Bernardo Alegra
Biografiado Autor

09 Jan 2023 | 08:58

Icon Comentário 2
Bernardo Alegra

Há uma peça do puzzle que não encaixa no resto: o speaker. Não é competente e não é de hoje. Aponto três razões para sustentar a minha opinião.

Não, não acho que o futebol do Benfica esteja sem Farol. Roger Schmidt respondeu em parte à minha pergunta da semana passada (Ler AQUI) e, depois do vendaval de Braga, deu uma aula de comunicação seguida de uma aula tática, a que só faltaram mais 3 ou 4 golos para voltar a aquecer os ânimos frios e inquietos que se sentiram nas bancadas.


Também não vos vou falar da luz que espero que nos ilumine no final da semana que agora começa. Joga-se mais uma importante eliminatória da Taça que nos últimos 25 anos ganhámos três e no domingo o derby que vale sempre mais do que três pontos. Disso, outros falarão melhor que eu nos próximos dias.

Vou antes falar-vos de um assunto que me é caro: a animação de jogo no Estádio da Luz.


Há 20 anos trabalhei no Marítimo (juro que a referência é casual) com o João Canada e o Sérgio Nóbrega na animação dos jogos. Não tendo o Marítimo os meios que o Benfica tem, o João oferecia o seu tempo e paixão pelo clube e, com equipamentos emprestados por um parceiro, seguia (quase) na perfeição o guião que o Sérgio e eu lhe passávamos antes dos jogos. Compensávamos a falta de meios e condições do estádio com muita criatividade, pesquisa continua do que de melhor se fazia lá fora e a generosidade e profissionalismo do João, uma das melhores pessoas com quem tive oportunidade de trabalhar.

Lembrei-me destes tempos quando entrei na Luz na passada sexta-feira. A esperada e muito necessária renovação dos ecrãs e sistema de som veio com um fantástico upgrade: os leds à volta do estádio. Sexta e Sábado era um dos principais temas de conversa dos benfiquistas e percebe-se bem porquê. A Luz ficou ainda mais bonita e sobretudo o Benfica equipou-se com mais uma excelente ferramenta de comunicação que pode ajudar a melhorar muito a experiência de quem se desloca ao estádio. Acredito que o que vimos neste jogo tenha sido apenas uma amostra já que estes permitem ao Benfica explorar uma infinidade de momentos de comunicação, interação e envolvimento com os adeptos, dentro e fora do estádio.


Mas que isto aconteça há uma peça do puzzle que não encaixa no resto: o speaker. Não sei se ele é ou não sportinguista, como alguns afirmam, não vou discutir as escolhas musicais (aí nunca se pode agradar a todos). O que sei é que não é competente e não é de hoje. Aponto três razões para sustentar a minha opinião:

  • Não tem noção nenhuma de como aproveitar o ambiente que se vive no estádio ou em celebrações de adeptos. Tem a incompreensível capacidade de interromper os cânticos que se ouvem espontaneamente, seja no estádio, com músicas aos berros que cortam o ambiente, ou nas celebrações no Marquês, conseguindo transformar uma festa de adeptos numa discoteca, mostrando uma total falta de sintonia com os adeptos e prejudicando o ambiente que a paixão pelo Benfica gera por si só, sem necessidade de muletas;
  • Está há quase 18 anos no cargo e esta função evoluiu pouco mais que zero. Já andavam os estádios da Alemanha a celebrar o marcador de cada golo há vários anos e só quando os nossos principais adversários o começaram a fazer é que nós também o fizemos. Calculo que já tenha andado por muito mais estádios que eu, em Portugal e no estrangeiro, mas falta-lhe algo essencial na profissão: observar e integrar novas tendências que podem vir do futebol, da NBA ou de qualquer outra fonte, haja para isso curiosidade e vontade de evoluir;
  • Na passada sexta-feira teve a oportunidade de se estrear em direto nos novos ecrãs. Fazer um direto a um adepto tem algum risco, entendo. O que não entendo é que a conversa tenha resvalado para comentários sexistas por sua iniciativa, revelando uma enorme falta de bom senso, educação e até de perceção do mundo em que vivemos.
O Paulo é a antítese do João e não merece a honra (nem o salário) da função que tem. A mudança é urgente e já vai tarde.

+ opinião
+ opinião
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

20 minutos à Benfica, os melhores da era Mourinho!!

Décima jornada do campeonato e uma sempre exigente deslocação a Guimarães, para defrontar o Vitória, que esta época está a desiludir

01 Nov 2025 | 23:41

Icon Comentário0
Tozé Santos e Sá
Tozé Santos e Sá

Apontamento Vermelho e Branco: Unidos para ser temidos

A prova de que a culpa é estrutural é que uma ‘chicotada psicológica’ costuma dar um ânimo que muda muita coisa. No Benfica, nem o nome Mourinho o consegue.

31 Out 2025 | 03:00

Icon Comentário0
Pedro Jerónimo
Pedro Jerónimo

Dependentes da criatividade individual e do brilhantismo do Deus grego!

Um Benfica que não soube corresponder ao favoritismo durante os primeiros 45 minutos, só ganhou vida depois das primeiras alterações efetuadas por José Mourinho

30 Out 2025 | 00:13

Icon Comentário0

envelope SUBSCREVER NEWSLETTER