Futebol
Eduardo Fernandes debaixo de olho de pilar do Benfica: "É um jogador..."
29 Nov 2025 | 17:55
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
29 Nov 2025 | 23:01 |
José Mourinho, treinador do Benfica, não escondeu, em conferência de imprensa, a satisfação com a vitória sobre o Nacional, na Madeira (2-1), mas sobretudo com a exibição e a reação às adversidades. Ainda assim, o técnico fala numa grande penalidade por marcar sobre Leandro Barreiro.
"Não permitimos ao Nacional criar nenhuma situação de perigo. Jogámos sempre no meio-campo adversário, a equipa muito organizada. No momento da perda de bola, a equipa muito organizada a recuperar e a não permitir ao Nacional qualquer tipo de contra-ataque. Acho que na primeira parte já deveríamos estar a ganhar. Na segunda parte, na minha opinião, entrámos tão bem quanto na primeira", começou por dizer, antes de falar na arbitragem.
J. Mourinho: "É difícil falar do árbitro, mas há um penálti sobre o Barreiro ao minuto 50"
"É difícil falar do árbitro, mas há um penálti sobre o Barreiro ao minuto 50. Eu no jogo não me apercebi, fiquei com dúvidas. Mas depois de ver, no final do jogo, é um penálti claro sobre o Barreiro, mas deixámos passar isto. E depois, completamente contra a corrente do jogo, é um erro nosso".
J. Mourinho: "No único erro que nós cometemos na zona defensiva, o Nacional faz o golo"
O técnico refere que o golo do Nacional nasce de um erro da equipa encarnada: "No único erro que nós cometemos na zona defensiva, o Nacional faz o golo. E depois aí estamos no limiar do risco e a equipa teve uma resposta extraordinária. Manteve a tranquilidade, mas começou a acelerar, começou a intensificar. Depois começa a apanhar uma equipa já em fadiga".
José Mourinho elogiou os atletas que entraram no encontro durante a partida: "E os nossos jogadores que entraram, os três que entraram, o Prestianni, o Ivanovic e o Schjelderup, entraram bem, deram outro andamento ao jogo. E depois há aquela coisa, quando se ganha nos últimos minutos há sempre aquele dramatismo, mas eu acho que a performance do Benfica, globalmente, é muito bem conseguida. Nós em Guimarães tivemos uma muito boa segunda parte, mas aqui tivemos um bom jogo durante os 90 minutos. É uma vitória obviamente difícil, mas é uma vitória muito, muito, muito merecida", terminou.
No final da partida, técnico do Clube da Luz considerou o triunfo "merecidíssimo" e frisou mesmo que só as águias quiseram somar os três pontos
29 Nov 2025 | 20:55 |
O Benfica teve de suar para vencer o Nacional por 2-1. No final da partida, José Mourinho considerou o triunfo "merecidíssimo" e frisou mesmo que só as águias quiseram somar os três pontos. O treinador deixou ainda elogios às entradas de Gianluca Prestianni e Andreas Schjelderup na partida e notou que Vangelis Pavlidis estava "um pouco cansado".
J. Mourinho: "É das vitórias que, se fosse derrota, não poderia ter uma única palavra contra a minha equipa"
"Merecidíssima. É das vitórias que, se fosse derrota, não poderia ter uma única palavra contra a minha equipa. Jogaram bem desde o primeiro minuto. Quando o Nacional faz o golo, é difícil emocionalmente, porque és a única equipa que está quase a ganhar e sofrer um golo é duro, mas a equipa reergueu-se e foi à procura. Ok, ganha o jogo de forma dramática, tirada a ferros, mas é super merecida", começou por analisar, à Sport TV.
O timoneiro das águias referiu que só uma equipa tentou vencer: "Durante o campeonato perdem-se pontos no final e ganham-se pontos no final. Não conheço uma equipa que ganhe sempre no final nem que perca sempre no final. O Benfica hoje ganha dois pontos nos últimos minutos, mas custa-me dizer isso. A vitória começou no primeiro minuto, a equipa esteve sólida, bem organizada e dominou o jogo completamente. O Nacional faz meio-remate à baliza durante o jogo com defesa fácil do Trubin. É um grande domínio do Benfica, não quero dizer durante 99 minutos, talvez 20, porque se calhar não se jogou mais do que 20 minutos, mas é um domínio de início ao fim e uma vitória super merecida".
Gianluca Prestianni e Andreas Schjelderup? "Eles entraram bem, mas quem saiu também fez um bom jogo"
O técnico abordou as entradas de Gianluca Prestianni e Andreas Schjelderup: "Eles entraram bem, mas quem saiu também fez um bom jogo. Durante o jogo, nunca pensei 'não vamos ganhar este jogo'. Tive sempre a esperança que iríamos sempre ganhar. Claro que, quando entram, entram frescos. Cada um para uma ala. Ivanovic também deu muita mobilidade, Pavlidis um pouco cansado ficou lá na zona central... Mas a equipa fez um jogo muito bom. Ok, os três pontos são o mais importante, são o que interessa, mas gostei da organização de jogo e da força psicológica para resistir a um resultado negativo, num jogo onde já sabíamos, pela maneira como começou, que iria acabar de maneira pior. Com muitas paragens, muito pouco tempo útil. Mas acho que é merecidíssima".
