Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0João Diogo Manteigas marcou presença na Assembleia Geral, tendo questionado Fonseca Santos, o presidente do Conselho Fiscal, sobre a dívida da Benfica SGPS à SAD do Clube da Luz. O candidato à presidência não escondeu a preocupação com a eventualidade do Clube não conseguir gerar receitas sem a SAD, fazendo três perguntas.
"Senhor presidente do Conselho Fiscal, Dr. Fonseca Santos, meu ilustre colega, já que a direção continua sem explicar aos sócios do Benfica algo que está na nota 85 do Relatório e Contas, que é a dívida que a SGPS tem à SAD, vou pedir-lhe o favor de, quando puder, explique então 3 coisas", começou por referir o candidato à presidência do Benfica.
A SAD tem ou não tem ao longo dos últimos anos injetado nos últimos anos dinheiro no clube?
"Primeiro, qual é o valor que a SGPS, que é detida a 100% pelo nosso clube, deve à SAD? São 82 milhões de euros, sim ou não? Com juros, sem juros? Segunda pergunta, se a SGPS não tem dinheiro e tem essa dívida à SAD há 3 anos quando é que a vai regularizar? Há algum acordo ou não pois o senhor Luís Mendes, que já não está no Benfica, era a pessoa responsável pelo estudo da viabilidade económica dessa tentativa de acordo", atirou João Diogo Manteigas, revelando, por fim a terceira questão.
"Terceira pergunta: a SAD tem ou não tem ao longo dos últimos anos injetado nos últimos anos dinheiro no clube? O que significa que o clube não tem capacidade de gerar receitas suficientes para as despesas", concluiu o conhecido advogado.
Importa recordar que, João Diogo Manteigas teceu duras críticas a Pedro Proença, exigindo ainda uma resposta por parte de Rui Costa. "O Presidente do Benfica não recebe recados do Presidente da liga ou de um potencial candidato à federação! Diga a esse pseudo-benfiquista que o futebol em Portugal vale zero sem o Benfica! Exija a reformulação dos quadros competitivos e a redução do número de clubes. Aproveite para lhe pedir de volta a águia de ouro atribuída este ano e despeça todos os trabalhadores do Benfica que estão a promover a ida desse senhor para a federação! Não há centralização sem o Benfica! Pressione o poder político para alterar essa lei e para revogar o cartão do adepto. Defenda o Benfica contra quem nos quer fazer mal", disse o Sócio do Glorioso.
Futebolista do Leipzig pode auxiliar o Presidente das águias, que não pretende ver sair o atleta da turma vermelha e branca
|
0O Chelsea não desiste de tentar garantir Tomás Araújo, estando já a preparar as armas para avançar pelo defesa do Benfica no próximo mercado de inverno. No entanto, Rui Costa ainda pode respirar de alívio, uma vez que o emblema londrino tem ainda uma outra opção em cima da mesa: Castello Lukeba.
De acordo com informações avançadas por Fabrizio Romano, na passada sexta-feira, 27 de setembro, através do canal de Youtube, o Chelsea está também de olho no defesa do RB Leipzig, com Lukeba a ser o concorrente direto de Tomás Araújo no que respeita a opções de mercado.
Assim sendo, caso o Chelsea opte por 'pescar' na turma germânica, o interesse em Tomás Araújo poderá cair por terra. Nesse sentido Castello Lukeba poderá assim dar 'uma mãozinha' a Rui Costa e ajudar a manter o camisola 44 no Benfica.
Recorde-se que, no que toca a pretendentes, Tomás Araújo, que te contrato até 2028, esteve também a na lista de compras do Crystal Palace, PSG e Newcastle. Os dirigentes do Benfica chegaram, no último defeso, a rejeitar uma oferta de 40 milhões de euros, pelo craque que está blindado por uma cláusula de rescisão de 100 milhões.
Na presente época, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 7 milhões de euros - já alinhou em quatro partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista), somando 352 minutos e dando excelente conta de si. Em 2023/24, o defesa participou em 20 partidas, contabilizando um golo, nos 737 minutos totalizados.
