
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
As contas do campeonato, que estão mais alucinantes do que nunca, foram analisadas ao detalhe por Luís Pedro Ferreira. Num artigo de opinião publicado esta terça-feira, 8 de abril, o diretor do jornal 'A Bola' refere que a saída de Ruben Amorim do Sporting foi determinante para que existisse uma viragem, embora considere que esta época "não ficará na História pelo futebol jogado".
Luís Pedro Ferreira: "Campeonato ficará para sempre na história como aquele em que o Benfica goleou o FC Porto por duas vezes"
"Houve equipas que ficaram para sempre porque mereciam bem mais do que tiveram, jogadores que mereciam ser campeões e não o foram - Preud’homme, Balakov, isto só para falar entre águias e leões - e outras que, incrivelmente, eram o oposto e, com o título, ninguém mais a esqueceu: o Benfica de Trapattoni o grande exemplo disto", começou por referir o também jornalista, antes de falar da atualidade.
"Esta Liga teve um Sporting que começou de forma tremenda e esse período foi do melhor que se viu no futebol nacional nos últimos anos - não em exclusivo, ainda assim, ou parece que já toda a gente se esqueceu do início de Roger Schmidt? – mas o campeonato mudou quando Ruben Amorim saiu do Sporting e agora que se cumpriu uma volta desde então, o Benfica ganhou mais pontos que o rival e por isso lidera a corrida: por «um metro», mas lidera", completou.
Mais à frente, Luís Pedro Ferreira destacou as duas vitórias da turma de Bruno Lage sobre os azuis e brancos como momentos relevantes da temporada: "Mesmo que não fique na memória pelo futebol jogado, este campeonato ficará para sempre na história como aquele em que o Benfica goleou o Porto por duas vezes - houve quem tivesse vivido toda a vida sem ver algo como o que sucedeu no domingo no Dragão - e quebrou uma supremacia psicológica que os portistas tinham nos duelos entre ambos. Depois de 2024/25, o Benfica tem de mandar para trás das costas um receio cénico que parecia surgir nos duelos com os azuis e brancos, mas será incrível, também, que a águia goleasse por duas vezes o rival nortenho e não fosse campeão".
Por fim, o diretor do diário português sublinha que "o Benfica aparece agora em melhor forma que o Sporting" e não esconde que, na sua opinião, "no final do dérbi da Luz haverá campeão", referindo-se ao jogo entre leões e águias. "A vantagem mudou, porém, e esse pormenor, que ainda está por decidir até lá, poderá fazer toda a diferença na abordagem ao jogo, quando chegarmos a 10 de maio", rematou.
Jogador importante para o Clube da Luz vai usufruir de tempo de descanso, isto depois de, frente ao Porto, ter apresentado novos problemas físicos
|
Tomás Araújo não deverá integrar as escolhas de Bruno Lage para o jogo do Benfica com o Tirsense, em jogo válido para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O defesa, de 22 anos, voltou a acusar problemas físicos frente ao Porto, no último domingo, tendo sido substituído pela sexta vez consecutiva. Desta vez, Bruno Lage decidiu gerir o jogador com precaução, optando por poupá-lo frente ao adversário que atua no Campeonato de Portugal.
Na base desta ausência está, de acordo com o jornal 'Record', uma pubalgia recorrente que tem condicionado o desempenho de Tomás Araújo ao longo da presente temporada. O treinador encarnado já reconheceu por diversas vezes a necessidade de gerir com cuidado a utilização do internacional português e, desta forma, o jogador vai aproveitar para descansar e recuperar, assim, para os próximos compromissos.
Para preencher a vaga deixada por Tomás Araújo, Bruno Lage conta com três alternativas possíveis: Leandro Santos e Samuel Dahl são os nomes mais prováveis para assumirem a lateral-direita, embora Aursnes também possa desempenhar essa função. O norueguês tem sido, ainda assim, pouco utilizado nessa posição, o que significa que a escolha deverá recair sobre o jovem luso ou pelo internacional sueco.
Na baliza, e tal como já lhe demos conta anteriormente, a titularidade deverá ser novamente entregue a Samuel Soares. O jovem guarda-redes, também de 22 anos, tem sido jogado na Taça de Portugal, somando apenas um golo sofrido em quatro eliminatórias disputadas esta época. Elogiado por Bruno Lage em ocasiões anteriores, já demonstrou segurança entre os postes nas oportunidades que teve, nomeadamente também nas partidas da Liga Portugal Betclic, frente a Boavista e Nacional.
