
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Ramadão começou e existem vários atletas do Benfica a cumprir o ritual muçulmano. Face à adesão dos craques, Jorge Castelo, especialista em metedologia do treino, em declarações ao jornal Record, falou sobre o impacto que esta prática pode ter nos jogadores, bem como maneiras de atenuar os efeitos do jejum.
Jorge Castelo - Há alimentos que entram mais depressa no sangue
"O impacto apenas sentir-se-á mais à frente. É uma situação que incomoda o treinador, mas não é tão dramática como há alguns anos", começou por referir o especialista. "Há alimentos que entram mais depressa no sangue. A carne, por exemplo, demora três horas. Não é por acaso que, quando há prolongamentos, vemos jogadores ingerir bebidas energéticas. O sódio e as vitaminas são assimiladas mais rapidamente e não estamos a falar de doping", acrescentou, explicando que há formas de acelerar a nutrição.
Castelo, que chegou a ser treinador adjunto no Benfica, revelou ainda certos cuidados a ter. "Por vezes, é preciso diminuir a intensidade dos treinos para os atletas que cumprem o Ramadão. Os clube hoje estão mais preparados para estas situações. Quando contratam um jogador, os clubes sabem os seus rituais religiosos", destacou ainda.
Jorge Castelo - Por vezes, é preciso diminuir a intensidade dos treinos para os atletas que cumprem o Ramadão
Vale destacar que, Bajrami, Orkun Kokçu, Kerem Akturkoglu e ainda Zeki Amdouni são os futebolistas do Benfica que vão cumprir à risca o ritual muçulmano, que teve início na passada sexta-feira, depois dias depois do duelo entre as águias e o Braga a valer para a Taça de Portugal. Neste período, os crentes enfrentam uma séria exigência física, ficando sem comer e beber entre o nascer e o pôr do sol.
Selecionador Nacional pode ganhar nova opção nas Quinas, após futebolista português tornar-se um dos principais pilares de gigante europeu
|
O Benfica perdeu a corrida pela contratação de Alberto Costa para a Juventus e é por lá que o lateral-direito tem se tornado destaque. Neste Mundial de Clubes, o português ganhou uma 'nova vida' na fase de grupos e chamou a atenção dos apreciadores de futebol. O ex-Vitória de Guimarães está a brilhar no emblema transalpino e pede passagem para ser chamado por Roberto Martínez.
Alberto Costa: "Seleção? Se continuar a jogar bem, a convocatória vai chegar"
"Seleção? Se continuar a jogar bem, a convocatória vai chegar", afirmou Alberto Costa, em entrevista ao portal de notícias italiano La Repubblica, sobre a possibilidade de representar a Seleção Portuguesa num futuro próximo. O lateral-direito foi titular nos dois primeiros encontros da Juventus na competição e contribuiu com duas assistências.
O jogador associado ao Benfica no mercado de inverno ainda falou sobre as oportunidades que recebeu na Itália: "Agora tenho mais oportunidades: trabalhei muito para estar pronto quando elas surgissem e agora só tenho de continuar assim, com a mesma constância. O início foi obviamente complicado, mas gosto de sentir a pressão de um grande clube. Quando o meu agente me disse que havia interesse da Juventus, não tive dúvidas e disse-lhe imediatamente: 'leva-me para lá'".
"Já disputámos dois jogos muito bons e somos uma grande equipa. Em torneios como este tudo pode acontecer, só temos de ir para o campo e ganhar jogo após jogo. Não me interessa quem vamos encontrar, se for o Real Madrid, será o Real. Eu quero ganhar todos os jogos", deixou claro Alberto Costa relativamente aos nomes que pode vir a enfrentar nas próximas fases.
Na temporada desportiva 2024/2025, ao serviço da Juventus, desde o mercado de inverno, Alberto Costa - atualmente avaliado em 10 milhão de euros - foi aposta em apenas 12 embates: nove na Serie A, um na Coppa Italia e ainda dois no Mundial de Clubes. O defesa direito, que chegou então a estar na mira do Benfica em janeiro de 2025, disputou qualquer coisa como 521 minutos pelos transalpinos, onde realizou três assistências.
Treinador do Benfica deixou elogios ao Presidente dos encarnados na ‘flash interview’ após o final da partida frente ao Bayern Munique
|
Pedro Sousa considera que as declarações de Bruno Lage após a vitória do Benfica frente ao Bayern Munique foram “dispensáveis” e que o treinador tentou anunciar aos Benfiquistas que Rui Costa vai se recandidatar à Presidência, nas eleições de outubro. De relembrar que o atual Presidente dos encarnados prometeu que só falaria do seu futuro, após a campanha da equipa no Mundial de Clubes.
“Ele disse mais coisas do que nós queremos perceber. O que ele nos estava a tentar dizer ontem sobre o Rui Costa? Eu acho que ele quer dizer que provavelmente Rui Costa vai a votos. Foi o que eu interpretei, senão não valia a pena ter feito aquele número”, começou por dizer.
Pedro Sousa: "Acho que ele [Bruno Lage] quer dizer que provavelmente Rui Costa vai a votos"
Bruno Lage, na flash, pediu que os adeptos confiassem mais no trabalho do Presidente, do diretor desportivo, do treinador, e por fim nos jogadores: “É dispensável, o Lage ainda não percebeu que ele é bom é no treino, e é nisso que ele é bom. O resto, com toda a franqueza, não querendo ser mau mas é fraco. E não vai melhorar.”
O comentador afirma que o treinador está em modo campanha eleitoral ao serviço de Rui Costa e considera que um treinador deve-se apenas focar no treino. Bruno Lage termina o contrato com o Benfica em 2026, e Rui Costa confia nas capacidades do técnico português para atacar a próxima temporada, embora o atual Presidente dos encarnados não tenha revelado ainda se vai recandidatar-se ao cargo que ocupa para tentar ficar para além do mandato atual.
Recordar que as eleições para a Presidência do Benfica estão agendadas para 25 de outubro e já existem, pelo menos, quatro candidatos confirmados: João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho. Esta quinta-feira, surgiu a noticia que Jaime Antunes, amigo e braço direito de Luis Filipe Vieira, também pode anunciar uma candidatura em breve.
Clube da Luz já fez diversos negócios com emblema inglês e vários futebolistas já envergaram tanto Manto Sagrado, como a camisola dos blues
|
Benfica e Chelsea são 'grandes amigos' no mercado de transferências e história recente do futebol mostra precisamente isso. Ao longo deste século, os dois emblemas partilharam diversos jogadores, que marcaram época nos clubes. Assim sendo, o Glorioso 1904 traz uma lista seleta de futebolistas que representaram as águias e os blues.
Nos oitavos-de-final do Mundial de Clubes, o Benfica irá medir forças com o Chelsea. A partida está agendada para o próximo sábado, às 21h00, no Bank of America Stadium, em Charlotte, e marca o jogo de número 60 das águias neste ano. O encontro ficará marcado pelo reencontro entre Enzo Fernández e os adeptos do Glorioso, após a saída conturbada do argentino da Luz.
Em caso de triunfo histórico contra o Chelsea, o Benfica irá enfrentar nos quartos-de-final, o vencedor do embate entre o Palmeiras de Abel Ferreira, que terminou no primeiro lugar do grupo A, e o Botafogo de Renato Paiva, que fechou no segundo posto do grupo B. Essa partida terá lugar também no sábado, mas às 17h00.