caixa Geral de Aposentações dos funcionários públicos já está desequilibrada”, começou por constatar João Duque, num espaço de comentário da SIC Notícias.
“No próprio sistema de Segurança Social, há bolsas que resultaram da transferência de fundos de pensões, nomeadamente dos transportes, da banca, etc., que estão a esgotar-se e, portanto, isso significa que vai haver uma sobrecarga daquilo que é o sistema atual sem base para compensar essas pessoas que foram transferidas para o sistema", acrescentou o economista português.
Questionado sobre o que esta nova medida pode significar para todos os portugueses que trabalham, João Duque explicou que se trata de um assunto complicado e que é preciso ser bem estudado antes de ser aplicada, “Este é um assunto muito delicado, porque nós estamos aqui a colocar uma faca quase que sobre um bolo”, observou o comentador da SIC Notícias.
À partida, a reforma antecipada está disponível para todos os trabalhadores que apresentem longas carreiras contributivas ou que desempenhem uma profissão, considerada de desgaste rápido. Nos últimos dados apresentados, em 2023, cerca de 20 mil portugueses pediram acesso à reforma antes da idade legal de 66 anos e sete meses. No próximo ano, a idade legal da reforma irá subir para os 66 anos e nove meses.