
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Al Musrati, médio do Besiktas, está na lista de dispensas do clube. O internacional líbio jogou sete temporadas e meia em Portugal com passagens no Vitória de Guimarães, Rio Ave e, com mais destaque, no Braga. Agora, graças ao interesse do emblema turco em continuar a reforçar o plantel, e de olho em Kerem Aktürkoğlu, do Benfica, o jogador poderá estar na porta de saída do clube de Istambul.
O Besiktas está muito ativo no mercado. Além do Orkun Kökçü, a transferência mais cara da história do clube, os turcos contrataram também Jurasek, ao Benfica, e Tammy Abraham. Os responsáveis do emblema onde atua Rafa Silva olham agora para a possível saída saídas de Al Musrati, que já havia sido emprestado ao Mónaco na segunda metade da temporada passada.
Segundo a imprensa turca, Kerem Aktürkoğlu é um dos alvos prioritários do Besiktas e vê com bons olhos uma transferência para o novo clube de Orkun Kökçü. Devido a este interesse, e sabendo que o Benfica já esteve perto de contratar Al Musrati no passado, o emblema da Turquia quer incluir o médio no negócio do extremo, tendo feito chegar à Luz uma proposta na casa dos 12 milhões de euros, mais dois jogadores, sendo um deles o ex-Braga.
Ainda assim, esta proposta não deverá ser suficiente para convencer o Benfica a libertar Kerem Aktürkoğlu e os turcos terão que subir a parada se quiserem contar com o extremo. É desconhecido que exista qualquer tipo de interesse por parte dos encarnados em contar com Al Musrati para a próxima temporada, já que a posição de médio defensivo está, neste momento, recheada com Florentino, Aursnes, Manu Silva e, mais recentemente, Enzo Barrenechea.
Em 2024/2025, Al Musrati - avaliado em 8 milhões de euros - jogou por dois clubes: o Besiktas e o Mónaco (por empréstimo). Ao todo, o médio completou 36 jogos: 16 na Liga Turca, 10 na Ligue 1, oito na Liga Europa, um na Liga dos Campeões e um na Supertaça da Turquia. O atleta contabilizou 2.227 minutos e anotou três golos e uma assistência.
Com a pré-temporada a decorrer, e de olho na Supertaça, encarnados aceleram alguns dos principais processos a fechar neste defeso
|
Com a contratação de Enzo Barrenechea, que já está em Lisboa para assinar com o Benfica, Rui Costa riscou a posição de médio defensivo da lista de prioridades para o resto do mercado. O objetivo agora é fechar um extremo-direito para colmatar a saída de Ángel Di María e as águias têm um alvo definido.
Apesar de se tratar de um negócio complicado, o Benfica definiu Anis Hadj-Moussa como prioridade para essa posição. A posição ficou 'deserta' desde a saída de Di María e, neste momento, Bruno Lage tem à disposição vários jogadores para a ala esquerda: Andreas Schjelderup, Kerem Aktürkoğlu e Bruma. Há, ainda, a incógnita de Prestianni, que, embora desempenhe funções mais avançadas no terreno, costuma jogar pelo centro.
Segundo informações avançadas em exclusivo pelo Glorioso 1904, Rui Costa não vai ultrapassar a fasquia dos 20 milhões de euros para garantir Anis Hadj-Moussa e definiu esse mesmo valor como o limite a gastar. O Presidente do Benfica não quer cometer nenhuma loucura, já que as finanças da SAD estão ainda dependentes de uma qualificação para a Liga dos Campeões, disputada no início de agosto.
Rui Costa tem ainda alguns dossiês por resolver. Além do tão desejado Richard Ríos, do Palmeiras, falta ainda saber qual será o futuro das negociações por João Félix, que, segundo a imprensa nacional, é um dos alvos prioritários das águias. Está ainda em cima da mesa a hipótese de contratar um segundo ponta-de-lança para rivalizar com Pavlidis e, em caso de haver mais saídas, o Benfica voltará ao mercado para se reforçar.
