Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp
Seguir

Futebol

Jogo "muito bom", Estoril e contrato: o que disse José Mourinho após o Benfica - Braga

Treinador português marcou presença na conferência de imprensa, onde analisou empate dos encarnados diante dos minhotos, no Estádio da Luz

José Mourinho marcou presença na conferência de imprensa, onde analisou o empate entre o Benfica e o Braga. Fotografia: SL Benfica
José Mourinho marcou presença na conferência de imprensa, onde analisou o empate entre o Benfica e o Braga. Fotografia: SL Benfica

12 Mai 2026 | 07:59 |

Icon Comentário0

O Benfica complicou as contas na qualificação para a Liga dos Campeões depois de ceder um novo empate no Estádio da Luz, desta vez contra o Braga (2-2). No final da partida, José Mourinho fez a conferência de pós-jogo, onde analisou o duelo frente aos minhotos, lamentou a falta de eficácia das águias e ainda abordou o seu futuro. Confira tudo o que foi dito pelo Special One.


Com que sensações sai deste jogo?


"Com essas sensações, de que o Benfica fez um bom jogo, só não digo muito bom porque não ganhámos. Um jogo em que merecemos ganhar, a eficácia joga. Acho que devem ter tido 2 remates à baliza, nós fizemos uma dezena. Tivemos muitas oportunidades de golo. Acho que é um bom jogo sob o ponto de vista coletivo e individual. Um adversário que é bom a não deixar-se dominar, fomos muito mais fortes mas não ganhámos. Perdes quase, quase um objetivo. O meu feeling é de satisfação relativamente ao esforço. Não saio daqui defraudado".


No dia 1 de março disse que queria ficar... Depois de tudo o que se tem passado, assinava agora?

"Não. Porque 1 de março é 1 de março e porque a última semana do campeonato não é para se pensar em futuro, em contratos, é para pensar na missão que tínhamos que era de fazer um milagre. Acho que percebem o quero dizer com o milagre. A partir do momento em que entrámos nesta última fase, decidi que não queria ouvir ninguém, que queria estar "isolado" no meu espaço de trabalho. Como já disse há um par de semanas, há um jogo com o Estoril e a partir de segunda já poderei responder, o que será o meu futuro enquanto treinador e o futuro do Benfica",


Irritado com os jogadores?

"Acho que é muito difícil fazer o que fizerem. Nunca perderam a linha da entrega, do profissionalismo, da resiliência. Acho que o facto de estarmos a uma jornada e a equipa não ter perdido reflete o caráter da equipa. Tivemos um par de jogos em que por culpa nossa, há um par de jogos nem eu gostei nem os jogadores. Fizemos jogos extraordinários, o jogo com o Sporting é extraordinário, hoje acho que tivemos períodos em que empurraram o Braga para trás. É difícil sentir coisas e continuar a lutar. Não é fácil e dou-lhes esse crédito. Obviamente que há críticas, que haverá adjetivos negativos relativamente à equipa, aos jogadores, mas uma coisa é o que dizem e outra aquilo que sentimos. Sob o ponto de vista da atitude, repito, também ao nível da qualidade, a humildade, é um grupo intocável, com o que me diverti muito, fui para o treino sempre feliz. É um bom grupo de homens".

O resultado da próxima jornada influencia a decisão do futuro?

"Não. Estou a falar do Benfica, estás a falar do Real. O trabalho que temos feito para mim não vai mudar terminar em 2.º ou 3.º. Não é isso que vai influenciar. Claro que o Benfica quer jogar Champions e que eu também prefiro mas não tem influência",

Dahl na seleção sueca, convocatória amanhã...:

"Não sei. Não é para mim. É para o Potter. Teve uma grande evolução. Não é o Roberto Carlos da Suécia mas é um bom jogador, um bom homem, é daqueles jogadores que os treinadores respeitam sempre, mas a decisão é de Potter".

O que condicionou mais o Benfica hoje?

"Diferença de eficácia entre uma equipa e outra. O Andreas [Schjelderup] fez um jogo demolidor, mas não tivemos eficácia em transformar em golos aquilo que criámos. Não quero dizer que defensivamente fomos perfeitos, mas sofremos um golo de fora de área e de um cruzamento que não sei se poderíamos ter feito algo mais. Não ouvi mas custa-me acreditar que o Carlos tenha dito algo contrário ao que disse. É um rapaz fantástico. Deve ter dado ênfase ao esforço dos seus jogadores. O Benfica em condições normais teria feito 3, 4 golos e teria ganho o jogo".

Adeptos não merecem resposta sobre futuro ou cabe a outra pessoa dar?

