Corner Left

Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Extra Benfica

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS TERÃO ACELERADOR DE PROGRESSÕES DE CARREIRA A PARTIR DE 2024

Medida será implementada pelo Governo e irá abranger, para já, 72 mil trabalhadores

Águia
Águia

  |

Icon Comentário0

A partir de janeiro de 2024, alguns funcionários públicos vão usufruir de um acelerador de progressões, que o Governo estimou, que abranja cerca de 72 mil trabalhadores no ano que se segue.

Esta medida é destinada a funcionários com 18 ou mais anos de exercícios de funções na carreira que tenham visto as suas carreiras a serem congeladas entre 2005 a 2007 e 2011 a 2017, o que vai proporcionar uma progressão com seis pontos na avaliação do desempenho (atualmente são 10) mas é aplicável apenas uma única vez a cada trabalhador a partir de 2024.

O decreto-lei assume ainda que “quando os trabalhadores tenham acumulado mais do que seis pontos, os pontos em excesso relevam para efeitos de futura alteração do seu posicionamento remuneratório”

O diploma refere os impactos dos períodos de congelamento das carreiras pretendendo-se agora “um regime especial de aceleração do desenvolvimento das carreiras dos trabalhadores com vínculo de emprego público, através da redução do número de pontos necessários para alteração obrigatória do posicionamento remuneratório”.

A medida terá um impacto orçamental de 128 milhões de euros e irá permitir que cerca de 72 mil trabalhadores progridam já, no ano que se aproxima mas esta será para 350 mil funcionários públicos no total.



Extra Benfica

Kremlin apela ao cessar-fogo ‘firme’ entre Israel e Irão

Na sequência dos vários ataques entre os dois país localizados no Médio Oriente, governo russo assumiu a sua posição pública em relação a um possível acordo

Através dos canais oficiais russos, o porta-voz do Kremlin afirmou que a Rússia sempre defendeu um cessar-fogo para Israel e Irão
Através dos canais oficiais russos, o porta-voz do Kremlin afirmou que a Rússia sempre defendeu um cessar-fogo para Israel e Irão

  |

Icon Comentário0

Extra: Depois de vários dias marcados por intensos ataques entre Israel e Irão, os Estados Unidos da América anunciaram que os dois países vão celebrar um cessar-fogo. Perante o cenário colocado em cima da mesa, o Kremlin, um dos principais aliados do governo iraniano, afirmou esperar que o acordo seja respeitado e firme.


Dmitri Peskov: “É isso que a Rússia tem vindo a pedir desde o início do conflito”


Na sua habitual conferência de imprensa, via telefone, o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, afirmou que desde o início da tensão militar dos dois países, os russos pedem um cessar-fogo: “É isso que a Rússia tem vindo a pedir desde o início do conflito. Por isso, só o podemos saudar. Esperamos que seja um cessar-fogo firme”.


Em declarações à imprensa, Peskov frisou que os russos são contra uma solução militar, defendendo que a solução do conflito entre Israel e Irão deve ser feito por meios da diplomacia europeia e internacional: “E que a solução e a resolução dos problemas existentes sejam realizadas por meios políticos e diplomáticos”.

Dmitri Peskov: “A resolução dos problemas existentes sejam realizadas por meios políticos e diplomáticos”


“Agora, muitos querem deitar achas para a fogueira para prejudicar a parceria entre Moscovo e Teerão. De facto, a Rússia ajudou o Irão com a sua posição firme. E, claro, pretendemos continuar a desenvolver a nossa relação com o Irão”, acrescentou o porta-voz da presidência da Rússia.

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na noite passada um acordo de cessar-fogo para travar a escalada de hostilidades entre Jerusalém e Teerão nos últimos 12 dias, que fez mais de vinte mortos em Israel e mais de 400 no Irão.


Extra Benfica

Depois do calor, semana começa com ameaça de chuva e ventos fortes

Durante o dia de hoje, IPMA emitiu um aviso amarelo que vai afetar vários distritos do continente e que vai estar em vigor até ao final do dia de amanhã

Após um longo período de calor e sol, mau tempo vai regressar, sob a forma de chuva e ventos fortes no continente
Após um longo período de calor e sol, mau tempo vai regressar, sob a forma de chuva e ventos fortes no continente

  |

Icon Comentário0

Extra: Após uma avaliação inicial, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera aumentou, esta segunda-feira, 23 de junho, o número de distritos no continente que vão estar sob aviso amarelo durante o dia de hoje e amanhã, terça-feira, devido a fortes aguaceiros, com a possibilidade de queda de granizo, tal como trovoada e ventos fortes.


