
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Clube
24 Jul 2025 | 14:18 |
João Noronha Lopes criticou Rui Costa pela apresentação do projeto Benfica District numa altura de campanha eleitoral. O gestor, que é candidato à presidência do Benfica - tal como João Diogo Manteigas, que prometeu transparência - em outubro de 2025 publicou um comunicado, no qual acusa o atual líder do Clube da Luz de ter preparado tudo "nas costas dos sócios".
João Noronha Lopes: "O Benfica District não devia ser preparado nas costas dos sócios"
"Uma apresentação destas não deveria ser preparada nas costas dos Sócios, em plena campanha eleitoral", começou por referir João Noronha Lopes, que acusa Rui Costa de lançar esta medida num momento que será bastante decisivo para traçar aquele que será o futuro Presidente do Benfica.
Com base no que foi noticiado pelo Público, que falou com Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Noronha Lopes afirma que o projeto apresentado não passa de uma mera ideia: "O Benfica District não se trata de um projeto, mas 'de uma vaga noção de um conceito do que um dia será um projeto', tendo a Vereadora com o pelouro do Urbanismo confirmado que 'não entrou nenhum processo para o Benfica District no urbanismo na Câmara Municipal'".
João Noronha Lopes: "Um ato de puro eleitoralismo, que desrespeita os Sócios e compromete a credibilidade do Benfica"
"Rui Costa, como muitos já suspeitavam, limitou-se a apresentar uma noção, uma ideia sem estudo, planeamento ou compromisso real. Um ato de puro eleitoralismo, que desrespeita os Sócios e compromete a credibilidade do Clube. Fica também demonstrada a incompetência com que o Clube tem sido gerido", acrescentou João Noronha Lopes, acusando Rui Costa de ser incompetente como Presidente do Benfica.
"Aquilo a que assistimos nos últimos dias é uma direção a brincar com o nome do Benfica. O Clube e os seus sócios merecem respeito. Merecem, desde logo, que um projeto com esta envergadura seja apresentado de forma séria e rigorosa. Rui Costa e a sua Direção são bons a prometer, mas não sabem fazer", encerrou João Noronha Lopes, com palavras muito duras para Rui Costa e a atual direção do Benfica.
Candidato à presidência nas eleições marcadas para outubro já reagiu ao comunicado do dirigente máximo dos encarnados, publicado no site oficial do Clube
25 Jul 2025 | 12:00 |
Depois do comunicado publicado por Rui Costa, no site oficial do clube, a criticar os argumentos de João Noronha Lopes, que se posicionou contra o timing em que o Presidente dos encarnados lançou o projeto 'Benfica District', o candidato às eleições marcadas para 25 de outubro reagiu e acusou o dirigente máximo de "se defender mais ao si do que ao Clube".
João Noronha Lopes: "O Sport Lisboa e Benfica não é uma ferramenta de autopromoção de Rui Costa"
"A comunicação do Benfica é sempre mais rápida a defender a Direção do que a defender o Benfica. O comunicado publicado ontem no site oficial do Sport Lisboa e Benfica é uma utilização vergonhosa dos meios oficiais de comunicação ao dispor do Benfica para a defesa do candidato Rui Costa. Talvez o atual Presidente não entenda, por isso esclareço: o Sport Lisboa e Benfica não é uma ferramenta de autopromoção de Rui Costa", começou por escrever o candidato.
João Noronha Lopes voltou a reforçar um ponto que tem vindo a defender desde que lançou a candidatura oficial: "É também um dos comunicados mais rápidos que vi ao longo dos 4 anos desta Direção. Não surpreende. A comunicação do Benfica sempre foi mais rápida a sair em defesa da Direção do que em defesa do Benfica".
João Noronha Lopes: "A apresentação do Benfica District foi uma manobra criada à pressa porque os tempos da campanha eleitoral de Rui Costa assim o exigiam"
"O melhor exemplo é, infelizmente, de memória recente: há poucos meses, esta Direção conseguiu a proeza de esperar semanas até que os troféus da Liga e da Taça de Portugal fossem entregues para que alguém, tarde demais, saísse em defesa legítima do Benfica. Desta vez, não hesitaram em defender uma ação de campanha eleitoral paga com dinheiro do Clube", acrescentou.
