Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Fenerbahçe de José Mourinho empatou, a uma bola, com o Manchester United, na passada quinta-feira, e o antigo treinador do Benfica acabou por tecer duras críticas à arbitragem. O técnico luso foi expulso da partida, por protestar de uma alegada falta de Ugarte sobre Osayi-Samuel e depois do apito final acabou mesmo por apontar o dedo ao juiz Clément Turpin.
"Disse-me uma coisa incrível. Disse que, ao mesmo tempo, conseguia ver o que se passava na área e a minha atitude no banco. Dou-lhe os parabéns, porque é absolutamente incrível! Durante o jogo, a 160 quilómetros por hora, tinha um olho no possível penálti e outro no meu comportamento. É a explicação que ele me deu. É por isso que é um dos melhores árbitros do Mundo", começou por afirmar o antigo técnico do Benfica.
Disse-me que conseguiu olhar para a área e para mim ao mesmo tempo
"Se jogarmos assim na liga turca, destruímos tudo. Jogámos contra uma equipa de nível mais elevado que o nosso. Na Premier League, há mais intensidade, velocidade, qualidade e tudo mais. Os meus rapazes fizeram um jogo fantástico. Em Inglaterra, vão falar da quantidade de jogadores do Man. United que não jogo, mas não sabem quantos dos nossos não jogaram. Temos quatro jogadores fora da lista da Liga Europa, temos lesões. Tivemos de acabar o jogo com um central à direita, um lateral-direito à esquerda, mas a nossa performance foi espetacular e não podia pedir mais deles", atirou José Mourinho.
"Fizeram golo numa situação em que sabíamos que eles podiam marcar, com os extremos muito rápidos e os médios a aproximar à área, mas acho que foi uma performance fenomenal", concluiu o treinador do Fenerbahçe.
Recorde-se que, José Mourinho esteve no comando técnico do Benfica durante uma única época, em 2000/2001, onde, em 11 jogos, conquistou seis vitórias. O timoneiro português passou ainda pelo rival do Norte, Porto, antes de rumar a aventuras europeias, como o Chelsea, Inter, Real Madrid, Manchester United, Tottenham.
Em 2023/24, José Mourinho esteve à frente da Roma, mas a sua passagem não foi bem-sucedida, resultando na sua saída a meio da temporada, depois de ter somado apenas 13 vitórias em 28 jogos. Atualmente, tenta reerguer a sua carreira no colosso turco, Fenerbahçe, onde já disputou 15 partidas, conseguindo oito vitórias, cinco empates e duas derrotas.
Confira aqui as declarções de José Mourinho:
Atleta esteve em evidência no triunfo da turma turca, por 1-0, na deslocação ao terreno do Lyon para a fase regular da Liga Europa
|
0Gedson Fernandes voltou a estar em altas no Besiktas. O médio formado no Benfica esteve em grande plano e foi decisivo na primeira vitória, por 1-0, do conjunto turco na fase regular da Liga Europa, na passada quinta-feira, na deslocação ao terreno do Lyon.
Num jogo onde também Rafa Silva e João Mário, atletas que abandonaram o Clube da Luz no último verão, marcaram presença no onze, acabou por ser o centrocampista de 25 anos a apontar o golo do triunfo. Aos 75’, e após uma belíssima assistência do antigo camisola 27 do Glorioso, Gedson Fernandes bateu o guardião da turma francesa e selou a vitória da equipa de Istambul.
Com este triunfo a turma onde alinham os antigos craques do Benfica passa a ocupar o 27º lugar com apenas três pontos somados. O Besiktas volta a entrar na próxima segunda-feira, 28 de outubro, num duelo com o Galatasaray, líder do campeonato turco.
No que toca a esta época, o antigo camisola 27 das águias, Rafa Silva, - avaliado em 14 milhões de euros - marcou presença em 14 embates: cinco na Liga Europa, oito na Liga Turca e um na TFF Super Kupa. Nos 1.210 minutos disputados, o avançado apontou cinco golos e fez quatro assistências. Gedson Fernandes – avaliado em 17 milhões de euros – leva 14 encontros pelo Besiktas: oito no campeonato nacional, cinco na Liga Europa e um na Supertaça. Nos 1.213 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o médio marcou sete golos e fez uma assistência.
Já João Mário, com a camisola do Besiktas, alinhou em sete partidas, onde somou 440 minutos, registando uma assistência. Ainda, de águia ao peito, o médio – avaliado em 3.8 milhões de euros – participou em dois jogos, somando um total de 155 minutos, sem contabilizar qualquer golo ou assistência.
