![José Mourinho sorri: Fenerbahçe dá show na Liga Europa](/storage/media-items/image/2024/06/jose-mourinho-fenerbahce_20240620122140.webp)
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
José Mourinho e o Fenerbahçe têm estado imparáveis durante o mês de fevereiro, somando triunfos em todos os encontros disputados até à data. Mais recentemente, o antigo treinador do Benfica voltou a ter motivos para sorrir, depois do emblema de Istambul ter somado mais três pontos, desta vez frente ao Kasimpasa (3-1), criando ainda mais pressão sobre o rival, que segue na liderança.
São cinco as vitórias que o emblema amarelo soma neste mês, já a contar com o resultado obtido ontem, domingo, 16 de fevereiro. Antes da partida a valer para o Campeonato Nacional da Turquia, o Special One viu os seus pupilos entrarem da melhor foram no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, quinta-feira, 13 de fevereiro, ao derrotarem os belgas do Anderlecht, por três bolas a zero.
Tal como tinha acontecido no compromisso europeu a meio da semana, a formação de José Mourinho voltou a jogar no seu reduto, onde não vacilou perante o adversário. Os pupilos do antigo timoneiro do Benfica entraram com todo o gás e foram para o intervalo a vencer por 1-0, fruto do golo apontado por En Nesyri, aos 20 minutos.
Com uma vantagem mínima no marcador, os anfitriões não ficaram por aqui e conseguiram dobrar a vantagem, logo aos 52 minutos, depois de um remate de Aydin. Nove minutos mais tarde, Mourinho viu a equipa forasteira a reduzir a desvantagem no marcador, com os pupilos do ex benfiquista a permitirem um tento de Fall. No entanto, o melhor estava para o fim e En Nesyri voltou a ser o herói, com o marroquino a bisa, aos 71 minutos, selando o marcador em 3-1.
Após este resultado, o antigo treinador do Benfica soma a quinta vitória consecutiva em todas as competições e o emblema de Istambul continua invicto no mês de fevereiro. Com mais três pontos, somados frente ao Kasimpasa, o Fenerbahçe foge ainda mais no 2.º lugar da Liga, com 57 pontos, criando ainda mais pressão ao Galatasaray, que segue na liderança, com 60 pontos, mas com um jogo a menos.
Antigo avançado do Benfica falou sobre os diversos desafios que teve para chegar ao conjunto transalpino e revela razão de sua celebração
|
João Félix chegou ao Milan na última janela de transferências, onde os italianos investiram em peso nas contratações do avançado luso e de Santiago Giménez, que era sonho de Rui Costa, para reforçar o plantel de Sérgio Conceição. O jovem internacional português marcou na estreia e foi titular desde então, sendo adorado pelos rossoneri. No entanto, a mudança do ex-Benfica não foi simples, com o craque a revelar ter existido um grande esforço para a a transferência.
João Félix - O clube também queria esta transferência e criou-se esta oportunidade vantajosa para ambos
“O clube também queria esta transferência e criou-se esta oportunidade vantajosa para ambos. Espero ser feliz aqui, por enquanto são apenas seis meses, mas no futebol nunca se sabe”, começou por dizer o avançado formado no Seixal. Além disso, também lhe foi perguntado sobre sua relação com os companheiros, mais especificamente, Rafael Leão. Quando sou pressionado, ele dá-me sempre uma opção extra, seja com os pés ou em profundidade, adoro jogar com ele ao meu lado”, afirmou o ex-Benfica.
Outro compatriota que João Félix - avaliado em 30 milhões - reencontrou no Milan foi Sérgio Conceição e falou um pouco sobre o timoneiro: “Sei como é o Sérgio. Ele adora futebol, tem muita paixão e gosta de ganhar. Sabe transmitir tudo isso aos seus jogadores e tem-se saído bem por onde passa e vai fazê-lo aqui também”.
Além disso, o jogador ainda falou sobre a sua parecença física com Kaká, o antigo internacional brasileiro. “Para mim, Kaká foi o maior ídolo desde que comecei a acompanhar o futebol, por causa da posição em que jogava e também do cabelo”. E as semelhanças entre os dois não param por aí. Somos parecidos? Sim, talvez, mas sempre gostei dele e vi-me nele. Tentei sempre ser como ele”, completou Félix.
