
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
|
Depois do jogo da semana passada frente ao clube da província francesa, o Monaco, a contar para 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final, onde o Benfica saiu vitorioso em Monte Carlo por uma bola a zero (1-0) - Vangelis Pavlidis fez o golo da vitória – as águias meteram um pé nos oitavos de final da prova milionária e já se sabe quanto pode lucrar com a passagem à próxima fase: mais 11 milhões podem voar para os cofres.
Quando o assunto é vencer em provas europeias o Benfica é quem costuma estar sempre presente. Na presente edição da Liga dos Campeões, os encarnados já arrecadaram mais de 60 milhões de euros. Cada equipa, apenas ao participar na fase de liga da Champions recebeu 18,62 milhões de euros. Depois, pelo ‘Market pool’, que envolve os direitos televisivos, 15,9 milhões de euros, acrescentando-se ainda 8,65 milhões pelo coeficiente dos últimos dez anos.
Em relação ao dinheiro ganho através da performance dos vermelhos e brancos, os 13 pontos na fase de liga valem 9,1 milhões de euros – cada triunfo 2,1 milhões e o empate 700 mil euros. O bónus de classificação chega aos 7,1 milhões, que abrange várias parcelas. Os clubes que terminaram entre o 9.º e o 16.º lugar encaixaram mais 1 milhão de euros. Assim sendo, e garantido o play-off de acesso, mais 1 milhão para os cofres do Benfica. Feitas as contas, e de acordo com os prémios que foram anunciados pela UEFA e ainda com números da ‘Football Meets Data’, está em causa um valor de 60,435 milhões de euros para o Clube da Luz.
Assim sendo, o Benfica aproxima-se cada vez mais do recorde de receitas europeias numa só época, estabelecido na época 2022/2023 a comando do técnico alemão, Roger Schmidt. Este levou o Glorioso aos quartos de final da prova, onde acabou por cair para o Inter de Milão de Simone Inzaghi. Nessa época, e de acordo com o valor exposto no relatório de contas dos encarnados, o montante total foi de 74,3 milhões de euros. Os vermelhos e brancos, se amanhã vencerem, novamente, o Monaco, podem encaixar mais 11 milhões de euros, de acordo com o jornal A Bola, ultrapassando a marca dos 70 milhões de euros (71,4 milhões).
Para vencer os números do ex-timoneiro alemão, a turma de Bruno Lage teria de passar também os quartos de final da Liga dos Campeões, onde receberia mais 12,5 milhões de euros, batendo recorde e chegando a quase 85 milhões de euros. Os únicos problemas que separam o Benfica de ultrapassar essa marca têm nome: Barcelona e Liverpool, os dois possíveis adversários do Clube da Luz caso avance para os quartos de final da liga milionária.
Pupilos de Bruno Lage vão medir forças com os monegascos na próxima terça-feira, 18 de fevereiro, no Estádio da Luz, pelas 20h00
|
O Benfica irá enfrentar o Monaco na próxima terça-feira, dia 18 de fevereiro, em jogo válido para a fase de play-off da Liga dos Campeões. O duelo será a valer para a segunda mão desta etapa da competição, sendo que o Clube da Luz já bateu diante os monegascos anteriormente, na primeira mão, com golo de Pavlidis. Para o embate de amanhã a turma do principado surpreendeu tudo e todos ao... abdicar do habitual treino no reduto adversário.
O Benfica chegou a Lisboa na noite de sábado, e sem tempo para perder, já esteve a fazer trabalhos dentro da academia do Seixal com toda a equipa. Por outro lado, de acordo com o jornal A Bola, o Monaco optou por fazer exatamente ao contrário. O treinador Adi Hutter preferiu deixar de fazer uma sessão de trabalhos no Estádio da Luz para adaptação ao relvado. Porém, a equipa que viaja hoje para Portugal irá fazer uma visita de reconhecimento para análise do relvado e recolha de imagens.
A turma visitante teve um fim de semana de felicidades na Ligue 1. Após começar por perder 1-0, o conjunto de Monte Carlo conseguiu a reviravolta por incríveis 7-1, sobre o Nantes. O destaque da partida foi o jovem dinamarquês Mika Biereth, que marcou três golos no confronto e foi eleito o melhor jogador em campo. Além do hat-trick do camisola 14, Minamino e Bem Seghir também marcaram um tento, enquanto Ilenikhena bisou já no fim da partida.
A vitória deixou os monegascos em quarto lugar, com os mesmos 40 pontos do Nice, que é o terceiro colocado. Já o Glorioso é o segundo colocado da sua liga e também venceu no fim de semana, na deslocação aos Açores, em que triunfou sobre o Santa Clara por 1-0.
