
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Pinheiro vai ser o senhor do apito no Dérbi entre o Benfica e o Sporting, duelo que se realiza no próximo sábado, 10 de maio, no Estádio da Luz, partida essa que pode vir a consagrar os encarnados como os novos Campeões Nacionais. Porém, o nome do juiz nos últimos (grandes) encontros em que esteve em campo com as águias está envolvido em algumas polémicas.
Começando pelo primeiro grande duelo em que João Pinheiro marcou presença, Vangelis Pavlidis acabou por ser o 'prejudicado'. Ao recuar à primeira volta do Campeonato, quando o Benfica recebeu o Porto no Estádio da Luz, o juiz da partida não deixou 'saudades'. O camisola 14 dos vermelhos e brancos acabou por ser uma vítima, ao ver um golo limpo ser anulado por fora-de-jogo. Porém o 'erro' do árbitro acabou por não ter impacto no resultado, isto porque as águias de Bruno Lage golearam os dragões, na altura ainda com Vítor Bruno no banco, por quatro bolas a uma.
No entanto, as 'falhas' de João Pinheiro não se ficam por aqui, quando se trata a jogos de destaque. Em janeiro deste ano, na final da Taça da Liga, o juiz voltou a 'tramar' o Benfica. Com o duelo empatado, o árbitro fez 'vista grossa' e ignorou uma mão na bola de João Simões, acabando por não assinalar uma grande penalidade a favor da turma de Bruno Lage, que curiosamente viria a conquistar o troféu através do desempate da marca dos 11 metros.
Contudo, nem tudo são más notícias para o Benfica. As águias de Bruno Lage podem tirar um ponto favorável da nomeação de João Pinheiro. No seu historial, o juiz apitou 34 jogos dos encarnados, sendo que nessas partidas, o Clube da Luz saiu vitorioso em 23 ocasiões, tendo empatado seis e perdido cinco vezes.
O Dérbi eterno, vale destacar, está então agendado para o próximo sábado, 10 de maio, na Catedral do Benfica. Pupilos de Bruno Lage vão defrontar o Sporting de Rui Borges pelas 18h00, na 33.ª jornada do Campeonato Nacional, num duelo que pode decidir quem será o campeão nacional da presente temporada.
Clube vermelho e branco vai receber no próximo sábado, dia 10 de maio, às 18h00, a turma dos leões, no Estádio da Luz, na jornada 33 da Liga Portugal Betclic
|
O final da época está a aproximar-se. No entanto, ainda há muita coisa para se descobrir no contexto nacional. No próximo, Benfica e Sporting vão a campo para, possivelmente, descobrir quem será o novo Campeão português. Contudo, a rivalidade fica apenas dentro de campo, já que fora deles, tanto Rui Costa como Frederico Varandas estarão na tribuna presidencial do Estádio da Luz para assistirem o dérbi juntos.
O encontro entre o Presidente do Clube da Luz e o representante máximo do Sporting já havia acontecido na primeira volta, quando o líder dos leões abriu as portas ao ex-jogador para assistir ao Dérbi a seu lado. Contudo, não existia certeza que isso voltaria acontecer na segunda volta e a informação só foi confirmada agora.
Assim sendo, juntamente com Rui Costa e Frederico Varandas estarão outras figuras do futebol português, como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, e o novo líder da Liga, Reinaldo Teixeira. Agora, resta assinalar que numa política de reciprocidade, as águias irão disponibilizar mais lugares do que está regulamentado, tal como os leões fizeram no primeiro jogo.
Assistir à partidas de futebol ao lado do seu adversário é um gesto simbólico de fair play que nem sempre acontece no futebol. O duelo contra o Porto, por exemplo, Rui Costa não foi convidado por André Villas-Boas para assistir ao confronto junto ao presidente do emblema do Norte.
Vale recordar que o Benfica recebe o Sporting no Estádio da Luz no próximo dia 10 de maio, em duelo válido para a 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. A partida pode decidir quem será o campeão português na época 2024/25 e está agendada para ter início às 18h00, na Catedral dos vermelhos e brancos.
Já se conhece os nomes que constituem a equipa que irá ajuizar o Dérbi, que se joga no Estádio da Luz, no próximo sábado, 10 de maio, às 18h00
|
É de última hora: João Pinheiro é o nome escolhido para assumir a função de árbitro principal do Dérbi entre o Benfica e o Sporting. As equipas de arbitragem para a jornada 33 da Liga Portugal Betclic já foram eleitas pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, ficando-se a conhecer quem irá ajuizar a receção das águias aos leões no Estádio da Luz.