"Claro que me cabe a mim dar a resposta. Já me viu esconder das minhas decisões? Agora que ninguém me obrigue a comunicar decisões porque sou eu que decido os momentos. Não estou em condições de lhe responder. Na minha cabeça, desde que se começou a falar de hipóteses, só havia o ganhar e fazer o melhor. O respeito que o Benfica merece, que a minha profissão merece. Que ninguém toque aí, a não ser que seja algum idiota que o faça. Que ninguém toque por aí. Tenho o direito de me ter isolado. Não falei com ninguém de outro clube. Não falei com ninguém de nenhum clube. Não fazia sentido fazer outra coisa que não fosse concentrar-me. Não soa a despedida, soa ao respeito que tenho por eles, soa a uma defesa antecipada. O futebol tem estas coisas, eles serem criticados hoje parece-me de uma injustiça. Quando os critiquei depois do Casa Pia saiu-me da alma. Hoje quando é o dia em que se pensa que o Benfica terminará em terceiro é o dia em que tenho de os defender porque acho que o merecem. Não quero começar a próxima época castigado. Decidi ficar por aqui. Vou ficar por aqui. Já me sucedeu em Roma começar uma época com um castigo de uma época anterior. Não é uma boa situação. Não é bom. Por mim e pelo meu clube, calma. Só falta uma semana..."


Futebol

Atenção! Benfica define ex Manchester City como possível substituto de Trubin

Guarda-redes é visto como o alvo prioritário das águias para o caso do guardião ucraniano acabar por deixar o Clube da Luz neste verão

Ederson, ex Manchester City, pode voltar ao Benfica caso Anatoliy Trubin deixe a Luz no mercado de verão
Ederson, ex Manchester City, pode voltar ao Benfica caso Anatoliy Trubin deixe a Luz no mercado de verão

11 Jun 2026 | 17:09 |

Icon Comentário0

Ederson pode voltar ao Benfica caso Anatoliy Trubin deixe a Luz no mercado de verão. O guarda-redes brasileiro, atualmente com 32 anos e ligado ao Fenerbahçe até junho de 2028, volta a ser associado aos encarnados numa altura em que o futuro do internacional ucraniano está em aberto.


Em maio, o Glorioso 1904 adiantou que Ederson atravessava um período de insatisfação no clube turco, marcado pela crescente contestação dos adeptos e pela pressão em torno das suas exibições. Segundo o nosso Jornal, o guardião considera que Lisboa foi um dos pontos altos da sua carreira, tendo sido no Benfica que ganhou projeção internacional e se afirmou ao mais alto nível.


De acordo com a SIC Notícias, o eventual regresso de Ederson só avançará caso o Benfica venda Anatoliy Trubin. O ucraniano tem despertado forte interesse em Inglaterra, com Aston Villa e Tottenham Hotspur entre os principais candidatos à sua contratação.


Segundo avançou o jornalista Sam C, o emblema de Birmingham acompanha o internacional ucraniano nas últimas semanas e poderá avançar com uma proposta formal, numa altura em que o clube se prepara para uma possível saída de Emiliano Martínez, apontado à Juventus.

Já o Tottenham vê no guarda-redes do Benfica uma solução de futuro para a baliza e poderá beneficiar da ligação de Roberto De Zerbi ao jogador. O técnico italiano trabalhou com Trubin no Shakhtar Donetsk e é apontado como um admirador das suas qualidades.




Futebol

Após saída de Otamendi, 'grita-se' por nova liderança no Benfica: "Necessita-se experiência..."

Com a despedida do experiente defesa central, há vozes que pedem um novo general encarnado apesar da dupla talentosa entre António Silva e Tomás Araújo

João Manuel Pinto e Hélder Cristóvão, antigos centrais e capitães do Benfica, acreditam que é necessário continuar a existir uma figura igual a Nicolás Otamendi
João Manuel Pinto e Hélder Cristóvão, antigos centrais e capitães do Benfica, acreditam que é necessário continuar a existir uma figura igual a Nicolás Otamendi

11 Jun 2026 | 17:02 |

Icon Comentário0

A saída de Nicolás Otamendi para o River Plate obrigou o Benfica a acelerar a procura por reforços para o eixo defensivo. Com Tomás Araújo e António Silva como únicas opções consolidadas para o centro da defesa, os encarnados pretendem contratar dois centrais: um jogador experiente e outro com margem de progressão.


O adeus do internacional argentino deixa uma marca significativa no plantel. Além da qualidade exibida dentro de campo, Otamendi era uma das principais referências do balneário, acumulando o estatuto de capitão durante as últimas temporadas ao serviço das águias.


Os números ajudam a explicar a importância do defesa de 38 anos. Na última edição do campeonato, foi o jogador do plantel com mais duelos disputados e com uma das melhores taxas de sucesso, confirmando a influência que teve na consistência defensiva da equipa.


Em declarações ao jornal Record, João Manuel Pinto destacou precisamente essa característica do argentino. "Isto é próprio de jogadores sul-americanos, que têm esta forma de jogar, com intensidade e agressividade", afirmou o antigo capitão encarnado.

