
Modalidades
Neemias Queta regressa a Portugal e ex Benfica assume: "O futuro será..."
08 Set 2025 | 17:02
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Basquetebol
11 Ago 2025 | 18:21 |
Portugal perdeu 84-70 frente à Argentina, numa partida amigável frente à Argentina, com vista a preparação para o EuroBasket 2025. A equipa das quinas foi a jogo frente à oitava melhor seleção do Mundo sem Neemias Queta, poste dos Boston Celtics, da NBA. O ex Benfica sofreu uma pequena lesão no jogo anterior, e por precaução, não entrou em campo neste duelo.
No terceiro jogo de preparação para o EuroBasket 2025, em Madrid, a Argentina impôs o seu favoritismo face a Portugal e dominou o jogo do começo ao fim. A atual campeã em título da AmeriCup já leva cerca de um mês e meio de preparação para a competição sul-americana, enquanto a Seleção Nacional tem ainda dois jogos amigáveis antes da disputa do campeonato europeu.
Mário Gomes, treinador da Seleção Nacional, tentou explicar o motivo do desaire: “Os ressaltos defensivos e os contra-ataques que falhámos na parte inicial do jogo permitiram que a Argentina ganhasse aquela vantagem (16-9 no primeiro quarto, 24-21 no segundo), e depois é sempre mais cómodo jogar com vantagem”.
Portugal vai disputar, nesta semana, o Torneio Internacional de Braga, com jogos frente à Islândia e Suécia. Mário Gomes apontou para a necessidade da equipa trabalhar mais a "fluidez no ataque”, antes de ingressarem no EuroBasket: “Temos mais duas semanas de trabalho para melhorar isso”.
Sem Neemias Queta, a primeira parte do jogo contou com a inspiração do capitão Miguel Queiroz, o melhor jogador português da partida, que terminou com 14 pontos e quatro ressaltos. Já na segunda metade, Diogo Brito esteve em melhor forma (17 pontos, 4/7 triplos) e Daniel Relvão ajudou a equipa com os seus 11 pontos.
“Na terceira semana há sempre uma quebra da forma física, e estes jogos em Espanha serviram para isso, para ganhar forma, para ganhar rotinas (…) e a partir de agora é trabalhar para melhorar", disse Miguel Queiroz, após o apito final. Neemias Queta tenta recuperar da lesão para poder ajudar a equipa em Riga, já que Portugal vai estar inserido no Grupo A do EuroBasket, com as seleções da República Checa, Sérvia, Turquia, Letónia e Estónia.
Rui Costa, presidente dos encarnados, tem feito forte aposta na equipa principal para tentar voltar a conquistar título de Campeão Nacional
10 Set 2025 | 11:56 |
É oficial! Diana Baptista renovou contrato com o Benfica. A extremo de 21 anos vai continuar ligada ao clube da Luz, nesta que será a 12.ª temporada consecutiva com a camisola encarnada, a quarta no plantel principal da equipa de basquetebol feminino.
Diana Baptista: "Para mim, é um privilégio e uma honra representar o Benfica"
"Para mim, é um privilégio e uma honra representar o Benfica. Já estou cá há 12 anos, sinto que é o meu clube do coração, a minha família, e é sempre uma felicidade voltar a treinar", assegurou Diana Baptista, em declarações aos meios de comunicação encarnados.
Com um currículo vasto, a jogadora tem como objetivo "ganhar todas as competições" e "fazer história no Clube", depois de já ter conquistado dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal, duas Supertaças, uma Taça Federação e três Taças Vítor Hugo.
Diana Baptista: "Torcem por nós em todos os jogos, é sempre importante"
Para terminar, Diana Baptista deixou uma mensagem aos adeptos: "É virem aqui com a sua entrega para nos apoiarem nos jogos, tanto em casa como fora. Mesmo quando vamos jogar no estrangeiro, eles também já nos surpreenderam muitas vezes. Torcem por nós em todos os jogos, é sempre importante".
De realçar que o Benfica tem feito uma grande aposta no basquetebol feminino para a próxima temporada. Rui Costa está a renovar contrato com várias atletas da equipa, bem como a trazer algumas caras novas para atacar a conquista do Campeonato Nacional.
