Futebol
Craque do Benfica deixa promessa a Marco Silva e abre o coração: "Quero triunfar aqui"
21 Jun 2026 | 15:08
Receba as principais notícias do Glorioso 1904 no seu WhatsApp!
Futebol
23 Set 2024 | 11:22 |
João Mário foi um dos jogadores em evidência no último encontro do Besiktas. O médio foi titular, assim como Rafa Silva e Gedson Fernandes, na turma de Istambul e realizou uma assistência no triunfo frente ao Eypspor por 2-1, alcançando o Fenerbahçe de José Mourinho na tabela classificativa. No final do encontro, o antigo sub-capitão do Benfica falou sobre a chegada ao emblema turco.
“Foi um ambiente muito especial, obrigado aos nossos adeptos. Estamos contentes por conquistar 3 pontos e temos de continuar assim. O meu processo de adaptação está a correr muito bem. É uma cidade bonita, uma equipa nova. Estou a adaptar-me à mentalidade do nosso treinador e as pessoas daqui receberam-me muito bem”, começou por dizer o antigo médio do Benfica.
"Estou muito feliz"
“Estou muito feliz por ganhar o primeiro jogo em casa e estou a melhorar física e mentalmente. Tenho muito para melhorar, todos os jogadores devem melhorar. O meu único objetivo é ser útil à equipa e ganhar todos os jogos”, prosseguiu João Mário que explicou que está disponível para jogar em qualquer posição, tal como acontecia nos encarnados.
“Já joguei como número 8-10, ala direita, ala esquerda, em todas as posições. Não sou melhor ou pior em nenhuma posição. Jogo onde o meu treinador quiser que eu jogue. Sinto-me confortável em todas as posições e jogo sempre onde a equipa precisa”, finalizou o atleta de 31 anos.
Na presente temporada, de águia ao peito, João Mário – avaliado em 4 milhões de euros – participou em dois jogos, somando um total de 155 minutos, sem contabilizar qualquer golo ou assistência. Já com a camisola do Besiktas, alinhou em duas partidas, registando uma assistência.
Em 2023/24, o médio realizou 51 partidas: 31 no Campeonato Nacional, seis na Taça de Portugal, cinco na Liga dos Campeões, cinco na Liga Europa, três na Taça da Liga e um na Supertaça. Nos 3.695 minutos que disputou, o atleta de 31 anos marcou nove golos e fez três assistências. Desde que chegou ao Benfica em 2021, oriundo do Inter a custo zero, João Mário realizou 149 partidas, marcou 36 golos, fez 23 assistências e conquistou dois títulos: um Campeonato Nacional (2022/23) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2023).
Apesar do interesse de várias equipas, estrutura do Clube encarnado já tomou uma decisão sobre o futuro de centro-campista das águias
21 Jun 2026 | 17:36 |
O Benfica decidiu manter João Rego junto da equipa principal numa primeira fase da nova temporada desportiva, permitindo que Marco Silva avalie de forma detalhada o potencial de um dos talentos mais promissores do Seixal.
A informação foi avançada por O JOGO, que revela que a decisão já foi tomada pela estrutura liderada por Rui Costa. Apesar das várias abordagens recebidas nos últimos meses para perceber a disponibilidade dos encarnados em negociar o jovem médio ofensivo, o Benfica continua a acreditar fortemente nas qualidades do jogador que celebrou recentemente o seu 21.º aniversário. A intenção passa por dar-lhe espaço para se mostrar durante a pré-temporada antes de qualquer decisão sobre o futuro.
João Rego chega a este momento depois de uma campanha muito positiva ao serviço da Seleção Nacional de sub-21. No prestigiado Torneio de Toulon, o camisola ´84´ destacou-se ao apontar cinco golos, terminando como melhor marcador da competição e sendo igualmente eleito o melhor jogador do torneio.
A confiança da SAD encarnada no médio ficou também evidente no início deste ano, quando o Benfica avançou para a renovação do contrato até junho de 2030. O novo vínculo reforçou a aposta do Clube num atleta que continua a ser visto como um projeto importante para o futuro da equipa principal.
Na temporada passada, João Rego dividiu a sua utilização entre a equipa B e a Youth League, fruto da forte concorrência existente no plantel principal. Agora, com Marco Silva a iniciar funções e vários lugares ainda por definir, o jovem internacional português terá uma oportunidade privilegiada para demonstrar que está preparado para conquistar espaço entre os séniores do Benfica.
