Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
SeguirBasquetebol
|
0O Benfica rescindiu contrato com Carlos Lisboa, até agora diretor-geral das modalidades encarnadas, cargo que acabou por ser extinto. Segundo informações avançadas pelas águias, esta função deixou de existir na sequência de uma reorganização em curso na área desportiva, pelo que as partes chegaram a acordo para o fim da ligação.
"O Sport Lisboa e Benfica, no âmbito de uma reorganização em curso na área desportiva, entendeu extinguir o cargo de Diretor-Geral das Modalidades. Nesse sentido, o Clube e Carlos Lisboa, de comum acordo, acertaram a rescisão do seu contrato", pode ler-se no comunicado do Clube da Luz.
O Glorioso aproveitou, ainda, para lembrar “o singular e prestigiante percurso assumido por Carlos Lisboa na história do Clube: atleta, treinador e dirigente que foi e será sempre uma das maiores referências do basquetebol em Portugal".
Carlos Lisboa dá, assim, por terminada uma ligação de mais de 30 anos aos encarnados, onde serviu enquanto jogador, entre 1984 e 1996, e enquanto treinador, entre 1995 e 2021. Figura lendária do Benfica, o dirigente de 64 anos ocupava o cargo de diretor-geral das modalidades desde 2021.
De recordar que, a camisola 7, de Lisboa, está hasteada no pavilhão da Luz, como homenagem pelos muitos jogos e 48 títulos conquistados de águia ao peito.
Um dos melhores basquetebolistas de sempre, Carlos Lisboa conta no seu palmares com 15 campeonatos, nove Taças de Portugal, 10 Supertaças, nove Taças Hugo dos Santos e ainda quatro Troféus António Pratas.
Turma encarnada foi a jogo este domingo, 5 de janeiro, acabando por vencer o adversário em nova ronda da prova
|
0A equipa de basquetebol feminino do Benfica defrontou, este domingo, 5 de janeiro, o União Sportiva. As encarnadas acabaram por vencer, por 91-47, em jogo da jornada 13 do Campeonato Nacional. Os parciais do duelo foram: 25-18 | 48-29 | 75-37 e 91-47.
O técnico das águias, Eugénio Rodrigues, apostou em Inês Faustino, Milica Ivanovic, Evelyn Ovner, Isabela Quevedo e Raphaella Monteiro de início. Inês Viana, Diana Baptista, Marcy Gonçalves, Artémis Afonso, Leonor Peixinho, Mariana Silva e Sydney Brown foram as suplentes eleitas pelo técnico português.
Já o adversário foi a jogo com Monique Pereira, Maira Horford, Leonor Serralheiro, Mariana Pereira e Alison Lewis. Carlota Cymbron, Adriana Martins, Rita Rodrigues, Isabel Amaral, Inês Botelho e Maria Caetano começaram no banco do União Sportiva.
Ao que à partida diz respeito, depois de um triunfo na jornada passada, as encarnadas quiseram entrar com tudo na partida. Nesse sentido, a turma de Eugénio Rodrigues venceu o primeiro parcial sem problemas, sendo que no segundo período as águias continuaram fortes e chegaram ao intervalo a vencer por 48-29.
No regresso dos balneários, as encarnadas continuaram a colocar o pé no acelerador. Prova disso é o facto de a turma de Eugénio Rodrigues ter chegado ao fim do terceiro parcial a vencer por 75-37. No último quarto, as comandadas do técnico luso não baixaram os braços e só pararam mesmo de pontuar quando o cronómetro chegou ao fim, tendo o basquetebol feminino do Benfica triunfado por 91-47, alcançando assim mais um triunfo no Campeonato Nacional.
Com esta vitórias, o basquetebol feminino do Benfica chega à liderança do Campeonato Nacional com 24 pontos, mais três que o Esgueira que é segundo, embora ainda tenha dois jogos em atraso. No terceiro lugar está o Galtos com 21.
Depois do encontro desta tarde, o Benfica volta a jogo para medir forças com o AD Vagos, no próximo dia 12 de janeiro, domingo. O embate, que vai valer para a jornada 14 do Campeonato Nacional, está agendado para as 16h30, no reduto do adversário.
