Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirExtra Benfica
|
0Extra Benfica: Neste inverno, mais rigoroso e frio dos últimos tempos, a China tem vindo a registar um pico muito alto de casos relacionados com o metapneumovírus humano, mais conhecido como HMPV ou HMPVh em português. Contudo, este vírus respiratório faz parte de uma ‘ameaça tripla’, juntamente com surtos de Gripe A e Covid-19, estão assolar várias regiões do território chinês.
Apesar do seu aparecimento ainda precoce, a sua rápida transmissão já colocou o HMPV como a quarta infeção mais comum, presente nos doentes que têm dado entrada nas unidades hospitalares na China. Segundo as autoridades sanitárias, a taxa de incidência está a aumentar entre a população mais jovem, sobretudo na faixa etária até aos 14 anos de idade.
Descoberto em 2001 e apesar da sua maior incidência ser naquela região asiática, o metapneumovírus já chegou ao outro lado do globo e tem afetado muitos jovens no continente americano. Desde o início do século XXI, este vírus, que provoca várias infeções respiratórias é responsável, todos os anos, por mais de 20 000 internamentos, só nos Estados Unidos da América.
Quais os sintomas deste vírus, que tem vindo a aumentar na China? Da mesma família que o vírus sincicial respiratório, o HMPV, apresenta vários sintomas como, a tosse, febre, congestionamento nasal/nariz entupido e falta de ar, sendo que pode durar o mesmo período que outras infeções respiratórias já conhecidas. Em situações mais graves, o infetado pode vir a contrair bronquite ou pneumonia.
De momento, os especialistas portugueses afastam o cenário de possível alarme. Em 2023, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge informou que tinha havido um crescimento de casos em Portugal, no entanto, justificou a situação com um maior número de testagens e de vigilância. Em caso de infeção, a DGS aconselha o uso de máscara, lavagem recorrente das mãos, tapar nariz e boca ao tossir e manter os espaços bem ventilados.
Tempos de espera têm sido neste início de ano muitos superiores ao normal, segundo consta no site do Serviço Nacional de Saúde
|
0Extra Benfica: Nos dados recolhidos e mais tarde avançados pelo SNS, no passado domingo, dia 4 de janeiro, os doentes considerados urgentes têm contado com grandes tempos de espera para serem vistos por um profissional de saúde. No caso do Hospital de Santa Maria, uma das maiores unidades hospitalares da zona de Lisboa, os pacientes mais urgentes tiveram de aguardar mais de 16 horas para serem consultados.
A unidade hospitalar de Santa Maria é o local onde se verifica o maior tempo de espera nas urgências. Ao que foi apurado através do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), os utentes considerados urgentes, são obrigados a esperar durante 16h23 minutos por uma consulta de urgência. Já os casos considerados muito urgentes, o tempo de espera para uma consulta diminui para apenas uma hora.
O SNS informou no site que, pelas 11h00 de domingo, as urgências do Santa Maria, em Lisboa, constavam no espaço cerca de 28 pessoas, a quem lhes foi atribuída uma pulseira amarela, no momento em que fizeram a triagem. Além disso, havia também 13 utentes com pulseira verde (menos urgente) e com um tempo de espera de cerca de 40 minutos. Contudo, com o avançar do dia, o período foi aumentando conforme era maior a afluência à unidade hospitalar.
Porém, o Hospital Santa Maria não foi a única unidade de urgência da capital a ter dificuldades de resposta. Já a unidade hospitalar Fernando Fonseca, mais conhecida como Amadora-Sintra, também contou com muita afluência nas urgências. No mesmo período (11h), estavam presentes oito doentes urgentes e o tempo de espera era de cerca de 6h33 minutos. Os utentes muito urgentes apenas tinham de aguardar 2 horas, já para quem tinha pulseira verde, a espera podia ultrapassar as 13 horas.
Por fim, no Beatriz Ângelo, em Loures, o período de espera consegue ser inferior aos casos do Santa Maria e Amadora-Sintra. Nessa unidade em questão, os doentes urgentes presentes nas urgências tiveram de esperar em média 4 horas para serem consultados, contando com 37 pessoas em espera. Para os pacientes de pulseira verde, o período para aguardar é ainda menor, sendo de apenas 1h44 minutos. Os utentes muito urgentes, são vistos por um profissional de saúde, um intervalo de meia hora de espera.
