Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
16 Nov 2024 | 10:18 |
Na última sexta-feira, 16 de novembro, Orkun Kokçu veio a público deixar largos elogios ao antigo treinador Arne Slot, que orienta o pretendente do médio, Liverpool. As declarações do médio do Benfica não caíram muito bem e acabou a ser criticado por Marco Caneira, no programa Jogo Aberto, do SIC Notícias.
"Acaba por ser um desrespeito para a sua instituição, é um desrespeito ao Benfica. É importante que os jogadores possam falar muitas vezes e ter uma palavra importante para os adeptos, para o Benfica, mas neste caso estamos a tocar em pontos mais específicos", começou por criticar Marco Caneira.
Marco Caneira: Não é por haver um forcing que vai contratar
"Estamos em tocar num treinador que não é o seu treinador. Ele [Kokçu] está a tocar nesse ponto. Acho que são pontos sensíveis até, porque é deselegante, muitas vezes, que se toque nestas situações. Entendo que exista aqui uma perspetiva, talvez, de Kokçu que Arne Slot possa, novamente, vir buscá-lo e tente a sua contratação. Se assim for, acho que um clube tão grande, onde está Arne Slot, não precisa desta comunicação. Não é por haver um forcing que vai contratar", prosseguiu o comentador da SIC Notícias, 'apontando o dedo' ao comportamento do camisola 10 do Benfica.
"Entendo que foi um desrespeito não só pelo Benfica, pelos colegas de equipa, por Bruno Lage também (...) Na minha opinião, não entendo que seja muito correto, não fica muito bem. Não é um grande problema, mas são afirmações que não ficam bem para Kokçu", completou Marco Caneira.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Orkun Kokçu – atualmente avaliado em 28 milhões de euros – marcou presença em 13 embates: três na Liga dos Campeões, nove na Liga Portugal Betclic e um na Taça da Liga. Nos 956 minutos totalizados, o camisola 10 fez o gosto ao pé por quatro ocasiões somando ainda três assistências. Ao todo, com a camisola dos encarnados, o turco contabiliza 56 partidas, 11 golos e 14 assistências.
Orkun Kokçu, recorde-se, chegou ao Benfica no mercado de verão de 2023, oriundo do Feyenoord, sendo a contratação mais cara da história do Clube da Luz. O internacional turco tem contrato com os encarnados até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.
Focados no que resta da temporada, Direção encarnada, liderada pelo dirigente máximo, define os passos futuros sobre mercado de transferências
09 Fev 2026 | 03:00 |
O Benfica decidiu adiar a contratação de Nahuel Herrera. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal adianta que os encarnados pretendem aguardar pelo mercado de verão, a fim de retomar as negociações com o Peñarol. Pelo que se sabe, a decisão foi tomada por Rui Costa, presidente das águias.
Pelo que o Glorioso 1904 apurou, junto de fonte próxima, o Clube da Luz não pretende desviar as atenções dos objetivos que restam da temporada e, com isso em mente, a Direção das águias, liderada por Rui Costa, pretende adiar todos os temas relacionados com o mercado para o verão, nomeadamente o dossiê relacionado com Nahuel Herrera.
Como é conhecimento do nosso Jornal, o defesa uruguaio foi identificado pelo Benfica durante o mercado de inverno, porém as águias não conseguiram chegar a um acordo com o Peñarol, o que acabou por atrasar a finalização do negócio pelo futebolista de 21 anos.
No entanto, sabe o Glorioso 1904, em exclusivo, que Herrera ainda está nos planos do Benfica e, ao que tudo indica, as águias vão retomar as negociações na reabertura do mercado de verão, de forma a preparar a nova época da melhor forma possível. O defesa é visto como um possível substituto de Nicolás Otamendi, que está em final de contrato.
Nesta temporada, com a camisola do Peñarol, Nahuel Herrera — avaliado em 4,5 milhões de euros — realizou 40 jogos: 30 na Liga Uruguaia, oito na Copa Libertadores e dois na Taça do Uruguai. Nos 3.448 minutos em que esteve em campo, o jovem defesa-central, de apenas 21 anos, marcou dois golos.
