Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
20 Nov 2025 | 08:05 |
Luís Pedro Ferreira defende que a lesão grave de Dodi Lukebakio é uma oportunidade para Andreas Schjelderup – que tem obstáculo dos grandes pela frente – e Gianluca Prestianni mostraram serviço no Benfica. O jornalista considera, ainda, que a necessidade da ida ao mercado por um extremo ganha particular urgência.
Luís Pedro Ferreira: “Ida ao mercado não pode ser vista como capricho de Mourinho”
“Os últimos dias deixaram claro, em todo o caso, que a necessidade de investir no mercado de janeiro já não pode ser vista como um capricho de Mourinho, antes uma necessidade absoluta para o Benfica”, começa por afirmar Luís Pedro Ferreira, num artigo de opinião no jornal A Bola.
O jornalista defende que a ausência prolongada do ex-Sevilha obriga a medidas urgentes: “Se a limitação de extremos já parecia inequívoca quando existia disponibilidade total de Dodi Lukebakio, a lesão grave agora sofrida pelo internacional belga obriga a SAD liderada por Rui Costa a procurar no mercado alguém com características semelhantes”.
Luís Pedro Ferreira: “Schjelderup até pode ter uma oportunidade inesperada”
“Pela imprevisibilidade e rapidez que o esquerdino ex-Sevilha dá ao jogo, por ser um jogador que desequilibra como ninguém no plantel, ainda que o perfil diferenciado seja tantas vezes prejudicado pela falta de eficácia na tomada de decisão”, acrescenta Luís Pedro Ferreira, abordando as características de Dodi Lukebakio.
“Andreas Schjelderup até pode ter aqui uma oportunidade inesperada de evitar que esta condenação num tribunal de Copenhaga confirme também uma sentença desportiva por cumprir na reabertura da janela de transferências. Para Gianluca Prestianni, que vem da estreia na seleção principal da Argentina, mas também tarda em dar o salto qualitativo, pode ter chegado o momento do tudo ou nada”, finaliza Luís Pedro Ferreira.
Jovem de 21 anos foi condenado pela partilha de conteúdo sexual de menores, mas as más notícias podem não ficar por aqui
20 Nov 2025 | 07:41 |
Andreas Schjelderup foi, na passada quarta-feira, condenado a 14 dias de prisão com pena suspensa pela partilha ilegal de um vídeo com conteúdo sexual de menores de idade. Porém, o pesadelo do extremo do Benfica pode não ficar por aqui e há um obstáculo no futuro: Campeonato do Mundo de 2026.
A Noruega irá marcar presença no grande certame do futebol mundial, nos Estados Unidos, e Andreas Schjelderup tem sido presença assídua nas convocatórias. Porém, dado que o extremo do Benfica passa agora a ter cadastro, as autoridades norte-americanas podem complicar a sua presença na competição.
Em declarações ao jornal Record, Sampaio e Nora defende que, neste tipo de provas, as organizações, como a FIFA, chegam a entendimentos com os países organizados (Estados Unidos) para evitar problemas de maior, acreditando que Andreas Schjelderup pode, pelo menos neste aspeto, respirar de alívio. Todavia, este não é um dado adquirido.
No que à vertente desportiva diz respeito, o extremo do Benfica, que tem tido vida complicada com José Mourinho, viu abrir-se uma janela de oportunidade. Com a lesão grave de Dodi Lukebakio e a janela de transferências a abrir-se apenas em janeiro, o jovem pode mostrar serviço ao técnico dos encarnados.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Andreas Schjelderup – avaliado em 15 milhões de euros – leva 17 encontros disputados: nove na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Nos 815 minutos em que esteve em ação, o extremo marcou dois golos e fez duas assistências.
Internacional belga enfrenta longo tempo de paragem e só volta em março de 2026, o que limita bastante as escolhas de José Mourinho
20 Nov 2025 | 07:20 |
A lesão grave de Dodi Lukebakio terá consequências imediatas no Benfica. O Clube da Luz já tinha definido a necessidade de ir ao mercado contratar dois extremos, para lá do lateral-esquerdo. Agora, perante o longo tempo de paragem do belga, essa missão reveste-se de uma urgência ainda maior.
As previsões iniciais para o regresso de Dodi Lukebakio apontam para março de 2026, ou seja, cerca de três meses de paragem. Assim sendo, Rui Costa, juntamente com a estrutura de futebol do Benfica, entende que é agora ainda mais premente oferecer a José Mourinho dois extremos diferenciadores.
Ao dia de hoje, para a posição de extremo, José Mourinho conta com Andreas Schjelderup, Gianluca Prestianni e João Rego. Fredrik Aursnes pode atuar no lugar de Dodi Lukebakio, mas trata-se de uma adaptação. Há, ainda, Ivan Lima, jovem extremo da formação do Benfica, que tem treinado com a equipa principal.
Lembrar que o Benfica continua muito atento ao dossiê de Rafa Silva, pese embora as negociações com o Besiktas não se avizinhem como nada fáceis. Os encarnados pretendem o regresso do jogador, mas não estão disponíveis para fazer uma proposta ao emblema turco. Rui Costa quer o extremo de 32 anos a custo zero.
Outro dado a ter em conta é que, conforme revelado no Exclusivo Glorioso 1904 desta quinta-feira, 20 de novembro, o Benfica não tem uma enorme disponibilidade financeira para o mercado de inverno. A estratégia desejada pelas águias é colocar em prática o que aconteceu no defeso de janeiro de 2025.
Novela em torno da saída do extremo de 32 anos do Besiktas continua a dar que falar e agora há um novo protagonista em ação
20 Nov 2025 | 07:03 |
O Club Brugge terá entrado na corrida por Rafa Silva. Segundo informações avançadas pela imprensa turca nas últimas horas, o próximo adversário do Sporting na Liga dos Campeões está muito interessado no extremo de 32 anos Besiktas e pode mesmo desviar o atleta de um regresso Benfica.
O trunfo jogado pelo Club Brugge é que os belgas estarão na disposição de oferecer alguns milhões ao Besiktas por Rafa Silva. Ao que tudo indica, uma proposta oficial chegará ao emblema turco nas próximas semanas. Resta saber de que valores poderemos estar a falar, sendo que Serdar Adal já definiu quanto quer receber.
Lembrar que, apesar de desejar o regresso de Rafa Silva, o Benfica não está disponível para ter qualquer custo com a operação. Por outras palavras, Rui Costa pretende receber o jogador a custo zero, o que, pelas últimas tomadas de posição públicas do Besiktas, parece bastante complicado.
Por outro lado, e no que à proposta apresentada a Rafa Silva diz respeito, o Benfica está na disposição de colocar em cima da mesa valores muito semelhantes aos que ofereceu ao extremo aquando da sua saída das águias, em 2024. O atleta de 32 anos seria um dos mais bem pagos do plantel.
Rafa Silva – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Benfica durante oito temporada (2016/17 a 2023/24), tendo custado aos cofres das águias 16 milhões de euros. Ao todo, o antigo internacional português contabilizou números impressionantes com o Manto Sagrado: 326 jogos, 94 golos, 67 assistências e oito títulos, entre os quais três Campeonatos Nacionais.