
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Dias, antigo jogador do Benfica e ‘pérola’ da formação, integra a lista de 30 finalistas candidatos ao melhor futebolista da época. Pela primeira vez, desde 2003, o companheiro da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo, e Lionel Messi estão ausentes do troféu.
O defesa central do Manchester City, que já tinha ficado em 26º classificado, em 2021, e em 30º, em 2022/23, conta também com um nome português ‘pela frente’. Vitinha, antigo jogador do rival Porto, que atualmente veste a camisola do PSG, está em estreia absoluta na ‘corrida’ à Bola de Ouro.
Ainda na lista, o campeão pelo Benfica, Alejandro Grimaldo, encontra-se em destaque, tendo em conta que venceu a Bundesliga, a Taça da Alemanha e a Supertaça alemã ao serviço do Bayer Leverkusen, clube que reforçou no verão passado, a 'custo zero', depois de não renovar com as águias, lideradas por Rui Costa.
Sob a organização da UEFA, o grande prémio internacional vai ser entregue a 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris, galardoando pela terceira vez seguida na história com base na prestação da temporada passada. De recordar que o troféu foi vencido cinco vezes por Cristiano Ronaldo (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017) e sete vezes por Lionel Messi (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2022/23).
A propósito, é de referir que João Neves é outro antigo nome do Benfica que também está nomeado para um galardão. O atual jogador do PSG foi nomeado para disputar o Troféu Kopa, que distingue o melhor futebolista sub-21 da Europa em cada época. Para além de outros oito concorrentes, Lamine Yamal está na ‘corrida’ ao prémio.
Na temporada 2023/24, Rúben Dias - atualmente avaliado em 80 milhões de euros - realizou 45 partidas: 30 na Premier League, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Inglaterra, um na Supertaça e outro no Mundial de Clubes. Durante a campanha o defesa realizou uma assistência e somou 3.818 minutos. Ao todo, na equipa principal do Benfica, o defesa internacional português de 27 anos alinhou em 137 partidas, somando 12 golos e ainda cinco assistências. Já na formação secundária o central marcou presença em 60 embates, apontando um tento e servindo os colegas em duas ocasiões.
Turma orientada pelo timoneiro setubalense caminha a passos largos para 'derrubar' a marca deixada pelo antigo técnico do Clube da Luz
|
Depois do desaire na Liga dos Campeões, o Benfica de Bruno Lage volta a entrar em campo no próximo domingo, 16 de março, para medir forças com o Rio Ave, num encontro onde os vermelhos e brancos podem atingir um marco importante, estando assim mais próximos de bater os números de... Roger Schmidt.
Ora o duelo com os vilacondenses na 26.ª jornada da Liga Portugal Betclic pode levar a que o Benfica bata a centena de golos na temporada. Para isso, a turma de Bruno Lage precisa de apontar três tentos na deslocação ao reduto do Rio Ave. Neste momento, os encarnados levam 97 golos em 43 jogos, com a média de 2,25 golos por jogo, o que pode levar a que acabe por 'destroçar' os números das equipas de Roger Schmidt, em 2022/23 e 2023/24.
Na primeira temporada, as águias apontaram 131 golos em 55 jogos, média de 2,38 golos/jogo. A melhor média, aliás, dos últimos anos. Já no segundo ano de Roger Schmidt no Benfica, os vermelhos e brancos 'apenas' conseguiram marcar por 114 vezes ao fim de 56 partidas.
Quer isto dizer, que o Benfica de Bruno Lage tem 12 encontros garantidos (inclui o jogo em atraso da Liga com o Gil Vicente e não inclui as três partidas da fase de grupos do Mundial de Clubes), ao qual não se junta ainda a possível final da Taça de Portugal, para conseguir bater o feito do timoneiro germânico.
O Benfica irá medir forças com o Rio Ave no próximo domingo, 16 de março, no reduto do adversário, em Vila de Conde. O encontro, a valer para a ronda 26 da Liga Portugal Betclic, tem pontapé de saída marcado para às 18h00. Importa relembrar que, com menos um jogo, o Glorioso está a três pontos da liderança, onde reside o Sporting, com 59 pontos.
