Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Mourinho sem papas na língua! Ex-Benfica crítica técnicos da Premier League: "Eu nem sei..."

Treinador conhecido como 'Special One' prestou declarações nas quais deixou críticas à forma como o papel de líder é visto no futebol profissional hoje em dia

José Mourinho, ex-Benfica que tem um legado invejável como técnico, refletiu imenso sobre a forma como o cargo de treinador é visto pelos gestores
José Mourinho, ex-Benfica que tem um legado invejável como técnico, refletiu imenso sobre a forma como o cargo de treinador é visto pelos gestores

23 Jul 2025 | 12:13 |

Icon Comentário0

Em tom de pré-época com o Fenerbahçe, em Portugal, José Mourinho - que pretende regressar ao seu país - deu uma entrevista ao Canal 11 na qual abordou os novos técnicos "desconhecidos" que chegam à Premier League, ao contrário de antigamente. O treinador ex-Benfica aproveitou para fazer um ponto de situação sobre o seu estado atual no clube turco e até mesmo relativamente ao papel do treinador nos dias de hoje.


José Mourinho: "Gosto muito daquilo que faço"


O 'Special One' começou por dizer que a sua paixão nunca sofreu mudanças: "O que é me alimenta? Quero ganhar o próximo jogo, gosto muito daquilo que faço. Não consigo encontrar nenhum motivo para não continuar, para não me sentir jovem. Depois tenho uma família que me continua a motivar, a dizer que ainda tenho muito pela frente e a fazer. Não consigo encontrar nenhuma diferença entre o Mourinho que começou há 20 e tal anos e o de hoje, a maneira como preparo épocas, treinos, como vivo os treinos, tento criar empatias com aqueles que trabalham comigo. Não consigo encontrar nenhuma diferença. É que nem consigo vislumbrar o dia em que vou dizer ‘olha, está para chegar, vou fazer mais 5, 10 dez’, não consigo".


"Hoje é mais difícil ser treinador. É mais difícil numas, é mais fácil noutras. O jogo mudou, é diferente ao nível do treino, a especialização das equipas técnicas. No início dizia que o treinador já era um gestor, imagina agora. A educação desportiva da parte dos jogadores, os media… A coisa mais importante de hoje é ter um PR de altíssimo nível, porque o mundo vive de percepções. Antigamente era quem ganha mais é o melhor, agora não é isso. Agora é o que cria mais percepções é o melhor", refletiu José Mourinho, criticando a forma como as estatísticas são base para tudo no futebol atual.

José Mourinho: "Hoje em dia vão treinadores para Premier League que eu nem sei o nome"


O técnico português abordou o campeonato inglês e comparou-o a como era antigamente: "Eu fui para a Premier League, em 2004, campeão europeu, e nesse ano só foram dois treinadores estrangeiros para a Premier League: eu e o vencedor da Taça UEFA, Benítez ganhou com o Valência e vai para o Liverpool, eu ganho com o Porto e vou para o Chelsea. Hoje em dia vão treinadores para Premier League que eu nem sei o nome, e não estou a dizer de um modo desrespeitoso, é verdadeiramente a realidade. Há treinadores que são escolhidos em base de datas, números, números não de vitórias. Criam-se percepções e hoje vende-se a grande ideia de que, mais importante do que ganhar, é jogar assim, é parecer assado… a esse nível as coisas mudaram radicalmente".

"Pressão para ganhar aqui? Isso a culpa é minha, não é de mais ninguém. Como ganhei muitas vezes, não ganhei no Tottenham tive pouco tempo, mas cheguei a uma final que depois não me deixaram jogar, fui despedido dois dias antes. Na Roma ganhei e fui a uma segunda final europeia, o Fenerbahçe é verdadeiramente o primeiro clube onde eu estou uma época inteira sem conseguir nem jogar uma final nem ganhar um título", concluiu José Mourinho, fazendo um ponto de situação sobre a época passada no Fenerbahçe.