À chegada ao país, depois de uma participação histórica, basquetebolista que também passou pelo Benfica partilha sentimento do grupo
09 Set 2025 | 20:21 |
Terminada a participação histórica no EuroBasket, a equipa de Portugal está de regresso a território nacional, onde cada um dos seus jogadores irá se juntar à sua respectiva equipa. Em declarações à imprensa, Rafael Lisboa comentou a experiência que teve na competição e revelou que a ambição não fica por aqui.
Rafael Lisboa: “Foi uma experiência incrível e que queremos voltar a repetir”
Depois de Neemias Queta ter abordado a presença na prova, foi a vez do antigo atleta do Benfica fazer o mesmo: “Foi a primeira vez que todos estes jogadores participaram no EuroBasket, nunca ninguém tinha jogado uma prova deste nível, é um torneio de uma magnitude incrível, muito bem organizado, os jogos são de alta qualidade, com muita competitividade. Foi uma experiência incrível e que queremos voltar a repetir”.
Reconhecendo que a equipa atingiu o objetivo, Rafael Lisboa explica que Portugal iria sempre querer mais: “O objetivo que traçámos para o Europeu era entrar na fase a eliminar, conseguimos atingir o objetivo, mas claro que depois de lá estarmos ficamos com a sensação de que podíamos ter feito ainda melhor. Somos uma equipa muito ambiciosa, pelo que queremos ir mais além na próxima oportunidade”.
Rafael Lisboa: “Sempre joguei a base na minha vida inteira, gosto muito de jogar a base"
Por outro lado, o basquetebolista que chegou a passar pelo Clube da Luz comentou também a sua posição dentro do court: “Sempre joguei a base na minha vida inteira, gosto muito de jogar a base, é a minha posição, é a posição onde jogo sempre, mas quando os treinadores acham e sentem que eu posso ajudar também numa posição mais liberto, para não ter de transportar a bola para o ataque, também me sinto confortável”.
Sobre o futuro da sua carreira, Rafael Lisboa mantém o mesmo como uma incógnita: “Não sei, é uma coisa em que não penso muito, até porque não está nas minhas mãos. Tenho uma época para jogar no meu clube, o Ourense, com quem renovei no verão. Vou esta semana para Espanha, onde estou focado a 100%. Faço o meu trabalho, que é o que posso controlar”.
Jogador que reforçou as águias recentemente encontra-se a serviço da seleção polaca e disputou mais um desafio internacional antes de regressar à Luz
09 Set 2025 | 17:48 |
Após Portugal ser eliminado pela Alemanha nos oitavos-de-final do EuroBasket, os 'quartos' da prova começaram a ser disputados esta terça-feira, dia 9 de setembro. Aleksander Dziewa, jogador do Benfica, entrou em campo a serviço da Polónia, que acabou eliminada da prova frente à Turquia.
O resultado final do encontro foi 91-77 a favor da Turquia, que acabou por estar sempre um passo à frente da seleção da Polónia, indo para intervalo já com uma vantagem generosa, de 14 pontos. Para além disso, os polacos não terminaram nenhum dos quartos com vantagem sobre os turcos.
O recente reforço do Benfica, Aleksander Dziewa, foi o quarto melhor marcador da sua seleção neste encontro. O poste dos encarnados somou 11 pontos, três ressaltos e uma assistência ao longo dos 11 minutos que esteve em campo.
Recorde-se que Aleksander Dziewa chegou à Luz depois de uma época no Morskie Szczecin, do seu país natal. O principal objetivo da chegada do basquetebolista de 27 anos é revalidar o título de Campeão Nacional do Benfica.
Neemias Queta regressa a Portugal e ex Benfica assume: "O futuro será..."
08 Set 2025 | 17:02
Benfica? Neemias Queta revela a Ricardo Araújo Pereira o que diz aos colegas da NBA
08 Set 2025 | 12:27
Portugal de Neemias Queta fora do EuroBasket e ex Benfica assume: “Estamos…”
07 Set 2025 | 12:19