
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
14 Fev 2025 | 12:08 |
Há exatamente 37 anos, nascia uma estrela na cidade de Rosário, na Argentina. Dia 14 de fevereiro de 1988 – para alguns Dia dos Namorados – um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei, e pelo Benfica, celebra mais um ano de vida. Ángel Fabián Di María Hernández, mais conhecido como ‘El Fideo’, ou pelos Benfiquistas, ‘Di Magia’, tornou-se um verdadeiro craque dentro das quatro linhas.
Com apenas 17 anos, o jovem Di María iniciou a sua carreira profissional no futebol no Rosario Central (2005), quando foi promovido dos escalões de formação para a equipa principal. Em 2007, após as belas exibições do albiceleste no Mundial Sub-20 – que a Argentina acabou por conquistar – e de ter apontado três golos para a sua cota pessoal, o extremo chamou a atenção de grandes clubes da Europa. Pelo emblema argentino chegou a fazer 39 jogos e marcou seis golos e duas assistências.
Após diversas sondagens, 'Di Magia' acabou por assinar pelo Benfica por 8 milhões de euros. A função do extremo, naquela altura, era substituir o craque Simão Saborosa – que tinha acabado de partir para o Atlético de Madrid. E que tiro certeiro. Di Maria convenceu o na altura treinador do Benfica, Fernando Chalana, e em pouco tempo conquistou a titularidade. Nessa temporada de estreia (2007/2008), realizou 45 jogos onde marcou um golo e cinco assistências. No entanto, foi na época de 2009/2010, nas mãos de Jorge Jesus, que ‘El Fideo’ deu o verdadeiro salto. Ao fim de mais de 100 jogos de águia ao peito, transferiu-se para o clube merengue, o Real Madrid, por 33 milhões de euros.
Além do Real Madrid, o internacional argentino jogou em diversos colossos do futebol mundial, tais como o Manchester United, o PSG e a Juventus. Em Espanha realizou 190 jogos, nos quais apontou 36 tiros certeiros e 85 assistências entre 2010 e 2014. Em Inglaterra (2014/2015) colocou no seu vasto currículo mais 32 jogos, quatro tentos e 11 passes para golo. Depois defendeu o escudo parisiense durante seis anos – clube onde passou mais tempo. Lá concretizou 295 partidas, 93 golos e 119 assistências. Por fim, antes de regressar para o Benfica, passou por Turim e lá deixou a sua marca, com mais 40 duelos, oito tiros certeiros e sete passes para golo. Ao longo de toda a sua carreira foi internacional pela seleção argentina, onde realizou 145 jogos e balançou as redes por 31 ocasiões e deu a marcar por outras 32.
Com tantos anos de ‘contrato’ com o futebol, vem um vasto palmarés. Di Maria, com a seleção, conquistou uma Finalíssima (marcou um golo), duas Copas Américas – uma delas com golo decisivo na final – e um Mundial, também com golo na final. Nas camadas jovens, venceu um Jogos Olímpicos e um Mundial sub20. Em termos domésticos, venceu títulos em Portugal – um Campeonato, uma Supertaça e três Taças da Liga -, em Espanha – uma Liga espanhola, uma Supertaça de Espanha e duas ‘Copa del Rey’ – e, por fim, em maior abundância, em França com cinco títulos da Ligue 1, quatro Supertaças, cinco Taças de França, e quatro Taças da Liga de França. Por último, mas (claramente) não menos importante conquistou uma Liga dos Campeões e uma Supertaça europeia – em 2013/2014 quando jogava ao serviço do Real Madrid.
Agora, de regresso a casa, ‘Di Magia’ conta já com – quase – mais duas épocas nos pés, onde realizou, até ao momento, 80 jogos, 31 golos e 20 assistências. Neste momento, infelizmente, contraiu uma lesão muscular e estará de fora durante um mês.
Rendido aos adeptos que estiveram no Estádio Algarve, um dos reforços de Rui Costa garantiu que foi um triunfo justo e destacou trabalho colectivo
01 Ago 2025 | 16:52 |
Acabado de chegar ao Benfica, para lutar com Florentino por uma vga no onze de Bruno Lage, Enzo Barrenechea foi um dos destaques no encontro entre o Sporting - Benfica (1-0). No final do encontro, o novo reforço dos encarnados estava claramente orgulhoso pela conquista e com a estreia de águia ao peito.
Enzo Barrenechea: “Estou muito feliz, era importante arrancarmos com uma vitória e um troféu”
Após o apito final de Fábio Veríssimo, o novo camisola 5 das águias comentou o primeiro triunfo oficial da temporada, onde salientou que este resultado é importante para todos os elementos dos encarnados: “Estou muito feliz, era importante arrancarmos com uma vitória e um troféu”.
Além disso, Barrenechea fez questão de destacar o empenho do colectivo, deixando algumas palavras de apreço também aos Benfiquistas que se fizeram ouvir nas bancadas: “Creio que o grupo e os adeptos mereciam. As primeiras sensações são muito lindas. Um grupo incrível, um clube muito grande, com adeptos que nos apoiaram durante 90 minutos”.