Equipa de Norberto Alves foi a jogo este sábado, 4 de janeiro, frente ao conjunto vimaranense em nova ronda do Campeonato Nacional
|
0A equipa de basquetebol do Benfica defrontou, este sábado, 4 de janeiro, o Vitória de Guimarães. Os encarnados acabaram por vencer, por 89-69 em jogo da 11.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic . Os parciais do duelo foram:21-18 | 41-32 | 71-49 e 89-69.
Para este encontro, Norberto Alves apostou em Aaron Broussard, Trey Drechsel, Ahmaad Rorie, Makram Ben Romdhane e Betinho Gomes. Eduardo Francisco, José Silva, José Barbosa, Raivo Butirins, Diogo Gameiro, Daniel Relvão e Nico Carvacho começaram no banco a partida.
O adversário foi a jogo com Tyke Thompson, Antonio Daye, Ricardo Monteiro, Trey Moses e Ivan Mutombene. William Loyd, Duarte Freitas, Ricardo Costa, David Wingett Jr., Pedro Pinto, Pedro Bastos e João Ribeiro ficaram no banco do Vitória de Guimarães.
Vindos de um triunfo no dérbi com o Sporting, o basquetebol do Benfica entrou com tudo na partida. Logo no primeiro quarto, a turma de Norberto Alves conseguiu distanciar-se no marcador e já vencia por 21-18, sendo que ao intervalo a vantagem das águias já era de 41-32.
No regresso das cabines, o basquetebol do Benfica continuou a mostrar a sua superioridade e no final do terceiro quarto já se encontrava a liderar por 71-49. No derradeiro parcial, a turma de Norberto Alves não baixou os braços e só terminou após o cronómetro ter chegado ao fim, tendo alcançado um triunfo por 89-69.
Com este triunfo, o basquetebol do Benfica volta a assumir a liderança do Campeonato Nacional com 22 pontos, mais três do que o Porto que é segundo (19). Na terceira posição está o Sporting com 19.
Depois deste encontro, o basquetebol do Benfica centra atenções no duelo com o AD Galomar. A partida está agendado para o próximo domingo, 12 de janeiro, às 12h00, no Pavilhão Fidelidade, numa partida referente à jornada 12. do Campeonato Nacional.
O português registou 19 minutos em campo e foi importante para mais uma vitória dos campeões norte-americanos
|
0Os Boston Celtics estão a recuperar aos poucos a sua boa forma física e parece que a entrada no novo ano foi um momento de transição positivo para os atuais campeões norte americanos. Na última madrugada, de 3 para 4 de janeiro, o conjunto de Massachusets viajou até Houston, onde derrotaram os Rockets por 109-86 e contaram com uma grande ajuda de Neemias Queta, antigo basquetebolista do Benfica.
O internacional luso tem aproveitado as oportunidades concedidas por Joe Mazzulla, técnico principal do conjunto de Boston e ontem, recebeu o maior voto de confiança desde que ingressou na NBA. Na partida frente à formação texana, o ex Benfiquista jogou um total de 19.31 minutos, onde registou cinco pontos, dois ressaltos (um ofensivo e outro defensivo), uma assistência e ainda cometeu quatro faltas.
Derrick White foi o MVP do encontro e, juntamente com Jayson Tatum e Payton Pritchard, foram os cabecilhas por detrás do triunfo confortável dos visitantes. No lado da equipa do estado do Texas, Jalen Green foi o melhor lançador da partida, ao registar 27 pontos, que acabaram por ser insuficientes para contrariar o desfecho da partida para os Rockets.
Com este triunfo, o conjunto do antigo basquetebolista do Benfica somou a 26.ª vitória da fase regular da NBA, ao fim de 35 encontros. Depois de derrotar a formação texana, os Celtics reforçaram a segunda posição na Conferência Este, atrás dos Cleveland Cavaliers. No lado da Conferência Oeste, apesar da derrota, os Houston Rockets continuam a realizar uma boa campanha, ocupando o terceiro posto, em perseguição aos líderes Oklahoma City Thunders.
No decorrer da temporada 2024/2025, Neemias Queta, a cumprir a segunda época ao serviço dos Boston Celtics, já participou em 28 encontros da fase regular, onde apresenta médias de 5,5 pontos, 4,4 ressaltos, 0,8 desarmes, 0,7 assistências e 0,5 roubos de bola. Ao todo, o ex Glorioso jogou uma média de 11,9 minutos por partida.