Apenas durante o dia de hoje, o IPMA informou que os distritos de Évora, Guarda, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar sob aviso amarelo, pelo menos até às 21h00. Por outro lado, além de Guarda e Castelo Branco, os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real e Coimbra vão estar sob alerta amarelo até ao final do dia de 24 de junho.


Vale a pena referir que, o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, como é o caso descrito acima.


Quanto ao dia de hoje, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera deixou o aviso de que em várias zonas do continente, poderão surgir períodos de céu muito nublado, com a forte possibilidade de aguaceiros, por vezes fortes em certas localidades, acompanhados de vento e trovoada. Segundo a mesma fonte, as zonas mais afetadas podem ser no interior e litoral, durante a tarde.

Todavia, o IPMA não dá apenas notícias menos boas, de acordo com o instituto, vão-se verificar algumas subidas de temperaturas, nomeadamente nas regiões do litoral norte e centro. No entanto, a região interior centro e sul, vão verificar uma descida nas máximas. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15º e os 21º, já as máximas vão rondar os 25º e os 34º.



Extra Benfica

Recluso foge de prisão em Sintra enquanto pintava uma parede

Informação foi adiantada pelo presidente do sindicatos dos guardas prisionais, que deixou críticas ao atual estado da profissão em Portugal

Na passada sexta-feira, enquanto pintava a parede da cadeia, o prisioneiro conseguiu evadir-se de uma prisão em Sintra
Na passada sexta-feira, enquanto pintava a parede da cadeia, o prisioneiro conseguiu evadir-se de uma prisão em Sintra

  |

Icon Comentário0

Extra: Na última sexta-feira, 20 de junho, um recluso evadiu-se de um estabelecimento prisional em Sintra e, desde então, continua fugido às autoridades. Nesse mesmo dia, o presidente do Sindicato do Corpo da Guarda Prisional informou que o fugitivo encontrava-se no exterior da prisão a pintar uma parede quando escapou.


Frederico Morais: “O recluso apanhou um momento de fragilidade do regime fechado”


Em declarações à imprensa, Frederico Morais, líder do sindicato, revelou que no momento, só estava presente um guarda prisional para controlar 11 reclusos que se encontravam a pintar as paredes no exterior do estabelecimento prisional: “É óbvio que é impossível manter a vigilância contínua sobre 11 pessoas, é quase impossível. E o recluso apanhou um momento de fragilidade do regime fechado”.


O fugitivo, de 57 anos de idade, estava a pintar a parede do edifício Rumos, junto da escola que pertence ao Estabelecimento Prisional de Sintra. O mesmo conseguiu fugir sem que qualquer um dos guardas prisionais desse conta do ocorrido.

Os reclusos têm que trabalhar em zonas fechadas, não é cá fora, apesar de aquilo estar dentro dos terrenos da cadeia”, comentou Frederico Morais, na sequência da fuga, visto que o mesmo se encontrava no exterior da prisão, tendo apenas uma rede a dividir o terreno prisional da restante região.


Frederico Morais: “Os reclusos têm que trabalhar em zonas fechadas”

A fuga aconteceu por volta das 16h00, sendo que, o alerta foi acionado logo de seguida, com várias diligências a serem destacadas, contudo, ainda não encontraram o prisioneiro. O homem de 57 anos estava a cumprir uma pena de quatro anos de prisão pelos crimes de violência doméstica e posse de arma proibida e atingia os dois terços da pena em outubro.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Combustíveis: Conflito no Médio Oriente faz disparar preços em Portugal
Extra Benfica

Combustíveis: Conflito no Médio Oriente faz disparar preços em Portugal

 

Icon Comentário0
Adidas lança novos Adizero Evo SL em Portugal
Extra Benfica

Adidas lança novos Adizero Evo SL em Portugal

 

Icon Comentário0
Kylian Mbappé é hospitalizado e Real Madrid esclarece as dúvidas
Extra Benfica

Kylian Mbappé é hospitalizado e Real Madrid esclarece as dúvidas

 

Icon Comentário0