Enzo Barrenechea: “Todos sabemos da importância que tem fora e dentro de campo. É um exemplo”
Ainda sobre o desfecho do encontro, o centrocampista, que chegou por empréstimo do Aston Villa, destacou a importância de ganhar a Supertaça: “Vinha sem ritmo, vinha de férias, mas vamos recuperando aos poucos. Esta conquista é muito importante para o resto da época. A nível pessoal foi pouca preparação, o grupo vinha do Mundial de Clubes e com ritmo”.
Por fim, o camisola 5 dos encarnados deixou ainda alguns elogios a Nicolás Otamendi, capitão do Benfica: “Todos sabemos da importância que tem fora e dentro de campo. É um exemplo. Os anos não importam, mostra em campo como se fosse um jovem. Temos de seguir esse exemplo”.
Treinador leonino perdeu o dérbi da final da Supertaça e não teve a gentileza de desejar os parabéns pessoalmente ao técnico dos encarnados
01 Ago 2025 | 16:48 |
O Benfica venceu a Supertaça Cândido de Oliveira frente ao Sporting, na passada quinta-feira, por 1-0. Os encarnados conquistaram o primeiro troféu da temporada 25/26 e Rui Borges, após o final do encontro, não desejou os parabéns a Bruno Lage pessoalmente, atitude essa que gerou algum incómodo nos bastidores da Luz.
A notícia avançada pelo jornal A Bola, refere que os responsáveis dos encarnados consideram a atitude de Rui Borges revela uma falta de desportivismo tremenda, mas não desejam prolongar o tema ou fazer caso com isso. A mesma fonte avança que o treinador do Sporting enviou uma mensagem pessoal a Bruno Lage, mas que não apaga o sentimento de desagrado.
Rui Borges poderia ter, em vários momentos, cumprimentado Bruno Lage pessoalmente após o apito final do encontro, mas decidiu não fazê-lo. O treinador do Sporting teve a oportunidade de felicitar o setubalense na zona de entrevistas rápidas ou na conferência de imprensa, momento esse em que escolheu apenas destacar a suposta superioridade da sua equipa no duelo da Supertaça.
Bruno Lage, recorde-se, cumprimentou sempre Rui Borges quando este o venceu por duas oportunidades na temporada passada, inclusive na fatídica final da Taça de Portugal, em que o Benfica sentiu-se prejudicado pelas decisões de arbitragem. O treinador dos encarnados chegou a falar do técnico leonino na conferência de imprensa após a final da Supertaça.
Com ou sem desportivismo, a verdade é que Rui Borges saiu derrotado da final do duelo da Supertaça e viu o Benfica a conquistar o 10.º troféu da sua história. O próximo encontro dos encarnados está marcado para a próxima quarta-feira, 6 de agosto, frente ao Nice, num encontro a contar para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
No mercado na pista para assegurar um reforço sonante, emblema Premier League vê no craque de Bruno Lage uma boa opção para negociar
01 Ago 2025 | 16:46 |
Prestes a perder Alexander Isak, compatriota do ex-sportinguista Viktor Gyokeres, o Newcastle segue com atenção as exibições de um dos titulares do Benfica. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta do facto do emblema inglês apreciar bastante as qualidades e técnicas que Vangelis Pavlidis apresenta.
Ao que foi possível apurar junto de fonte próxima, Pavlidis despertou as atenções do Newcastle, que procuram um reforço para a frente de ataque. Ainda que não existam negociações oficiais entre as duas partes, o Benfica pode já ficar 'aflito', visto que vê uma das suas peças fundamentais em risco de saída, neste verão.
Apesar de contar já com Ivanovic no plantel de Bruno Lage, Pavlidis surge como indispensável para o técnico setubalense, tendo em conta o rendimento que atualmente tem nos quadros encarnados. O nosso Jornal sabe, em exclusivo, que Rui Costa está pronto para bater o pé e exigir os 100 milhões de euros de cláusula do internacional grego ao Newcastle e a todos os pretendentes do avançado, mostrando que o camisola 14 é inegociável e difícil de tirar da Luz.
Importa referir que, Pavlidis, também, já surgiu na agenda de outros clubes, como o caso da Juventus. Os italianos ainda não esqueceram o avançado do Benfica, contudo a verba exigida pela Direção de Rui Costa poderá afastar a Vecchia Signora da Luz e o mesmo poderá acontecer com o Newcastle, que avalia o perfil do grego para o plantel da próxima época.
Em 2024/25, com a camisola do Benfica, Vangelis Pavlidis – atualmente avaliado em 35 milhões de euros – marcou presença em 56 encontros: 34 na Liga Portugal Betclic, 12 na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e três no Mundial de Clubes. O ponta-de-lança dos vermelhos e brancos apontou 30 golos, somando ainda 12 assistências, nos 3.814 minutos disputados dentro das quatro linhas.