Confira o golo de Gedson Fernandes frente ao Lyon:
Internacional grego tem sido habitual escolha de Bruno Lage para o ataque dos encarnados, mas as suas prestações não têm convencido
|
0A seca de golos de Vangelis Pavlidis continua sem fim à vista. O internacional grego, que rumou ao Clube da Luz, no último verão, vê agora o seu nome a ser comparado a alguns 'flops' que passaram pela equipa encarnada.
Vangelis Pavlidis enfrenta neste momento uma seca de golos ao serviço do Benfica. O internacional grego, foi contratado este verão para assumir a posição de ponta de lança, porém, atravessa um conhecido "problema" do passado que anteriores ocupantes da posição sofreram.
São alguns os avançados do Benfica, que aterraram em Lisboa por altos valores e não tiveram o melhor arranque por falta de golos. Casos como os do espanhol Raul de Tomas, do argentino Facundo Ferreyra, do ucraniano Roman Yaremchuk ou até mesmo Arthur Cabral como exemplo atual numa situação semelhante, uma vez que cheou da Fiorentina por cerca de 20 milhões de euros. Estes jogadores ficaram de certa forma marcados pelo preço que custaram aos cofres encarnados e aos poucos golos que apontaram.
Pavlidis chegou com o rótulo de melhor marcador da liga neerlandesa e está em branco há mais de um mês. A pressão tem subido sobre o camisola 14 que tem sido titular quer nas escolhas do atual técnico, Bruno Lage, como do ex treinador dos encarnados, Roger Schmidt. É considerado pelos adeptos, um jogador de qualidade e trabalhador na fase de construção dos adversários, porém estas características podem ser úteis e valorizadas em duelos em que a equipa ganha. Quando é derrotada como aconteceu frente ao Feyenoord, exige-se mais do ponta de lança, nomeadamente, o seu principal papel, fazer golos.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – avaliado em 25 milhões de euros – leva 11 encontros: sete na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Ao todo, nos 751 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o ponta de lança apontou dois golos e fez uma assistência.
Vangelis Pavlidis chegou ao Benfica no início da presente temporada, oriundo do AZ Alkmaar, a troco de 18 milhões de euros, mais 2 mediante a concretização de determinados objetivos. O internacional grego tem contrato com o Clube da Luz até junho de 2029 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
O Benfica – Rio Ave joga-se no próximo domingo, às 18h00, no Estádio da Luz. O jogo é relativo à nona jornada da Liga Portugal Betclic, onde a turma de Bruno Lage ocupa o terceiro lugar, com 16 pontos em sete partidas. O Sporting é primeiro (24 pontos em oito jogos) e o Porto segundo (21 ponto em oito embates).
Antigo atleta do Glorioso esteve em evidência na passada quinta-feira, 24 de outubro, ao apontar dois da sua equipa
|
0O duelo ente o Panathinaikos e o Chelsea, da Liga Conferência teve um jogador em evidência: João Félix. O craque formado no Benfica, que já tinha dado que falar antes do jogo, esteve em grande ao apontar dois golos.
Aos 22 minutos, numa transição rápida do Chelsea, João Félix só teve de encostar para o fundo das redes, depois de um belo passe de Mykhailo Mudryk. Já no segundo tempo, aos 55 minutos, o antigo jogador do Benfica bisou e mostrou estar um excelente momento de forma.
Com este triunfo – o oitavo em 13 jogos na presente temporada –, o Chelsea segue com seis pontos na Liga Conferência e é líder da prova, a par de outros oito emblemas. O emblema de João Félix volta a entrar em ação no próximo domingo, às 14h00, na receção ao Newcastle, em partida a contar para a nona jornada da Premier League.
Esta temporada, ao serviço do Chelsea, João Félix – avaliado em 30 milhões de euros – realizou oito encontros: cinco na Premier League, dois na Liga Conferência e um na Taça da Liga. Nos 373 minutos totalizados, o craque somou três golos e uma assistência.
Com a camisola do Benfica, João Félix realizou 43 partidas, nas quais apontou 20 finalizações certeiras e fez oito assistências, tendo conquistado o Campeonato Nacional (2018/19). O avançado haveria de rumar ao Atlético de Madrid e render aos cofres das águias uma verba recorde, 127 milhões de euros.
Confira os golos de João Félix:
• Panathinaikos – Chelsea (0-1):
Panathinaikos – Chelsea (0-3):