O embate entre Benfica e Tirsense, vale lembrar, realiza-se em Barcelos, casa emprestada da equipa de Santo Tirso, na próxima quarta-feira, dia 9 de abril. A bola começa a rolar a partir das 20h45 e a segunda mão, vale lembrar, está agendada para o próximo dia 23, no Estádio da Luz, pelas 16h00.
Jogador importante para as contas de Bruno Lage passou por uma fase negativa, mas já se reencontrou com a boa forma física
|
Apesar de Pavlidis ter acabado como o homem do jogo, Aktürkoglu foi, sem dúvida, uma das grandes figuras do Benfica na deslocação ao Dragão. O extremo turco esteve em destaque pela influência direta nas ações ofensivas dos encarnados e, além disso, entregou um golo ao avançado grego, para este inaugurar o marcador, e atirou uma bola ao poste antes de deixar Pavlidis isolado, numa jogada que também terminou com a bola a embater no ferro.
Este excelente desempenho surge após uma fase menos produtiva da época, na qual Aktürkoglu esteve longe do seu habitual rendimento e chegou a levar a Direção a ponderar o seu futuro. Depois de começar em alta rotação, com nove golos e três assistências nas primeiras nove partidas ao serviço do Benfica, passou por um período complicado, em que ficou 17 jogos sem conseguir marcar. Contudo, nas últimas semanas, o extremo de 26 anos parece ter reencontrado a sua melhor forma e até já igualou o registo da época passada, quando atuava pelo Galatasaray, com 23 participações diretas em golos.
Com ainda oito encontros garantidos para disputar nesta temporada, aos quais se poderão somar a final da Taça de Portugal, caso o Benfica ultrapasse o Tirsense, e ainda a participação no Mundial de Clubes, Aktürkoglu está perto de atingir o melhor registo pessoal da sua carreira, o que, a avaliar pelas últimas partidas, é muito provável que aconteça.
Frente ao Porto, o jogador turco destacou-se pela criação de três ocasiões claras de golo, três remates perigosos e eficácia no passe, com nove entregas corretas no último terço. Defensivamente, também realizou uma boa exibição, com quatro importantes desarmes em carrinho que ajudaram a impedir problemas maiores para o conjunto orientado por Bruno Lage.
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Benfica, Kerem Akturkoglu – atualmente com um valor de mercado fixado nos 25 milhões de euros – marcou presença em 42 encontros: 24 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, três Taça de Portugal e três na Taça da Liga. O extremo das águias leva 14 golos e 10 assistências nos 2.699 minutos em campo com o Manto Sagrado.
Treinador das águias deve promover alterações ao onze inicial na partida diante do Tirsense, para a Taça de Portugal, mas sem comprometer as aspirações
|
Samuel Soares deverá ser o escolhido de Bruno Lage para defender a baliza do Benfica esta quarta-feira, dia 9 de abril, frente ao Tirsense, no jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, segundo informação divulgada pelo jornal 'A Bola'.
O jovem guarda-redes, de 22 anos, tem sido aposta regular na prova rainha e a segurança que tem demonstrando ter entre os postes, com apenas um golo sofrido em três partidas disputadas, continua a merecer a soma de mais alguns minutos, relegando assim Trubin - que esteve em grande na última partida - para a condição de suplente.
As alterações ao onze inicial em relação ao jogo com o Porto, no último domingo, não devem ficar-se pela baliza e Bruno Lage poderá promover mais novidades. Tudo indica que uma delas seja a inclusão de Samuel Dahl no onze inicial, enquanto que Aursnes e Kokçu deverão ter direito a algum descanso, recorrendo, possivelmente, a Leandro Barreiro no meio-campo.
Na frente de ataque, jogadores como Amdouni, Schjelderup, Bruma e Belotti são fortes candidatos a regressarem à titularidade, numa partida em que o Benfica reconhece a importância de gerir esforços sem comprometer a seriedade e o respeito pelo adversário. O Tirsense, do Campeonato de Portugal, merece total consideração por parte das águias, sobretudo pelo feito notável de alcançar as meias-finais da competição.
O embate entre Benfica e Tirsense realiza-se em Barcelos, casa emprestada da equipa de Santo Tirso. A bola começa a rolar a partir das 20h45 e a segunda mão, vale lembrar, está agendada para o próximo dia 23, no Estádio da Luz, pelas 16h00.