Futebol

Kika Nazareth está de volta e ex Benfica volta a sorrir com o Barcelona

Internacional portuguesa iniciou nova temporada com pé direito, deixando para trás meses tumultuosos que afetaram, e bastante, a sua carreira

31 Ago 2025 | 17:02 |

Icon Comentário0

Depois de vários meses lesionada e de uma participação no Europeu para esquecer, Kika Nazareth parece estar decidida em deixar tudo o que correu mal atrás das costas e abraçar a nova temporada. Durante o dia de ontem, a antiga jogadora do Benfica marcou o seu regresso à liga espanhola com uma assistência na goleada do Barcelona, frente ao Alhama, por 8-0.


No arranque oficial da temporada feminina em Espanha, o Barcelona, detentor do troféu, começou a defesa do título a todo o gás, aplicando uma ‘chapa 8’ ao emblema recém promovido. Kika Nazareth, que regressa à competição depois da participação de Portugal no Campeonato da Europa, foi titular na equipa dos blaugrana.


O contributo da ex-Benfiquista aconteceu à passagem do minuto 71, quando assistiu para o primeiro golo de Claudia Pina. O mais impressionante é que a internacional espanhola tinha acabado de entrar, aos 68 minutos, e ainda teve tempo de rubricar um hat-trick. Além do tento oferecido por Kika Nazareth, a jogadora bisou aos 75 minutos e o terceiro tento surgiu aos 90+9’.


Antes da avalanche provocada pela atleta que saiu do banco de suplentes, já o Barcelona vencia por cnco bolas a zero, fruto dos golos de Caroline Graham, que bisou aos 5 minutos e oas 58’, Aitana Bonmati, em cima do minuto 11, Ewa Pajor, à passagem do minuto 28, e Ona Battle, em cima do apito final para o intervalo (45+1’).

Com este triunfo, a equipa catalã, com Kika Nazareth no onze, entrou com o pé direito na nova edição da liga espanhola, assumindo desde já a liderança do campeonato. Por outro lado, algumas das compatriotas da ex-Benfiquistas não tiveram a mesma sorte, Inês Pereira cedeu um empate com a sua equipa, o Deportivo (0-0), frente ao Badalona, já Dolores Silva, totalista pelo Levante, saiu derrotada frente ao Granada (2-1).



Futebol

Depois de brilhar no Benfica, Carreras repete dose no Real Madrid (Vídeo)

Jovem lateral espanhol tem estado em grande destaque no país vizinho e, na partida diante Mallorca, ex-camisola 3 protagonizou um momento inesquecível

Após uma passagem curta, mas brilhante ao serviço do Benfica, Carreras continua a brilhar com a camisola do Real Madrid
Após uma passagem curta, mas brilhante ao serviço do Benfica, Carreras continua a brilhar com a camisola do Real Madrid

31 Ago 2025 | 15:47 |

Icon Comentário0

Desde que deixou o Benfica, Álvaro Carreras tem somado boas exibições ao serviço do Real Madrid - onde tem vindo a reunir muitos elogios. Mais recentemente, o jovem espanhol foi o herói da partida frente ao Mallorca (2-1 para os blancos), ao evitar em cima da linha da baliza o que poderia muito bem ter sido o golo do empate.


Álvaro Carreras: “Prometi desde o dia em que assinei que era um sonho e que ia dar tudo”


No final do encontro, no mítico Santiago Bernabéu, o jovem lateral-esquerdo começou por salientar o quão importante tem sido a sua adaptação ao emblema merengue e regozijou-se por estar num bom momento da carreira: “Começam-se a viver aqui as noites com que sempre sonhei, estou muito feliz”.


De seguida, o antigo camisola 3 - que vai ter reencontro com o Benfica na Liga dos campeões - recordou o corte ‘in extremis’ que protagonizou em cima do minuto 65 e afirmou: “Prometi desde o dia em que assinei que era um sonho e que ia dar tudo. Foi o que pude dar à equipa, estou cá para isso que cá estou”.