Agora, ambas as equipas vão medir forças em mais um duelo válido para a Liga dos Campeões, desta vez, a vaga para os oitavos de final está em disputa e apenas um dos clubes poderá avançar para a próxima fase. Vale lembrar, que o jogo está agendado para amanhã, dia 18 de fevereiro e terá início as 20h00.
Equipa do antigo treinador do Clube da Luz voltou a somar três pontos na Liga e mantém vivo os sonhos de alcançar o líder da prova
|
José Mourinho e o Fenerbahçe têm estado imparáveis durante o mês de fevereiro, somando triunfos em todos os encontros disputados até à data. Mais recentemente, o antigo treinador do Benfica voltou a ter motivos para sorrir, depois do emblema de Istambul ter somado mais três pontos, desta vez frente ao Kasimpasa (3-1), criando ainda mais pressão sobre o rival, que segue na liderança.
São cinco as vitórias que o emblema amarelo soma neste mês, já a contar com o resultado obtido ontem, domingo, 16 de fevereiro. Antes da partida a valer para o Campeonato Nacional da Turquia, o Special One viu os seus pupilos entrarem da melhor foram no playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, quinta-feira, 13 de fevereiro, ao derrotarem os belgas do Anderlecht, por três bolas a zero.
Tal como tinha acontecido no compromisso europeu a meio da semana, a formação de José Mourinho voltou a jogar no seu reduto, onde não vacilou perante o adversário. Os pupilos do antigo timoneiro do Benfica entraram com todo o gás e foram para o intervalo a vencer por 1-0, fruto do golo apontado por En Nesyri, aos 20 minutos.
Com uma vantagem mínima no marcador, os anfitriões não ficaram por aqui e conseguiram dobrar a vantagem, logo aos 52 minutos, depois de um remate de Aydin. Nove minutos mais tarde, Mourinho viu a equipa forasteira a reduzir a desvantagem no marcador, com os pupilos do ex benfiquista a permitirem um tento de Fall. No entanto, o melhor estava para o fim e En Nesyri voltou a ser o herói, com o marroquino a bisa, aos 71 minutos, selando o marcador em 3-1.
Após este resultado, o antigo treinador do Benfica soma a quinta vitória consecutiva em todas as competições e o emblema de Istambul continua invicto no mês de fevereiro. Com mais três pontos, somados frente ao Kasimpasa, o Fenerbahçe foge ainda mais no 2.º lugar da Liga, com 57 pontos, criando ainda mais pressão ao Galatasaray, que segue na liderança, com 60 pontos, mas com um jogo a menos.
Antigo avançado do Benfica falou sobre os diversos desafios que teve para chegar ao conjunto transalpino e revela razão de sua celebração
|
João Félix chegou ao Milan na última janela de transferências, onde os italianos investiram em peso nas contratações do avançado luso e de Santiago Giménez, que era sonho de Rui Costa, para reforçar o plantel de Sérgio Conceição. O jovem internacional português marcou na estreia e foi titular desde então, sendo adorado pelos rossoneri. No entanto, a mudança do ex-Benfica não foi simples, com o craque a revelar ter existido um grande esforço para a a transferência.
João Félix - O clube também queria esta transferência e criou-se esta oportunidade vantajosa para ambos
“O clube também queria esta transferência e criou-se esta oportunidade vantajosa para ambos. Espero ser feliz aqui, por enquanto são apenas seis meses, mas no futebol nunca se sabe”, começou por dizer o avançado formado no Seixal. Além disso, também lhe foi perguntado sobre sua relação com os companheiros, mais especificamente, Rafael Leão. Quando sou pressionado, ele dá-me sempre uma opção extra, seja com os pés ou em profundidade, adoro jogar com ele ao meu lado”, afirmou o ex-Benfica.
Outro compatriota que João Félix - avaliado em 30 milhões - reencontrou no Milan foi Sérgio Conceição e falou um pouco sobre o timoneiro: “Sei como é o Sérgio. Ele adora futebol, tem muita paixão e gosta de ganhar. Sabe transmitir tudo isso aos seus jogadores e tem-se saído bem por onde passa e vai fazê-lo aqui também”.
Além disso, o jogador ainda falou sobre a sua parecença física com Kaká, o antigo internacional brasileiro. “Para mim, Kaká foi o maior ídolo desde que comecei a acompanhar o futebol, por causa da posição em que jogava e também do cabelo”. E as semelhanças entre os dois não param por aí. Somos parecidos? Sim, talvez, mas sempre gostei dele e vi-me nele. Tentei sempre ser como ele”, completou Félix.
Logo em seguida, o internacional português ainda falou sobre a sua nova celebração e explicou a relação com o basquetebol. “Está relacionada com a NBA, mais concretamente com o ‘night night night’ de Steph Curry. Como ninguém o fez no futebol, comecei a fazê-lo há alguns meses e penso que vou continuar a usá-lo”, concluiu João Félix.