Também Hélder Cristóvão considera que o Benfica perde muito mais do que apenas um central. "O Benfica perde liderança, atitude e exemplo. Otamendi sempre deu tudo pelo Benfica e pela camisola que vestiu. E foi também um suporte para António e Tomás", referiu o antigo defesa das águias.


Hélder Cristóvão: "É preciso mais alguém para as outras provas"

Apesar da confiança depositada em António Silva e Tomás Araújo, ambos os antigos capitães consideram que a dupla necessita de concorrência e apoio de um jogador mais experiente. A ideia passa por acrescentar liderança e garantir maior profundidade ao plantel para todas as competições.

"Acredito que a dupla vai ser António e Tomás, embora o Benfica necessite de um central, com mais experiencia, que lhes faça sentir que o lugar não está seguro. Para o campeonato, os dois são suficientes, mas é preciso mais alguém para as outras provas", defendeu Hélder Cristóvão.

No mercado, um dos nomes mais bem posicionados é Jorge Cuenca. O central espanhol do Fulham, de 26 anos, agrada à estrutura encarnada e conhece bem Marco Silva, contudo a exigência milionária poderá impossibilitar o negócio. A capacidade de atuar com o pé esquerdo é vista como uma mais-valia importante para o futuro treinador das águias.

Além de Cuenca, o Benfica continua atento a outras soluções para o setor. Olivier Boscagli, atualmente no Brighton, voltou a ser associado aos encarnados, enquanto Tiago Gabriel, jovem internacional sub-21 português que representa o Lecce, também surge entre os jogadores referenciados para reforçar a defesa na próxima temporada.


Futebol

Um ano depois, Benfica continua à espera de dinheiro por Arthur Cabral

Emblema da Luz continua a aguardar o pagamento total pelo jogador que não conseguiu singrar durante a sua estadia de águia ao peito

Botafogo só pagou 1 milhão dos 12 milhões que acertou com o Benfica para a contratação de Arthur Cabral
Botafogo só pagou 1 milhão dos 12 milhões que acertou com o Benfica para a contratação de Arthur Cabral

11 Jun 2026 | 16:38 |

Icon Comentário0

Um ano depois da saída de Arthur Cabral para o Botafogo, continuam a surgir desenvolvimentos relacionados com a transferência do avançado brasileiro. O jogador deixou o Benfica a 9 de junho de 2025, numa operação avaliada em 12 milhões de euros fixos, aos quais poderiam acrescer mais 3 milhões mediante o cumprimento de objetivos.


No entanto, segundo informações agora reveladas no âmbito do processo de Recuperação Judicial do emblema carioca, o Botafogo terá liquidado apenas cerca de um milhão de euros do valor acordado com os encarnados. De acordo com o juiz Marcelo Mondego de Carvalho Lima, da 2.ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, o clube brasileiro mantém uma dívida de 11,1 milhões de euros ao Benfica.


A situação surge numa altura particularmente delicada para a SAD do Botafogo, que enfrenta dificuldades financeiras significativas após a gestão liderada pelo empresário norte-americano John Textor. Segundo os dados divulgados no processo, o passivo do clube ascende atualmente aos 214 milhões de euros. Apesar do atraso nos pagamentos, o Benfica continua salvaguardado numa eventual futura transferência do avançado, mantendo direito a 10 por cento da mais-valia de uma venda futura de Arthur Cabral.


Entretanto, os problemas do Botafogo não se ficam pela situação financeira. O clube brasileiro foi recentemente alvo do sexto transfer ban imposto pela FIFA, desta vez devido a uma dívida relacionada com a contratação de Lucas Villalba ao Nacional de Montevideu, concretizada em janeiro deste ano.

Além deste caso, o emblema carioca já acumulava outras cinco sanções semelhantes. Quatro delas estão relacionadas com dívidas pendentes junto de Atlanta United, Ludogorets, New York City e Zenit, referentes às transferências de Thiago Almada, Rwan Cruz, Santiago Rodríguez e Artur. A quinta punição resulta do incumprimento no pagamento de multas administrativas.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Benfica vê queixa dar frutos e CD castigado Porto em milhares de euros
Futebol

Benfica vê queixa dar frutos e CD castigado Porto em milhares de euros

11 Jun 2026 | 15:15

Icon Comentário0
Especulado no Benfica, César Peixoto está muito perto de rumar a Inglaterra
Futebol

Especulado no Benfica, César Peixoto está muito perto de rumar a Inglaterra

11 Jun 2026 | 14:36

Icon Comentário0
Vítor Pinto 'pressiona' Rui Costa e exige transparência no Benfica: "A grande dúvida é..."
Futebol

Vítor Pinto 'pressiona' Rui Costa e exige transparência no Benfica: "A grande dúvida é..."

11 Jun 2026 | 13:36

Icon Comentário0