Logo em seguida, o internacional português ainda falou sobre a sua nova celebração e explicou a relação com o basquetebol. “Está relacionada com a NBA, mais concretamente com o ‘night night night’ de Steph Curry. Como ninguém o fez no futebol, comecei a fazê-lo há alguns meses e penso que vou continuar a usá-lo”, concluiu João Félix.
Antigo camisola 32 dos vermelhos e brancos já foi 'praxado' pelos colegas de equipa, divulgando o vídeo dos treinos nas redes sociais
|
Benjamín Rollheiser deixou o Benfica neste mercado de transferências de inverno por não estar a ser aposta de Bruno Lage. No entanto, o 'calvário' parece não ter chegado ao fim no Santos, novo clube, que defrontou, no passado domingo,16 de fevereiro, o Água Santa.
Apesar de já ter sido 'praxado' pelos companheiros de equipa, tendo já treinado no emblema paulista às ordens de Pedro Caixinha, Rollheiser não foi sequer convocado para o embate, que acabou com a vitória do Santos, por três bolas a uma, diante do clube de Diadema. Neymar abriu o marcador, logo aos 14 minutos, convertendo uma grande penalidade e ainda antes do intervalo Thaciano, aos 26'' dilatou a vantagem.
Contudo, antes de recolherem às cabines, Netinho, aos 43 minutos, reduziu a desvantagem do Água Santa, levando o 2-1 para o balneário. Na segunda metade do encontro, o Santos acabou por confirmar o favoritismo, com Guilherme a dar a machadada final no resultado, aos 70 minutos de jogo. Luisão, Tomás Rincón, Diego Pituca, Miguel Terceros e Tiquinho Soares ainda saltaram do banco de suplentes, porém o marcador não se alterou.
No que toca à classificação, o Santos, depois desta vitória, passou a ocupar a primeira posição do grupo B do Campeonato Paulista, com 12 pontos, em 10 jogos. Em segundo lugar surge o Guarani, com 11 pontos, sendo que o Red Bull Bragantino fecha o pódio, também com 11 pontos.
Esta temporada, com o Manto Sagrado do Benfica, Benjamín Rollheiser – atualmente com um valor de mercado fixado nos 10 milhões de euros – marcou presença apenas em 18 encontros: seis na Liga dos Campeões, nove na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Nos 373 minutos disputados dentro das quatro linhas, o extremo argentino somou um golo e ainda uma assistência, ambos na partida com o Gil Vicente. O atacante está agora à espera da oportunidade para se estrear com a camisola do Santos.
Antigo timoneiro do Clube da Luz venceu, novamente, com os gregos, após uma sequência de três derrotas na liga e na Conference League
|
No último domingo, o antigo treinador do Benfica, Rui Vitória, voltou a vencer com o Panathinaikos pela liga grega. O timoneiro português vinha de uma sequência negativa de resultados, incluindo a última derrota que sofreu na UEFA Conference League, em que perdeu por 2-1 para o Vikingur Reykjavik, mas bateu, ontem o Volos, por 2-1.
Na tarde de ontem, a equipa verde e branca superou o Volos dentro de casa, em jogo válido para a 23.ªjornada da Stoiximan Super League. O conjunto visitado abriu a contagem no marcador logo aos 20 minutos da primeira parte, quando Sverrir Ingi Inganson faturou dentro da pequena área. Já no início da segunda parte, a turma de Rui Vitória alargou a vantagem, para 2-0, com Adam Gnezda Cerin, aos 55’.
A equipa visitante necessitou de quatro minutos para diminuir a vantagem no marcador e fez o seu primeiro golo no jogo, mas que também foi o último no duelo. Juanpi Añor rematou no coração da área e não deu hipóteses para Bartlomiej Dragowski, antigo guarda-redes da Fiorentina.
Com o triunfo conquistado, o Panathinaikos somou mais três pontos no campeonato grego e encontra-se na terceira posição. O emblema helénico está atrás apenas do líder Olympiacos, que tem 51 pontos e do AEK Athenas, que conta com 49 pontos ganhos. A turma comandada pelo treinador português soma 46 pontos, em 23 jogos.
Agora a equipa do ex-Benfica terá de reduzir a vantagem de apenas um golo, a jogar em casa, no Estádio Olímpico de Atenas, em busca da vaga para os oitavos de final. A partida está marcada para o próximo dia 20 de fevereiro, às 20h00 e o clube Rui Vitória só se interessa na vitória para qualificar para a próxima fase da Conference League.