Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A Suíça entrou em campo, na passada segunda-feira, dia 18 de novembro, com a certeza de que tinha descido à Liga B da competição, contudo, queria limpar a sua imagem, depois de uma fase de grupos para esquecer. A seleção helvética, que contou com Zeki Amdouni, do Benfica, no onze inicial deslocou-se até Espanha, para medir forças com a La Roja, na sua despedida da Liga das Nações, edição de 2024.
A partida que decorreu em Tenetife, solo espanhol, no Estádio Heliodoro Rpdríguez López, terminou com a vitória da seleção da casa venceu por 3-2.Já com o primeiro lugar e consequente apuramento garantido, o selecionador espanhol promoveu mexidas na equipa e lançou os jogadores que ainda não tinham jogado. O selecionador apresentou uma equipa rotativa, que contou com a titularidade de Alejandro Grimaldo que, passou pela Luz entre 2016 e 2023. No lado suíço, o técnico decidiu apresentar um onze com algumas mudanças, comparada à equipa que defrontou a Sérvia.
O encontro foi pautado pelo domínio da armada espanhola, que apesar de já a qualificação resolvida, quis dar espetáculo aos seus apoiantes. A partida começou melhor para a seleção local que, no meio de tantas oportunidades de abrir o marcador, teve de esperar até ao minuto 32 para a gritar golo. O tento surgiu dos de Yeremi Pino, numa recarga, após uma grande penalidade não convertida por Pedri. A Espanha foi para o intervalo a vencer pela margem mínima.
No início da segunda, o encontro começou sem Zeki Amdouni, que foi substituído ao intervalo, depois de ter começado o encontro a titular. Os uíços entraram com uma mentalidade diferente e ainda empataram aos 63 minutos, fruto do golo de Joel Monteiro, no entanto a Espanha precisou de apenas cinco minutos para recuperar a vantagem, ao beneficiar do remate certeiro de Bryan Gil. Zeqiri, que tinha entrado para o lugar de Amdouni, voltou a empatar a partida, mas Zaragoza sentenciou a partida em 3-2, nos descontos do jogo.
Depois de finalizada a última pausa internacional de 2024, Amdouni está de regresso aos treinos do Benfica, que está a preparar o encontro do próximo sábado, dia 23 de novembro, contra o Estrela Amadora, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Após um golaço feito frente à Sérvia, é possível que o suíço espreite a titularidade no encontro da prova rainha.
Defesa central do Clube da Luz fez parte das escolhas inicias do Selecionador Nacional no duelo diante da Croácia para a Liga das Nações
|
0Roberto Martínez esclareceu a estreia de Tomás Araújo. Na passada segunda-feira, 18 de novembro, a Seleção Nacional viajou até à Croácia para defrontar a formação orientada por Zlatko Dalic, num jogo válido para a sexta jornada do grupo 1 da Liga da Nações A 2024/25. O defesa central do Benfica foi titular e realizou 63 minutos, tendo saído lesionado.
Roberto Martínez: Voltou a fazer um bom estágio e é um jogador com muita personalidade
"O Tomás Araújo teve azar no último estágio. Trabalhou muito bem, mas teve um problema. Voltou a fazer um bom estágio e é um jogador com muita personalidade. É um dia perfeito para a sua estreia. Estreia merecida. Está a fazer uma época muito boa", começou por dizer Roberto Martínez, em declarações à RTP3.
"Hoje vai jogar contra uma equipa que tem muitos bons movimentos no ataque e de uma intensidade muito grande. Estou muito contente pelo Tomás. É muito merecido", realçou o selecionador nacional.
Vale a pena destacar que Roberto Martínez foi a jogo com o seguinte onze inicial: José Sá, Nélson Semedo, Tomás Araújo, Renato Veiga, Nuno Mendes, João Cancelo, Vitinha, João Neves, Otávio, Rafael Leão e João Félix. O número 4 e também defesa central das águias, António Silva, não saiu do banco.
Após o empate a uma bola com os croatas, a Equipa das Quinas passou para a fase seguinte da Liga das Nações A e terminou o grupo 1 com 14 pontos, á frente da seleção da Croácia que acabou com oitos pontos. Escócia e Polónia ficaram de fora dos quartos de final, com 7 e 4 pontos, respetivamente.
