Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirClube
|
0João Diogo Manteigas marcou presença na Assembleia Geral do Benfica, que decorreu na passada sexta-feira, no Pavilhão Fidelidade. O candidato à presidência do Clube acabou por pedir a Rui Costa uma reação energética contra Pedro Proença, apontando a mira ao Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
"Meu Caro, gostaria de lhe passar a seguinte mensagem prévia. É aqui na nossa casa que o Presidente do Benfica deve ser chamado à atenção. São nestas assembleias que os sócios lhe exigem respostas. Nas últimas duas semanas, V/ Exa. foi atacado cobardemente duas vezes fora desta casa. Desafio-o a pegar no telefone para dizer a esses 2 sócios para virem falar aqui à nossa frente! V/ Exa. terá oportunidade para responder à altura", disse João Diogo Manteigas, referindo-se, presumivelmente, a Luís Filipe Vieira e a Luís Mendes.
"Diga a esse pseudo-benfiquista que o futebol em Portugal vale zero sem o Benfica"
"Por outro lado, permita-me dizer-lhe o seguinte. O Presidente do Benfica não recebe recados do Presidente da liga ou de um potencial candidato à federação! Diga a esse pseudo-benfiquista que o futebol em Portugal vale zero sem o Benfica! Exija a reformulação dos quadros competitivos e a redução do número de clubes. Aproveite para lhe pedir de volta a águia de ouro atribuída este ano e despeça todos os trabalhadores do Benfica que estão a promover a ida desse senhor para a federação! Não há centralização sem o Benfica! Pressione o poder político para alterar essa lei e para revogar o cartão do adepto. Defenda o Benfica contra quem nos quer fazer mal. V/ Exa. é o Presidente do Sport Lisboa e Benfica! Não ceda! Lidere!", atirou o Benfiquista, que apontou a mira a Pedro Proença.
"Por fim, peço-lhe que me responda com transparência quanto às contas do Benfica: Quanto é que gastamos por cada modalidade? Quem são os 5 maiores fornecedores e quanto ganharam no último ano? Existe uma deterioração de 7.7 milhões de euros do ativo corrente e passivo corrente! O clube está a perder dinheiro e valor. Como irá resolver esta situação no curto prazo? Sejam transparentes com os sócios!", concluiu João Diogo Manteigas.
Presidente do Clube da Luz abordou os pedidos dos Sócios relativamente a este tema na reta final da Assembleia Geral
|
0Foi já na reta final da Assembleia Geral do Benfica, que decorreu no Pavilhão Fidelidade, na passada sexta-feira, 27 de setembro, que Rui Costa comentou os pedidos de expulsão de sócio de Luís Filipe Vieira. O Presidente das águias, que tem ouvido os Benfiquistas manifestarem-se sobre o tema nas últimas AG's, prometeu novidades brevemente.
"Em breve os Sócios serão informados sobre o processo, em breve iremos tomar a decisão", começou por mencionar o Presidente do Benfica, que falou em seguida sobre a luta pelo Campeonato Nacional. "É um ano difícil, mas iremos ter capacidade para dar a volta com resiliência, força e o vosso apoio. O campeonato está no início. A nossa equipa tem qualidade para dar a volta à situação", atirou Rui Costa.
"Em breve os Sócios serão informados sobre o processo, em breve iremos tomar a decisão"
De destacar que, face ao resultado negativo apresentado no Relatório e Contas, Rui Costa acabou por deixar a promessa de que "não voltará a acontecer". "Para esta época, procurámos corrigir o que correu menos bem. Pretendemos renovar os títulos ganhos e irmos em busca de novas conquistas. A nossa história e os nossos Sócios assim o merecem. E vamos fazê-lo com solidez e estabilidade económica, retificando o que aconteceu neste exercício, corrigindo o resultado negativo apresentado. Um resultado que não é bom, que não queremos que se repita e que, embora tenha a sua justificação, não voltará a acontecer (...) Procurámos corrigir o que correu menos bem. Pretendemos renovar os títulos ganhos e irmos em busca de novas conquistas. A nossa história e os nossos sócios assim o merecem".