O candidato à presidência dos encarnados acredita que o projeto não foi planeado com o tempo devido e necessário: "A apresentação do Benfica District foi uma manobra criada à pressa porque os tempos da campanha eleitoral de Rui Costa assim o exigiam. Deixa quase tudo por esclarecer. Assim se explica que a principal entidade competente, pela voz do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tenha definido o Benfica District como “uma vaga noção de um conceito que um dia poderá ser um projeto”, confirmando-se que nenhum projeto deu entrada no departamento de Urbanismo".
Confira um dos vídeos de apresentação do Benfica District:
Clube da Luz recebeu notícia muito importante após castigo aplicado pelo órgão disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol
25 Jul 2025 | 07:59 |
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) aceitou a providência cautelar interposta pelo Benfica na sequência do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), liderada por Pedro Proença, que condenava os encarnados a um jogo sem adeptos no Estádio da Luz.
Na origem desta sanção disciplinar, está o comportamento dos adeptos do Benfica na deslocação ao reduto do Porto, no dia 6 de abril. Na altura, o CD relatou que os apoiantes dos encarnados “deflagraram 34 tochas incandescentes e quatro flashlights e arremessaram, pelo menos, uma dessas tochas e um flashlight para a bancada inferior onde se encontravam alocados os adeptos”.
Nesse momento, o Benfica alertou que iria recorrer do castigo do CD, considerando o mesmo inapropriado, injusto e totalmente injustificado. Agora, o TAD deu razão ao Clube da Luz, argumentando que, numa primeira análise, é possível colocar em causa a decisão do órgão disciplina da FPF de Pedro Proença.
Importa destacar, porém, que esta não é uma decisão final. A providência cautelar interposta pelo Benfica junto do TAD teve como objetivo suspender o castigo aplicado pelo CD. Todavia, o processo prosseguirá agora os seus tramites habituais, sendo que o Clube da Luz ainda não está livre de perigo.
O primeiro jogo oficial da temporada no Estádio da Luz, relativo às competições nacionais, está agendado apenas para dia 24 de agosto, diante do Tondela, às 15h30, relativo à terceira jornada da Liga Portugal Betclic. Inicialmente, as águias iriam defrontar o Rio Ave na ronda inaugural, mas o encontro foi adiado.
Em comunicado publicado no site oficial do Clube, líder dos encarnados respondeu às acusações do adversário nas eleições de 25 de outubro
25 Jul 2025 | 07:29 |
Depois das acusações de João Noronha Lopes relativamente à apresentação do projeto ‘Benfica District’, Rui Costa, em comunicado publicado no site oficial do Clube da Luz na passada quinta-feira, respondeu ao adversário nas eleições de 25 de outubro, considerando as suas declarações como lamentáveis.
Rui Costa responde às acusações de João Noronha Lopes sobre o Benfica District: “Procedimento transparente”
“As declarações do Presidente foram claras, o procedimento transparente. Considerando os factos descritos, é com total estupefação que assistimos às declarações públicas do candidato João Noronha Lopes a propósito do projeto denominado de Benfica District”, pode ler-se no comunicado em questão.
Contudo, Rui Costa vai mais longe e considera que as declarações de João Noronha Lopes são bastante graves: “Afirmar que a Direção do Sport Lisboa e Benfica "está a brincar com o nome do Benfica" e "desrespeita os Sócios" é lamentável, difamatório e visa apenas criar confusão e distorcer a realidade”.
Rui Costa atira-se à João Noronha Lopes: “Em 2001, manifestou a sua oposição ao arrojo, à ambição e à modernidade”
“Em 2001, João Noronha Lopes opôs-se à construção do novo estádio. Em 2001, manifestou a sua oposição ao arrojo, à ambição e à modernidade. Em 2025, repete a mesma postura ao insurgir-se contra o projeto Benfica District”, refere o comunicado do Clube da Luz, atacando o candidato às eleições das águias.
“A Direção do Sport Lisboa e Benfica reafirma o seu compromisso com a ambição, a modernidade e o crescimento sustentado. Independentemente de quem vier a liderar os destinos do Clube no próximo mandato, o objetivo é claro: deixar um Benfica ainda maior às gerações futuras”, finaliza o comunicado dos encarnados.