Diretor desportivo do Clube encarnado deu uma resposta clara sobre os rumores em volta de um dos principais jogadores das águias
21 Jun 2026 | 17:15 |
O diretor geral do futebol do Benfica, Mário Branco, falou sobre os rumores que, ao longo das últimas semanas, têm vindo a dar conta do interesse do Besiktas em adquirir Vangelis Pavlidis. O dirigente revelou que o grego quer ficar na Luz.
M. Branco: "Pavlidis quer ficar no Benfica e vai ficar"
"Queremos mantê-lo para a próxima temporada, mas, de repente, ouvi propostas da Turquia pelo Pavlidis... Ninguém falou com o Benfica, ninguém. Não temos propostas nem contactos de ninguém. Há apenas muitos rumores por aí. Pavlidis quer ficar no Benfica e vai ficar no Benfica para a próxima temporada. É claro que o mercado está aberto, e não podemos controlar o que acontecer, mas, a 25 de junho, quando começarmos a pré-temporada no Benfica, Pavlidis estará lá", disse, em entrevista ao jornalista turco Yagız Sabuncuoglu.
O ex Fenerbahçe reforçou a sua opinião. "O caso de Pavlidis é muito estranho. É um não-caso. Se na transferência de Kerem Akturkoglu eu teria feito coisas de maneira diferente, no caso de Pavlidis está a acontecer algo do género, mas sem qualquer fundamento, porque ele tem contrato connosco até 2029, estamos muito satisfeitos com ele. Ele marcou mais de 50 golos nas duas últimas temporadas no Benfica, é um jogador importante para nós", atirou.
M. Branco: "Se o fizeram, fizeram mal"
Mário Branco desabafou que se houve conversas sem conhecimento do Clube, foi algo que não devia ter acontecido. "Há muitos rumores vindos da Turquia... Não sei se falaram com o jogador ou com o empresário. Se o fizeram, fizeram mal, porque ele tem contrato connosco, mas ninguém falou com o Benfica, e não acredito que haja hipóteses de Pavlidis ir para a Turquia, na próxima temporada", completou o dirigente dos encarnados.
A tomada de posição pública por parte de Mário Branco surge na sequência de rumores em torno do futuro imediato de Vangelis Pavlidis, sendo que os mais recentes dão conta da possibilidade de o Besiktas fazer mesmo chegar ao Benfica uma proposta concreta na ordem dos 40 milhões de euros pelo passe do internacional grego.
Novo treinador português já trabalha na preparação para a nova temporada 2026/27 e quer cumprir missão que o próprio definiu na sua apresentação
21 Jun 2026 | 16:49 |
Na sua apresentação, Marco Silva apelou à união dos benfiquistas em torno da equipa ao longo da época 2026/2027, fator que será decisivo na conquista de títulos esta temporada. Nélson Feiteirona afirma que este será o maior obstáculo para o novo treinador.
N. Feiteirona: "Recuperar o orgulho dos benfiquistas"
"Marco Silva é o novo treinador do Benfica e enfrenta um enorme desafio (entre muitos outros) em particular: recuperar o orgulho dos benfiquistas após mais uma época sem a conquista do campeonato, o principal objetivo do Clube da Luz", disse, em texto de opinião ao jornal 'A Bola'.
O jornalista não tem dúvidas que a massa associativa encarnada terá de ter paciência. "Para que o Benfica volte a ser competitivo e candidato ao título, será fundamental que os adeptos demonstrem paciência e apoio consistente à equipa de Marco Silva. Embora seja verdade que a equipa deve ser a primeira a conquistar os seus adeptos dentro de campo, também é inegável que o ambiente nas bancadas pode influenciar diretamente o rendimento coletivo", pode ler-se.
N. Feiteirona: "Caso contrário, podem ter o efeito inverso ao pretendido e fragilizar ainda mais a equipa"
Nélson Feiteirona avisa que a falta de harmonia pode ser muito negativo. "Ao lado de Rui Costa, presidente do Benfica, Marco Silva reforçou a ideia de união, lembrando que os benfiquistas são mais fortes quando caminham juntos. Este princípio aplica-se não só ao futebol, mas a qualquer organização que procura alcançar resultados sustentados. A exigência e a crítica fazem parte da identidade do Benfica, mas devem surgir no momento certo e de forma construtiva. Caso contrário, podem ter o efeito inverso ao pretendido e fragilizar ainda mais a equipa", defendeu.
Na sua conclusão, o jornalista admite que Marco Silva pode triunfar já fora do campo. "Mais do que vitórias imediatas, a grande conquista de Marco Silva poderá começar fora das quatro linhas: ganhar o respeito e a confiança dos adeptos no Estádio da Luz. Só com essa base sólida será possível construir um Benfica vencedor e consistente a longo prazo", finalizou.