Importa recordar que, o exercício referente a 2023/24 foi chumbado pelos Sócios do Benfica, que reprovaram, na Assembleia Geral da passada sexta-feira, 27 de setembro, o Relatório de Gestão e as Contas do Clube.
Encarnados, recorde-se, apresentaram um valor aquém das expectativas, registando um prejuízo de qualquer coisa como 21,1 milhões de euros
|
0Na Assembleia Geral do Benfica, que viu os Sócios chumbarem as contas do Clube, Rui Costa deixou a promessa aos Benfiquistas que de os encarnados não voltarão a apresentar um resultado tão negativo. Recorde-se que, as águias registaram um prejuízo de 21,1 milhões de euros.
"Para esta época, procurámos corrigir o que correu menos bem. Pretendemos renovar os títulos ganhos e irmos em busca de novas conquistas. A nossa história e os nossos Sócios assim o merecem. E vamos fazê-lo com solidez e estabilidade económica, retificando o que aconteceu neste exercício, corrigindo o resultado negativo apresentado. Um resultado que não é bom, que não queremos que se repita e que, embora tenha a sua justificação, não voltará a acontecer", começou por mencionar o Maestro.
"Um resultado que não é bom, que não queremos que se repita e que, embora tenha a sua justificação, não voltará a acontecer"
"Ainda que nas cinco modalidades de pavilhão, o Sport Lisboa e Benfica tenha conquistado 22 títulos e troféus em 37 provas disputadas no âmbito nacional, mais de metade de tudo o que competimos. Procurámos corrigir o que correu menos bem. Pretendemos renovar os títulos ganhos e irmos em busca de novas conquistas. A nossa história e os nossos sócios assim o merecem", atirou Rui Costa.
Por fim, o Presidente acabou por deixar um apelo aos Sócios relativamente à Assembleia Geral. "Resta-me manifestar o desejo de que possamos debater nesta Assembleia com a elevação que o Benfica nos exige. Não podemos, nem devemos, estar sempre de acordo em todos os temas. Mas é da discussão, com respeito mútuo, que se engrandece o Benfica", concluiu Rui Costa.
Massa associativa voltou a reunir-se no Pavilhão Fidelidade, na passada sexta-feira, onde 1.129 associados exerceram o direito de voto
|
0Menos de uma semana depois, os Sócios do Benfica voltaram a reunir-se em mais uma Assembleia Geral, tendo agora chumbado, na passada sexta-feira, o Relatório e Contas do Clube da Luz referente à temporada transata (2023/24), com 53,63% de votos contra e 46,37% a favor.
Com 1.129 Sócios presentes na Assembleia Geral, Rui Costa viu as contas do Benfica serem reprovadas pela massa associativa - com 53,63% de votos contra e 46,37% a favor - com os encarnados a presentarem um resultado líquido negativo de 21,1 milhões de euros. De acordo com a justificação dada no relatório, este valor deve-se à aplicação do Método de Equivalência Patrimonial (MEP) das participadas, em particular a SAD.
"Um resultado que não é bom, que não queremos que se repita, que embora tenha a sua justificação não voltará a acontecer"
Rui Costa reagiu ao resultado apresentado, garantindo que "embora tenha a sua justificação, não voltará a acontecer". "Um resultado que não é bom, que não queremos que se repita, que embora tenha a sua justificação não voltará a acontecer", atirou o Presidente das águias.
Assim, os associados do Clube foram chamados a votar o Relatório de Gestão e Contas do último exercício, em que o Benfica apresentou 21,1 milhões de euros de resultado líquido negativo, representando um decréscimo de 23,4 milhões face ao período homólogo anterior.
De destacar que, a reunião magna, que decorreu no Pavilhão Fidelidade, acabou por ser conduzida pelo novo presidente da Mesa, José Pereira da Costa. Recorde-se que, na última Assembleia Geral Fernando Seara pediu a demissão.