Na presente época, pelo Benfica, Tomás Araújo - atualmente avaliado em 15 milhões de euros - já alinhou em 12 partidas (Famalicão, Casa Pia, Estrela da Amadora e Boavista, Gil Vicente, Atlético de Madrid, Pevidém, Feyenoord, Rio Ave, Farense, Bayern Munique e Porto), somando 1.072 minutos e dando excelente conta de si.
Antigo internacional português, que fez 65 jogos pelo Glorioso, analisou a vinda do futebolista para a formação de Bruno Lage
|
0Abel Xavier, ex-jogador do Benfica, abordou, no programa da passada segunda-feira, na CNN Portugal, o regresso de Renato Sanches ao Clube da Luz. O antigo internacional luso acabou por revelar que considera que o médio emprestado às águias pelo PSG está "um pouco pesado".
"Não estou dentro da estrutura nem sei qual é o trabalho que estão a fazer com o Renato, mas, em termos de linguagem corporal, noto o Renato ainda um pouco pesado", começou por dizer o antigo jogador.
Abel Xavier - Noto o Renato Sanches ainda um pouco pesado
"Acho que ele teve, no passado, um momento de massa de trabalho que precisa de transformar e deve ganhar mais fibras rápidas para poder estar apto para trabalhar com mais intensidade, é isso que lhe vai dar a progressão explosiva com bola. Acho que lhe tem faltado essa componente", acrescentou Abel Xavier.
"Renato está forte, embora ainda não tenha a força específica que o caracteriza. Isso pode ser recuperado com mais jogos e os jogos em si, como aconteceu com o Bayern, não lhe trouxeram vantagens", concluiu o antigo internacional português.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Renato Sanches – atualmente avaliado em 6,5 milhões de euros – marcou presença em sete encontros: Estrela da Amadora, Moreirense, Feyenoord, Rio Ave, Santa Clara, Farense e Bayern Munique. Ao todo, o craque soma 227 minutos dentro das quatro linhas.
Com o Manto Sagrado e antes de rumar ao Bayern Munique por 35 milhões de euros, em 2016, Renato Sanches realizou 35 partidas, marcou dois golos (Académica e Vitória de Guimarães), fez uma assistência (Porto) e conquistou um Campeonato Nacional (2015/16) e uma Taça da Liga (2015/16).
Janela de transferências de inverno está aí à porta e já se sabe qual o setor que vai ter especial atenção dos dirigentes encarnados
|
0A imprensa nacional confirma o Exclusivo Glorioso 1904 desta terça-feira, 19 de novembro. Segundo adianta o jornal desportivo Record, Rui Costa estará mesmo a estudar reforçar a ala direita das águias, uma vez que Issa Kaboré não convence e Alexander Bah não 'põe' fim ao calvário de lesões.
"As águias preparam-se para avançar para a contratação de um defesa-direito no mercado de janeiro. Esse é um cenário que tem sido discutido internamente pois é considerado essencial a existência de uma alternativa válida a Bah, quando este não estiver fisicamente disponível", pode ler-se na edição de hoje do diário acima referido.
Esta novidade acaba por corroborar a informação adiantada em Exclusivo pelo Glorioso 1904. O nosso Jornal conseguiu apurar que Rui Costa prepara-se para atacar o mercado de inverno por um substituto à altura de Bah. No entanto, o Presidente não deverá 'entrar em loucuras' por um novo reforço.
Importa recordar que, o Benfica já terá iniciado contactos para fazer regressar Kaboré ao Manchester City. O defesa internacional pelo Burkina Faso não encheu o olho a Bruno Lage e as águias pretendem devolver o lateral antes do fim do empréstimo.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Alexander Bah – atualmente avaliado em 13 milhões de euros – foi opção em 12 encontros: oito na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões e um na Taça da Liga. Nos 961 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o defesa direito de 26 anos leva duas assistências e um golo.
Já Issa Kaboré – atualmente avaliado em 10 milhões de euros – realizou apenas cinco encontros com a camisola do Benfica. Nos 192 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 23 anos não deixou as melhores indicações, sendo que Bruno Lage acabou mesmo por adaptar Tomás Araújo a lateral-direito para o jogo diante do Boavista, no Bessa.