João Pinheiro volta a ser o nomeado para mais um jogo grande da presente época. Mesmo que não seja um nome que traga boas memórias ao Benfica, o juiz irá ser acompanhado pelos assistentes, Bruno Jesus e Luciano Maia. Já Gustavo Correia irá assumir as funções de quatro árbitro. No que toca ao VAR, André Narciso estará encarregue de analisar as imagens no monitor, com a assistência de Paulo Brás.
Ora, o 'senhor do apito' eleito pelo Conselho de Arbitragem da FPF não traz boas memórias por várias razões. A primeira é mais recente, quando João Pinheiro 'tapou os olhos' e não assinalou um penálti a favor do Benfica na meia-final da Taça da Liga frente ao Braga, em Leiria. Outra, é coincidentemente, no Clássico da primeira volta.
No Estádio da Luz, onde o Benfica de Bruno Lage venceu o Porto, de Vítor Bruno, na altura, por quatro bolas a uma, João Pinheiro decidiu 'tramar' Vangelis Pavlidis. O avançado grego, à data ainda estava a tentar vingar como o 'homem-golo' e viu um remate certeiro limpo a ser anulado por fora-de-jogo. Apesar de não ter tido efeito no resultado final face à goleada das águias, o camisola 14 acaba a não ter boas memórias com o nome de João Pinheiro.
O Dérbi eterno, vale destacar, está então agendado para o próximo sábado, 10 de maio, na Catedral do Benfica. Pupilos de Bruno Lage vão defrontar o Sporting de Rui Borges pelas 18h00, na 33.ª jornada do Campeonato Nacional, num duelo que pode decidir quem será o campeão nacional da presente temporada.
Treinador e antigo internacional português comentou no seu espaço de opinião semanal no 'A Bola', onde considera que Clube da Luz está preparado
|
Na manhã desta quarta-feira, Rui Águas comentou no seu espaço de opinião semanal no 'A Bola' sobre a vitória do Benfica no passado fim de semana e como estão preparados os encarnados para o dérbi. Além disso, o antigo jogador do Clube da Luz falou sobre alguns aspetos relevantes nesta época, entre eles, o mercado de transferências feito por Rui Costa.
Sobre a partida contra o Estoril, Rui Águas destacou a importância de confirmar o favoritismo. "Está, finalmente, concluído com êxito um caminho que se antevia complicado até ao grande dérbi da Luz, onde agora tudo se define. Foi confirmada a expectativa na Amoreira, quanto ao jogo interessante que se esperava, entre um visitado tranquilo, mas querendo ser protagonista, e um ilustre visitante na última prova que era imperioso vencer antes do clássica", disse o treinador.
"Uma entrada dominadora do Benfica e vantagem dupla ao intervalo parecia indicar uma vitória tranquila. Um segundo período de afirmação caseira viria, porém, a colocar dúvidas no desfecho, que seria discutido", comentou Rui Águas ainda sobre a grande vitória na Amoreira, antes de comentar sobre o mercado de transferências feito pelo Benfica.
"O balanço do último mercado futebolístico deve ser feito antes de terminarem as competições, porque, muitas vezes, os resultados finais influenciam, quanto a mim erradamente, os juízos e conclusões quanto às escolhas e operações efetuadas", começou por dizer o treinador, que selecionou casos em específico para análise: "Vejamos o caso do Benfica: Belotti e Bruma representaram o reforço do ataque com jogadores experientes e consagrados, para rendimento imediato. O efeito de ambos foi bastante positivo, embora com diferentes desenvolvimentos".
Já relativamente a outras contratações, Rui Águas argumentou: "Manu e Dahl foram duas apostas jovens para posições onde eram necessárias alternativas. O médio português correspondeu a um investimento, que, desde logo, se confirmou como inteligente. O defesa sueco, este por empréstimo, veio para render Carreras quando necessário, mas também como projeto a prazo, salvaguardando também a eventual saída do seu concorrente espanhol, muito pretendido".
Por fim, o antigo internacional português conclui, dizendo que o mercado foi um sucesso e contribuiu na campanha do Benfica. "Em conclusão, o mercado de janeiro fortaleceu claramente o plantel para o Benfica chegar ao título, mesmo considerando o duplo revés que as lesões de Manu e Bah representaram. Bom trabalho!", disse Rui Águas.