Na temporada 2024/2025, o alvo prioritário do Benfica esteve ao serviço dos neerlandeses do Feyenoord. Anis Hadj Moussa - avaliado em 14 milhões de euros - marcou presença em 43 encontros: 30 na Eredivisie, 11 na Liga dos Campeões e dois na Taça dos Países Baixos. No total, o extremo registou 2.947 minutos, tendo apontado 11 golos e ainda três assistências.
Jogador que brilhou com o Manto Sagrado deve mudar de emblema num futuro próximo e há algumas opções em cima da mesa, mas futuro está em aberto
|
João Mário não deve continuar no Besiktas. De acordo com as últimas informações, o emblema turco – que se quer reforçar no Benfica – não conta com o antigo internacional português e já terá informado o atleta sobre essa decisão, indicando ao mesmo que deve procurar uma solução para o seu futuro.
Nas últimas semanas, João Mário tem sido associado a uma possível mudança para a Arábia Saudita. Se financeiramente a proposta pode ser bastante atrativa para o jogador, resta saber se o médio pretende rumar à liga onde atua Cristiano Ronaldo. O atleta de 32 anos tem contrato até junho de 2027.
Na polémica despedida do Benfica, João Mário fez questão de deixar um agradecimento aos adeptos: “É sempre difícil despedires-te de uma casa onde estiveste muito tempo, onde tiveste uma grande afeição, onde toda a gente te tratou bem. Toda a gente no Benfica me tratou muito bem, desde o primeiro dia”.
Em 2024/25, com a camisola do Besiktas, João Mário – avaliado em 2,1 milhões de euros – realizou 37 encontros: 27 no Campeonato Nacional, seis na Liga Europa, quatro na Taça da Turquia. Nos 2.104 minutos que disputou, o antigo internacional português marcou sete golos e fez quatro assistências.
Apesar de fazer toda a formação no Sporting, foi no Benfica que João Mário teve maior destaque. Durante três temporadas, o médio entrou em campo 149 vezes, marcou 36 golos e ainda fez 23 assistências. O atleta de 32 anos foi peça fundamental na equipa orientada por Roger Schmidt, campeã em 2023, e acabou a temporada com 23 golos, tendo sido o segundo melhor marcador do plantel, atrás apenas de Gonçalo Ramos.
Atleta não serviu para o técnico alemão, mas pode protagonizar uma transferência de muito milhões de euros neste mercado de transferências
|
Diego Moreira está nos planos da Atalante. O extremo formado no Benfica - que pode vir a perder um atleta da mesma posição -, que agora representa o Strasbourg, interessa ao emblema italiano, sendo visto com um possível sucessor de Ademola Lookman, que deve rumar a outras paragens, tendo inúmeros emblemas do futebol europeu no seu encalce.
Segundo informações que chegam vindas de Itália, o Strasbourg está a pedir uma verba a rondar os 20 milhões de euros pelo atleta formado no Benfica, sendo que as águias terão direito ao mecanismo de solidariedade da FIFA. Contas feitas, os encarnados podem faturar 1 milhão de euros.
Depois de ter rumado ao Chelsea em 2023, Diego Moreira passou por momentos complicados. O extremo foi cedido ao Lyon, mas nunca se conseguiu afirmar. Em 2024, o emblema inglês ‘vendeu’ o atleta ao Strasbourg, por 8,5 milhões de euros, algo que se veio a revelar uma decisão acertado.
No Benfica, e depois de até ser aposta inicial de Roger Schmidt até em partidas da Liga dos Campeões, Diego Moreira recusou renovar contrato com o Clube da Luz, o que fez com que o jovem atleta não fosse mais utilizado pelo técnico alemão, acabando mesmo por assinar pelo Chelsea na época seguinte.
Na temporada 2024/25, ao serviço do Strasbourg, Diego Moreira - avaliado em 18 milhões de euros – foi aposta em 34 partidas: 32 na Ligue 1 e duas na Copa de França. O antigo atacante do Benfica somou 2.688 minutos, sendo que apontou dois golos e oito assistências pelo emblema francês.