O internacional argentino, juntamente com a lenda americana do basquetebol, Magic Johnson, vai receber a Medalha Presidencial da Liberdade
|
0Extra Benfica: Lionel Messi, um dos maiores atletas que pisou o mundo do desporto, atualmente a jogar no Inter Miami da MLS, vai ser uma das 19 pessoas escolhidas para receber a Medalha Presidencial da Liberdade, entregue pelo presidente Joe Biden, na última cerimónia solene, antes de entregar as chaves da Sala Oval a Donald Trump, vencedor das eleições de 2024.
Segundo a edição divulgada pelo ‘The Athletic’ o anúncio foi na manhã deste sábado, dia 4 de Janeiro, onde os órgãos de comunicação oficiais da Casa Branca anunciaram os nomes dos indivíduos, que serão agraciados com a mais altas das condecorações civis que os Estados Unidos da América concedem.
“O Presidente Biden acredita que os grandes líderes mantêm a fé, dão a todos uma oportunidade justa e colocam a decência acima de tudo. Estes dezanove escolhidos são grandes líderes que fizeram da América um lugar melhor. São grandes líderes porque são boas pessoas que deram contribuições extraordinárias para o seu país e para o mundo”, justificou a Casa Branca. Juntamente com Messi, Magic Johnson, lenda NBA, são os únicos desportivas a receber esta distinção.
No caso do argentino, o gabinete presidencial justifica a sua escolha, com base no trabalho filantrópico que tem vindo a realizar desde que chegou a solo americano em 2023. “Ele apoia programas de saúde e educação para crianças em todo o mundo através da Fundação Leo Messi e atua como embaixador da Boa Vontade da UNICEF”, adiantou em comunicado.
Além de Messi e Magic Johnson, a lista de conta com os nomes de Hillary Clinton, antiga Secretária de Estado, o chef de cozinha José Andrés, o vocalista da banda U2, Bono, as atores Michael J. Fox e Denzel Washington, Jane Goodall, conceituada primatologista, Ralph Lauren, o cientista Bill Nye, George Soros ou a editora de moda, Anna Wintour.
Atleta que participou na final de 2022 frente à seleção francesa, anunciou esta segunda-feira, 30 de dezembro, que foi absolvido
|
0Extra Benfica: Gonzalo Montiel foi absolvido das acusações de abuso sexual. O defesa, que marcou o penálti decisivo na final do Mundial 2022 entre Argentina e França, anunciou, esta segunda-feira, 30 de dezembro que foi ilibado em relação aos casos, que datam de setembro deste ano e que, supostamente, ocorreram a 1 de janeiro de 2019.
Numa extensa publicação nas redes sociais, o jogador do Sevilha esclareceu que as acusações eram infundadas e expressou pesar por terem prejudicado tanto a sua carreira como a sua relação familiar: "Usaram o meu nome para dar notoriedade e tornar pública uma situação na qual não tive absolutamente nada a ver. Prejudicaram a minha família e a minha mulher, que estando grávida, teve de lidar com esta mentira".
O argentino de 27 anos deslocou-se até ao seu país em setembro deste ano para se apresentar à Justiça e ao Ministério Público, sendo que a decisão foi tomada apenas no final de dezembro.
Esta temporada, ao serviço do Sevilha, Gonzalo Montiel - atualmente avaliado em 5 milhões de euros - muito devido ao sucedido referido anteriormente, disputou apenas oitos jogos: seis na LaLiga e dois na Copa Del Rey. Em 291 minutos realizados pelo emblema espanhol, o defesa-direito anotou um golo. Na época transata, com a camisola do Nottingham Forest, registou 19 encontros e executou três passes para golo.
No que diz respeito aos títulos conquistados, Montiel possui medalhas invejáveis como: Um Campeonato do Mundo (2022), duas Copa América (2021 e 2024), uma Liga Europa (2022/23) e uma Taça Libertadores (2018).
Confira aqui a publicação de Gonzalo Montiel: