Modalidades
Neemias Queta fez história nos Celtics e ex Benfica é elogiado: "O mérito é dele"
30 Nov 2025 | 15:52
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
30 Jun 2023 | 12:43 |
O Benfica rescindiu contrato com Carlos Lisboa, até agora diretor-geral das modalidades encarnadas, cargo que acabou por ser extinto. Segundo informações avançadas pelas águias, esta função deixou de existir na sequência de uma reorganização em curso na área desportiva, pelo que as partes chegaram a acordo para o fim da ligação.
"O Sport Lisboa e Benfica, no âmbito de uma reorganização em curso na área desportiva, entendeu extinguir o cargo de Diretor-Geral das Modalidades. Nesse sentido, o Clube e Carlos Lisboa, de comum acordo, acertaram a rescisão do seu contrato", pode ler-se no comunicado do Clube da Luz.
O Glorioso aproveitou, ainda, para lembrar “o singular e prestigiante percurso assumido por Carlos Lisboa na história do Clube: atleta, treinador e dirigente que foi e será sempre uma das maiores referências do basquetebol em Portugal".
Carlos Lisboa dá, assim, por terminada uma ligação de mais de 30 anos aos encarnados, onde serviu enquanto jogador, entre 1984 e 1996, e enquanto treinador, entre 1995 e 2021. Figura lendária do Benfica, o dirigente de 64 anos ocupava o cargo de diretor-geral das modalidades desde 2021.
De recordar que, a camisola 7, de Lisboa, está hasteada no pavilhão da Luz, como homenagem pelos muitos jogos e 48 títulos conquistados de águia ao peito.
Um dos melhores basquetebolistas de sempre, Carlos Lisboa conta no seu palmares com 15 campeonatos, nove Taças de Portugal, 10 Supertaças, nove Taças Hugo dos Santos e ainda quatro Troféus António Pratas.
No primeiro encontro entre as duas formações rivais, equipa vermelha e branca comprovou que favoritismo estava do seu lado ao longo da partida
03 Dez 2025 | 22:57 |
A formação do Benfica recebeu e venceu o Sporting por 74–67 na noite desta quarta-feira, 3 de dezembro. Águias e leões mediram forças numa partida a contar para a sexta jornada da 1.ª fase da Liga Betclic feminina de basquetebol.
No primeiro dérbi entre as duas equipas lisboetas, o primeiro em muitos anos, a formação encarnada procurou dar continuidade à sua boa forma na presente temporada. No Pavilhão da Luz, Eugénio Rodrigues — que ainda não contou com o novo reforço — apostou na seguinte formação: Inês Faustino, Emanuely de Oliveira, Maria Bettencourt, Zuzanna Puc e Letícia Soares.
Apesar de se tratar de um dérbi contra um rival de grande qualidade, a equipa do Benfica nunca perdeu a liderança da partida e, desde o início, assumiu o controlo do jogo. No final do primeiro quarto, a equipa encarnada já vencia por 29–27. Ao intervalo, as jogadoras vermelhas e brancas aumentaram ainda mais a vantagem e foram para o descanso a vencer por 42–36.
No terceiro período, a equipa adversária ainda conseguiu reagir ao marcador e reduziu a desvantagem, mas o Benfica continuou firme na dianteira e seguiu para o último parcial a vencer por 59–52. No quarto e derradeiro período, as águias não tiraram o pé do acelerador e selaram o triunfo no dérbi.
Com esta vitória, a formação feminina do Benfica cimenta o terceiro lugar na fase regular da Liga Betclic feminina, somando um total de 12 pontos. O próximo duelo da equipa de Eugénio Rodrigues está agendado para o dia 6 de dezembro, na receção à União Sportiva.
Capitão e figura incontornável do Clube da Luz pondera colocar um ponto final no seu percurso. Decisão não está fechada, mas cenário ganha força nos bastidores
03 Dez 2025 | 06:15 |
Betinho Gomes está a equacionar seriamente terminar a carreira no final da presente temporada. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal dá conta de que o extremo, que é uma das lendas vivas do basquetebol do Benfica, sente que o momento de pendurar ‘as botas’ pode estar a chegar, fechando assim um ciclo de ouro e de enorme dedicação ao serviço das águias. Confira outra notícia avançada em primeira mão sobre esta modalidade dos encarnados.
Esta não é, contudo, uma reflexão nova na cabeça do internacional português. Segundo informações recolhidas pelo nosso Jornal, a possibilidade de reforma já esteve em cima da mesa no verão passado. Na altura, após conversas com a estrutura e sentindo-se ainda com capacidade física e mental para ajudar a equipa na luta pelos títulos, Betinho Gomes acabou por aceitar o desafio de renovar contrato por mais uma época, adiando o adeus aos pavilhões.
Do lado da direção e da secção de basquetebol, a postura é de total respeito e gratidão. A estrutura do Benfica atribui ao capitão total liberdade para decidir o seu futuro, garantindo que qualquer que seja a opção tomada – continuar ou parar – será aceite e apoiada pelo Clube. O estatuto que Betinho conquistou de águia ao peito dá-lhe o direito de escolher, sem pressões, como e quando quer sair de cena.
Caso a saída se confirme, o Benfica prepara-se para perder uma das suas maiores referências de balneário. A liderança de Betinho Gomes tem sido fundamental na hegemonia recente do basquetebol encarnado, sendo um exemplo de mística para os mais jovens e para os reforços estrangeiros que chegam à Luz.
Betinho Gomes conta com 10 temporadas ao serviço do Benfica. Ao todo, de acordo com os dados disponibilizados pelo Zero Zero, o extremo contabiliza 391 encontros, 4.448 pontos, 485 assistências e 15 títulos conquistados, entre os quais sete Campeonatos Nacionais (2011/12, 2012/13, 2013/14, 2021/22, 2022/23, 2023/24 e 2024/25).
Basquetebolista dos encarnados tem mostradoo seu devido valor e as últimas prestações podem valer notícia das boas ao Benfiquista
30 Nov 2025 | 16:39 |
Diogo Gameiro tem motivos para sorrir de águia ao peito. Neste Exclusivo Glorioso 1904, o nosso Jornal revela que a estrutura do Benfica, liderada por Rui Costa está a ponderar prolongar o vínculo com o elemento da equipa de basquetebol, que tem outros atletas em destaque.
No plantel do basquetebol do Benfica, Diogo Gameiro luta pela titularidade com Aaron Broussard, Koby McEwen e Geno Crandall. Apesar de não ser a primeiro escolha do técnico encarnado, o internacional português tem vindo a ganhar peso e revelar-se como peça importante.
Outro dos aspetos que contribui para a intenção do Benfica em renovar contrato com Diogo Gameiro é o facto de ser formado localmente, ou seja, não contar para o número de estrangeiros. O salário do base também deve ser alvo de uma revisão salarial, fruto do bom rendimento que tem apresentado.
Diogo Gameiro renovou contrato com o Benfica pela última vez em agosto de 2024 e, na altura, não escondeu a satisfação por continuar no Clube da Luz: "Já estou nesta casa há muitos anos, tanto a nível de formação como de seniores, e, na verdade, é onde eu me sinto realmente em casa. É um grande orgulho renovar novamente com o Benfica".
Diogo Gameiro chegou ao Benfica em 2021, oriundo do CAB Madeira. Desde então, o internacional português realizou 255 encontros, marcou 817 pontos e 449 assistências. No que a títulos diz respeito, o base soma 16 conquistas: seis Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal, quatro Supertaças e duas Taças da Liga.