José Mourinho falou na calma que demonstrou no momento do segundo golo: "A euforia às vezes significa também perda de organização. Estávamos a jogar completamente escancarados e naquele momento quis reorganizar a equipa para os últimos minutos. O feeling era obviamente 'já não há volta a dar', mas o futebol é traiçoeiro e alguma coisa podia acontecer. O meu traquejo... Obviamente que estava feliz, mas o traquejo e a responsabilidade deram-me calma".
O treinador foi questionado sobre o próximo duelo com o Sporting: "Agora é descansar. Não pensar muito em futebol. Os rapazes tiveram dois jogos duros. Há aqui rapazes que no Ajax correram 12,5 quilómetros e hoje não era fácil para alguns. Ganhámos, é bom, a vitória do Ajax foi importante, esta também foi importantíssima. Estas vitórias solidificam laços, há muita alegria no balneário, mas para o Sporting ainda faltam muitos dias. Amanhã é repouso merecido", concluiu.
Jogador argentino esteve em destaque ao marcar o primeiro golo do emblema encarnado na vitória por 2-1 frente à formação madeirense
29 Nov 2025 | 20:40 |
Gianluca Prestianni esteve em destaque ao marcar o primeiro golo do Benfica na vitória por 2-1 frente ao Nacional, este sábado, dia 29 de novembro. O jogador explicou o que pensou no momento em que decidiu rematar à baliza e falou da sua continuidade na Luz, referindo estar feliz.
G. Prestianni: "A equipa nunca baixou os braços e conseguimos o triunfo"
"A vitória era muito importante para nós. Já sabemos que agora vem o Sporting e é um 'plus' para que tenhamos mais confiança para enfrentar o dérbi. Não era justo estarmos a perder. A equipa nunca baixou os braços e conseguimos o triunfo", disse à SportTV.
O futebolista confessou que pensou em passar a bola para a grande área antes de chutar: "Também tinha pensado cruzar para o Pavlidis, fazer a assistência, mas como vi que a defesa recuou, não duvidei e bati em arco". O pupilo de José Mourinho abordou ainda a sua continuidade na Luz.
G. Prestianni: "Agora tenho contrato com o Benfica, estou muito concentrado aqui"
"Agora tenho contrato com o Benfica, estou muito concentrado aqui, estou a trabalhar para ter mais oportunidades, mais minutos e agora estou muito focado no Benfica. Se este golo me dará mais oportunidades? Esperemos, esperemos. Trabalho dia a dia para poder ter oportunidades, por isso vou continuar como sempre. Sporting? É preciso trabalhar e lutar para conseguir ultrapassar o Sporting", terminou.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Gianluca Prestianni realizou 15 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, uma na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 431 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou dois golos e fez uma assistência.
Clube da Luz esteve perto de voltar a tropeçar na Liga portuguesa; Minutos finais impróprios para cardíacos deram a vitória na Madeira
29 Nov 2025 | 20:15 |
O Benfica entrou em ação este sábado, dia 29 de novembro, para voltar aos compromissos da Liga Portugal Betclic. Em partida da 12.ª jornada, os encarnados visitaram o Nacional e venceram por 2-1. O Clube da Luz teve de suar para somar os três pontos. Veja AQUI como decorreu a partida.
No Estádio da Madeira, no Funchal, as águias entraram fortes no jogo e a conseguirem criar perigo junto da área insular. Amar Dedic e Rodrigo Rêgo deram alguma vida à equipa da Luz, mas, do outro lado, a turma de Tiago Margarido defendeu-se bem e beneficiou da falta de eficácia do Clube encarnado.
No segundo tempo, o Benfica teve uma grande chance para marcar aos 57 minutos. Samuel Dahl desmarcou Georgiy Sudakov na esquerda da área e este cruzou rasteiro para o que parecia um golo fácil, mas Barreiro acertou mal na bola. A equipa da casa viria a chegar ao 1-0 aos 60 minutos. Nicolás Otamendi errou na construção e deixou a bola em Alan Núñez, que isolou Paulinho Bóia na direita da área. O brasileiro desmarcou Chuchu Ramírez que só teve de encostar. O golo da igualdade apareceu aos 89 minutos. Gianluca Prestianni recebe na direita da área. O jogador argentino tinha pouco ângulo, mas rematou cruzado e empatou as contas. Aos 90+5, grande trabalho de Schejelderup a combinar com Otamendi na esquerda da área e o norueguês deixa um defesa no chão e assiste Pavlidis para o 2-1.
Com esta vitória - a 16.ª em 25 jogos esta temporada - os comandados de José Mourinho mantém-se na terceira posição da Liga Portugal Betclic, com 28 pontos em 12 jogos. As águias estão com os mesmos pontos do Sporting, que ocupa a segunda posição, e a três do Porto (31) que está na liderança do campeonato. Ambos os rivais têm menos uma partida.
As águias viram, agora, atenções para o dérbi frente ao Sporting. O jogo, que se disputa no Estádio da Luz, está marcado para a próxima sexta-feira, dia 5 de dezembro, às 20h15. As águias vão tentar derrotar a equipa de Rui Borges pela segunda vez está época, depois do triunfo na Supertaça.