Xabi Alonso: “Conhece bem a casa e espera-se que isso seja positivo, mas o seu nível é extraordinário”


Questionado sobre os jogos que tem vindo a realizar com a camisola do real Madrid, o defesa frisou a importância de ter sido bem recebido na equipa: “Não, isso é graças aos companheiros, que me acolheram muito bem desde o primeiro dia, estou como em casa, não tenho nenhuma queixa, continuamos a trabalhar”.

Já Xabi Alonso, treinador do colosso europeu, fez questão de voltar a elogiar o camisola 18: “Já o seguia e fiquei muito contente com a sua chegada. Não pôde ser no Mundial [de Clubes, aí ainda representou o Benfica], mas aconteceu agora. Conhece bem a casa e espera-se que isso seja positivo, mas o seu nível é extraordinário”.

Confira aqui o corte ‘in extremis’ de Álvaro Carreras:


Futebol

Compatriota de Di María e Otamendi na mira de ex Benfica

Segundo foi tido em conta pela imprensa internacional, emblema está no mercado para encontrar uma solução viável e atleta é o alvo prioritário

Com o mercado de transferências a fechar, equipa de ex Benfica tenta contratação de atleta que brilhou ao lado de Di María e Otamendi
Com o mercado de transferências a fechar, equipa de ex Benfica tenta contratação de atleta que brilhou ao lado de Di María e Otamendi

31 Ago 2025 | 15:12 |

Icon Comentário0

A enfrentar mais um capítulo na interminável crise de resultados do Manchester United, Rúben Amorim pode muito bem receber um sinal positivo da parte da direção, na forma da contratação de um guarda-redes. Assim, o antigo jogador do Benfica, pode muito bem ter um reforço que ajude a amenizar os problemas na baliza dos red devils.


Apesar do treinador do Manchester United - que tem tido momentos difíceis no clube - defender publicamente os seus guarda-redes, Altay Bayindir e André Onana, a verdade é que os dois atletas têm acumulados sucessivos erros, fazendo com que o emblema inglês avance mesmo por um reforço para entre os postes.


Segundo o que a imprensa britânica avança, citada pelo jornal A Bola, os red devils estão em negociações adiantadas com o Antuérpia para a contratação de Senne Lammens. Contudo, a mesma fonte garante que o belga não é a única opção a ser estudada, afirmando que Emi Martínez, guardião do Aston Villa, voltou ao radar.


Apesar do valor pedido pelos belgas ser acessível - cerca de 25 milhões de euros - existe uma certa preocupação em Old Trafford em relação a Lammens. Os dirigentes ingleses acreditam que o jovem pode ter dificuldades na sua adaptação ao clube devido à falta de experiência e que pode não conseguir aguentar a pressão que lhe será colocada em cima.

Por estas razões é que o Manchester United também equaciona a vinda do argentino, que já tem uma vasta experiência ao mais alto nível na Premier League. Até à data, o campeão do Mundo pela Argentina já soma 197 duelos no principal escalão inglês. Depois de uma primeira abordagem, que foi recusada no início do mercado, o United vai apresentar uma proposta de 40 milhões de euros ao Aston Villa.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Volte-face! Afinal Ziyech não está na rota do Benfica
Futebol

Volte-face! Afinal Ziyech não está na rota do Benfica

31 Ago 2025 | 14:30

Icon Comentário0
Benfica? Alta figura do Sevilha aborda caso de Lukebakio: “Não há nada…”
Futebol

Benfica? Alta figura do Sevilha aborda caso de Lukebakio: “Não há nada…”

31 Ago 2025 | 13:55

Icon Comentário0
Benfica sobe a parada por Carlos Álvarez mas negócio continua complicado
Futebol

Benfica sobe a parada por Carlos Álvarez mas negócio continua complicado

31 Ago 2025 | 13:41

Icon Comentário0