Emprestado ao Gil Vicente em 2022/23, antes de regressar ao Benfica, Tomás Araújo alinhou em 26 partidas pelos gilistas, somando um golo e duas assistências. Antes de subir à equipa principal, na turma secundária das águias, regista um total de 48 jogos, onde fez gosto ao pé por três vezes e assistiu por uma ocasião.
Abertura da 6ª jornada da Ligue 1 coincidiu com o 20º aniversário do antigo jogador dos encarnados, porém o protagonismo foi para o seu colega
|
0João Neves celebrou na passada sexta-feira, dia 27 de setembro, o seu 20º aniversário. Coincidentemente, foi dia de jogo para o PSG, que saiu do encontro frente ao Rennes com uma vitória por 3-1. Apesar de ter sido titular e de se ter destacado pela simplicidade, foi o colega, Bradley Barcola, quem festejou a dobrar.
O antigo craque do Benfica brilhou a organizar o jogo, tanto na retaguarda, como na frente do meio-campo. A equipa de Luis Enrique controlou uma boa parte da partida e, quando isso não aconteceu, os franceses foram prontamente assobiados pelos próprios adeptos. Porém, o PSG ‘cheirava’ o golo, que veio duas vezes pelos pés de Barcola.
Em reação ao duelo, Luis Enrique, afirmou ter sido “um jogo completo desde o início”: “Exercemos muita pressão sobre o Rennes. Criámos muitas ocasiões de golo e poderíamos ter marcado mais de três golos”.
O treinador não escondeu, por outro lado, o desagrado pela forma como a equipa baixou de qualidade após as substituições. “Toda a equipa geriu mal as alterações", observou o técnico espanhol, que já pensa no desafio da Champions frente ao Arsenal: "Defrontaremos um dos favoritos, será um jogo muito estimulante”, terminou.
Em 24/25, pelo PSG, o médio formado no Seixal soma sete encontros pela turma de Luis Enrique, sendo que nos 465 minutos em campo, o craque realizou cinco assistências. Na temporada 2023/24, ao serviço do Benfica, João Neves – avaliado em 55 milhões de euros – realizou 55 encontros: 33 no Campeonato Nacional, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.304 minutos que disputou, o médio marcou três golos e fez uma assistência.
Embate, que vai valer para a sétima jornada da Liga Portugal Bectlic, está agendado para este sábado, pelas 20h30, no Estádio da Luz
|
0Boas notícias para o Benfica! Na antevisão do duelo com o Glorioso, o treinador do Gil Vicente confirmou a ausência de Mory Gbane. Bruno Pinheiro garantiu que o médio de 23 anos vai ser baixa para a deslocação dos gilistas ao Estádio da Luz, ficando de fora do encontro com as águias devido a lesão.
"É simples, não estará disponível. O impacto pode ser visto de duas formas: o Mory é muito importante na nossa equipa, é o jogador que mais bolas recupera, tem uma capacidade física tremenda e consegue aliá-la à capacidade técnica. Por outro lado, vai permitir que outro colega apareça e possa demonstrar as qualidades sempre diferentes. Respondendo diretamente, tem impacto na recuperação de bola, mas poderá permitir outras caraterísticas", disse o técnico do Gil Vicente.
O futebolista chegou a ser reavaliado para o encontro com o Benfica, porém não recuperou a tempo de medir forças com a formação de Bruno Lage. O médio costa-marfinense do Gil Vicente foi obrigado a sair aos 67' da partida diante dos gansos do Casa Pia, tendo abandonado no duelo com queixas na coxa direita. O atleta, atente-se, foi diagnosticado com uma lesão muscular.
Importa recordar que, tal como foi noticiado, Bruno Pinheiro acabou por deixar um aviso a Bruno Lage na antevisão da partida, garantindo que o Benfica terá um "osso duro de roer". Recorde-se que, o embate está agendado para este sábado, pelas 20h30, no Estádio da Luz.
Mory Gbane - atualmente avaliado em 1,5 milhões de euros - marcou presença em seis embates na presente temporada 2024/25, tendo somado 517 minutos. No que toca à passada época, o médio costa-marfinense foi aposta em 29 duelos, tendo somado um tiro certeiro no seu primeiro ano a vestir a camisola do Gil Vicente.