Na noite deste domingo, 8 de fevereiro, formação vermelha e branca somou mais três pontos na Liga Portugal Betclic, com mais um golo ao cair do pano
08 Fev 2026 | 22:36 |
Sofrer até ao fim e de coração nas mãos. Na noite deste domingo, 8 de fevereiro, a equipa do Benfica teve de suar para vencer, em pleno Estádio da Luz, o Alverca, por 2-1. Andreas Schjelderup e Anísio Cabral fizeram a diferença pelas águias. Confira a história do jogo.
Anatoliy Trubin, Sidny Cabral, Tomás Araújo, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro, Gianluca Prestianni, Rafa Silva, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis foram as opções iniciais de José Mourinho. No decorrer da partida, o técnico português ainda lançou Georgiy Sudakov, Bruma, Anísio Cabral, António Silva e Enzo Barrenechea.
A jogar em casa, perante os seus adeptos, as águias entraram mais fortes e foram criando várias oportunidades de golo. À passagem do minuto 15, Schjelderup encontrou o caminho da baliza e inaugurou o marcador para o Benfica. No entanto, contra a corrente, o Alverca conseguiu chegar ao empate, que persistiu até ao intervalo.
No segundo tempo, a equipa de José Mourinho entrou decidida em dar uma resposta diferente. Apesar das oportunidades criadas, os golos continuaram a não surgir. Contudo, vale a pena recordar que o Benfica ainda viu um golo ser anulado e o árbitro não assinalou uma grande penalidade, por falta sobre Rafa Silva. Até que, na reta final, Anísio Cabral voltou a saltar do banco e a dar o triunfo às águias.
Com este resultado, o Benfica reforça a sua posição no campeonato e fica a aguardar pelo resultado que sair do Clássico desta segunda-feira, 9 de fevereiro, entre Porto e Sporting. Ao fim de 21 jornadas da Liga Portugal Betclic, o Clube da Luz segue na terceira posição, com 49 pontos, à espera de um deslize dos rivais.
Em declarações à imprensa nacional, antigo trinco dos encarnados falou da sua passagem pela Luz e ainda elogiou ex-colegas de equipa
08 Fev 2026 | 14:49 |
Regressar ao Benfica faz parte dos planos de Florentino Luís. Numa entrevista recente, o antigo craque das águias falou sobre a sua adaptação ao Burnley, o regresso de Rafa Silva e ainda recordou com quem fez a melhor dupla, quando vestiu o Manto Sagrado.
Florentino Luís: "Regressar é algo de que eu gostaria para mim e para a minha família no futuro, porque tenho muito carinho pelo Benfica"
"Sim, fiquei contente por ele e pelo Benfica, ambos vão desfrutar", começou por dizer o ex-futebolista dos encarnados, quando questionado sobre o regresso do internacional português, que ambiciona a sua primeira titularidade frente ao Alverca, clube que o formou.
"O Rafa é um grande jogador que marca muitos golos e faz muitas assistências e regressar é algo de que eu gostaria para mim e para a minha família no futuro, porque tenho muito carinho pelo Benfica", assumiu Florentino Luís, em declarações ao jornal A Bola.
Florentino Luís: "Era fácil jogar com ele, entendíamo-nos muito bem, sabíamos o que um queria e o outro queria. Complementávamo-nos muito bem"
"Sim, tivemos uma conexão muito boa durante aquele ano da Champions. Fomos muito longe. Ele saiu a meio da época… Era fácil jogar com ele, entendíamo-nos muito bem, sabíamos o que um queria e o outro queria. Complementávamo-nos muito bem", referiu o português, ao revelar que Enzo Fernández foi a melhor dupla da sua carreira.
No entanto, não esqueceu os restantes companheiros de equipa, com quem dividiu as tarefas no meio-campo encarnado: "No Benfica, todos foram especiais, o João Neves, o Chiquinho, o Enzo, até o Samaris. Foram todos grandes jogadores com quem aprendi coisas diferentes".