Presidente do Clube da Luz pode 'prender' futebolista que tem sido peça-chave do técnico durante a presente temporada nos encarnados
|
A continuidade de Nicolás Otamendi no Benfica volta a conhecer novos detalhes. Numa altura em que está em final de contrato com o Clube da Luz, sabe-se, agora, novas informações sobre a vontade do camisola 30 da turma de Bruno Lage em permanecer de águia ao peito na próxima temporada.
De acordo com a informação avançada esta sexta-feira, 14 de março, pelo diário Record, Nicolás Otamendi está 'aberto' a uma possível renovação de contrato com o Benfica. O capitão do Glorioso não descarta a possibilidade de representar a turma encarnada em 25/26 e conta com o 'apoio' necessário para essa decisão, numa altura em que pode acabar a carreira de águia ao peito.
Segundo a fonte acima mencionada, a família do internacional albiceleste não vê com bons olhos um regresso à Argentina. Por outro lado, tanto a mulher como os filhos sentem-se mais cómodos a viver em Lisboa e não estão recetivos a uma mudança para o país. Nesse sentido, também Nicolás Otamendi dá prioridade em continuar no futebol europeu, que pode acabar pela continuidade no Benfica, de forma a conseguir mostrar-se a Lionel Scaloni para ser opção no Mundial de 2026.
Vale recordar que segundo a informação apurada, em exclusivo, pelo Glorioso 1904, também há a vontade de Bruno Lage e Rui Costa contarem com Nicolás Otamendi na próxima temporada. Porém, a decisão do capitão do Glorioso, de acordo com fonte próxima do processo, só será tomada perto do final da época, isto porque o camisola 30 apenas está focado em ganhar títulos até lá.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Nicolás Otamendi – atualmente avaliado em 1 milhão de euros – marcou presença em 39 encontros: 21 na Liga Portugal Betclic, 13 na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga e três na Taça de Portugal. Nos 3.425 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 37 anos marcou quatro golos (Gil Vicente, Estrela da Amadora, Moreirense e Barcelona) e fez três assistências (Santa Clara e Gil Vicente).
Futebolista que saiu do Clube da Luz no último mercado de inverno, deu uma entrevista, onde abordou o despedimento do timoneiro germânico
|
Jan-Niklas Beste abandonou o Benfica no último mercado de transferências, tendo rumado ao Friburgo. Agora, e em entrevista ao jornal Bild, o antigo camisola 37 comentou a saída de Roger Schmidt dos encarnados, técnico que foi essencial na sua contratação no verão.
"Às vezes acontecem coisas inesperadas... Ele queria muito contratar-me. Eu soube do despedimento através da comunicação social", começou por contar o ala germânico na entrevista ao Bild sobre o despedimento de Roger Schmidt dos encarnados.
"Tivemos um jogo fora e empatámos. Um dia depois, treinámos normalmente. Quando cheguei a casa à tarde, vi na internet que já não tínhamos treinador. Nunca tinha passado por uma experiência destas. Também não pensei que fosse tão rápido", acrescentou ainda Jan-Niklas Beste sobre a saída de Roger Schmidt depois de concluída a quarta jornada da Liga Portugal Betclic.
Jan-Niklas Beste chegou ao Benfica no passado mercado de transferências de verão, oriundo do Heidenheim, emblema da Bundesliga. Os encarnados pagaram qualquer coisa como 8 milhões de euros pelo ala alemão e a saída, para o Friburgo, foi efetuada pelo mesmo valor.
Esta temporada, com a camisola do Benfica, Jan-Niklas Beste – atualmente com um valor de mercado fixado nos 14 milhões de euros – marcou presença em 22 jogos: 13 na Liga Portugal Betclic, cinco na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga. Nos 822 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o alemão marcou dois golos (Pevidém) e fez duas assistências (Atlético Madrid e Estoril). Já pelo Friburgo, o ala conta com cinco partidas na Bundesliga, onde fez uma assistência em 83 minutos.